Simulado Técnico Contábil – Questões Objetivas

O Técnico Contábil pode atuar em diversas empresas e instituições. Dentro das atribuições de um técnico em contabilidade está efetuar a escrituração de atos e fatos administrativos e lançamentos contábeis em geral. Além de executar o controle financeiro dos contratos e/ou projetos. E classificar e conferir os documentos de natureza financeira e contábil e ainda preparar as guias para o recolhimento de tributos, taxas e depósitos e consignações.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Os orçamentos que, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional, são os orçamentos:

Questão 2

Na estrutura do novo plano de contas aplicadas ao setor público, as classes 1, 3 e 6 são destinadas, respectivamente, aos seguintes registros:

Questão 3

O total de ativo representa um conjunto de bens e direitos aplicados pela entidade, aos quais trazem benefícios e proporcionam ganhos para a entidade. Corroborando com a afirmação acima, o ativo é:

I. Um recurso econômico presente e controlado pela entidade como resultado de eventos passados;
II. Um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos;
III. Um dever ou responsabilidade de proceder ou de desempenhar a liquidação ou o pagamento de uma determinada obrigação.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 4

Nas etapas e fases de um processo de licitação, podemos afirmar que:

I. Uma licitação é dividida em duas fases: interna, que acontece após a publicação do edital; e externa, que acontece antes da publicação do edital.
II. A etapa externa inicia-se com a publicação do aviso de licitação e conta com as seguintes etapas: habilitação ou apresentação de propostas, julgamento e classificação e finalizando com a homologação.
III. A etapa interna é a preparação para o procedimento licitação e nela se define qual será o objeto da compra ou contratação, além de definir o tipo e a modalidade de licitação. Nesta fase, é realizada internamente pela Administração Pública sem a participação dos licitantes interessados.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 5

Assinale a alternativa correta sobre o que o setor público deve adotar nos princípios contábeis.

Questão 6

É objetivo da contabilidade aplicada ao setor público fornecer aos usuários informações sobre todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Questão 7

Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos componentes da dívida flutuante inserida no passivo financeiro.

Questão 8

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual, a contabilidade aplicada ao setor público, ao final do exercício financeiro, deve elaborar e publicar as demonstrações contábeis. Assinale a alternativa que apresenta as demonstrações contábeis exigidas pelo setor público.

Questão 9

O órgão federal, COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que exerce o poder de polícia administrativa, especificamente, quanto às atividades ilícitas em geral, previstas na Lei nº 9.613/98 e restruturada pela Lei 13.974/20, relacionadas com a “Lavagem de Dinheiro”, disciplinando procedimentos, aplicando penalidades e identificando as ocorrências suspeitas de incidirem nesse tipo de crime, é responsabilidade do(a) _________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 10

A Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação das despesas, ressalvando-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. Trata-se do princípio da:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *