Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

O Odontólogo deve atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral. Diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento. Realizar auditorias e perícias odontológicas, administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

As resinas compostas podem ser classificadas quanto à técnica de inserção na cavidade. Marque a alternativa CORRETA, que represente a vantagem das resinas do tipo Bulk Fill em relação as resinas de inserção incremental:

Questão 2

Em relação à biossegurança e o fluxo e processamento de artigos da prática odontológica, analise as proposições a seguir:

I- A desinfecção é definida como um processo físico ou químico, que elimina a maioria dos microorganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos.

II- Para a esterilização em autoclave recomenda-se o uso de papel grau cirúrgico e estas embalagens devem ser fechadas com faixa de selagem ou bordas ajustadas ao material para que se garanta sua integridade e assim facilite o processo de esterilização.

III- Aesterilização química por meio da solução de glutaraldeído a 2% se dá por meio de imersão total do artigo a ser esterilizado por 2 horas em recipiente fechado, sem que haja necessidade de limpeza prévia, porém com enxague final obrigatório com água estéril.

IV- O monitoramento biológico no processo de esterilização é realizado utilizando-se tiras de papel impregnadas por esporos bacterianos do gênero Bacillus, de bactérias termofílicas formadoras de esporos, capazes de crescer em temperaturas, nas quais as proteínas são desnaturadas, devendo ser realizado semanalmente.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Questão 3

O uso de diferentes técnicas radiográficas no dia a dia do cirurgião-dentista facilita a formulação do diagnóstico, do plano de tratamento e dos procedimentos.
Sobre as técnicas radiológicas intraorias, analise as assertivas abaixo:

I. O número ideal de radiografias para um paciente adulto é 14 para uma boca normal e 10 para uma boca sem dentes.
II. A técnica radiográfica ideal para a visualização de lesão de cárie interproximal é a periapical.
III. O alongamento dos dentes e das estruturas circundantes resulta da subangulação do feixe de raio-X. Quando o alongamento ocorre usando a técnica de paralelismo, a angulação do feixe de raio-X é menor que o plano de eixo longo dos dentes.

Está CORRETO o que se afirma em

Questão 4

Ainda sobre os protocolos de referência (UBS/CEO), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na AB, deverão ser atendidos todos os pacientes com necessidades especiais de baixa complexidade e que respondam ao manejo comportamental. Não devem ser referenciados para os CEOs pacientes com limitações motoras, deficientes visuais, auditivos e de fala, gestantes de baixo risco, bebês e crianças, diabéticos e cardiopatas compensados, defeitos congênitos ambientais, cujas limitações físicas e metabólicas não sejam impeditivas para atendimento nas UBS.
( ) Não devem ser encaminhados casos com presença de dentes com extrusão ou com necessidade de coroas fixas para apoio da PPR.
( ) O processo educativo é primordial na atenção integral em saúde. Nesse sentido, o CEO, também, deve propiciar atividades educativas para grupos e indivíduos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 5

Em relação ao tratamento odontológico de pacientes soropositivos para HIV, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A candidíase oral é um marcador clínico precoce de imunodepressão grave e foi associada ao subsequente desenvolvimento de pneumonia por Pneumocystis jiroveci. Diarreia crônica e febre de origem indeterminada bem como a leucoplasia oral pilosa também são preditores de evolução para AIDS.
( ) Formas leves ou moderadas da candidíase orofaríngea podem ser tratadas com fluconazol 100mg/dia por 7-14 dias.
( ) Deve ser indicada para os casos de candidíase esofágica a profilaxia secundária com Aciclovir 400mg 2x/ dia.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 6

A conservação da saúde bucal é de fundamental importância no cuidado dos pacientes portadores de diabetes mellitus (DM).
Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A presença de infecções, como a doença periodontal, leva ao estímulo da resposta inflamatória, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, o que provoca a piora do controle glicêmico.
( ) Há uma maior incidência de defeitos hipoplásicos no esmalte, assim como alteração na formação e erupção dentária devido a efeitos da hiperglicemia ocorrida em etapas do desenvolvimento dentário de crianças e de adolescentes com DM tipo 1.
( ) A epinefrina, vasoconstritor comumente associado à lidocaína, tem ação análoga à insulina, sendo considerada hipoglicemiante.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 7

Lesão formada por uma coleção de estruturas calcificadas, semelhantes a dentes de variados tamanhos e formas, associada a uma delgada área radiolúcida. Essa afirmativa corresponde a:

Questão 8

Em relação às características clínicas da lesão cariosa, considere as proposições a seguir:

I- A lesão cariosa ativa sem cavidade apresenta-se como uma superfície fosca ou opaca, onde à inspeção tátil, ao passar um explorador de ponta arredondada, da porção hígida para a porção lesional do dente, não se observa rugosidade da superfície da lesão, e sua identificação ao exame visual independe da extensão/profundidade da perda mineral em esmalte.

II- Nas lesões cariosas ativas com cavidade em dentina, observa-se um tecido amolecido e úmido de coloração amarelada, associada a uma superfície com características de lesão ativa, na borda da cavidade.

III- O diagnóstico das lesões cariosas em esmalte e dentina são descritos a partir de parâmetros relacionados ao status de atividade seguindo parâmetros como textura, brilho e cor da lesão, porém apenas os parâmetros cor e brilho são considerados como critérios determinantes e o parâmetro textura como critério indicador.

IV- As lesões de cárie radicular, ativas apresentam-se com uma coloração amarelada ou amarronzada, de textura amolecida, localizadas junto da margem gengival.

V- Na lesão cariosa inativa com cavidade em dentina, o tecido encontra-se endurecido, seco e opaco, de coloração esbranquiçada, e o esmalte circundante à cavidade apresenta-se rugoso e opaco.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Questão 9

Os exames complementares fornecem informações necessárias para auxiliar na conclusão do diagnóstico de uma determinada alteração ou patologia e devem ser empregados como complemento ao exame clínico.
Em relação à Citologia Esfoliativa (CE), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Indicada para pacientes em controle (proservação) de tratamento para câncer bucal.
( ) Apresenta uma alta especificidade.
( ) Como uma importante limitação, a CE evidencia apenas lesões superficiais.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 10

Em relação à anatomia radiográfica das estruturas do complexo maxilomandibular, julgue as proposições a seguir:

I- Fina linha radiopaca observada no osso alveolar em torno das raízes.

II- Saliência óssea localizada na região mediana da borda inferior da cavidade nasal, sendo observado em radiografias periapicais acima dos ápices dos incisivos centrais superiores.

III- Espessa linha radiopaca em forma de U ou V, sobreposta à região dos molares superiores.

IV- Espessa linha radiolúcida delimitada súpero e inferiormente por uma linha radiopaca localizada abaixo da região de molares inferiores.

Assinale a alternativa que faz, de forma CORRETA, a correlação com as proposições acima:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-6506 universalidade e integralidade sao principios doutrinarios do sus ,e nao organizativos.Alternativa A esta incorreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *