Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

O Odontólogo deve atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral. Diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento. Realizar auditorias e perícias odontológicas, administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A Atenção Domiciliar tem se expandido progressivamente no Brasil, principalmente devido às características específicas da modalidade, que possibilitam a articulação de vários pontos da rede, otimiza o uso de leitos e recursos hospitalares, amplia o acesso ao leito e ao lar, além de representar uma solução para a sobrecarga das portas de Urgência.
Sobre isso, analise as assertivas abaixo:

A) Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
B) Outros profissionais poderão compor as equipes de apoio, inclusive o Cirurgião-Dentista. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes simultaneamente.
C) O programa de Atenção Domiciliar adota as evidências científicas que apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças.

Responda:




Questão 2

Em relação aos exames de imagem no SUS, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O encaminhamento para a realização de tomadas radiográficas, a partir da AB, deve ser realizado sempre que houver suspeita de envolvimento dos ossos maxilares, nos casos de deformação dos arcos dentários ou facial, ou para estabelecer o diagnóstico de condição pulpar, periapical e periodontal.
( ) A tomografia computadorizada de feixe cônico oferece boa diferenciação de tecidos moles. Assim, nos casos em que se necessita de avaliação da extensão de lesões em tecidos moles, como nos casos de câncer de cabeça e pescoço, não é necessária a indicação da tomografia computadorizada de feixe em leque ou espiral.
( ) A radiografia panorâmica está sujeita à distorção geométrica considerável e tem resolução espacial relativamente baixa em comparação com radiografias intraorais.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 3

Em relação ao tratamento odontológico de pacientes soropositivos para HIV, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A candidíase oral é um marcador clínico precoce de imunodepressão grave e foi associada ao subsequente desenvolvimento de pneumonia por Pneumocystis jiroveci. Diarreia crônica e febre de origem indeterminada bem como a leucoplasia oral pilosa também são preditores de evolução para AIDS.
( ) Formas leves ou moderadas da candidíase orofaríngea podem ser tratadas com fluconazol 100mg/dia por 7-14 dias.
( ) Deve ser indicada para os casos de candidíase esofágica a profilaxia secundária com Aciclovir 400mg 2x/ dia.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 4

Em relação ao SUS e à ESF, analise as afirmativas abaixo:

A) O movimento em direção ao território é um desafio para a Odontologia na ESF, principalmente por causa da mentalidade da população, que acredita que o lócus de trabalho dos profissionais da Equipe de Saúde Bucal, em especial do cirurgião-dentista, é o consultório odontológico.
B) Ao apresentar, como característica, uma enorme capilaridade, a estratégia de saúde da família é socialmente sensível,
porque coloca frente a frente profissionais e realidade. São espaços pedagógicos em que a prática é o objeto das ações e
onde muitas situações falam por si, permitindo às equipes um aprendizado e uma compreensão absolutamente reais e novos cada vez que ocorrem.
C) As práticas em Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde devem ser pautadas pelas observações sobre o território de
abrangência, pelas características socioeconômicas e biológicas dos núcleos familiares e pelo modo como elas impactam o
processo saúde-doença bucal.

Responda:




Questão 5

Consiste em uma alteração comum da mucosa jugal, mais provavelmente associada à pressão, irritação por fricção ou trauma por sucção da mucosa entre as superfícies vestibulares dos dentes.
Essa definição está relacionada à seguinte alteração:




Questão 6

Sobre a cárie dentária, analise as assertivas abaixo:

I. A Cárie dentária tem sido, historicamente, associada ao consumo de carboidratos. No entanto, a introdução dos açúcares processados aumentou muito a sua incidência.
II. Os baixos níveis ou ausência de contagem dos Streptococos mutans demonstram ser um melhor preditor de saúde bucal do que altos níveis de Streptococos mutans serem preditores de cárie no futuro.
III. Estudos têm destacado a importância da Argenina presente na saliva como inibidor da produção ácida no biofilme dental.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 7

Ainda em relação às lesões fundamentais, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Como exemplos de placa em mucosa, tem-se a pigmentação melânica e o melanoma.
( ) A candidíase pseudomembranosa é um exemplo de lesão do tipo Mancha.
( ) Os grânulos de Fordyce são exemplos de lesão do tipo Nódulo.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 8

Em relação ao SUS, analise as afirmativas abaixo:

A) Universalização e Integralidade são princípios organizativos do SUS.
B) O PSF foi lançado conjuntamente com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS em 1991.
C) O artigo 200, da Constituição Federal de 1988, em seu inciso III, atribui ao SUS a competência de ordenar a formação na área da Saúde.

Responda:




Questão 9

Em relação aos protocolos de referência (UBS/CEO), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na Atenção Básica (AB), deverão ser realizados todos os procedimentos clínicos e cirúrgicos básicos, como exodontias simples, exodontias de restos radiculares, exodontias múltiplas de baixa complexidade, cirurgias préreabilitadoras básicas, biópsias incisionais simples, drenagem de abscessos localizados, curetagem de pequenas lesões císticas ou granulomatosas, entre outros procedimentos básicos da atuação profissional.
( ) Os casos de Disfagia inexplicada, com duração superior a três semanas deverão ser indicados para o Estomatologista do CEO de referência.
( ) A manutenção do tratamento periodontal, em princípio, fica sob a responsabilidade do CEO.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 10

O uso de diferentes técnicas radiográficas no dia a dia do cirurgião-dentista facilita a formulação do diagnóstico, do plano de tratamento e dos procedimentos.
Sobre as técnicas radiológicas intraorias, analise as assertivas abaixo:

I. O número ideal de radiografias para um paciente adulto é 14 para uma boca normal e 10 para uma boca sem dentes.
II. A técnica radiográfica ideal para a visualização de lesão de cárie interproximal é a periapical.
III. O alongamento dos dentes e das estruturas circundantes resulta da subangulação do feixe de raio-X. Quando o alongamento ocorre usando a técnica de paralelismo, a angulação do feixe de raio-X é menor que o plano de eixo longo dos dentes.

Está CORRETO o que se afirma em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado