Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

O Odontólogo deve atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral. Diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento. Realizar auditorias e perícias odontológicas, administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma lesão proliferativa do tipo Não-Neoplásica.




Questão 2

Os exames complementares fornecem informações necessárias para auxiliar na conclusão do diagnóstico de uma determinada alteração ou patologia e devem ser empregados como complemento ao exame clínico.
Em relação à Citologia Esfoliativa (CE), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Indicada para pacientes em controle (proservação) de tratamento para câncer bucal.
( ) Apresenta uma alta especificidade.
( ) Como uma importante limitação, a CE evidencia apenas lesões superficiais.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 3

Em relação aos exames complementares laboratoriais, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Os monócitos, que representam cerca de 7% dos leucócitos, aumentam em caso de doenças infecciosas crônicas ou de inflamações.
( ) Segmentados elevados no leucograma geralmente indicam a presença de uma infecção causada por bactérias ou fungos. Contudo, o aumento do número de segmentados no hemograma completo também pode ter como causa inflamações, tumores, hemorragias, uso de certos medicamentos, entre outros.
( ) O aumento de eosinófilos ocorre em pessoas alérgicas, asmáticas ou em casos de infecção intestinal por parasitas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 4

O uso de diferentes técnicas radiográficas no dia a dia do cirurgião-dentista facilita a formulação do diagnóstico, do plano de tratamento e dos procedimentos.
Sobre as técnicas radiológicas intraorias, analise as assertivas abaixo:

I. O número ideal de radiografias para um paciente adulto é 14 para uma boca normal e 10 para uma boca sem dentes.
II. A técnica radiográfica ideal para a visualização de lesão de cárie interproximal é a periapical.
III. O alongamento dos dentes e das estruturas circundantes resulta da subangulação do feixe de raio-X. Quando o alongamento ocorre usando a técnica de paralelismo, a angulação do feixe de raio-X é menor que o plano de eixo longo dos dentes.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 5

A conservação da saúde bucal é de fundamental importância no cuidado dos pacientes portadores de diabetes mellitus (DM).
Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A presença de infecções, como a doença periodontal, leva ao estímulo da resposta inflamatória, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, o que provoca a piora do controle glicêmico.
( ) Há uma maior incidência de defeitos hipoplásicos no esmalte, assim como alteração na formação e erupção dentária devido a efeitos da hiperglicemia ocorrida em etapas do desenvolvimento dentário de crianças e de adolescentes com DM tipo 1.
( ) A epinefrina, vasoconstritor comumente associado à lidocaína, tem ação análoga à insulina, sendo considerada hipoglicemiante.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 6

Ainda em relação às lesões fundamentais, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Como exemplos de placa em mucosa, tem-se a pigmentação melânica e o melanoma.
( ) A candidíase pseudomembranosa é um exemplo de lesão do tipo Mancha.
( ) Os grânulos de Fordyce são exemplos de lesão do tipo Nódulo.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 7

Em relação ao uso do Diaminofluoreto de Prata (DFP), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Apesar da presença do flúor no DFP, a prata possui uma excelente ação antimicrobiana.
( ) É indicado o uso do DFP, mesmo em dentes sem lesão cariosa.
( ) A Técnica Restauradora Atraumática (ART) apresenta, de acordo com a literatura, melhor efeito no impedimento da progressão de cárie, quando comparada ao DFP.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 8

Sobre a cárie dentária, analise as assertivas abaixo:

I. A Cárie dentária tem sido, historicamente, associada ao consumo de carboidratos. No entanto, a introdução dos açúcares processados aumentou muito a sua incidência.
II. Os baixos níveis ou ausência de contagem dos Streptococos mutans demonstram ser um melhor preditor de saúde bucal do que altos níveis de Streptococos mutans serem preditores de cárie no futuro.
III. Estudos têm destacado a importância da Argenina presente na saliva como inibidor da produção ácida no biofilme dental.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 9

Em relação à avulsão dentária, analise as assertivas abaixo e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

( ) Dente fora do alvéolo e trazido seco por mais de 60 minutos deverá ser tratado endodonticamente (Pulpectomia, preparo biomecânico e colocação de HCa) antes do seu reimplante.
( ) Quando o dente permanece fora do alvéolo por muito tempo, além da pulpectomia e colocação do HCa, deverá permanecer em solução de hipoclorito de sódio (5 minutos) e, após enxague, ficar imerso em solução de fluoreto de sódio a 2% por 20 minutos antes da sua reimplantação.
( ) Dentes decíduos avulsionados não devem ser reimplantados.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 10

A Atenção Domiciliar tem se expandido progressivamente no Brasil, principalmente devido às características específicas da modalidade, que possibilitam a articulação de vários pontos da rede, otimiza o uso de leitos e recursos hospitalares, amplia o acesso ao leito e ao lar, além de representar uma solução para a sobrecarga das portas de Urgência.
Sobre isso, analise as assertivas abaixo:

A) Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
B) Outros profissionais poderão compor as equipes de apoio, inclusive o Cirurgião-Dentista. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes simultaneamente.
C) O programa de Atenção Domiciliar adota as evidências científicas que apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças.

Responda:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado