Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

O Odontólogo deve atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral. Diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento. Realizar auditorias e perícias odontológicas, administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Consiste em uma alteração comum da mucosa jugal, mais provavelmente associada à pressão, irritação por fricção ou trauma por sucção da mucosa entre as superfícies vestibulares dos dentes.
Essa definição está relacionada à seguinte alteração:




Questão 2

Em relação ao tratamento odontológico de pacientes soropositivos para HIV, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A candidíase oral é um marcador clínico precoce de imunodepressão grave e foi associada ao subsequente desenvolvimento de pneumonia por Pneumocystis jiroveci. Diarreia crônica e febre de origem indeterminada bem como a leucoplasia oral pilosa também são preditores de evolução para AIDS.
( ) Formas leves ou moderadas da candidíase orofaríngea podem ser tratadas com fluconazol 100mg/dia por 7-14 dias.
( ) Deve ser indicada para os casos de candidíase esofágica a profilaxia secundária com Aciclovir 400mg 2x/ dia.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 3

Sobre a cárie dentária, analise as assertivas abaixo:

I. A Cárie dentária tem sido, historicamente, associada ao consumo de carboidratos. No entanto, a introdução dos açúcares processados aumentou muito a sua incidência.
II. Os baixos níveis ou ausência de contagem dos Streptococos mutans demonstram ser um melhor preditor de saúde bucal do que altos níveis de Streptococos mutans serem preditores de cárie no futuro.
III. Estudos têm destacado a importância da Argenina presente na saliva como inibidor da produção ácida no biofilme dental.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 4

Em relação aos protocolos de referência (UBS/CEO), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na Atenção Básica (AB), deverão ser realizados todos os procedimentos clínicos e cirúrgicos básicos, como exodontias simples, exodontias de restos radiculares, exodontias múltiplas de baixa complexidade, cirurgias préreabilitadoras básicas, biópsias incisionais simples, drenagem de abscessos localizados, curetagem de pequenas lesões císticas ou granulomatosas, entre outros procedimentos básicos da atuação profissional.
( ) Os casos de Disfagia inexplicada, com duração superior a três semanas deverão ser indicados para o Estomatologista do CEO de referência.
( ) A manutenção do tratamento periodontal, em princípio, fica sob a responsabilidade do CEO.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 5

Em relação ao uso do Diaminofluoreto de Prata (DFP), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Apesar da presença do flúor no DFP, a prata possui uma excelente ação antimicrobiana.
( ) É indicado o uso do DFP, mesmo em dentes sem lesão cariosa.
( ) A Técnica Restauradora Atraumática (ART) apresenta, de acordo com a literatura, melhor efeito no impedimento da progressão de cárie, quando comparada ao DFP.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 6

De acordo com a publicação “A saúde bucal no Sistema Único de Saúde” do Ministério da Saúde (2018), o controle da doença-cárie por métodos não invasivos é amparado no uso de fluoretos e na aplicação de selantes de fóssulas e fissuras. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Encontra-se na literatura o relato de que a aplicação de selante não é mais custo-efetiva que os vernizes fluoretados na redução de cárie de superfície oclusal, embora permaneça por mais tempo no dente.
( ) O selamento é um procedimento recomendado para prevenir a cárie apenas da superfície oclusal de molares permanentes, cuja eficácia é evidente em indivíduos com alto risco de cárie.
( ) Os selantes são eficazes na prevenção de cárie e podem prevenir a progressão de lesões de cárie não cavitadas precoces em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 7

A conservação da saúde bucal é de fundamental importância no cuidado dos pacientes portadores de diabetes mellitus (DM).
Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A presença de infecções, como a doença periodontal, leva ao estímulo da resposta inflamatória, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, o que provoca a piora do controle glicêmico.
( ) Há uma maior incidência de defeitos hipoplásicos no esmalte, assim como alteração na formação e erupção dentária devido a efeitos da hiperglicemia ocorrida em etapas do desenvolvimento dentário de crianças e de adolescentes com DM tipo 1.
( ) A epinefrina, vasoconstritor comumente associado à lidocaína, tem ação análoga à insulina, sendo considerada hipoglicemiante.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 8

Em relação aos exames de imagem no SUS, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O encaminhamento para a realização de tomadas radiográficas, a partir da AB, deve ser realizado sempre que houver suspeita de envolvimento dos ossos maxilares, nos casos de deformação dos arcos dentários ou facial, ou para estabelecer o diagnóstico de condição pulpar, periapical e periodontal.
( ) A tomografia computadorizada de feixe cônico oferece boa diferenciação de tecidos moles. Assim, nos casos em que se necessita de avaliação da extensão de lesões em tecidos moles, como nos casos de câncer de cabeça e pescoço, não é necessária a indicação da tomografia computadorizada de feixe em leque ou espiral.
( ) A radiografia panorâmica está sujeita à distorção geométrica considerável e tem resolução espacial relativamente baixa em comparação com radiografias intraorais.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 9

A Atenção Domiciliar tem se expandido progressivamente no Brasil, principalmente devido às características específicas da modalidade, que possibilitam a articulação de vários pontos da rede, otimiza o uso de leitos e recursos hospitalares, amplia o acesso ao leito e ao lar, além de representar uma solução para a sobrecarga das portas de Urgência.
Sobre isso, analise as assertivas abaixo:

A) Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
B) Outros profissionais poderão compor as equipes de apoio, inclusive o Cirurgião-Dentista. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes simultaneamente.
C) O programa de Atenção Domiciliar adota as evidências científicas que apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças.

Responda:




Questão 10

Os processos patológicos básicos aparecem clinicamente, com variadas alterações morfológicas, na pele ou mucosa bucal, e são denominados lesões fundamentais ou elementares. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Os Nódulos são elevações do epitélio, contendo líquido no seu interior e considerados como tal, quando as lesões não ultrapassam 3 mm no seu maior diâmetro.
( ) A Placa é uma modificação da coloração normal da mucosa bucal, sem que ocorra elevação ou depressão tecidual.
( ) A Erosão representa perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo subjacente.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado