Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

O Odontólogo deve atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral. Diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento. Realizar auditorias e perícias odontológicas, administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

O uso de diferentes técnicas radiográficas no dia a dia do cirurgião-dentista facilita a formulação do diagnóstico, do plano de tratamento e dos procedimentos.
Sobre as técnicas radiológicas intraorias, analise as assertivas abaixo:

I. O número ideal de radiografias para um paciente adulto é 14 para uma boca normal e 10 para uma boca sem dentes.
II. A técnica radiográfica ideal para a visualização de lesão de cárie interproximal é a periapical.
III. O alongamento dos dentes e das estruturas circundantes resulta da subangulação do feixe de raio-X. Quando o alongamento ocorre usando a técnica de paralelismo, a angulação do feixe de raio-X é menor que o plano de eixo longo dos dentes.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 2

Em relação aos exames de imagem no SUS, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O encaminhamento para a realização de tomadas radiográficas, a partir da AB, deve ser realizado sempre que houver suspeita de envolvimento dos ossos maxilares, nos casos de deformação dos arcos dentários ou facial, ou para estabelecer o diagnóstico de condição pulpar, periapical e periodontal.
( ) A tomografia computadorizada de feixe cônico oferece boa diferenciação de tecidos moles. Assim, nos casos em que se necessita de avaliação da extensão de lesões em tecidos moles, como nos casos de câncer de cabeça e pescoço, não é necessária a indicação da tomografia computadorizada de feixe em leque ou espiral.
( ) A radiografia panorâmica está sujeita à distorção geométrica considerável e tem resolução espacial relativamente baixa em comparação com radiografias intraorais.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 3

Ainda sobre os protocolos de referência (UBS/CEO), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na AB, deverão ser atendidos todos os pacientes com necessidades especiais de baixa complexidade e que respondam ao manejo comportamental. Não devem ser referenciados para os CEOs pacientes com limitações motoras, deficientes visuais, auditivos e de fala, gestantes de baixo risco, bebês e crianças, diabéticos e cardiopatas compensados, defeitos congênitos ambientais, cujas limitações físicas e metabólicas não sejam impeditivas para atendimento nas UBS.
( ) Não devem ser encaminhados casos com presença de dentes com extrusão ou com necessidade de coroas fixas para apoio da PPR.
( ) O processo educativo é primordial na atenção integral em saúde. Nesse sentido, o CEO, também, deve propiciar atividades educativas para grupos e indivíduos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 4

De acordo com a publicação “A saúde bucal no Sistema Único de Saúde” do Ministério da Saúde (2018), o controle da doença-cárie por métodos não invasivos é amparado no uso de fluoretos e na aplicação de selantes de fóssulas e fissuras. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Encontra-se na literatura o relato de que a aplicação de selante não é mais custo-efetiva que os vernizes fluoretados na redução de cárie de superfície oclusal, embora permaneça por mais tempo no dente.
( ) O selamento é um procedimento recomendado para prevenir a cárie apenas da superfície oclusal de molares permanentes, cuja eficácia é evidente em indivíduos com alto risco de cárie.
( ) Os selantes são eficazes na prevenção de cárie e podem prevenir a progressão de lesões de cárie não cavitadas precoces em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 5

A conservação da saúde bucal é de fundamental importância no cuidado dos pacientes portadores de diabetes mellitus (DM).
Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A presença de infecções, como a doença periodontal, leva ao estímulo da resposta inflamatória, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, o que provoca a piora do controle glicêmico.
( ) Há uma maior incidência de defeitos hipoplásicos no esmalte, assim como alteração na formação e erupção dentária devido a efeitos da hiperglicemia ocorrida em etapas do desenvolvimento dentário de crianças e de adolescentes com DM tipo 1.
( ) A epinefrina, vasoconstritor comumente associado à lidocaína, tem ação análoga à insulina, sendo considerada hipoglicemiante.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 6

Os exames complementares fornecem informações necessárias para auxiliar na conclusão do diagnóstico de uma determinada alteração ou patologia e devem ser empregados como complemento ao exame clínico.
Em relação à Citologia Esfoliativa (CE), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Indicada para pacientes em controle (proservação) de tratamento para câncer bucal.
( ) Apresenta uma alta especificidade.
( ) Como uma importante limitação, a CE evidencia apenas lesões superficiais.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 7

Em relação ao SUS, analise as afirmativas abaixo:

A) Universalização e Integralidade são princípios organizativos do SUS.
B) O PSF foi lançado conjuntamente com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS em 1991.
C) O artigo 200, da Constituição Federal de 1988, em seu inciso III, atribui ao SUS a competência de ordenar a formação na área da Saúde.

Responda:




Questão 8

Consiste em uma alteração comum da mucosa jugal, mais provavelmente associada à pressão, irritação por fricção ou trauma por sucção da mucosa entre as superfícies vestibulares dos dentes.
Essa definição está relacionada à seguinte alteração:




Questão 9

Em relação à avulsão dentária, analise as assertivas abaixo e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

( ) Dente fora do alvéolo e trazido seco por mais de 60 minutos deverá ser tratado endodonticamente (Pulpectomia, preparo biomecânico e colocação de HCa) antes do seu reimplante.
( ) Quando o dente permanece fora do alvéolo por muito tempo, além da pulpectomia e colocação do HCa, deverá permanecer em solução de hipoclorito de sódio (5 minutos) e, após enxague, ficar imerso em solução de fluoreto de sódio a 2% por 20 minutos antes da sua reimplantação.
( ) Dentes decíduos avulsionados não devem ser reimplantados.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 10

Os processos patológicos básicos aparecem clinicamente, com variadas alterações morfológicas, na pele ou mucosa bucal, e são denominados lesões fundamentais ou elementares. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Os Nódulos são elevações do epitélio, contendo líquido no seu interior e considerados como tal, quando as lesões não ultrapassam 3 mm no seu maior diâmetro.
( ) A Placa é uma modificação da coloração normal da mucosa bucal, sem que ocorra elevação ou depressão tecidual.
( ) A Erosão representa perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo subjacente.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado