Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

Simulado Odontólogo PSF – Questões Teóricas

O Odontólogo deve atender e orientar pacientes e executar tratamento odontológico, realizando, entre outras atividades, radiografias e ajuste oclusal, aplicação de anestesia, extração de dentes, tratamento de doenças gengivais e canais, cirurgias bucomaxilofaciais, implantes, tratamentos estéticos e de reabilitação oral, confecção de prótese oral e extra-oral. Diagnosticar e avaliar pacientes e planejar tratamento. Realizar auditorias e perícias odontológicas, administrar local e condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Em relação aos exames complementares laboratoriais, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Os monócitos, que representam cerca de 7% dos leucócitos, aumentam em caso de doenças infecciosas crônicas ou de inflamações.
( ) Segmentados elevados no leucograma geralmente indicam a presença de uma infecção causada por bactérias ou fungos. Contudo, o aumento do número de segmentados no hemograma completo também pode ter como causa inflamações, tumores, hemorragias, uso de certos medicamentos, entre outros.
( ) O aumento de eosinófilos ocorre em pessoas alérgicas, asmáticas ou em casos de infecção intestinal por parasitas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 2

Em relação ao SUS, analise as afirmativas abaixo:

A) Universalização e Integralidade são princípios organizativos do SUS.
B) O PSF foi lançado conjuntamente com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS em 1991.
C) O artigo 200, da Constituição Federal de 1988, em seu inciso III, atribui ao SUS a competência de ordenar a formação na área da Saúde.

Responda:




Questão 3

Em relação aos protocolos de referência (UBS/CEO), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na Atenção Básica (AB), deverão ser realizados todos os procedimentos clínicos e cirúrgicos básicos, como exodontias simples, exodontias de restos radiculares, exodontias múltiplas de baixa complexidade, cirurgias préreabilitadoras básicas, biópsias incisionais simples, drenagem de abscessos localizados, curetagem de pequenas lesões císticas ou granulomatosas, entre outros procedimentos básicos da atuação profissional.
( ) Os casos de Disfagia inexplicada, com duração superior a três semanas deverão ser indicados para o Estomatologista do CEO de referência.
( ) A manutenção do tratamento periodontal, em princípio, fica sob a responsabilidade do CEO.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 4

Sobre a cárie dentária, analise as assertivas abaixo:

I. A Cárie dentária tem sido, historicamente, associada ao consumo de carboidratos. No entanto, a introdução dos açúcares processados aumentou muito a sua incidência.
II. Os baixos níveis ou ausência de contagem dos Streptococos mutans demonstram ser um melhor preditor de saúde bucal do que altos níveis de Streptococos mutans serem preditores de cárie no futuro.
III. Estudos têm destacado a importância da Argenina presente na saliva como inibidor da produção ácida no biofilme dental.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 5

Em relação ao uso do Diaminofluoreto de Prata (DFP), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Apesar da presença do flúor no DFP, a prata possui uma excelente ação antimicrobiana.
( ) É indicado o uso do DFP, mesmo em dentes sem lesão cariosa.
( ) A Técnica Restauradora Atraumática (ART) apresenta, de acordo com a literatura, melhor efeito no impedimento da progressão de cárie, quando comparada ao DFP.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 6

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma lesão proliferativa do tipo Não-Neoplásica.




Questão 7

Os processos patológicos básicos aparecem clinicamente, com variadas alterações morfológicas, na pele ou mucosa bucal, e são denominados lesões fundamentais ou elementares. Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Os Nódulos são elevações do epitélio, contendo líquido no seu interior e considerados como tal, quando as lesões não ultrapassam 3 mm no seu maior diâmetro.
( ) A Placa é uma modificação da coloração normal da mucosa bucal, sem que ocorra elevação ou depressão tecidual.
( ) A Erosão representa perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo subjacente.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 8

Ainda sobre os protocolos de referência (UBS/CEO), analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na AB, deverão ser atendidos todos os pacientes com necessidades especiais de baixa complexidade e que respondam ao manejo comportamental. Não devem ser referenciados para os CEOs pacientes com limitações motoras, deficientes visuais, auditivos e de fala, gestantes de baixo risco, bebês e crianças, diabéticos e cardiopatas compensados, defeitos congênitos ambientais, cujas limitações físicas e metabólicas não sejam impeditivas para atendimento nas UBS.
( ) Não devem ser encaminhados casos com presença de dentes com extrusão ou com necessidade de coroas fixas para apoio da PPR.
( ) O processo educativo é primordial na atenção integral em saúde. Nesse sentido, o CEO, também, deve propiciar atividades educativas para grupos e indivíduos.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 9

A conservação da saúde bucal é de fundamental importância no cuidado dos pacientes portadores de diabetes mellitus (DM).
Em relação ao assunto, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A presença de infecções, como a doença periodontal, leva ao estímulo da resposta inflamatória, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, o que provoca a piora do controle glicêmico.
( ) Há uma maior incidência de defeitos hipoplásicos no esmalte, assim como alteração na formação e erupção dentária devido a efeitos da hiperglicemia ocorrida em etapas do desenvolvimento dentário de crianças e de adolescentes com DM tipo 1.
( ) A epinefrina, vasoconstritor comumente associado à lidocaína, tem ação análoga à insulina, sendo considerada hipoglicemiante.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 10

Em relação ao tratamento odontológico de pacientes soropositivos para HIV, analise as assertivas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A candidíase oral é um marcador clínico precoce de imunodepressão grave e foi associada ao subsequente desenvolvimento de pneumonia por Pneumocystis jiroveci. Diarreia crônica e febre de origem indeterminada bem como a leucoplasia oral pilosa também são preditores de evolução para AIDS.
( ) Formas leves ou moderadas da candidíase orofaríngea podem ser tratadas com fluconazol 100mg/dia por 7-14 dias.
( ) Deve ser indicada para os casos de candidíase esofágica a profilaxia secundária com Aciclovir 400mg 2x/ dia.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado