Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

É um profissional da área da saúde. Atuando sob a supervisão de um farmacêutico, o técnico em farmácia pode exercer atividades como: Manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Considerando o que dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende sobre direitos e vantagens dos servidores públicos municipais, assinale a alternativa correta:




Questão 2

Marque a alternativa que contém a classe terapêutica que se refere aos “medicamentos utilizados para aliviar os estados febris, que podem ser causados por inflamações, desidratações e moléstias infecciosas; como, por exemplo, o Paracetamol e a Dipirona”.




Questão 3

Os anestésicos gerais constituem uma classe de medicamentos utilizados em uma variedade de procedimentos cirúrgicos e têm, em comum, sua atuação no sistema nervoso central. O fármaco que exemplifica esta classe é:




Questão 4

A Portaria Nº 344, de 12 de maio de 1998, aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Com relação à esta Portaria, marque a alternativa referente ao seguinte conceito: “Medicamento preparado mediante manipulação em farmácia, a partir de fórmula constante de prescrição médica”.




Questão 5

Acerca da reintegração e da permuta, assinale o item que, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/RJ, esteja correto:




Questão 6

A premissa para um bom sistema de distribuição de medicamentos é a de garantir a utilização do medicamento certo, pelo paciente certo, na hora certa. O sistema de distribuição de medicamentos em um hospital se diferencia, de acordo com sua operacionalização. Desse modo, constitui uma característica do sistema coletivo de distribuição de medicamentos em hospitais:




Questão 7

A farmacologia estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Dessa forma, marque a alternativa referente ao seguinte conceito: “toda a substância ou composição que possua propriedades curativas ou preventivas das doenças e dos seus sintomas, do homem ou do animal, com vista a estabelecer um diagnóstico médico ou a restaurar, corrigir ou modificar as suas funções”.




Questão 8

Um paciente de 65 anos de idade apresenta quadro intenso de febre (39°C) e vômito. Para amenizar essa situação, o médico poderá prescrever os seguintes medicamentos para cada sintoma, respectivamente:




Questão 9

A resistência antimicrobiana é atualmente um grave problema a ser enfrentado, sendo uma preocupação para o êxito da antibioticoterapia. Quando é verificada a presença de infecções estafilocócicas multirresistentes, a droga de escolha para o tratamento é a:




Questão 10

Marque a alternativa referente ao nome dado à mudança de estado físico que ocorre quando a naftalina sólida se apresenta no estado de vapor tóxico para organismos indesejáveis.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado