Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

É um profissional da área da saúde. Atuando sob a supervisão de um farmacêutico, o técnico em farmácia pode exercer atividades como: Manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Considerando uma formulação de 3,5 g (gramas) de ureia, 24 mL (mililitros) de óleo de amêndoas em quantidade suficiente (q.s.p)para 150g(gramas)de creme base. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Serão necessários 2,8 g (gramas) de ureia para o preparodaformulação,considerandoumaquantidade suficiente para 120 g (gramas) de creme base.
( ) Serão necessários 31 mL (mililitros) de óleo de amêndoas para o preparo da formulação, considerando uma quantidade suficiente para 190 g (gramas) de creme base.
( ) Considerando uma quantidade suficiente para 100 g (gramas) de creme base, serão necessários 16 mL (mililitros) de óleo de amêndoas e 3,0 g(gramas) de ureia para o preparo da formulação.
( ) Considerando uma quantidade suficiente para 120 g (gramas) de creme base, serão necessários 20 mL (mililitros) de óleo de amêndoas e 2,8 g (gramas) de ureia para o preparo da formulação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 2

Numa preparação magistral as incompatibilidades podem se desenvolver entre os princípios ativos, entre os excipientes, entre as bases ativas e as coadjuvantes ou entre uma e outra e o material da embalagem. A respeito das incompatibilidades químicas numa formulação,assinale a alternativa incorreta.

Questão 3

Os anestésicos gerais constituem uma classe de medicamentos utilizados em uma variedade de procedimentos cirúrgicos e têm, em comum, sua atuação no sistema nervoso central. O fármaco que exemplifica esta classe é:

Questão 4

A água utilizada na manipulação de fórmulas farmacêuticas é considerada matéria-prima produzida pela própria farmácia, por purificação da água potável, sendo que as instalações e reservatórios devem ser devidamente protegidos e monitorados para evitar contaminação. Considerando os testes que devem ser feitos na água de abastecimento, no mínimo a cada seis meses, assinale a alternativa incorreta.

Questão 5

Com base nas disposições, constantes no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/ RJ, acerca do processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta:

Questão 6

Considerando as disposições da Lei 2.333 de 2002, assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento adequado das lacunas do trecho legal destacado abaixo:

As decisões da junta ____________, sobre candidatos declarados como deficientes, são _____________ e delas ______________ qualquer recurso, salvo se prolatadas sem qualquer motivação, quando então caberá recurso ao ____________________________, no prazo de 5 (cinco) dias da ciência, pelo candidato, daquela decisão.

Questão 7

Considere uma fórmula farmacêutica contendo 500 mg (miligramas) de garcinia camboja, 100 mcg (microgramas) de picolinato cromo e 200 mg (miligramas) de pholia magra. Acerca de uma outra representação decimal dos princípios ativos, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Em relação a operação farmacêutica que visa a retirada do princípio ativo de dentro de determinada droga vegetal, por meio de um solvente em contato com as substâncias solúveis, assinale a alternativa correta .

Questão 9

Considerando as disposições sobre Concurso Público presentes na Lei 3.210 de 2015, assinale a alternativa correta:

Questão 10

Sobre os processos de recebimento, entrada e qualidade das matérias-primas farmacotécnicas, considere as afirmativas a seguir.

I- Todos os materiais recebidos devem ser subme- → tidos à inspeção de recebimento, para verificar não só se estão adequadamente identificados, íntegros e com embalagem limpa, como também se há correspondência entre o pedido, a nota de entrega e os rótulos.
II- As matérias-primas devem ser inspecionadas → no recebimento para verificar a integridade física da embalagem e as informações dos rótulos; diferentes lotes de uma mesma matéria-prima podem apresentar apenas um Certificado de Análise encaminhado pelo fabricante e/ou fornecedor.
III- As matérias-primas devem ser analisadas no → seu recebimento, efetuando-se os testes de solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade e características organolépticas, bem como verificando-se o Certificado de Análise do fabricante e/ou fornecedor.

Está(ão) correta(s)

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *