Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

É um profissional da área da saúde. Atuando sob a supervisão de um farmacêutico, o técnico em farmácia pode exercer atividades como: Manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A resistência antimicrobiana é atualmente um grave problema a ser enfrentado, sendo uma preocupação para o êxito da antibioticoterapia. Quando é verificada a presença de infecções estafilocócicas multirresistentes, a droga de escolha para o tratamento é a:

Questão 2

O talco é um excipiente farmacêutico usado em formas sólidas orais como lubrificante e diluente. Acerca da representação em gramas de uma massa de 1,2 Kg de talco, assinale a alternativa correta.

Questão 3

Marque a alternativa que não se refere a um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Questão 4

As cápsulas de gelatina dura são as formas farmacêuticas mais preparadas em farmácias de manipulação. Para escolha correta do tamanho da cápsula a ser utilizada, é necessário realizar previamente a determinação do volume aparente do pó, através da conversão da unidade de massa (grama) para volume (mililitro). Analise as alternativas abaixo.

I. Sabendo que 100 mg (miligrama) de paracetamol possui um volume de 0,148 mL (mililitro) e que a cápsula pode acondicionar um volume de 0,95 mL (mililitro), o volume necessário de excipiente para o preparo de 60 cápsulas do medicamento seria de 48,12 mL (mililitro).
II. Para o preparo de 120 cápsulas de 100 mg (miligramas) de paracetamol serão necessários 1.200 g (gramas) deste princípio ativo.
III. Sabendo que 1,5 g (gramas) de um excipiente corresponde, em volume, a 1,5 mL (mililitro) e que, para o preparo de uma cápsula, serão necessários 0,61 mL (mililitro) deste excipiente, para o preparo de 60 cápsulas serão necessários 6,1 g (gramas).
IV. Sabendo que a cápsula pode acondicionar um volume de 0,95 mL (mililitro), que 100 mg (miligramas) de paracetamol possui um volume de 0,148 mL (mililitro) e que 1,5 g (gramas) do excipiente que será utilizado corresponde, em volume, a 1,5 mL (mililitros), cada cápsula de 100 mg (miligramas) de paracetamol terá 802 mg (miligramas) de excipiente.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

Marque a alternativa que contenha a fórmula de um óxido.

Questão 6

Considerando uma formulação de 3,5 g (gramas) de ureia, 24 mL (mililitros) de óleo de amêndoas em quantidade suficiente (q.s.p)para 150g(gramas)de creme base. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Serão necessários 2,8 g (gramas) de ureia para o preparodaformulação,considerandoumaquantidade suficiente para 120 g (gramas) de creme base.
( ) Serão necessários 31 mL (mililitros) de óleo de amêndoas para o preparo da formulação, considerando uma quantidade suficiente para 190 g (gramas) de creme base.
( ) Considerando uma quantidade suficiente para 100 g (gramas) de creme base, serão necessários 16 mL (mililitros) de óleo de amêndoas e 3,0 g(gramas) de ureia para o preparo da formulação.
( ) Considerando uma quantidade suficiente para 120 g (gramas) de creme base, serão necessários 20 mL (mililitros) de óleo de amêndoas e 2,8 g (gramas) de ureia para o preparo da formulação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

Os coadjuvantes técnicos ou adjuvantes farmacotécnicos são substâncias, em geral inertes, cuja função é estabilizar a fórmula em nível químico, físico ou microbiológico. Considerando, respectivamente, exemplos de coadjuvantes classificados como agente alcalinizante e antioxidante, assinale a alternativa correta .

Questão 8

Fármacos classificados como _____ exigem cuidados especiais quanto a seu armazenamento relacionado a _____, e não necessariamente necessitam de acondicionamento em recipientes de cor âmbar, como os _____.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 9

Com relação aos medicamentos genéricos e de referência, marque a alternativa incorreta.

Questão 10

Considerando as disposições da Lei 2.333 de 2002, assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento adequado das lacunas do trecho legal destacado abaixo:

As decisões da junta ____________, sobre candidatos declarados como deficientes, são _____________ e delas ______________ qualquer recurso, salvo se prolatadas sem qualquer motivação, quando então caberá recurso ao ____________________________, no prazo de 5 (cinco) dias da ciência, pelo candidato, daquela decisão.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Maria Cleide da costa
    amei esse simulado. parabéns para quem criou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *