Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

É um profissional da área da saúde. Atuando sob a supervisão de um farmacêutico, o técnico em farmácia pode exercer atividades como: Manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Acerca da reintegração e da permuta, assinale o item que, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/RJ, esteja correto:




Questão 2

A anemia é caracterizada por redução da concentração de hemoglobina no sangue. Dos medicamentos listados abaixo, aquele que pode ser classificado terapeuticamente como antianêmico é:




Questão 3

Com base nas disposições, constantes no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/ RJ, acerca do processo administrativo disciplinar, assinale a alternativa correta:




Questão 4

Tendo como referência os deveres, as proibições, as acumulações e as responsabilidades elencadas no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende, assinale a alternativa correta:




Questão 5

O art. 5º da Lei 2.333 de 2002, em seu §1º, estabelece requisitos básicos para admissão em cargo público. Sendo assim, assinale a alternativa que não corresponde a um dos requisitos ali previstos:




Questão 6

Considerando o que dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende sobre direitos e vantagens dos servidores públicos municipais, assinale a alternativa correta:




Questão 7

O talco é um excipiente farmacêutico usado em formas sólidas orais como lubrificante e diluente. Acerca da representação em gramas de uma massa de 1,2 Kg de talco, assinale a alternativa correta.




Questão 8

Forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas. Consider e a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual a s partículas não são solúveis e assinale a alternativa correta.




Questão 9

Considere uma fórmula farmacêutica contendo 500 mg (miligramas) de garcinia camboja, 100 mcg (microgramas) de picolinato cromo e 200 mg (miligramas) de pholia magra. Acerca de uma outra representação decimal dos princípios ativos, assinale a alternativa correta.




Questão 10

Sobre os processos de recebimento, entrada e qualidade das matérias-primas farmacotécnicas, considere as afirmativas a seguir.

I- Todos os materiais recebidos devem ser subme- → tidos à inspeção de recebimento, para verificar não só se estão adequadamente identificados, íntegros e com embalagem limpa, como também se há correspondência entre o pedido, a nota de entrega e os rótulos.
II- As matérias-primas devem ser inspecionadas → no recebimento para verificar a integridade física da embalagem e as informações dos rótulos; diferentes lotes de uma mesma matéria-prima podem apresentar apenas um Certificado de Análise encaminhado pelo fabricante e/ou fornecedor.
III- As matérias-primas devem ser analisadas no → seu recebimento, efetuando-se os testes de solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade e características organolépticas, bem como verificando-se o Certificado de Análise do fabricante e/ou fornecedor.

Está(ão) correta(s)




Tempo de simulado:

Comentar Simulado