Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

É um profissional da área da saúde. Atuando sob a supervisão de um farmacêutico, o técnico em farmácia pode exercer atividades como: Manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A água utilizada na manipulação de fórmulas farmacêuticas é considerada matéria-prima produzida pela própria farmácia, por purificação da água potável, sendo que as instalações e reservatórios devem ser devidamente protegidos e monitorados para evitar contaminação. Considerando os testes que devem ser feitos na água de abastecimento, no mínimo a cada seis meses, assinale a alternativa incorreta.

Questão 2

Considerando as disposições sobre Concurso Público presentes na Lei 3.210 de 2015, assinale a alternativa correta:

Questão 3

Considerando uma formulação de 3,5 g (gramas) de ureia, 24 mL (mililitros) de óleo de amêndoas em quantidade suficiente (q.s.p)para 150g(gramas)de creme base. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Serão necessários 2,8 g (gramas) de ureia para o preparodaformulação,considerandoumaquantidade suficiente para 120 g (gramas) de creme base.
( ) Serão necessários 31 mL (mililitros) de óleo de amêndoas para o preparo da formulação, considerando uma quantidade suficiente para 190 g (gramas) de creme base.
( ) Considerando uma quantidade suficiente para 100 g (gramas) de creme base, serão necessários 16 mL (mililitros) de óleo de amêndoas e 3,0 g(gramas) de ureia para o preparo da formulação.
( ) Considerando uma quantidade suficiente para 120 g (gramas) de creme base, serão necessários 20 mL (mililitros) de óleo de amêndoas e 2,8 g (gramas) de ureia para o preparo da formulação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 4

Tendo como referência os deveres, as proibições, as acumulações e as responsabilidades elencadas no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende, assinale a alternativa correta:

Questão 5

Acerca da reintegração e da permuta, assinale o item que, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/RJ, esteja correto:

Questão 6

Um paciente apresenta na farmácia uma receita médica solicitando um gel aquoso contendo 0,1% (por cento) de adapaleno. A respeito da quantidade em miligramas de adapaleno contida na formulação com uma quantidade suficiente para 45 g (gramas), assinale a alternativa correta.

Questão 7

Acerca do instrumento indicado para quando um volume pequeno de líquido necessita ser rigorosamente medido em uma farmácia de manipulação, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Os coadjuvantes técnicos ou adjuvantes farmacotécnicos são substâncias, em geral inertes, cuja função é estabilizar a fórmula em nível químico, físico ou microbiológico. Considerando, respectivamente, exemplos de coadjuvantes classificados como agente alcalinizante e antioxidante, assinale a alternativa correta .

Questão 9

Considerando o que dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende sobre direitos e vantagens dos servidores públicos municipais, assinale a alternativa correta:

Questão 10

O art. 5º da Lei 2.333 de 2002, em seu §1º, estabelece requisitos básicos para admissão em cargo público. Sendo assim, assinale a alternativa que não corresponde a um dos requisitos ali previstos:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *