Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

Simulado Técnico em Farmácia – Questões Objetivas

É um profissional da área da saúde. Atuando sob a supervisão de um farmacêutico, o técnico em farmácia pode exercer atividades como: Manipular e realizar controle de qualidade de medicamentos e cosméticos em farmácias de manipulação.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre os processos de recebimento, entrada e qualidade das matérias-primas farmacotécnicas, considere as afirmativas a seguir.

I- Todos os materiais recebidos devem ser subme- → tidos à inspeção de recebimento, para verificar não só se estão adequadamente identificados, íntegros e com embalagem limpa, como também se há correspondência entre o pedido, a nota de entrega e os rótulos.
II- As matérias-primas devem ser inspecionadas → no recebimento para verificar a integridade física da embalagem e as informações dos rótulos; diferentes lotes de uma mesma matéria-prima podem apresentar apenas um Certificado de Análise encaminhado pelo fabricante e/ou fornecedor.
III- As matérias-primas devem ser analisadas no → seu recebimento, efetuando-se os testes de solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade e características organolépticas, bem como verificando-se o Certificado de Análise do fabricante e/ou fornecedor.

Está(ão) correta(s)




Questão 2

Marque a alternativa que não contenha uma estrutura pertencente ao sistema urinário humano.




Questão 3

Acerca da reintegração e da permuta, assinale o item que, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Resende/RJ, esteja correto:




Questão 4

Considerando as disposições sobre Concurso Público presentes na Lei 3.210 de 2015, assinale a alternativa correta:




Questão 5

Marque a alternativa que contém a classe terapêutica que se refere aos “medicamentos utilizados para aliviar os estados febris, que podem ser causados por inflamações, desidratações e moléstias infecciosas; como, por exemplo, o Paracetamol e a Dipirona”.




Questão 6

Marque a alternativa referente ao seguinte conceito: “estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais”.




Questão 7

Os medicamentos contêm diferentes princípios ativos e são indicados para cumprir um objetivo terapêutico ou clínico específico. De acordo com a classificação farmacológica dos medicamentos, pode-se afirmar que:




Questão 8

A farmacologia estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Dessa forma, marque a alternativa referente ao seguinte conceito: “toda a substância ou composição que possua propriedades curativas ou preventivas das doenças e dos seus sintomas, do homem ou do animal, com vista a estabelecer um diagnóstico médico ou a restaurar, corrigir ou modificar as suas funções”.




Questão 9

Com relação aos medicamentos genéricos e de referência, marque a alternativa incorreta.




Questão 10

A resistência antimicrobiana é atualmente um grave problema a ser enfrentado, sendo uma preocupação para o êxito da antibioticoterapia. Quando é verificada a presença de infecções estafilocócicas multirresistentes, a droga de escolha para o tratamento é a:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado