Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A definição na qual o processo de desinfecção terminal de superfícies e objetos contaminados com microrganismos patogênicos, de forma a torná-los seguros à manipulação, se refere à:

Questão 2

Leia o enunciado para responder ao que se pede:
Um técnico em patologia clínica realizou dosagem de glicose em uma amostra controle obtendo o resultado de 96 m/dl de glicose. Após a avaliação das especificações do fabricante, considerou que o equipamento utilizado para a análise está apto para proceder aos demais exames de glicose, agora dos pacientes testes. A concentração de glicose da amostra controle descrita pelo fabricante era de 100 mg/dl (valor alvo), permitindo-se uma variabilidade de +/- 10% para validação da técnica e leitura do equipamento de análise.
Considerando o enunciado, analise as afirmativas I e II a seguir:

I) O técnico interpretou corretamente o resultado para validação da leitura de glicose realizada no equipamento, considerando os dados descritos pelo fabricante.
PORQUE
II) O técnico avaliou que o erro analítico apresentado estava dentro dos parâmetros de variação estabelecidos pelo fabricante da amostra controle, fato que permite a tomada de decisão para validação da rotina laboratorial do exame em questão.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Entre a relação das enzimas hepáticas, quais as incluídas no hepatograma?

Questão 4

Qual a sequência de tubos plásticos para coleta de sangue?

Questão 5

Os equipamentos de proteção são barreiras primárias que visam proteger o profissional e o ambiente. São considerados equipamentos de proteção individual:

Questão 6

Treponema pallidum é um microoorganismo na forma de uma espiral fina com espiras regulares e pontas afiladas. O treponema apresenta entre 10 e 15 espiras, e tem cerca de 8 micrômetros de comprimento, podendo apresentar variações no comprimento e no número de espiras. O pouco conhecimento sobre a biologia do T. pallidum se deve à impossibilidade do seu cultivo em meios artificiais. Esse microorganismo é responsável por qual doença:

Questão 7

A conversão de unidades de medidas é extremamente importante para ajustar medidas de volume ou de massa às necessidades das técnicas laboratoriais. Essa ação garante maior acurácia na execução dos ensaios laboratoriais e facilita a rotina do técnico executor do procedimento.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Diluição de amostras, jun. 2022.

Para o preparo de uma determinada solução para uso laboratorial, são utilizados 0,3 ml de reagente A; 0,05 ml de reagente B e 0,5 ml de reagente C. Considerando esses volumes muito pequenos para medi-los em vidrarias, o técnico optou por pipetar tais reagentes utilizando pipetas de volume fixo com unidade de medida em microlitros. Para a CORRETA pipetagem dos reagentes A, B e C, são necessárias pipetas de volume fixo de quantos microlitros, respectivamente?

Questão 8

A hemostasia é o fenômeno fisiológico, responsável pelo equilíbrio dinâmico que procura manter o sangue fluido no interior dos vasos, bem como impedir a sua saída para os tecidos vizinhos. Um desequilíbrio da hemostasia pode acarretar num processo trombótico ou hemorrágico. O coagulograma, exame de triagem para verificação da hemostasia, compreende vários testes que são muitas vezes realizados de maneira equivocada e não avaliam adequadamente a hemostasia. Marque a alternativa em que constam os testes para avaliar a hemostasia.

Questão 9

No laboratório de análises clínicas, o técnico mediu 500 mL de salina. Qual a vidraria correta utilizada para a medição?

Questão 10

A espectrofotometria é uma metodologia para análise laboratorial que permite a quantificação de determinados compostos (denominados analitos) em matrizes biológicas (as diversas amostras como, por exemplo, sangue total, plasma, soro, urina, entre outras). Considerando que são empregados reagentes enzimáticos colorimétricos para a realização de exames bioquímicos por essa técnica, analise as afirmativas a seguir:

I - A “amostra teste” ao desenvolver, durante a análise, uma coloração mais forte que a amostra padrão significa que a concentração da “amostra teste” é maior que a concentração da amostra padrão.
II - A absorbância de uma determinada amostra é proporcional à sua concentração considerando que, na espectrofotometria, os ensaios colorimétricos seguem a Lei de Lambert e Beer.
III - A amostra padrão, também denominada solução padrão, corresponde a uma solução de concentração desconhecida que tem a finalidade de calibrar o equipamento para a análise bioquímica.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *