Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Qual o nome do exame utilizado para identificar amostras biológicas com bactérias possivelmente resistentes aos medicamentos.




Questão 2

A hemostasia é o fenômeno fisiológico, responsável pelo equilíbrio dinâmico que procura manter o sangue fluido no interior dos vasos, bem como impedir a sua saída para os tecidos vizinhos. Um desequilíbrio da hemostasia pode acarretar num processo trombótico ou hemorrágico. O coagulograma, exame de triagem para verificação da hemostasia, compreende vários testes que são muitas vezes realizados de maneira equivocada e não avaliam adequadamente a hemostasia. Marque a alternativa em que constam os testes para avaliar a hemostasia.




Questão 3

Grande parte dos desvios observados na coleta de urina de 24 horas é causada por problemas relacionados à, EXCETO:




Questão 4

No laboratório de análises clínicas, o técnico mediu 500 mL de salina. Qual a vidraria correta utilizada para a medição?




Questão 5

Você trabalhando no laboratório de patologia clínica se depara com um preparo de soluções. Nesse caso, precisaria fazer uma solução de NaCl com volume de 2ml na concentração de 1,5M, porém você só possui uma solução de NaCl que consta no rótulo as seguintes informações: massa contida na solução: 585g, massa molecular: 58,5 g/mol e volume de 2L. Sabendo disso, qual o volume da solução inicial necessário para preparar a solução de NaCl a 1,5M?




Questão 6

Sobre os tubos com ou sem anticoagulantes utilizados na coleta de sangue, marque a alternativa INCORRETA:




Questão 7

A recomendação da sequência dos tubos é baseada na (CLSI H3-A6, Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures; ApprovedStandart, 6thed.) e deve ser respeitada, para que não ocorra contaminação por aditivos nos tubos subsequentes (contaminação cruzada dos aditivos), quando há necessidade da coleta para diversos analitos de um mesmo paciente. Com base nessa recomendação, qual deve ser o quarto tubo utilizado na ordem de coleta?




Questão 8

Anticorpos que não atravessam a barreira placentária, são produtos da resposta imune primária, ativam o sistema complemento geralmente até C9, geralmente são chamados de anticorpos frios e reagem melhor entre 4 a 22oC. São características de qual tipo de anticorpo?




Questão 9

Na fase de pré-centrifugação, algumas recomendações devem ser observadas, EXCETO:




Questão 10

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que menciona os testes laboratoriais para o diagnóstico de insuficiência renal crônica.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado