Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Sobre a coleta do líquido cefalorraquidiano, sabe-s que devem ser coletados 3 tubos. Nesse contexto marque a alternativa que possui a ordem correta para análise dos tubos coletados.




Questão 2

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que menciona os testes laboratoriais para o diagnóstico de insuficiência renal crônica.




Questão 3

Vários fatores interferentes são relatados na literatura, como o tempo de contato prolongado do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em grau variado, hemoconcentrações causadas por evaporação, temperatura incorreta de armazenamento da amostra, transporte incorreto, uso incorreto de aditivos (anticoagulantes), etc. O reconhecimento e a gerência dessas variáveis permite o estabelecimento de um controle efetivo na redução do erro e, portanto, uma melhor aplicabilidade dos resultados dos exames do paciente. A separação do soro ou plasma das células sanguíneas deve ser realizada o mais rápido possível. Um tempo máximo de duas horas para essa separação deve ser seguido, a fim de evitar interferências nas dosagens dos analitos, EXCETO:




Questão 4

Uma amostra de 125 mL de NaOH de concentração 15 g/L foi adicionada água suficiente para completar 300 mL. A concentração, em g/L, dessa nova solução é igual a:




Questão 5

Sobre as provas bioquímicas para identificação de Enterobactérias, marque alternativa INCORRETA:




Questão 6

A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que incluem a isquemia silenciosa, a angina aos esforços, a angina instável (AI) e o infarto agudo do miocárdio (IAM), com ou sem supradesnivelamento do segmento ST. O evento central desta síndrome é a ruptura da placa aterosclerótica e trombose, com ou sem obstrução crítica prévia. Sobre a função cardíaca, marque alternativa CORRETA em que constam os marcadores específicos da lesão do miocárdio:




Questão 7

Os equipamentos de proteção são barreiras primárias que visam proteger o profissional e o ambiente. São considerados equipamentos de proteção individual:




Questão 8

Você trabalhando no laboratório de patologia clínica se depara com um preparo de soluções. Nesse caso, precisaria fazer uma solução de NaCl com volume de 2ml na concentração de 1,5M, porém você só possui uma solução de NaCl que consta no rótulo as seguintes informações: massa contida na solução: 585g, massa molecular: 58,5 g/mol e volume de 2L. Sabendo disso, qual o volume da solução inicial necessário para preparar a solução de NaCl a 1,5M?




Questão 9

Na fase de pré-centrifugação, algumas recomendações devem ser observadas, EXCETO:




Questão 10

Qual o nome do exame utilizado para identificar amostras biológicas com bactérias possivelmente resistentes aos medicamentos.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado