Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Anticorpos que não atravessam a barreira placentária, são produtos da resposta imune primária, ativam o sistema complemento geralmente até C9, geralmente são chamados de anticorpos frios e reagem melhor entre 4 a 22oC. São características de qual tipo de anticorpo?

Questão 2

Qual a sequência de tubos plásticos para coleta de sangue?

Questão 3

Marque a alternativa que mostra os parâmetros químicos e bioquímicos que são avaliados na tira reagente do exame de urina.

Questão 4

Na fase de pré-centrifugação, algumas recomendações devem ser observadas, EXCETO:

Questão 5

A técnica em que ocorre a migração de partículas carregadas em um solvente condutor sob um campo elétrico é denominada:

Questão 6

A hemostasia é o fenômeno fisiológico, responsável pelo equilíbrio dinâmico que procura manter o sangue fluido no interior dos vasos, bem como impedir a sua saída para os tecidos vizinhos. Um desequilíbrio da hemostasia pode acarretar num processo trombótico ou hemorrágico. O coagulograma, exame de triagem para verificação da hemostasia, compreende vários testes que são muitas vezes realizados de maneira equivocada e não avaliam adequadamente a hemostasia. Marque a alternativa em que constam os testes para avaliar a hemostasia.

Questão 7

A recomendação da sequência dos tubos é baseada na (CLSI H3-A6, Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures; ApprovedStandart, 6thed.) e deve ser respeitada, para que não ocorra contaminação por aditivos nos tubos subsequentes (contaminação cruzada dos aditivos), quando há necessidade da coleta para diversos analitos de um mesmo paciente. Com base nessa recomendação, qual deve ser o quarto tubo utilizado na ordem de coleta?

Questão 8

Leia o enunciado para responder ao que se pede:
Um técnico em patologia clínica realizou dosagem de glicose em uma amostra controle obtendo o resultado de 96 m/dl de glicose. Após a avaliação das especificações do fabricante, considerou que o equipamento utilizado para a análise está apto para proceder aos demais exames de glicose, agora dos pacientes testes. A concentração de glicose da amostra controle descrita pelo fabricante era de 100 mg/dl (valor alvo), permitindo-se uma variabilidade de +/- 10% para validação da técnica e leitura do equipamento de análise.
Considerando o enunciado, analise as afirmativas I e II a seguir:

I) O técnico interpretou corretamente o resultado para validação da leitura de glicose realizada no equipamento, considerando os dados descritos pelo fabricante.
PORQUE
II) O técnico avaliou que o erro analítico apresentado estava dentro dos parâmetros de variação estabelecidos pelo fabricante da amostra controle, fato que permite a tomada de decisão para validação da rotina laboratorial do exame em questão.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

As imunoglobulinas são moléculas que auxiliam no imunodiagnóstico. Assim, assinale a alternativa que se aplica as imunoglobulinas IgG e IgM.

Questão 10

Alguns reagentes utilizados nos laboratórios de análises clínicas, denominados corantes, são empregados para coloração de amostras biológicas impregnadas em lâmina microscópica para posterior análise do bioquímico, farmacêutico ou biomédico. Essa prática permite a análise de variados tipos de amostras, graças à finalidade para a qual cada um dos corantes foi desenvolvido.
Sobre a utilização de corantes laboratoriais para a realização de exames laboratoriais, considere as afirmativas a seguir:

I - A coloração do esfregaço sanguíneo para realização da contagem diferencial dos leucócitos e análise da morfologia das hemácias pode ser feita com um kit rápido de coloração denominado panótico.
II - O kit para realização da coloração de Ziehl Neelsen é aplicado usualmente na pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), em amostra de escarro.
III - O kit para coloração de GRAM é empregado em diversos materiais biológicos, como secreções, urina, fezes e escarro, e sua finalidade é classificar as bactérias em gram positivas (cor rosa) e gram negativas (cor roxa).

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Tempo de simulado: