Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) é responsável pela maioria das atribuições relativas ao estabelecimento de normas, análise de risco, acompanhamento, emissão de certificados de qualidade em biossegurança (CQB) para o desenvolvimento de atividades em laboratório nessa área, definição do nível de biossegurança e classificação dos OGM (organismos geneticamente modificados). Também caberá à comissão emitir parecer técnico prévio conclusivo sobre a biossegurança desses organismos e seus derivados nas atividades de pesquisa e uso comercial. As características físicas estruturais e de contenção de um laboratório determinam o tipo de microrganismo que pode ser manipulado em suas dependências. Com isso, marque alternativa correta que condiz com a classe de risco 2, para classificação do organismo segundo seu potencial patogênico.




Questão 2

Marque a alternativa que mostra os parâmetros químicos e bioquímicos que são avaliados na tira reagente do exame de urina.




Questão 3

Entre a relação das enzimas hepáticas, quais as incluídas no hepatograma?




Questão 4

Você trabalhando no laboratório de patologia clínica se depara com um preparo de soluções. Nesse caso, precisaria fazer uma solução de NaCl com volume de 2ml na concentração de 1,5M, porém você só possui uma solução de NaCl que consta no rótulo as seguintes informações: massa contida na solução: 585g, massa molecular: 58,5 g/mol e volume de 2L. Sabendo disso, qual o volume da solução inicial necessário para preparar a solução de NaCl a 1,5M?




Questão 5

Em geral, as soluções tampões, utilizadas nos testes laboratoriais, devem ter a seguinte característica:




Questão 6

As imunoglobulinas são moléculas que auxiliam no imunodiagnóstico. Assim, assinale a alternativa que se aplica as imunoglobulinas IgG e IgM.




Questão 7

Alteração morfológica dos eritrócitos que possuem a forma de lágrima (“tear-drop cells”) e são produzidas no baço na mielofibrose e presentes nas anemias megaloblásticas:




Questão 8

Na última década, houve um grande desenvolvimento na automação dos processos do laboratório clínico (imunologia, hematologia e bioquímica). Entre as alternativas a seguir, assinale a que inclui metodologias automatizadas.




Questão 9

Treponema pallidum é um microoorganismo na forma de uma espiral fina com espiras regulares e pontas afiladas. O treponema apresenta entre 10 e 15 espiras, e tem cerca de 8 micrômetros de comprimento, podendo apresentar variações no comprimento e no número de espiras. O pouco conhecimento sobre a biologia do T. pallidum se deve à impossibilidade do seu cultivo em meios artificiais. Esse microorganismo é responsável por qual doença:




Questão 10

O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental na erradicação e no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local. Sobre a coloração de Gram marque a alternativa CORRETA:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado