Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental na erradicação e no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local. Sobre a coloração de Gram marque a alternativa CORRETA:

Questão 2

Marque a alternativa que mostra os parâmetros químicos e bioquímicos que são avaliados na tira reagente do exame de urina.

Questão 3

A síndrome coronariana aguda (SCA) abrange um amplo espectro de condições clínicas que incluem a isquemia silenciosa, a angina aos esforços, a angina instável (AI) e o infarto agudo do miocárdio (IAM), com ou sem supradesnivelamento do segmento ST. O evento central desta síndrome é a ruptura da placa aterosclerótica e trombose, com ou sem obstrução crítica prévia. Sobre a função cardíaca, marque alternativa CORRETA em que constam os marcadores específicos da lesão do miocárdio:

Questão 4

Na última década, houve um grande desenvolvimento na automação dos processos do laboratório clínico (imunologia, hematologia e bioquímica). Entre as alternativas a seguir, assinale a que inclui metodologias automatizadas.

Questão 5

A técnica laboratorial mais amplamente utilizada para o diagnóstico de infecção relacionada ao cateter é a ______________________, na qual é realizado o rolamento de um segmento do cateter (5 cm) na placa de ágar e, após a incubação por 48 horas a 37ºC, é realizada a contagem do número de colônias.
Marque alternativa que completa CORRETAMENTE a frase acima.

Questão 6

Os equipamentos de proteção são barreiras primárias que visam proteger o profissional e o ambiente. São considerados equipamentos de proteção individual:

Questão 7

Vários fatores interferentes são relatados na literatura, como o tempo de contato prolongado do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em grau variado, hemoconcentrações causadas por evaporação, temperatura incorreta de armazenamento da amostra, transporte incorreto, uso incorreto de aditivos (anticoagulantes), etc. O reconhecimento e a gerência dessas variáveis permite o estabelecimento de um controle efetivo na redução do erro e, portanto, uma melhor aplicabilidade dos resultados dos exames do paciente. A separação do soro ou plasma das células sanguíneas deve ser realizada o mais rápido possível. Um tempo máximo de duas horas para essa separação deve ser seguido, a fim de evitar interferências nas dosagens dos analitos, EXCETO:

Questão 8

Em geral, as soluções tampões, utilizadas nos testes laboratoriais, devem ter a seguinte característica:

Questão 9

Você trabalhando no laboratório de patologia clínica se depara com um preparo de soluções. Nesse caso, precisaria fazer uma solução de NaCl com volume de 2ml na concentração de 1,5M, porém você só possui uma solução de NaCl que consta no rótulo as seguintes informações: massa contida na solução: 585g, massa molecular: 58,5 g/mol e volume de 2L. Sabendo disso, qual o volume da solução inicial necessário para preparar a solução de NaCl a 1,5M?

Questão 10

Anticorpos que não atravessam a barreira placentária, são produtos da resposta imune primária, ativam o sistema complemento geralmente até C9, geralmente são chamados de anticorpos frios e reagem melhor entre 4 a 22oC. São características de qual tipo de anticorpo?

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *