Simulado Técnico em Patologia Clínica – Questões Objetivas

Patologia clínica ou medicina laboratorial é uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os Médicos de diversas especialidades no diagnóstico. Suas atribuições são: auxiliar no acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Os equipamentos de proteção são barreiras primárias que visam proteger o profissional e o ambiente. São considerados equipamentos de proteção individual:

Questão 2

Vários fatores interferentes são relatados na literatura, como o tempo de contato prolongado do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em grau variado, hemoconcentrações causadas por evaporação, temperatura incorreta de armazenamento da amostra, transporte incorreto, uso incorreto de aditivos (anticoagulantes), etc. O reconhecimento e a gerência dessas variáveis permite o estabelecimento de um controle efetivo na redução do erro e, portanto, uma melhor aplicabilidade dos resultados dos exames do paciente. A separação do soro ou plasma das células sanguíneas deve ser realizada o mais rápido possível. Um tempo máximo de duas horas para essa separação deve ser seguido, a fim de evitar interferências nas dosagens dos analitos, EXCETO:

Questão 3

Grande parte dos desvios observados na coleta de urina de 24 horas é causada por problemas relacionados à, EXCETO:

Questão 4

O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental na erradicação e no controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local. Sobre a coloração de Gram marque a alternativa CORRETA:

Questão 5

Anticorpos que não atravessam a barreira placentária, são produtos da resposta imune primária, ativam o sistema complemento geralmente até C9, geralmente são chamados de anticorpos frios e reagem melhor entre 4 a 22oC. São características de qual tipo de anticorpo?

Questão 6

Na fase de pré-centrifugação, algumas recomendações devem ser observadas, EXCETO:

Questão 7

Você trabalhando no laboratório de patologia clínica se depara com um preparo de soluções. Nesse caso, precisaria fazer uma solução de NaCl com volume de 2ml na concentração de 1,5M, porém você só possui uma solução de NaCl que consta no rótulo as seguintes informações: massa contida na solução: 585g, massa molecular: 58,5 g/mol e volume de 2L. Sabendo disso, qual o volume da solução inicial necessário para preparar a solução de NaCl a 1,5M?

Questão 8

Alteração morfológica dos eritrócitos que possuem a forma de lágrima (“tear-drop cells”) e são produzidas no baço na mielofibrose e presentes nas anemias megaloblásticas:

Questão 9

O organismo humano é constituído por diversos tipos de tecidos com funções especializadas para a perfeita homeostase do metabolismo celular. É de extrema importância que o profissional da área da saúde tenha conhecimentos gerais sobre as funções celulares pois, em vários momentos da atividade laboratorial, são requisitados tais conhecimentos para a execução de procedimentos técnicos. Considerando que o tecido sanguíneo é uma matriz biológica fluida, constituída de água, eletrólitos e de elementos figurados, é possível inferir que:

I - A parte líquida do sangue, nas análises laboratoriais, após a centrifugação, com o uso de anticoagulante é denominada de plasma sanguíneo.
II - A parte celular do sangue responsável pelas trocas gasosas e nutrição tecidual de oxigênio é representada pelos eritrócitos.
III - A parte celular do sangue responsável pelas defesas do organismo contra antígenos é representada pelos glóbulos brancos, denominados leucócitos.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

Questão 10

No laboratório de análises clínicas, o técnico mediu 500 mL de salina. Qual a vidraria correta utilizada para a medição?

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *