Simulado Administrador – Conhecimentos Específicos

É aquele que atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas. Num primeiro momento suas funções foram delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC).
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

As empresas fazem parte de uma organização composta por diversos recursos, como, por exemplo, o homem e o meio ambiente. E uma característica natural desses elementos é a certeza da mudança para que seja possível se adaptarem às novas realidades e tecnologias que estão em constante evolução. Assim, a Teoria das Organizações é composta por diversas peças, como um grande mosaico, que está continuamente em movimento.
Assim, características como a ênfase na prática da administração; a reafirmação dos postulados clássicos; a ênfase nos princípios gerais da administração; a ênfase nos objetivos e nos resultados; e o ecletismo nos conceitos são atributos da teoria

Questão 3

A evolução do pensamento administrativo recebeu contribuições ao longo da história de diversos pensadores e organizações. Dentre estes pensadores, destacam-se os filósofos que influenciaram enormemente a ciência da Administração, como René Decartes (1596-1626), que descreveu o método cartesiano. O princípio do método cartesiano que consiste em dividir cada dificuldade em partes menores e então propor soluções separadas para cada uma destas partes é o princípio da:

Questão 4

Sobre bens públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.
( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico diferenciado e planos de carreira específicos para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.
( ) A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.
( ) Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade.

A sequência está correta em

Questão 6

Aquele que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, descanso semanal remunerado etc.) é definido como salário

Questão 7

Acerca do processo administrativo e sindicância, com base na Lei nº 8.112/90, analise.

I. O resultado de uma sindicância pode ser arquivamento do processo, aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias ou instauração de processo disciplinar.
II. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.
III. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, a Comissão de Sindicância, se julgar conveniente, poderá sugerir a instauração de processo disciplinar.
IV. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

Estão corretas as afirmativas

Questão 8

A Lei nº 9.784/99 dispõe sobre os critérios que deverão ser observados nos processos administrativos, dos quais NÃO se inclui:

Questão 9

O modelo de avaliação de desempenho em que um avaliado é focado por praticamente todos os elementos que têm contato com ele, é o Método

Questão 10

Acerca da contabilidade aplicada ao setor público é CORRETO o que se afirma em:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *