Simulado Administrador – Conhecimentos Específicos

É aquele que atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas. Num primeiro momento suas funções foram delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC).
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

Os sistemas de informações gerenciais podem, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas, EXCETO:




Questão 2

Considere que uma organização deseja criar um organograma para sua equipe técnica e para tal busca um modelo que reduza a possibilidade de conflitos entre superior e subordinado, sublime a autoridade e que ofereça também um visual suave. O modelo a ser utilizado para atender a demanda desta empresa é o:




Questão 3

Na análise S.W.O.T, quando uma empresa sente falta de recursos ou identifica atividades que ela não faz bem feitas, diz-se que tais fatores são chamados de:




Questão 4

Em relação ao processo administrativo e com base na Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 5

Aquele que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, descanso semanal remunerado etc.) é definido como salário




Questão 6

As habilidades necessárias ao desempenho das atividades do administrador e que são mais importantes quando se ascende ao nível institucional e que estão relacionadas à compreensão da complexidade organizacional e ao ajustamento do comportamento das pessoas aos objetivos das organizações são as denominadas habilidades:




Questão 7

Acerca dos poderes e deveres do administrador público, leia o fragmento a seguir.

“Pode-se afirmar que o chamado dever de _____ está constitucionalmente integrado à conduta do administrador público e deve ser entendido como elemento necessário à legitimidade de seus atos. Por sua vez, o denominado dever de _____ corresponde à boa administração, sendo até mesmo entendido como um princípio norteador da atividade administrativa. Finalmente, o dever de _____ é uma decorrência natural da administração, assim entendida como um encargo da gestão de bens e interesses alheios.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima




Questão 8

Considerando que pesquisas na área acadêmica apontaram a produtividade como produto de duas variáveis: tecnologia (20%) e desempenho humano (80%); e que este último, por sua vez, é conseguido por meio das variáveis conhecimento (30%) e motivação (70%), tem-se que: o caminho para atingir índices ideais de desenvolvimento humano e, por consequência, de produtividade, tem início, necessariamente, a partir de ações e políticas oriundas da área de Gestão de Pessoas (conhecimento e motivação) que são, pela sua natureza, consideradas




Questão 9

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

Uma das questões talvez mais importantes no momento atual da gestão está em como motivar e desenvolver equipes de alto desempenho. As organizações têm continuamente se reinventado no que se refere às práticas de gestão e aos pacotes de remuneração e de incentivos para buscar o engajamento e, sobretudo, a iniciativa de seus colaboradores. No serviço público, esse desafio aumenta, uma vez que servidores com estabilidade tendem a diminuir o engajamento à medida que percebem o baixo risco de perda de suas posições. Uma das teorias mais influentes no campo da abordagem comportamental, a teoria do condicionamento operante, considera que os indivíduos tendem a ser motivados à repetição de condutas desejadas quando




Tempo de simulado:

Comentar Simulado