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Simulado Administrador – Conhecimentos Específicos

É aquele que atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas. Num primeiro momento suas funções foram delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC).
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

Em todo processo de tomada de decisão é essencial verificar e analisar o comportamento (valor) do dinheiro ao longo do tempo. Assim, NÃO se pode afirmar que




Questão 2

O ciclo administrativo forma uma sequência de funções do administrador e, na medida em que esse ciclo se repete, ocorre uma contínua correção e ajustamento por meio da retroação. Desta forma, o desenvolvimento de um ciclo permite definir quais as correções que deverão ser introduzidas no ciclo seguinte, e assim por diante. Os elementos desse ciclo administrativo são, precisamente,




Questão 3

Com relação às espécies de atos administrativos, pode-se afirmar que os atos normativos são aqueles que possuem um comando geral do Poder Executivo.

Nesse sentido, as opções a seguir apresentam exemplos de atos normativos, à exceção de uma. Assinale-a.




Questão 4

Considere a reportagem para responder à questão que segue.

O emaranhado de regras e procedimentos exigidos pela legislação faz com que as empresas brasileiras gastem, em média, 15 dias a mais do que as de outros países para exportar um produto. Pior, um estudo do Banco Mundial mostra que, no Brasil, as empresas perdem, em média, 2.600 horas para colocar em dia suas contas com o Fisco — três vezes mais que na Venezuela e 15 vezes mais que na União Europeia. (...)"Fala-se muito em custo da burocracia, mas há o fator tempo (que a burocracia impõe), que num cenário de juros altos traz ainda mais perdas à gestão financeira das empresas", disse Maria Alejandra Madi, da Unicamp.

Editor. Burocracia trava produtividade das empresas brasileiras. Época Negócios. 06/08/2015 10h19 - ATUALIZADA EM: 08/09/2015 14h09. Disponível em http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2015/08/ burocracia-trava-produtividade-das-empresas-brasileiras.html. Acesso em Set/2017.

A teoria da burocracia estava focada no entendimento das rotinas e estruturas organizacionais para explicar o comportamento das organizações e sua dinâmica de gestão. Nessa teoria, um dos princípios burocráticos era de que a eficiência organizacional era obtida pela uniformidade de rotinas e regulamentos, pois esses contribuem para a redução de erros e custos. Contudo, com o tempo, vários princípios burocráticos adotados no sentido de alcançar eficiência, como esse, acabaram por gerar ineficiências, como pode ser visto no texto. Isso ocorre porque o apego aos meios burocráticos se tornou mecânico e a devida reflexão de sentido com os fins buscados deixou de ser observada, ocasionando o que se chamou de disfunções burocráticas. São também, nessa ordem, princípios burocráticos e disfunções burocráticas consequentes




Questão 5

Acerca dos poderes e deveres do administrador público, leia o fragmento a seguir.

“Pode-se afirmar que o chamado dever de _____ está constitucionalmente integrado à conduta do administrador público e deve ser entendido como elemento necessário à legitimidade de seus atos. Por sua vez, o denominado dever de _____ corresponde à boa administração, sendo até mesmo entendido como um princípio norteador da atividade administrativa. Finalmente, o dever de _____ é uma decorrência natural da administração, assim entendida como um encargo da gestão de bens e interesses alheios.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima




Questão 6

“Plataformas digitais estão transformando os pipelines de negócios. Os modelos tradicionais de negócios estão tendo que se adaptar a essa nova realidade em que consumidores, fabricantes e fornecedores colaboram em plataformas digitais para desenvolver, vender e aprimorar produtos e serviços”.

Alstyne, Marshall W. Pipelines, Plataformas e novas regras de estratégia. HBR Brasil. Disponível em: http://hbrbr.uol.com.br/pipelines-plataformas-e-novas-regras-de-estrategia/ Acesso em set/17. (Adaptado)

Nesse movimento, gigantes do varejo como Walmart estão tendo que adotar o modelo de empresas de tecnologia, como a Apple, para se lançar nos mercados digitais. O desafio nesse modelo de negócio está, além de novos processos internos de trabalho e de liderança, em compreender os papéis dos diferentes atores e encontrar meios de orquestrar as participações, mantendo suas vantagens competitivas seguras em meio à abertura para maior colaboração. Do outro lado, as plataformas requerem dos agentes regulatórios maior flexibilização de regras anteriormente criadas para os pipelines para controlar o funcionamento desses negócios, sem impedir sua evolução. Essa visão de novo modelo de negócio e desafios regulatórios pode ser exemplificado pelo que atualmente está se observando com as discussões sobre




Questão 7

Dentre as características abaixo relacionadas, indique a que NÃO tem correspondência com armazenagem.




Questão 8

As habilidades necessárias ao desempenho das atividades do administrador e que são mais importantes quando se ascende ao nível institucional e que estão relacionadas à compreensão da complexidade organizacional e ao ajustamento do comportamento das pessoas aos objetivos das organizações são as denominadas habilidades:




Questão 9

O sistema integrado de gestão de materiais que procura eliminar perdas pela diminuição do estoque, produzindo os bens e os serviços nas quantidades e no exato momento em que são necessários, minimizando custos, retrabalho e otim izando processos é o denominado:




Questão 10

Considerando que pesquisas na área acadêmica apontaram a produtividade como produto de duas variáveis: tecnologia (20%) e desempenho humano (80%); e que este último, por sua vez, é conseguido por meio das variáveis conhecimento (30%) e motivação (70%), tem-se que: o caminho para atingir índices ideais de desenvolvimento humano e, por consequência, de produtividade, tem início, necessariamente, a partir de ações e políticas oriundas da área de Gestão de Pessoas (conhecimento e motivação) que são, pela sua natureza, consideradas




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