Simulado Administrador – Conhecimentos Específicos

É aquele que atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas. Num primeiro momento suas funções foram delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC).
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

As habilidades necessárias ao desempenho das atividades do administrador e que são mais importantes quando se ascende ao nível institucional e que estão relacionadas à compreensão da complexidade organizacional e ao ajustamento do comportamento das pessoas aos objetivos das organizações são as denominadas habilidades:




Questão 2

Considere o caso prático de uma empresa que atua em um ambiente econômico que lhe é familiar e, em consequência, adota uma estratégia de diversificação empresarial, por meio da qual concentra seu capital pela compra ou associação com empresas similares, buscando vantagens pela utilização dos mesmos canais de distribuição.
Este contexto se refere à diversificação do seguinte tipo:




Questão 3

Em relação ao processo administrativo e com base na Lei nº 8.112/90, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 4

Em todo processo de tomada de decisão é essencial verificar e analisar o comportamento (valor) do dinheiro ao longo do tempo. Assim, NÃO se pode afirmar que




Questão 5

Na Administração Pública, a posição de neutralidade dos gestores na prática de seus atos é associada ao princípio da




Questão 6

A Teoria Clássica da Administração caracteriza-se por seu enfoque prescritivo e normativo. Assim, o princípio da Administração que determina que cada superior não pode ter mais que um certo número de subordinados é o da:




Questão 7

A administração de uma organização, seja ela, do primeiro, segundo ou terceiro setor, passa pela administração dos recursos financeiros. Assim, é necessário conhecer três ciclos que refletirão a eficiência e eficácia das estratégias econômicas e financeiras adotadas pelas entidades. Acerca da administração financeira e, sob a perspectiva dos ciclos operacionais, econômicos e financeiros, julgue os itens abaixo, como (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, responda o que se pede.

( ) O ciclo econômico tem início com o primeiro desembolso e termina, geralmente, com o recebimento da venda. Caso haja pagamento de custos ou despesas após o recebimento da venda, é neste momento que se encerra o ciclo econômico.
( ) O ciclo operacional de uma empresa industrial inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda. Durante esse período, ocorrem vários outros eventos que caracterizam o ciclo econômico e o ciclo financeiro. O ciclo operacional é a soma do prazo de rotação dos estoques e prazo de recebimento da venda.
( ) Se ocorrem gastos ou pagamentos de outros custos e despesas (ou adiantamento para compras) antes da compra de matéria-prima, é num destes momentos que se inicia o ciclo operacional.
( ) O ciclo financeiro inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com a venda do produto fabricado.

A sequência CORRETA que preenche os parênteses é




Questão 8

A capacidade de influenciar pessoas, exercida por meio do processo de comunicação e que visa atingir um ou mais objetivos, refere-se ao conceito de:




Questão 9

Considerando o disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.
( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico diferenciado e planos de carreira específicos para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.
( ) A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.
( ) Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade.

A sequência está correta em




Questão 10

Aquele que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, descanso semanal remunerado etc.) é definido como salário




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta