Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Analista de Sistemas – Questões Objetivas

Simulado Analista de Sistemas – Questões Objetivas

Está sob as responsabilidades de um Analista de Sistemas projetar o sistema, atuar com análise e projeto de sistemas, levantamento de requisitos e regras de negócio, mapeamento de processos e modelagem de dados, atuará com padrões de qualidade das rotinas e processos entre outros.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Qual, entre os protocolos a seguir, atua na camada aplicação do TCP IP?




Questão 2

Qual, entre os IPs listados a seguir, não é válido no momento da atribuição manual a um determinado host em uma rede local?




Questão 3

Como é denominado em PHP e em outras linguagens orientadas a objetos, o recurso que permite que dois métodos dentro de uma classe tenham o mesmo nome?




Questão 4

Em projetos de Banco de Dados Relacional, a dependência funcional representada por

A→B e B→C, então A→C

é a base para caracterizar que uma relação está na:




Questão 5

Uma funcionalidade típica em um sistema de Data Warehouse permite a visualização dos dados em várias dimensões diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta a funcionalidade pré-programada que permite níveis diferentes de detalhe dos dados não revelados.




Questão 6

Considerando o paradigma de desenvolvimento de software orientado a objetos, e mais especificamente o conceito de identificador de objetos (OID), analise as afirmativas.

I - É a propriedade pela qual cada objeto, independente de sua classe ou seu estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software.
II - Objetos instanciados a partir de duas classes com relação de herança terão o mesmo valor de identificador de objetos (OID).
III - Dois ou mais objetos compartilharão o mesmo valor de identificador de objetos apenas nos casos que existir polimorfismo entre eles.

Está correto o que se afirma em




Questão 7

O padrão de transmissão que se baseia no princípio de escutar o meio antes de transmitir e retransmitir, caso ocorra uma colisão, é denominado:




Questão 8

O sistema de aluguel de veículos da empresa SoCarros foi modelado em UML. Como parte de seu desenvolvimento, o Analista de Testes Pedro definiu diversos testes a serem realizados. Considere as seguintes descrições dos testes definidos
por Pedro:

  • Testar se ao final do caso de uso “Alugar carro” aparece a mensagem “Aluguel realizado com sucesso”.
  • Testar se o sistema suportaria 500 aluguéis simultâneos.
  • Testar se o módulo dos Atendentes consegue trocar mensagens corretamente com o modulo da Gerência.
  • Testar se o método “Verificar disponibilidade” da classe “Veiculo” está funcionando corretamente.
  • Verificar quanto tempo o sistema está demorando para retornar à lista de veículos disponíveis.

Os testes descritos são, respectivamente:




Questão 9

A usabilidade está associada a uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Na Engenharia de Usabilidade cada elemento de uma interface deve ser analisado segundo algumas heurísticas. Manuel é o analista de usabilidade responsável por elaborar as interfaces do sistema da financeira SemGrana. Para realizar seu trabalho, Manuel frequentou diariamente a financeira por um mês, de forma a conhecer o vocabulário padrão, bem como os conceitos usuais utilizados pelos funcionários da financeira. Dessa forma, Manuel pôde elaborar interfaces que contivessem o vocabulário e os conceitos da financeira.
A preocupação demonstrada por Manuel pode ser traduzida pela heurística:




Questão 10

Sobre os protocolos TCP/IP em redes de computadores, analise as afirmativas.

I - O IP (Internet Protocol) é um protocolo baseado em datagrama no qual um emissor injeta um datagrama na rede e confia em sua chegada, visto que não há garantias.
II - Para oferecer comunicação confiável, o TCP (Transmission Control Protocol) pode ser utilizado, empregando o IP para fornecer fluxos orientados a conexão.
III - A implementação do TCP garante o envio de bytes da origem ao destino na ordem correta e sem erros usando números de sequências e somas de verificação (checksums), mas não faz retransmissões de pacotes recebidos.

Está correto o que se afirma em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado