Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Analista de Sistemas – Questões Objetivas

Simulado Analista de Sistemas – Questões Objetivas

Está sob as responsabilidades de um Analista de Sistemas projetar o sistema, atuar com análise e projeto de sistemas, levantamento de requisitos e regras de negócio, mapeamento de processos e modelagem de dados, atuará com padrões de qualidade das rotinas e processos entre outros.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Em um Banco de Dados PostgreSQL, Joana precisa criar uma trigger para inserir dados na tabela de auditoria chamada AGENTE_AUDIT todas as vezes que um registro da tabela AGENTE for efetivamente excluído.
Para isso, considerando que a função "agente_removido()" já esteja implementada, Joana utilizará o comando:




Questão 2

Pedro foi contratado para desenvolver uma solução de integração de dados a partir de diversas fontes heterogêneas com o objetivo de apoiar a análise de informações. A solução deve ter as seguintes características: Não-volátil, Histórico, Orientado a Assunto e Variante no Tempo.
Para isso, Pedro deve desenvolver um:

 




Questão 3

A usabilidade está associada a uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Na Engenharia de Usabilidade cada elemento de uma interface deve ser analisado segundo algumas heurísticas. Manuel é o analista de usabilidade responsável por elaborar as interfaces do sistema da financeira SemGrana. Para realizar seu trabalho, Manuel frequentou diariamente a financeira por um mês, de forma a conhecer o vocabulário padrão, bem como os conceitos usuais utilizados pelos funcionários da financeira. Dessa forma, Manuel pôde elaborar interfaces que contivessem o vocabulário e os conceitos da financeira.
A preocupação demonstrada por Manuel pode ser traduzida pela heurística:




Questão 4

O teste de aceitação é uma parte inerente ao desenvolvimento de sistemas customizados, que ocorre após o teste de release. Esse teste de aceitação engloba o teste formal de um sistema pelo cliente para decidir se esse sistema deve ou não ser aceito.
Qual é a última etapa desse teste?




Questão 5

Sobre arranjo redundante de discos (RAID), analise as afirmativas.

I - O RAID nível 0 possibilita a organização de vários discos em um único disco virtual, simulado pelo RAID, sendo que a distribuição dos dados sobre os vários discos é chamada de striping.
II - O RAID nível 1 duplica o(s) disco(s), de modo que exista(m) disco(s) primário(s) e disco(s) de cópia de segurança.
III - No RAID nível 1, durante uma escrita, cada faixa é escrita duas vezes, já durante uma leitura, qualquer uma das duas cópias pode ser usada, distribuindo a carga em mais discos.

Está correto o que se afirma em




Questão 6

Em Java, certo método da classe A deve poder ser invocado independentemente da criação prévia de uma instância de A. O modificador obrigatório na declaração desse método é:




Questão 7

Qual função em PHP deveria ser utilizada para se retornar um número com o tamanho de uma string?




Questão 8

O sistema de aluguel de veículos da empresa SoCarros foi modelado em UML. Como parte de seu desenvolvimento, o Analista de Testes Pedro definiu diversos testes a serem realizados. Considere as seguintes descrições dos testes definidos
por Pedro:

  • Testar se ao final do caso de uso “Alugar carro” aparece a mensagem “Aluguel realizado com sucesso”.
  • Testar se o sistema suportaria 500 aluguéis simultâneos.
  • Testar se o módulo dos Atendentes consegue trocar mensagens corretamente com o modulo da Gerência.
  • Testar se o método “Verificar disponibilidade” da classe “Veiculo” está funcionando corretamente.
  • Verificar quanto tempo o sistema está demorando para retornar à lista de veículos disponíveis.

Os testes descritos são, respectivamente:




Questão 9

Qual é a forma correta de conectar o PHP a um banco de dados MySQL?




Questão 10

Como é denominado o processo de avaliação de riscos de proteção que deve continuar durante toda a vida do sistema, a fim de identificar riscos emergentes e alterações que possam ser necessárias para lidar com esses riscos?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado