Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Para aplicar um revestimento cerâmico, faz-se necessário conhecer o processo de seu assentamento, de modo a obter o arranjo adequado.
O espaço regular cuja função é separar o revestimento para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento é definido como junta:




Questão 2

A Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001 (versão atualizada de 19 julho de 2017), denominada Estatuto da Cidade, determina que o Plano Diretor é obrigatório para cidades:




Questão 3

A RDC Anvisa n° 50/2002 dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). De acordo com essa RDC:




Questão 4

A Resolução CAU/BR n0 52/2013 refere-se à aprovação do código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Dentre as obrigações para com o interesse público, tem-se a seguinte regra:




Questão 5

Considere uma sala de aula equipada com 6 luminárias, com 2 lâmpadas fluorescentes tubulares T8 de 40 W cada, mantidas ligadas por 8 horas diárias de segunda à sexta-feira. Quanto seria, aproximadamente, a economia, em kWh, após 4 semanas, caso essas lâmpadas fossem substituídas por lâmpadas tubulares de Led de 18 W?

Considere que lâmpadas fluorescentes tubulares utilizam reator que possui um consumo equivalente de 12 W por lâmpada.




Questão 6

A Lei Federal 10.2S7/2001, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Considerase um instrumento de política urbana utilizada no planejamento municipal:




Questão 7

No desenvolvimento do projeto de arquitetura para uma edificação, a etapa de anteprojeto se destina à:




Questão 8

O escoramento consiste em estruturas temporárias utilizadas para sustentação de formas para concretagem.
Sobre o tema, é correto afirmar que:




Questão 9

Durante o trabalho de um aterro é comum realizar a compactação do solo que sofreu a movimentação.
O processo de compactação resultante de uma força vertical aplicada ao terreno em uma frequência inferior a 500 golpes por minuto é:




Questão 10

O Estudo de Impacto de Vizinhança – (EIV) deve contemplar os efeitos causados por empreendimentos em áreas urbanas e comunitárias, incluindo obrigatoriamente, entre outras, as seguintes questões:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado