Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Os elementos gráficos de um projeto arquitetônico que indicam a posição da edificação no terreno, a vista superior de uma edificação cortada por um plano horizontal a uma altura de 1,50m e as vistas frontal, laterais e posterior de uma edificação são, respectivamente:




Questão 2

As dimensões dos pisos e espelhos em uma escada, conforme a NBR 9050, que trata da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para seu dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III. espelhos (e): 0,16 m ≤ e ≤ 0,18 m.

Considere uma edificação com vão a vencer de 3,15 metros, na qual será construída uma escada de 1,2 m de largura, reta, em 2 lances com 9 espelhos cada e um patamar intermediário. Considere o comprimento do patamar igual à largura da escada. Qual alternativa apresenta o comprimento exato total da escada que atende de forma satisfatória os parâmetros I, II e III destacados acima?




Questão 3

O som pode ser definido como uma sensação produzida no sistema auditivo devido a uma variação de pressão ambiente. Sobre essa temática, assinale a afirmativa correta.




Questão 4

A NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece que nas instalações móveis, inclusive contêineres, destinadas a alojamentos com camas duplas, tipo beliche, a altura livre entre uma cama e outra é de no mínimo:




Questão 5

No software AutoCAD 2016 (Autodesk), qual ferramenta faz parte do painel “modify”?




Questão 6

As placas cimentícias possuem características que permitem a sua utilização como fechamento externo ou interno de uma edificação.
Constitui uma desvantagem das placas cimentícias em relação aos produtos de maior massa e espessura a seguinte característica:




Questão 7

No projeto paisagístico, a linha projetual brasileira contemporânea é marcada por:




Questão 8

A NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, estabelece número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, conforme uso e situação da edificação. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em uma edificação de uso público a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários.
( ) Em uma edificação de uso coletivo e existente, deve-se ter no mínimo duas instalações sanitárias, onde houver sanitários.
( ) Em edificações de uso coletivo a serem ampliadas ou reformadas, com até dois pavimentos e área construída de no máximo 150 m2 por pavimento, as instalações sanitárias acessíveis podem estar  localizadas em um único pavimento.
( ) Banheiros e vestiários devem ter no mínimo 10 % do total de cada peça instalada acessível, respeitada no mínimo uma de cada; quando houver divisão por sexo, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo.

Assinale a sequência correta.




Questão 9

A Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001 (versão atualizada de 19 julho de 2017), denominada Estatuto da Cidade, determina que o Plano Diretor é obrigatório para cidades:




Questão 10

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornouse símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado