Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

“Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento...” A sequência que apresenta corretamente todas as modalidades de licitação, segundo a LEI No 8.666/93 e suas alterações, é:




Questão 2

Durante o trabalho de um aterro é comum realizar a compactação do solo que sofreu a movimentação.
O processo de compactação resultante de uma força vertical aplicada ao terreno em uma frequência inferior a 500 golpes por minuto é:




Questão 3

Segundo a ABNT NBR 6492:1994, que trata da representação de projetos de arquitetura, o projeto executivo é uma fase que:




Questão 4

A fim de permitir que sua população evacue o edifício em caso de incêndio e para permitir o acesso dos bombeiros para o combate ao fogo a NBR9077/2001: Saída de emergência em edifícios - fixa as dimensões mínimas das saídas de emergência para edifícios de diversos grupos e para hospitais e complexos de saúde, prevendo a retirada de pacientes em macas e leitos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta quais as dimensões mínimas das saídas de emergência estabelecidas para os respectivos casos.




Questão 5

O processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno é definido como locação da obra.
É indicada para pequenas obras, em que os alinhamentos são definidos por pregos cravados em estruturas constituídas de duas ou três estacas cravadas diretamente no solo e travadas por uma travessa nivelada, a locação por:




Questão 6

Quanto às etapas de elaboração do projeto de arquitetura, definidas na NBR 13532 sobre Elaboração de projetos de edificações de arquitetura, analise as afirmativas abaixo.

I - No Projeto legal de arquitetura, são demandadas informações necessárias e suficientes ao atendimento das exigências legais para os procedimentos de análise e de aprovação do projeto e da construção, incluindo os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos.
II - No Anteprojeto de arquitetura, são demandadas informações técnicas relativas à edificação (somente ambientes interiores), aos elementos da edificação e a seus componentes construtivos considerados relevantes.
III - No Estudo preliminar de arquitetura, são demandadas informações sucintas e suficientes para a caracterização geral da concepção adotada, para a caracterização específica dos elementos construtivos e dos seus componentes principais e relativas a soluções alternativas gerais e especiais, suas vantagens e desvantagens, de modo a facilitar a seleção subsequente.

Está correto o que se afirma em




Questão 7

De acordo com a NBR 15575/2013: Edificações Habitacionais ± Desempenho e quais são os requisitos dos usuários, analise as afirmativas abaixo.

I. Segurança estrutural, segurança contra fogo, segurança no uso e na operação.
II. Requisitos de habitabilidade como: estanqueidade, desempenho térmico, desempenho lumínico, saúde, higiene, qualidade do ar, funcionabilidade, acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico.
III. Requisitos de sustentabilidade como: durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.

Assinale a alternativa correta.




Questão 8

A arquitetura busca dar uma configuração à matéria, de modo a individualizar o objeto e atribuir-lhe uma função. Nesse sentido, considere as afirmativas abaixo, referentes aos objetivos atribuídos aos levantamentos arquitetônicos e urbanísticos:

I. Funcionalidade: envolve a organização das atividades de execução das obras.
II. Técnica: exerce preocupação com as questões relativas ao conforto térmico, acústica, lumínico e ambiental.
III. Estética: emite mensagens sensoriais a partir do produto artístico do projeto.

Está correto somente o que se afirma em:




Questão 9

A RDC Anvisa n° 50/2002 dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). De acordo com essa RDC:




Questão 10

A NBR10582/1988 fixa as condições para a localização e disposição do desenho, área para texto e legenda nas folhas de desenho técnico. Na referida norma encontram-se as seguintes diretrizes. Analise as afirmativas abaixo:

I. Toda folha deve conter espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda.
II. O desenho principal deve ser colocado acima, à esquerda na folha.
III.O espaço para texto deve ser disposto em colunas, levando em consideração o dobramento padrão de desenho.
IV. A planta de situação deve ser localizada em área onde, mesmo após a dobra da folha no formato padrão ela possa ser visualizada.

Assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta