Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001 (versão atualizada de 19 julho de 2017), denominada Estatuto da Cidade, determina que o Plano Diretor é obrigatório para cidades:

Questão 2

A arquitetura busca dar uma configuração à matéria, de modo a individualizar o objeto e atribuir-lhe uma função. Nesse sentido, considere as afirmativas abaixo, referentes aos objetivos atribuídos aos levantamentos arquitetônicos e urbanísticos:

I. Funcionalidade: envolve a organização das atividades de execução das obras.
II. Técnica: exerce preocupação com as questões relativas ao conforto térmico, acústica, lumínico e ambiental.
III. Estética: emite mensagens sensoriais a partir do produto artístico do projeto.

Está correto somente o que se afirma em:

Questão 3

O Estudo de Impacto de Vizinhança – (EIV) deve contemplar os efeitos causados por empreendimentos em áreas urbanas e comunitárias, incluindo obrigatoriamente, entre outras, as seguintes questões:

Questão 4

Em uma instalação elétrica com tensão de linha de 220 V e esquema de aterramento TN-S, ocorreu um contato da fase com a carcaça metálica de um equipamento em um de seus circuitos. Esse circuito possui bitola de 4 mm² e comprimento de 20 metros.
Considerando-se que a resistividade do fio do circuito é igual a 0,02Ω.mm²/m e desprezando-se qualquer resistência de contato, o valor da corrente de falta, em ampères, é igual a:

Questão 5

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornouse símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:

Questão 6

De acordo com a NBR10067/1995: Princípios gerais de representação em desenho técnico, assinale a alternativa que apresenta em qual cor deve ser representado o desenho técnico.

Questão 7

A Lei Federal nº 6.766 dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Sobre o conteúdo dessa lei, analise as afirmativas a seguir.

I - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nessa Lei às peculiaridades regionais e locais.
II - Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.
III - Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
IV - Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.
V - A infraestrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.

Está correto o que se afirma em

Questão 8

No desenvolvimento do projeto de arquitetura para uma edificação, a etapa de anteprojeto se destina à:

Questão 9

As dimensões dos pisos e espelhos em uma escada, conforme a NBR 9050, que trata da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para seu dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III. espelhos (e): 0,16 m ≤ e ≤ 0,18 m.

Considere uma edificação com vão a vencer de 3,15 metros, na qual será construída uma escada de 1,2 m de largura, reta, em 2 lances com 9 espelhos cada e um patamar intermediário. Considere o comprimento do patamar igual à largura da escada. Qual alternativa apresenta o comprimento exato total da escada que atende de forma satisfatória os parâmetros I, II e III destacados acima?

Questão 10

Sobre as obrigações do Arquiteto e Urbanista para com os colegas, previstas no Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Arquiteto e Urbanista deve evitar oferecer vantagem ou incentivo material ou pecuniário a outrem, visando favorecer indicação de eventuais futuros contratantes.
( ) O Arquiteto e Urbanista deve declarar-se impedido de realizar trabalhos de avaliação crítica, perícia, análise, julgamento, mediação ou aprovação de projetos ou trabalhos dos quais seja autor ou de cuja equipe realizadora faça parte.
( ) O Arquiteto e Urbanista que desempenhar atividades nos órgãos técnicos dos poderes públicos deve restringir suas decisões e pareceres ao cumprimento das leis e regulamentos em vigor, com isenção e em tempo útil, não podendo, nos processos em que atue como agente público, ser parte em qualquer um deles.
( ) O Arquiteto e Urbanista, enquanto membro de equipe ou de quadro técnico de empresa ou de órgão público, deve colaborar para o legítimo acesso de seus colegas e colaboradores às devidas promoções e ao desenvolvimento profissional, evitando o uso de artifícios ou expedientes enganosos que possam prejudicá-los.

Assinale a sequência correta.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *