Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornouse símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:




Questão 2

Eflorescência é conceituada como depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As eflorescências causam degradação microestrutural apenas nas zonas próximas à superfície, bem como degradação estética no produto cerâmico, paredes pintadas, pisos e tetos.
( ) Os sais solúveis que dão origem às eflorescências têm origem apenas da água existente no subsolo.
( ) As eflorescências podem alterar a aparência da superfície sobre a qual se depositam e em determinados casos seus sais constituintes podem ser agressivos, causando desagregação profunda.
( ) A argamassa que contém cal em sua composição é menos vulnerável à ocorrência de eflorescência, tendo em vista que a eflorescência é maior quando as argamassas não contêm cal aditivada.

Assinale a sequência correta.




Questão 3

As placas cimentícias possuem características que permitem a sua utilização como fechamento externo ou interno de uma edificação.
Constitui uma desvantagem das placas cimentícias em relação aos produtos de maior massa e espessura a seguinte característica:




Questão 4

Os elementos gráficos de um projeto arquitetônico que indicam a posição da edificação no terreno, a vista superior de uma edificação cortada por um plano horizontal a uma altura de 1,50m e as vistas frontal, laterais e posterior de uma edificação são, respectivamente:




Questão 5

A arquitetura busca dar uma configuração à matéria, de modo a individualizar o objeto e atribuir-lhe uma função. Nesse sentido, considere as afirmativas abaixo, referentes aos objetivos atribuídos aos levantamentos arquitetônicos e urbanísticos:

I. Funcionalidade: envolve a organização das atividades de execução das obras.
II. Técnica: exerce preocupação com as questões relativas ao conforto térmico, acústica, lumínico e ambiental.
III. Estética: emite mensagens sensoriais a partir do produto artístico do projeto.

Está correto somente o que se afirma em:




Questão 6

As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para o seu dimensionamento, de acordo com a ABNT NBR 9050:2015, devem ser atendidas as seguintes condições:

• 0,63 m < p + 2e < 0,65 m • pisos (p): 0,28 m < p < 0,32 m • espelhos (e): 0,16 m < e < 0,18 m

Sendo e = espelho e p = piso, entende-se por completo as condições acima em:




Questão 7

O escoramento consiste em estruturas temporárias utilizadas para sustentação de formas para concretagem.
Sobre o tema, é correto afirmar que:




Questão 8

A RDC Anvisa n° 50/2002 dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). De acordo com essa RDC:




Questão 9

Em um terreno a ser submetido à terraplanagem, calculou-se que devem ser retirados 70 m³ de solo.
O volume de terra a ser transportado para outro local, considerando-se a taxa de empolamento de 30%, é igual a:




Questão 10

No desenvolvimento do projeto de arquitetura para uma edificação, a etapa de anteprojeto se destina à:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado