Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura conceitua escalas como a relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais. Considerando um objeto com dimensão real de 24m e escala utilizada de 1:50, qual a dimensão do objeto no desenho?

Questão 2

De acordo com a NBR6492/1994 Representação de Projetos de Arquitetura e quais os elementos que devem constar em projeto executivo no desenho das fachadas, assinale a alternativa correta.

Questão 3

A NBR10582/1988 fixa as condições para a localização e disposição do desenho, área para texto e legenda nas folhas de desenho técnico. Na referida norma encontram-se as seguintes diretrizes. Analise as afirmativas abaixo:

I. Toda folha deve conter espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda.
II. O desenho principal deve ser colocado acima, à esquerda na folha.
III.O espaço para texto deve ser disposto em colunas, levando em consideração o dobramento padrão de desenho.
IV. A planta de situação deve ser localizada em área onde, mesmo após a dobra da folha no formato padrão ela possa ser visualizada.

Assinale a alternativa correta.

Questão 4

O escoramento consiste em estruturas temporárias utilizadas para sustentação de formas para concretagem.
Sobre o tema, é correto afirmar que:

Questão 5

Considere uma edificação implantada em um terreno com medidas de 20 x 30m, cuja legislação municipal estabelece uma taxa de ocupação máxima de 20% e um coeficiente de aproveitamento máximo de 2. Quantos pavimentos essa edificação poderá ter de forma a atender o máximo permitido pela legislação?

Questão 6

O Estudo de Impacto de Vizinhança – (EIV) deve contemplar os efeitos causados por empreendimentos em áreas urbanas e comunitárias, incluindo obrigatoriamente, entre outras, as seguintes questões:

Questão 7

Segundo a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos a largura da calçada pode ser dividida em três faixas de uso: as faixas de serviço, onde são instalados canteiros, árvores, postes, iluminação, sinalização e mobiliários as faixas livres destinada exclusivamente à circulação de pedestres e a faixa de acesso que consiste na passagem da área pública para o lote, sendo esta última viável apenas em calçadas com largura superior a 2,00 m (metros). Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta qual a largura mínima recomendada para as duas primeiras faixas.

Questão 8

Segundo a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos uma sequência de 3 (três) degraus ou mais é considerado uma escada e as dimensões de pisos e espelhos devem ser constantes em toda sua extensão. Diante disto, alguns parâmetros devem ser utilizados no projeto. Analise as afirmativas abaixo.

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. Pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III.Espelhos (e): 0,16 m ≤ 0,18 m.
IV. Espelhos (e): 0,14 m ≤ 0,18 m.

Assinale a alternativa correta.

Questão 9

A NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece que nas instalações móveis, inclusive contêineres, destinadas a alojamentos com camas duplas, tipo beliche, a altura livre entre uma cama e outra é de no mínimo:

Questão 10

Em um terreno a ser submetido à terraplanagem, calculou-se que devem ser retirados 70 m³ de solo.
O volume de terra a ser transportado para outro local, considerando-se a taxa de empolamento de 30%, é igual a:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *