Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Oscar Corbella, ao tratar de conforto ambiental em seu livro Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os trópicos (2009), afirma: “a principal justificativa das enormes áreas envidraçadas dos edifícios europeus e norte-americanos é - devido ao seu céu pouco luminoso - permitir a entrada da iluminação natural nos ambientes internos. Essas grandes áreas também beneficiam o conforto térmico, pela conversão em calor da radiação solar introduzida”. Para a região dos trópicos, é correto afirmar que:

Questão 2

De acordo com a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos os corredores em edificações e equipamentos urbanos devem ser dimensionados levando em consideração o fluxo de pessoas e assegurando uma faixa livre de barreiras e obstáculos. Para corredores com extensão superior a 15m (metros) qual deverá ser a largura mínima. Assinale a alternativa correta.

Questão 3

A RDC Anvisa n° 50/2002 dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). De acordo com essa RDC:

Questão 4

Considere uma edificação implantada em um terreno com medidas de 20 x 30m, cuja legislação municipal estabelece uma taxa de ocupação máxima de 20% e um coeficiente de aproveitamento máximo de 2. Quantos pavimentos essa edificação poderá ter de forma a atender o máximo permitido pela legislação?

Questão 5

A NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece que nas instalações móveis, inclusive contêineres, destinadas a alojamentos com camas duplas, tipo beliche, a altura livre entre uma cama e outra é de no mínimo:

Questão 6

No projeto paisagístico, a linha projetual brasileira contemporânea é marcada por:

Questão 7

Segundo a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos uma sequência de 3 (três) degraus ou mais é considerado uma escada e as dimensões de pisos e espelhos devem ser constantes em toda sua extensão. Diante disto, alguns parâmetros devem ser utilizados no projeto. Analise as afirmativas abaixo.

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. Pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III.Espelhos (e): 0,16 m ≤ 0,18 m.
IV. Espelhos (e): 0,14 m ≤ 0,18 m.

Assinale a alternativa correta.

Questão 8

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornouse símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:

Questão 9

Quanto às etapas de elaboração do projeto de arquitetura, definidas na NBR 13532 sobre Elaboração de projetos de edificações de arquitetura, analise as afirmativas abaixo.

I - No Projeto legal de arquitetura, são demandadas informações necessárias e suficientes ao atendimento das exigências legais para os procedimentos de análise e de aprovação do projeto e da construção, incluindo os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos.
II - No Anteprojeto de arquitetura, são demandadas informações técnicas relativas à edificação (somente ambientes interiores), aos elementos da edificação e a seus componentes construtivos considerados relevantes.
III - No Estudo preliminar de arquitetura, são demandadas informações sucintas e suficientes para a caracterização geral da concepção adotada, para a caracterização específica dos elementos construtivos e dos seus componentes principais e relativas a soluções alternativas gerais e especiais, suas vantagens e desvantagens, de modo a facilitar a seleção subsequente.

Está correto o que se afirma em

Questão 10

Segundo a RDC 50 (Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assinale a alternativa que apresenta qual a largura mínima das circulações de urgência/emergência, centro cirúrgico e obstétrico.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *