Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornouse símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:

Questão 2

A fim de permitir que sua população evacue o edifício em caso de incêndio e para permitir o acesso dos bombeiros para o combate ao fogo a NBR9077/2001: Saída de emergência em edifícios - fixa as dimensões mínimas das saídas de emergência para edifícios de diversos grupos e para hospitais e complexos de saúde, prevendo a retirada de pacientes em macas e leitos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta quais as dimensões mínimas das saídas de emergência estabelecidas para os respectivos casos.

Questão 3

Diz o Código de Obras do Município de Ouro Branco, no seu artigo 61:

“Os edifícios construídos sobre linhas divisórias e/ou no alinhamento do logradouro público deverão ser providos dos artifícios necessários para não deitarem água sobre o terreno adjacente ou sobre o logradouro.”

Segundo o artigo acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Os condutores das fachadas serão embutidos nas paredes.
II. Fica proibida a ligação direta dos condutores à rede de esgoto sanitário.
III. As águas pluviais serão canalizadas por baixo dos passeios, até as sarjetas, não sendo permitidas aberturas nos muros.
IV. Somente será permitido o escoamento de águas pluviais em edificação em linhas divisórias laterais se não contiver abertura nas paredes confinantes, a não ser as que permitam o Código Civil.

Assinale

Questão 4

A NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, estabelece número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, conforme uso e situação da edificação. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em uma edificação de uso público a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários.
( ) Em uma edificação de uso coletivo e existente, deve-se ter no mínimo duas instalações sanitárias, onde houver sanitários.
( ) Em edificações de uso coletivo a serem ampliadas ou reformadas, com até dois pavimentos e área construída de no máximo 150 m2 por pavimento, as instalações sanitárias acessíveis podem estar  localizadas em um único pavimento.
( ) Banheiros e vestiários devem ter no mínimo 10 % do total de cada peça instalada acessível, respeitada no mínimo uma de cada; quando houver divisão por sexo, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo.

Assinale a sequência correta.

Questão 5

Sobre as funções de um sistema predial de esgoto, considere as afirmativas a seguir:

I. Impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema.
II. Direcionar os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário para o sistema de ventilação.
III. Impedir que as águas pluviais possam contaminar o sistema de abastecimento de água do prédio.

Está correto somente o que se afirma em:

Questão 6

Na construção de um ambiente, diversos serviços devem ser executados em uma sequência lógica.
No caso de um banheiro, considere os serviços a seguir:

A) alvenaria;
B) louças sanitárias, bancadas, metais sanitários;
C) azulejo;
D) piso cerâmico.

A sequência correta de execução desses serviços deve ser:

Questão 7

A NBR 6492 estabelece que nos desenhos a mão livre e nos desenhos por instrumento poderão ser utilizados tanto lápis, quanto tinta, fazendo recomendações para um ou para outro de acordo com o tipo de papel. Diante disso, assinale a alternativa que faz a correlação adequada:

Questão 8

Na fase de preparação de um projeto arquitetônico de edificações estão incluídas as seguintes etapas:

I. Estudo de viabilidade do empreendimento (EVE)

II. Programa geral de necessidades (PGN)

III. Levantamento de informações preliminares (LV- PRE)

IV. Levantamento das informações técnicas específicas (LVIT-ARQ) a serem fornecidas pelo empreendedor ou contratadas no projeto.

De acordo com o que estabelece a ABNT NBR 16636-2:2017, a sequência indicada para a realização dessas etapas é:

Questão 9

“Conhecida como uma ferramenta para auxiliar nos processos de tomada de decisão, visto que permite uma visão ampla sobre a gestão de uma empresa. Também conhecida como Princípio de Pareto, ou regra 80/20, é uma teoria que prevê que 80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas.”

(Fonte: https://www.mandae.com.br)

O texto acima refere-se

Questão 10

A representação gráfica de projetos de arquitetura visa a boa compreensão do desenho e é regulamentada pela NBR6492/1994 Representação de Projetos de Arquitetura. De acordo com a referida Norma equais os tipos de traços utilizados para cada caso, analise as afirmativas abaixo.

I. Linhas internas ± contínuas.
II. Linhas situadas além do plano do desenho ± tracejadas.
III.Linha de eixo ± traço e ponto.
IV. Linha de projeção importante ± traço e dois pontos.

Assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-5424 Alguns elementos são instalados depois do piso, como a bacia sanitária e os acabamentos. A resposta precisa ser mais específica a cerca das etapas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *