Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Atualmente, a ABNT NBR 9050/2020, que regulamenta a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, tem força de lei e é obrigatória a sua consideração em projetos de arquitetura e urbanismo, e design de interiores. Sobre o documento citado acima, é CORRETO afirmar que:

Questão 2

Durante o trabalho de um aterro é comum realizar a compactação do solo que sofreu a movimentação.
O processo de compactação resultante de uma força vertical aplicada ao terreno em uma frequência inferior a 500 golpes por minuto é:

Questão 3

Acerca do processo evolutivo de planejamentos urbanos, analise os itens a seguir:

I. A Carta de Atenas, elaborada durante o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado na cidade de Atenas no ano de 1933, foi um grande marco para o urbanismo moderno, dendendo a separação da cidade em áreas distintas: áreas residenciais, de recreação e de trabalho, correspondentes a funções primordiais da cidade: residir, trabalhar, recrear, além de circular.

II. A Carta do Planejamento Territorial, elaborada em 1952, na cidade de La Tourrete, França, em reunião do Grupo Economia e Humanismo, destacou a importância de que o planejamento deveria ser tratado como um processo, incluindo a preocupação com a participação popular.

III. A Carta dos Andes, elaborada durante o Seminário de Técnicos e Funcionários em Planejamento Urbano, em 1958, em Bogotá, na Colômbia, se destaca por pensar no lazer como a quinta função da cidade, havendo a preocupação de integrá-la com o meio ambiente.

IV. O Plano Piloto para Brasília mantém zonas urbanas bem definidas e separadas entre edifícios públicos, setor residencial, bancário, hoteleiro, etc., demonstrando influência da Carta de Atenas.

V. Entre os avanços da Constituição de 1988 na seara da política urbana está a inclusão da população como corresponsável pela condução do planejamento das ações no município.

São corretos os itens:

Questão 4

De acordo com a Lei de licitações, (Lei 14.133/2021), o projeto básico é o “conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado para definir e dimensionar a obra ou o serviço, ou o complexo de obras ou de serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegure a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução”. O projeto básico deverá conter os seguintes elementos, exceto:

Questão 5

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornouse símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:

Questão 6

Sobre as licitações de obras é incorreto afirmar:

Questão 7

No projeto paisagístico, a linha projetual brasileira contemporânea é marcada por:

Questão 8

De acordo com o que estabelece a ABNT NBR 16636-1:2017, o estudo de viabilidade arquitetônica (EV-ARQ) corresponde à(ao):

Questão 9

Na fase de preparação de um projeto arquitetônico de edificações estão incluídas as seguintes etapas:

I. Estudo de viabilidade do empreendimento (EVE)

II. Programa geral de necessidades (PGN)

III. Levantamento de informações preliminares (LV- PRE)

IV. Levantamento das informações técnicas específicas (LVIT-ARQ) a serem fornecidas pelo empreendedor ou contratadas no projeto.

De acordo com o que estabelece a ABNT NBR 16636-2:2017, a sequência indicada para a realização dessas etapas é:

Questão 10

Considere uma edificação implantada em um terreno com medidas de 20 x 30m, cuja legislação municipal estabelece uma taxa de ocupação máxima de 20% e um coeficiente de aproveitamento máximo de 2. Quantos pavimentos essa edificação poderá ter de forma a atender o máximo permitido pela legislação?

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-5424 Alguns elementos são instalados depois do piso, como a bacia sanitária e os acabamentos. A resposta precisa ser mais específica a cerca das etapas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *