Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece que nas instalações móveis, inclusive contêineres, destinadas a alojamentos com camas duplas, tipo beliche, a altura livre entre uma cama e outra é de no mínimo:




Questão 2

A representação gráfica de projetos de arquitetura visa a boa compreensão do desenho e é regulamentada pela NBR6492/1994 Representação de Projetos de Arquitetura. De acordo com a referida Norma equais os tipos de traços utilizados para cada caso, analise as afirmativas abaixo.

I. Linhas internas ± contínuas.
II. Linhas situadas além do plano do desenho ± tracejadas.
III.Linha de eixo ± traço e ponto.
IV. Linha de projeção importante ± traço e dois pontos.

Assinale a alternativa correta.




Questão 3

De acordo com a NBR6492/1994 Representação de Projetos de Arquitetura e quais os elementos que devem constar em projeto executivo no desenho das fachadas, assinale a alternativa correta.




Questão 4

A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a RDC 51 estabelece os requisitos para o PBA (projeto básico de arquitetura) de ambientes destinados à saúde. Analise as afirmativas abaixo.

I. As plantas baixas, cortes e fachadas, com escalas não menores que 1:100, exceto as plantas de locação, de situação e de cobertura, que podem ter a escala definida pelo autor do projeto ou por legislação local pertinente.
II. Nomenclatura em todos os ambientes, conforme listagem contida na RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la, e demais normas federais.
III.Todas as dimensões (medidas lineares, aberturas e áreas internas dos compartimentos e espessura das paredes).
IV. A locação de louças sanitárias e bancadas, posição dos leitos (quando houver), locação dos equipamentos não portáteis médico assistenciais e de infraestrutura, equipamentos de geração de água quente e vapor, equipamentos de geração de energia elétrica regular e de emergência, equipamentos de fornecimento ou geração de gases medicinais, equipamentos de telefonia e dados e equipamentos de climatização, locais para armazenamento e de tratamento (quando houver) dos resíduos de serviço de saúde.
V. A indicação das instalações prediais, por ambiente, adotando¬-se a simbologia definida no item 3. Dimensionamento, Quantificação e Instalações Prediais dos Ambientes do Regulamento Técnico aprovado pela RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la.

Assinale a alternativa correta.




Questão 5

O edifício para o Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro, durante a gestão do Ministro Capanema, tornouse símbolo da modernidade do Estado.
Uma das características arquitetônicas desse edifício, incorporada da cartilha corbusiana é:




Questão 6

Sobre as funções de um sistema predial de esgoto, considere as afirmativas a seguir:

I. Impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema.
II. Direcionar os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário para o sistema de ventilação.
III. Impedir que as águas pluviais possam contaminar o sistema de abastecimento de água do prédio.

Está correto somente o que se afirma em:




Questão 7

A NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, estabelece número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, conforme uso e situação da edificação. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em uma edificação de uso público a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários.
( ) Em uma edificação de uso coletivo e existente, deve-se ter no mínimo duas instalações sanitárias, onde houver sanitários.
( ) Em edificações de uso coletivo a serem ampliadas ou reformadas, com até dois pavimentos e área construída de no máximo 150 m2 por pavimento, as instalações sanitárias acessíveis podem estar  localizadas em um único pavimento.
( ) Banheiros e vestiários devem ter no mínimo 10 % do total de cada peça instalada acessível, respeitada no mínimo uma de cada; quando houver divisão por sexo, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo.

Assinale a sequência correta.




Questão 8

Segundo a NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos uma sequência de 3 (três) degraus ou mais é considerado uma escada e as dimensões de pisos e espelhos devem ser constantes em toda sua extensão. Diante disto, alguns parâmetros devem ser utilizados no projeto. Analise as afirmativas abaixo.

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. Pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III.Espelhos (e): 0,16 m ≤ 0,18 m.
IV. Espelhos (e): 0,14 m ≤ 0,18 m.

Assinale a alternativa correta.




Questão 9

A Resolução CAU/BR n0 52/2013 refere-se à aprovação do código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Dentre as obrigações para com o interesse público, tem-se a seguinte regra:




Questão 10

O Estudo de Impacto de Vizinhança – (EIV) deve contemplar os efeitos causados por empreendimentos em áreas urbanas e comunitárias, incluindo obrigatoriamente, entre outras, as seguintes questões:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado