Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura conceitua escalas como a relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais. Considerando um objeto com dimensão real de 24m e escala utilizada de 1:50, qual a dimensão do objeto no desenho?




Questão 2

No projeto paisagístico, a linha projetual brasileira contemporânea é marcada por:




Questão 3

Durante o trabalho de um aterro é comum realizar a compactação do solo que sofreu a movimentação.
O processo de compactação resultante de uma força vertical aplicada ao terreno em uma frequência inferior a 500 golpes por minuto é:




Questão 4

Segundo a ABNT NBR 6492:1994, que trata da representação de projetos de arquitetura, o projeto executivo é uma fase que:




Questão 5

O som pode ser definido como uma sensação produzida no sistema auditivo devido a uma variação de pressão ambiente. Sobre essa temática, assinale a afirmativa correta.




Questão 6

Para aplicar um revestimento cerâmico, faz-se necessário conhecer o processo de seu assentamento, de modo a obter o arranjo adequado.
O espaço regular cuja função é separar o revestimento para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento é definido como junta:




Questão 7

A NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece que nas instalações móveis, inclusive contêineres, destinadas a alojamentos com camas duplas, tipo beliche, a altura livre entre uma cama e outra é de no mínimo:




Questão 8

Sobre as obrigações do Arquiteto e Urbanista para com os colegas, previstas no Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Arquiteto e Urbanista deve evitar oferecer vantagem ou incentivo material ou pecuniário a outrem, visando favorecer indicação de eventuais futuros contratantes.
( ) O Arquiteto e Urbanista deve declarar-se impedido de realizar trabalhos de avaliação crítica, perícia, análise, julgamento, mediação ou aprovação de projetos ou trabalhos dos quais seja autor ou de cuja equipe realizadora faça parte.
( ) O Arquiteto e Urbanista que desempenhar atividades nos órgãos técnicos dos poderes públicos deve restringir suas decisões e pareceres ao cumprimento das leis e regulamentos em vigor, com isenção e em tempo útil, não podendo, nos processos em que atue como agente público, ser parte em qualquer um deles.
( ) O Arquiteto e Urbanista, enquanto membro de equipe ou de quadro técnico de empresa ou de órgão público, deve colaborar para o legítimo acesso de seus colegas e colaboradores às devidas promoções e ao desenvolvimento profissional, evitando o uso de artifícios ou expedientes enganosos que possam prejudicá-los.

Assinale a sequência correta.




Questão 9

Quanto às etapas de elaboração do projeto de arquitetura, definidas na NBR 13532 sobre Elaboração de projetos de edificações de arquitetura, analise as afirmativas abaixo.

I - No Projeto legal de arquitetura, são demandadas informações necessárias e suficientes ao atendimento das exigências legais para os procedimentos de análise e de aprovação do projeto e da construção, incluindo os órgãos públicos e as companhias concessionárias de serviços públicos.
II - No Anteprojeto de arquitetura, são demandadas informações técnicas relativas à edificação (somente ambientes interiores), aos elementos da edificação e a seus componentes construtivos considerados relevantes.
III - No Estudo preliminar de arquitetura, são demandadas informações sucintas e suficientes para a caracterização geral da concepção adotada, para a caracterização específica dos elementos construtivos e dos seus componentes principais e relativas a soluções alternativas gerais e especiais, suas vantagens e desvantagens, de modo a facilitar a seleção subsequente.

Está correto o que se afirma em




Questão 10

A RDC Anvisa n° 50/2002 dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). De acordo com essa RDC:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado