Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde.
Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Oscar Corbella, ao tratar de conforto ambiental em seu livro Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os trópicos (2009), afirma: “a principal justificativa das enormes áreas envidraçadas dos edifícios europeus e norte-americanos é - devido ao seu céu pouco luminoso - permitir a entrada da iluminação natural nos ambientes internos. Essas grandes áreas também beneficiam o conforto térmico, pela conversão em calor da radiação solar introduzida”. Para a região dos trópicos, é correto afirmar que:




Questão 2

O escoramento consiste em estruturas temporárias utilizadas para sustentação de formas para concretagem.
Sobre o tema, é correto afirmar que:




Questão 3

Na construção de um ambiente, diversos serviços devem ser executados em uma sequência lógica.
No caso de um banheiro, considere os serviços a seguir:

A) alvenaria;
B) louças sanitárias, bancadas, metais sanitários;
C) azulejo;
D) piso cerâmico.

A sequência correta de execução desses serviços deve ser:




Questão 4

No projeto paisagístico, a linha projetual brasileira contemporânea é marcada por:




Questão 5

A Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001 (versão atualizada de 19 julho de 2017), denominada Estatuto da Cidade, determina que o Plano Diretor é obrigatório para cidades:




Questão 6

Segundo a ABNT NBR 6492:1994, que trata da representação de projetos de arquitetura, o projeto executivo é uma fase que:




Questão 7

As dimensões dos pisos e espelhos em uma escada, conforme a NBR 9050, que trata da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para seu dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:

I. 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m.
II. pisos (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m.
III. espelhos (e): 0,16 m ≤ e ≤ 0,18 m.

Considere uma edificação com vão a vencer de 3,15 metros, na qual será construída uma escada de 1,2 m de largura, reta, em 2 lances com 9 espelhos cada e um patamar intermediário. Considere o comprimento do patamar igual à largura da escada. Qual alternativa apresenta o comprimento exato total da escada que atende de forma satisfatória os parâmetros I, II e III destacados acima?




Questão 8

As placas cimentícias possuem características que permitem a sua utilização como fechamento externo ou interno de uma edificação.
Constitui uma desvantagem das placas cimentícias em relação aos produtos de maior massa e espessura a seguinte característica:




Questão 9

A capacidade de água reservada para o atendimento das unidades residenciais de um prédio, sem considerar a água para combate a incêndio, é no mínimo de:




Questão 10

Eflorescência é conceituada como depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As eflorescências causam degradação microestrutural apenas nas zonas próximas à superfície, bem como degradação estética no produto cerâmico, paredes pintadas, pisos e tetos.
( ) Os sais solúveis que dão origem às eflorescências têm origem apenas da água existente no subsolo.
( ) As eflorescências podem alterar a aparência da superfície sobre a qual se depositam e em determinados casos seus sais constituintes podem ser agressivos, causando desagregação profunda.
( ) A argamassa que contém cal em sua composição é menos vulnerável à ocorrência de eflorescência, tendo em vista que a eflorescência é maior quando as argamassas não contêm cal aditivada.

Assinale a sequência correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado