Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê dentre os direitos fundamentais o direito à Convivência Familiar e Comunitária. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:

Questão 2

Os modelos de Seguridade Social, tanto na Europa quanto na América Latina, se estruturam, prioritariamente, no eixo previdenciário, obedecendo à lógica do seguro social. O princípio dessa lógica

Questão 3

Sobre a “Lei Maria da Penha”, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

Partor e Marques (2010) afirmam que a pesquisa deve consistir em um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do serviço social, de maneira que se construa a compreensão dos problemas sociais e os desafios do universo da produção e reprodução da vida social.
No que concerne à relação pesquisa e serviço social, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

As tendências analíticas e interpretativas sobre a profissão Serviço Social e a realidade sobre a qual atua não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos.
Isso porque:

Questão 6

Sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), analise as afirmativas.

I - A Assistência Social define-se pelo reconhecimento público da legitimidade das demandas de seus usuários e espaço de ampliação de sua participação no controle social sobre a política.
II - O estabelecimento de uma relação subsidiária entre o poder público municipal e a comunidade constitui-se em uma particularidade da PNAS na organização da rede de proteção social.
III - Há centralidade no indivíduo como beneficiário dos serviços, programas e projetos desenvolvidos pela política.
IV - Constitui-se público usuário da PNAS cidadãos e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

Estão corretas as afirmativas

Questão 7

Quanto a proteção social prevista na LOAS assinale a alternativa correta:

Questão 8

Verifica-se, ao longo do tempo, que diante das crises nos países capitalistas avançados e em desenvolvimento, a família sempre esteve presente como instância de gestão e superação da crise.
Sobre família, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Sobre a organização da Assistência Social, analise os itens abaixo:

I. A assistência social tem por objetivos, dentre outros, a vigilância socioassistencial, que visa analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela, a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.
II. Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas com ou sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por essa Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.
III. Dentre os princípios que regem a assistência social, está o do respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
IV. O Sistema Único da Assistência Social - SUAS é integrado pelos entes federativos, pelos respectivos conselhos de assistência social e pelas entidades e organizações de assistência social abrangidas pela Lei nº 8.742/93.

Estão CORRETOS

Questão 10

O princípio/diretriz da matricialidade sócio-familiar, presente na PNAS, sustenta-se na concepção de família como

Tempo de simulado:

um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *