Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O Código de Ética de 1993 traz os direitos e deveres do Assistente Social. De acordo com o Art. 5 do Código de Ética/1993 são deveres do assistente social nas suas relações com o usuário, exceto:




Questão 2

A mundialização financeira em curso potencializa e generaliza relações mercantis que, entre outras consequências, reconfigura a relação Estado e sociedade civil, resultando




Questão 3

No âmbito da política de educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional.
Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 4

Sobre o sigilo do profissional do serviço social, analise os itens abaixo:

I. O sigilo profissional não pode vir separado da reflexão ética como se fosse uma simples questão técnica, ou mesmo, procedimental.
II. No Código de Ética de 1993, o sigilo profissional é um direito do Assistente Social.
III. No Brasil, todos os Códigos de Ética do Assistente Social trataram da questão do sigilo ou de seu sinônimo segredo, ainda que representasse uma forte vinculação moral da doutrina cristã.
IV. De acordo com o Código de Ética em vigor, não é permitida, sob hipótese alguma, a quebra do sigilo profissional.

Estão CORRETOS




Questão 5

Assinale a alternativa correta, considerando o Projeto Ético - Político do Serviço Social.Assinale a alternativa correta, considerando o Projeto Ético - Político do Serviço Social.




Questão 6

Sobre a afirmação da pesquisa como dimensão integrante do exercício profissional do Assistente Social, analise as afirmativas.

I - É determinante para a elaboração de propostas profissionais que tenham efetividade, eficácia e eficiência.
II - Atribui materialidade aos princípios ético-político-profissionais norteadores do projeto profissional.
III - Permite o cuidadoso conhecimento das situações ou fenômenos sociais, expressões da Questão Social, que são objeto de trabalho dos Assistentes Sociais.
IV - Sistematiza o conjunto das ações profissionais a serem realizadas no contexto das relações de trabalho em que se encontra o Assistente Social.

Estão corretas as afirmativas




Questão 7

O Estatuto do Idoso, lei 10.141/2003 é um instrumento de trabalho do Assistente Social na garantia dos direitos da pessoa idosa. Com base nessa lei, assinale a alternativa correta:




Questão 8

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. A questão social é apreendida como:




Questão 9

No cotidiano, os profissionais devem promover estratégias técnico-políticas nos diversos espaços sócioinstitucionais que concretizem princípios como todos citados abaixo, EXCETO:




Questão 10

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é CORRETO afirmar sobre o conceito de família natural:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta