Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Atuando nas questões mais contundentes da questão social, os Assistentes Sociais na contemporaneidade se deparam com:

I. A tendência de fragmentar os usuários das políticas públicas, baseando-se nas características de geração (jovens, idosos, crianças), de gênero e ético-culturais (mulheres, negros e índios).
II. Uma conjuntura adversa para os trabalhadores, os quais carecem de maior organicidade para terem força na cena pública.
III. Unificação das bandeiras de luta dos trabalhadores, gerando uma harmonia e uma consciência de classe.
IV. Uma ampla investida ideológica por parte do capital e da força sindical voltada à cooptação dos trabalhadores, agora travestidos em “parceiros” solidários aos projetos do grande capital.

Está(ão) CORRETO(S)




Questão 2

Partor e Marques (2010) afirmam que a pesquisa deve consistir em um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do serviço social, de maneira que se construa a compreensão dos problemas sociais e os desafios do universo da produção e reprodução da vida social.
No que concerne à relação pesquisa e serviço social, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 3

Ozanira(2001) afirma que a avaliação de políticas e programas sociais se constitui em um vasto campo




Questão 4

Segundo a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a assistência social rege-se pelos seguintes princípios, EXCETO:




Questão 5

Verificada a prática de ato infracional, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, EXCETO:




Questão 6

No âmbito da política de educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional.
Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 7

“Nas últimas décadas, o processo de envelhecimento das populações, via de regra, observado em escala mundial, adquiriu o status de fenômeno e tem sido considerado um marco na história da humanidade, exigindo novas posturas do poder público e da sociedade para atender às demandas impostas a partir do processo de transição demográfica em curso. Para efeito de pesquisa científica, a literatura geriátrica e gerontológica aceita o ponto de corte aos 60 anos, idade a partir da qual os indivíduos seriam considerados idosos. Este é o corte etário adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os países em desenvolvimento. Para os países desenvolvidos, onde a expectativa média de vida é maior, adota-se o ponto de corte dos 65 anos como a idade de transição das pessoas para o segmento idoso da população.”

(PAIVA, Sálvea de Oliveira Campelo de, Envelhecimento, Saúde e Trabalho no Tempo do Capital).

Diante do cenário exposto pela autora, o governo brasileiro adotou medidas importantes de proteção garantia dos direitos das pessoas idosas, dentre estas, o “Estatuto do Idoso”, um dos marcos legais mais significativos. Com base na referida legislação, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

O Serviço Social não deve mais apresentar-se no campo do assistencialismo, haja vista o esforço da categoria para a inserção e sedimentação no terreno da política público. Neste sentido, no âmbito da atuação nas políticas e pela efetivação dos direitos sociais, marque a opção que corresponde ao perfil desejado para o assistente social:




Questão 9

NÃO se constitui eixo diretriz da NOB/RH/SUAS:




Questão 10

A política social brasileira é formatada com base em um contexto autoritário, no interior de um modelo de crescimento econômico concentrador de renda e socialmente excludente. Considerando a importância dos programas sociais para a população brasileira, assinale a alternativa que está de acordo com a avaliação desses programas.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado