Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Em relação ao debate teórico sobre as políticas sociais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Mercado e mérito individual constituem-se nos fundamentos do liberalismo.
( ) O pacto keynesiano se firma em um contexto de crescimento do movimento operário e da monopolização do capital.
( ) O Estado de Bem-Estar Social emergiu sob a regência do capitalismo keynesiano.
( ) A crise do capitalismo no segundo pós-guerra favoreceu o estabelecimento do pacto keynesiano.
Assinale a sequência correta.




Questão 2

No Brasil, a política educacional não se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir, mas se reveste hoje, sob a marca das inversões que são necessárias à reprodução do sistema metabólico do capital. Sobre a atuação do Serviço Social na Educação, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O grupo de Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS Serviço Social na Educação elaborou os Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A vinculação do Serviço Social com a política de Educação foi sendo forjada desde os primórdios da profissão como parte de um processo de requisições postas pelas classes dominantes quanto à formação técnica, intelectual e moral da classe trabalhadora.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia do acesso à educação escolarizada tem sido a marca da inserção de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da política de educação constitui-se em uma dimensão, cuja construção depende, essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos, que orientam o projeto profissional da profissão.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA




Questão 3

Na trajetória histórica de construção dos direitos no Brasil, é considerada marca da tradição político-cultural brasileira:




Questão 4

Verifica-se, ao longo do tempo, que diante das crises nos países capitalistas avançados e em desenvolvimento, a família sempre esteve presente como instância de gestão e superação da crise.
Sobre família, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

A Lei Nº 11.340/06, “Lei Maria da Penha”, criou inúmeros mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

“Nas últimas décadas, o processo de envelhecimento das populações, via de regra, observado em escala mundial, adquiriu o status de fenômeno e tem sido considerado um marco na história da humanidade, exigindo novas posturas do poder público e da sociedade para atender às demandas impostas a partir do processo de transição demográfica em curso. Para efeito de pesquisa científica, a literatura geriátrica e gerontológica aceita o ponto de corte aos 60 anos, idade a partir da qual os indivíduos seriam considerados idosos. Este é o corte etário adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os países em desenvolvimento. Para os países desenvolvidos, onde a expectativa média de vida é maior, adota-se o ponto de corte dos 65 anos como a idade de transição das pessoas para o segmento idoso da população.”

(PAIVA, Sálvea de Oliveira Campelo de, Envelhecimento, Saúde e Trabalho no Tempo do Capital).

Diante do cenário exposto pela autora, o governo brasileiro adotou medidas importantes de proteção garantia dos direitos das pessoas idosas, dentre estas, o “Estatuto do Idoso”, um dos marcos legais mais significativos. Com base na referida legislação, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

Sobre a afirmação da pesquisa como dimensão integrante do exercício profissional do Assistente Social, analise as afirmativas.

I - É determinante para a elaboração de propostas profissionais que tenham efetividade, eficácia e eficiência.
II - Atribui materialidade aos princípios ético-político-profissionais norteadores do projeto profissional.
III - Permite o cuidadoso conhecimento das situações ou fenômenos sociais, expressões da Questão Social, que são objeto de trabalho dos Assistentes Sociais.
IV - Sistematiza o conjunto das ações profissionais a serem realizadas no contexto das relações de trabalho em que se encontra o Assistente Social.

Estão corretas as afirmativas




Questão 8

Ainda com base no “Estatuto do Idoso”, analise os itens abaixo:

I. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
II. Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural para transmissão de conhecimentos e vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais.
III. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, não se admitindo nenhuma exceção.
IV. Aos idosos, a partir de 60 anos, que não possuam meios para prover sua subsistência nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de um salário-mínimo nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social.

Estão CORRETOS, apenas,




Questão 9

A quebra do sigilo profissional, segundo o Código de Ética Profissional do Assistente Social (RESOLUÇÃO CFESS nº 273/1993, de 13 de março 1993), só é admissível quando




Questão 10

Especialistas apontam que a crise do capital não se trata apenas de uma crise financeira, mas sim, de uma crise estrutural do capital.
No Brasil, a proposta de Reforma da Previdência é uma tentativa de




Tempo de simulado:

Comentar Simulado