Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Conforme afirma Sposati (2021), criado há duas décadas, em 24 de julho de 2001, o Cadastramento Único para Programas Sociais, popularizado como CadÚnico, desde seu nascer foi afirmado como uma ferramenta de focalização que, a partir da caracterização socioeconômica, identifica as famílias brasileiras de baixa renda. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.

Questão 2

Verificada a prática de ato infracional, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, EXCETO:

Questão 3

No âmbito da política de educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional.
Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. A questão social é apreendida como:

Questão 5

É CORRETO afirmar que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):

Questão 6

Um dos elementos constitutivos do debate sobre instrumentalidade do serviço social refere-se aos instrumentos, às técnicas e habilidades utilizadas pelo profissional.
Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. Os instrumentos e técnicas, de fato, são mais importantes que os objetivos da ação profissional.
II. Um dos recursos básicos do trabalho do serviço social é a linguagem.
III. A visita domiciliar deve ser feita com muito cuidado, sendo recomendado que seja utilizada como afirmação de direitos.
IV. Parecer social é uma descrição dos fatos, seguida de uma opinião profissional, que deve estar fundamentada em uma perspectiva teórica de análise.

Está(ão) CORRETO(S)

Questão 7

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.

Questão 8

“Nas últimas décadas, o processo de envelhecimento das populações, via de regra, observado em escala mundial, adquiriu o status de fenômeno e tem sido considerado um marco na história da humanidade, exigindo novas posturas do poder público e da sociedade para atender às demandas impostas a partir do processo de transição demográfica em curso. Para efeito de pesquisa científica, a literatura geriátrica e gerontológica aceita o ponto de corte aos 60 anos, idade a partir da qual os indivíduos seriam considerados idosos. Este é o corte etário adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os países em desenvolvimento. Para os países desenvolvidos, onde a expectativa média de vida é maior, adota-se o ponto de corte dos 65 anos como a idade de transição das pessoas para o segmento idoso da população.”

(PAIVA, Sálvea de Oliveira Campelo de, Envelhecimento, Saúde e Trabalho no Tempo do Capital).

Diante do cenário exposto pela autora, o governo brasileiro adotou medidas importantes de proteção garantia dos direitos das pessoas idosas, dentre estas, o “Estatuto do Idoso”, um dos marcos legais mais significativos. Com base na referida legislação, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Como um instrumental técnico-operativo, o encaminhamento possibilita respostas às demandas da população usuária das políticas públicas, à socialização de informações e à ampliação do atendimento.
Sobre o uso do encaminhamento pelo Assistente Social, segundo os princípios éticos que pautam sua ação profissional, analise as assertivas.

I - Ter clareza quanto aos objetivos do encaminhamento de modo a evitar “idas e vindas” da população a diferentes órgãos. De preferência, fazer o encaminhamento por escrito, anotando endereço e nome do profissional de referência (quando houver), além de enviar documentação exigida em cada serviço ou programa.
II - Compreender que se trata de procedimento que articula a necessidade do usuário aos serviços da rede socioassistencial ou de outras políticas públicas. Deve ser precedido por contato com o serviço de destino, contribuindo na efetivação do encaminhamento, do mesmo modo que se faz necessário acompanhar seu retorno.
III - Dispensar o registro documental por ser uma atividade simples e cotidiana da maioria dos espaços de trabalho.
IV - Ter claro que encaminhamento vale somente para aquelas situações que só serão respondidas por outras políticas ou serviços.

Estão corretas as assertivas

Questão 10

Partor e Marques (2010) afirmam que a pesquisa deve consistir em um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do serviço social, de maneira que se construa a compreensão dos problemas sociais e os desafios do universo da produção e reprodução da vida social.
No que concerne à relação pesquisa e serviço social, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:

15 comentários

  1. Muito obrigada por contribuir com todos os conteúdos gratuitamente. Vale a pena estudar não importa a idade. Importante não é simplesmente decorar, mas memorizar.
  2. parabéns pela iniciativa
  3. Marlene Jesus da Silva
    Muito obrigada por essa rica oportunidade, o simulado tem me ajudado muito a aprimorar meus conhecimentos ,é mais uma gama de oportunidades para quem quer seguir os passos na educação e fazer a diferença.
  4. Raimunda Soares conde
    Obrigada por dar oportunidade pra as pessoas que não pode pagar curso de revisão após terminar a faculdade ????????????????????????
  5. ÍTANI VÂNIA MARQUES DE FREITAS
    Grata pelo excelente trabalho.
  6. me ajudou muito esse simulado ,obrigada .
  7. O simulado me ajudou muito , assim consigo ver alguns pontos no qual preciso me dedicar mais ,e alcançar uma pontuação melhor do que a que eu alcancei
  8. Hilda Figueiredo Cabrera.
    Perfeito estes simulados gostaria de receber mais simulados pois vou prestar uma prova na Secretaria da Saúde de São Paulo e estes simulados são ótimos muito grata.
    • Hilda Jesus Figueiredo cabrera
      Gratidão pelos simulados,estou aprendendo muito e tenho certeza que vou passar nesta prova. Por gentileza gostaria de receber mais simulados.
  9. Ana Maria Franco da Rocha
    #QT-4401 Muito obrigada, pelos simulados, está me ajudando d+ que Deus lhe retribua.
  10. Estou adorando esses simulados, tem ajudado bastante em meus estudos . Gratidão.
  11. maria benedita dos santos
    Gostei simulados sempre auxiliou nos meus estudos .
  12. maria benedita dos santos
    #QT-7455 muito importante ,gostei me ajudou a melhorar estudar mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *