Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Sobre os estudos socioeconômicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Configuram-se como competência profissional, conforme o artigo 4º. da Lei nº 8.662 de 1993.
( ) São realizados em espaços sócio-ocupacionais distintos, vinculados ao acesso a determinados bens e serviços.
( ) Contêm tanto uma dimensão operativa quanto uma dimensão ética.
( ) Constituem procedimento técnico recente da profissão, em virtude das políticas sociais que possuem corte de renda.

Assinale a sequência correta.

Questão 2

Nascimento (2012), analisando a Política de Assistência Estudantil, aponta que esta possui duas faces:

Questão 3

A Questão social é a expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, e suas múltiplas expressões são o objeto sobre o qual incide o trabalho do(a) Assistente Social. Sobre questão social, assinale a alternativa incorreta:

Questão 4

A quebra do sigilo profissional, segundo o Código de Ética Profissional do Assistente Social (RESOLUÇÃO CFESS nº 273/1993, de 13 de março 1993), só é admissível quando

Questão 5

A LEI ORGÂNICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (LOAS/1993) assenta-se, entre outros princípios, na

Questão 6

Como um instrumental técnico-operativo, o encaminhamento possibilita respostas às demandas da população usuária das políticas públicas, à socialização de informações e à ampliação do atendimento.
Sobre o uso do encaminhamento pelo Assistente Social, segundo os princípios éticos que pautam sua ação profissional, analise as assertivas.

I - Ter clareza quanto aos objetivos do encaminhamento de modo a evitar “idas e vindas” da população a diferentes órgãos. De preferência, fazer o encaminhamento por escrito, anotando endereço e nome do profissional de referência (quando houver), além de enviar documentação exigida em cada serviço ou programa.
II - Compreender que se trata de procedimento que articula a necessidade do usuário aos serviços da rede socioassistencial ou de outras políticas públicas. Deve ser precedido por contato com o serviço de destino, contribuindo na efetivação do encaminhamento, do mesmo modo que se faz necessário acompanhar seu retorno.
III - Dispensar o registro documental por ser uma atividade simples e cotidiana da maioria dos espaços de trabalho.
IV - Ter claro que encaminhamento vale somente para aquelas situações que só serão respondidas por outras políticas ou serviços.

Estão corretas as assertivas

Questão 7

O Brasil atingiu a marca de mais de 200 milhões de habitantes e, com o aumento da expectativa de vida e a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, a nossa pirâmide demográfica vem adquirindo diferentes contornos. No entanto, ainda somos um país predominantemente jovem, onde, segundo o IBGE (2017), 22.22% da população têm entre 10 a 14 anos. Como forma de proteção e garantia de direitos dessas crianças e adolescentes, foi promulgada, em 13 de julho de 1990, a Lei nº 8.069. Sobre a referida legislação, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

Sobre a “Lei Maria da Penha”, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Constituem dimensões do Projeto Ético-Político profissional do Serviço Social:

Questão 10

Sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), analise as afirmativas.

I - A Assistência Social define-se pelo reconhecimento público da legitimidade das demandas de seus usuários e espaço de ampliação de sua participação no controle social sobre a política.
II - O estabelecimento de uma relação subsidiária entre o poder público municipal e a comunidade constitui-se em uma particularidade da PNAS na organização da rede de proteção social.
III - Há centralidade no indivíduo como beneficiário dos serviços, programas e projetos desenvolvidos pela política.
IV - Constitui-se público usuário da PNAS cidadãos e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

Estão corretas as afirmativas

Tempo de simulado:

um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *