Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas.
Analisando a questão social no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 2

Um dos elementos constitutivos do debate sobre instrumentalidade do serviço social refere-se aos instrumentos, às técnicas e habilidades utilizadas pelo profissional.
Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. Os instrumentos e técnicas, de fato, são mais importantes que os objetivos da ação profissional.
II. Um dos recursos básicos do trabalho do serviço social é a linguagem.
III. A visita domiciliar deve ser feita com muito cuidado, sendo recomendado que seja utilizada como afirmação de direitos.
IV. Parecer social é uma descrição dos fatos, seguida de uma opinião profissional, que deve estar fundamentada em uma perspectiva teórica de análise.

Está(ão) CORRETO(S)




Questão 3

Sobre a afirmação da pesquisa como dimensão integrante do exercício profissional do Assistente Social, analise as afirmativas.

I - É determinante para a elaboração de propostas profissionais que tenham efetividade, eficácia e eficiência.
II - Atribui materialidade aos princípios ético-político-profissionais norteadores do projeto profissional.
III - Permite o cuidadoso conhecimento das situações ou fenômenos sociais, expressões da Questão Social, que são objeto de trabalho dos Assistentes Sociais.
IV - Sistematiza o conjunto das ações profissionais a serem realizadas no contexto das relações de trabalho em que se encontra o Assistente Social.

Estão corretas as afirmativas




Questão 4

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende:




Questão 5

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é CORRETO afirmar sobre o conceito de família natural:




Questão 6

De acordo com a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), referente a responsabilidade do agressor pelo ressarcimento dos custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas de violência doméstica e familiar e aos dispositivos de segurança por elas utilizados, assinale a alternativa correta:




Questão 7

No cotidiano, os profissionais devem promover estratégias técnico-políticas nos diversos espaços sócioinstitucionais que concretizem princípios como todos citados abaixo, EXCETO:




Questão 8

“Nas últimas décadas, o processo de envelhecimento das populações, via de regra, observado em escala mundial, adquiriu o status de fenômeno e tem sido considerado um marco na história da humanidade, exigindo novas posturas do poder público e da sociedade para atender às demandas impostas a partir do processo de transição demográfica em curso. Para efeito de pesquisa científica, a literatura geriátrica e gerontológica aceita o ponto de corte aos 60 anos, idade a partir da qual os indivíduos seriam considerados idosos. Este é o corte etário adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os países em desenvolvimento. Para os países desenvolvidos, onde a expectativa média de vida é maior, adota-se o ponto de corte dos 65 anos como a idade de transição das pessoas para o segmento idoso da população.”

(PAIVA, Sálvea de Oliveira Campelo de, Envelhecimento, Saúde e Trabalho no Tempo do Capital).

Diante do cenário exposto pela autora, o governo brasileiro adotou medidas importantes de proteção garantia dos direitos das pessoas idosas, dentre estas, o “Estatuto do Idoso”, um dos marcos legais mais significativos. Com base na referida legislação, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

A política social brasileira é formatada com base em um contexto autoritário, no interior de um modelo de crescimento econômico concentrador de renda e socialmente excludente. Considerando a importância dos programas sociais para a população brasileira, assinale a alternativa que está de acordo com a avaliação desses programas.




Questão 10

Nascimento (2012), analisando a Política de Assistência Estudantil, aponta que esta possui duas faces:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado