Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

Simulado Assistente Social – Questões Teóricas

É o profissional que atua no combate às desigualdades da sociedade, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Também é responsável por amparar pessoas, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Segundo a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a assistência social rege-se pelos seguintes princípios, EXCETO:




Questão 2

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. A questão social é apreendida como:




Questão 3

Nascimento (2012), analisando a Política de Assistência Estudantil, aponta que esta possui duas faces:




Questão 4

Verifica-se, ao longo do tempo, que diante das crises nos países capitalistas avançados e em desenvolvimento, a família sempre esteve presente como instância de gestão e superação da crise.
Sobre família, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

No Brasil, a política educacional não se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir, mas se reveste hoje, sob a marca das inversões que são necessárias à reprodução do sistema metabólico do capital. Sobre a atuação do Serviço Social na Educação, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O grupo de Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS Serviço Social na Educação elaborou os Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A vinculação do Serviço Social com a política de Educação foi sendo forjada desde os primórdios da profissão como parte de um processo de requisições postas pelas classes dominantes quanto à formação técnica, intelectual e moral da classe trabalhadora.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia do acesso à educação escolarizada tem sido a marca da inserção de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da política de educação constitui-se em uma dimensão, cuja construção depende, essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos, que orientam o projeto profissional da profissão.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA




Questão 6

No que concerne aos desafios atuais do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro, analise os itens abaixo:

I. Em consonância com os projetos societários, o projeto ético-político do serviço social se concretiza na conservação da ordem social.
II. Um dos elementos constitutivos do projeto ético-político é a matriz teórica-metodológica em que se ancora.
III. O projeto ético-político se concretiza, visto que há uma relação de identidade entre o que projetamos e o que realizamos efetivamente.
IV. A sociedade capitalista impõe limites, mas não inviabiliza a consecução plena dos princípios que norteiam o projeto ético-político.

Está(ão) CORRETO(S)




Questão 7

NÃO se constitui eixo diretriz da NOB/RH/SUAS:




Questão 8

São expressões da reforma trabalhista e previdenciária em curso no Brasil:




Questão 9

No âmbito da política de educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional.
Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 10

Um dos elementos constitutivos do debate sobre instrumentalidade do serviço social refere-se aos instrumentos, às técnicas e habilidades utilizadas pelo profissional.
Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. Os instrumentos e técnicas, de fato, são mais importantes que os objetivos da ação profissional.
II. Um dos recursos básicos do trabalho do serviço social é a linguagem.
III. A visita domiciliar deve ser feita com muito cuidado, sendo recomendado que seja utilizada como afirmação de direitos.
IV. Parecer social é uma descrição dos fatos, seguida de uma opinião profissional, que deve estar fundamentada em uma perspectiva teórica de análise.

Está(ão) CORRETO(S)




Tempo de simulado:

Comentar Simulado