Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

As duas operações, que se encontram no início da cadeia documental e permitem criar e manter o acervo bibliográfico ou o conjunto de documentos necessários para responder às demandas de informação e aos objetivos da unidade de informação, são:




Questão 2

De acordo com o novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro, Resolução CFB 207/2018, consta da natureza, fundamento e objeto do trabalho do bibliotecário em seu capítulo segundo que




Questão 3

A forma como o ser humano lida com a necessidade de consumir, armazenar e disseminar informação, desde os primórdios da história e até hoje, se constitui um desafio. Na história do livro e da biblioteca, esse desafio tem sido cada vez maior. Nesse sentido, é interessante observar, conforme os processos de organização da informação, conforme Weitzel (2002) nos coloca que há, em específico, um importante processo que “funciona como filtro do conhecimento registrado, separando o joio do trigo para consumo adequado. Exige do bibliotecário e de sua equipe de especialistas grande capacidade de análise da informação para selecionar as mais relevantes e pertinentes produzidas em cada área de interesse. (Fagundes, 2014).”
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que responde CORRETAMENTE ao processo a que se referem os autores.




Questão 4

Importantes guias da tomada de decisão profissional, as cinco leis da Biblioteconomia, são: I) os livros são para o uso; II) a cada leitor o seu livro; III) a cada livro o seu leitor; IV) poupe o tempo do leitor; V) a biblioteca é um organismo vivo. Quem as propôs foi o




Questão 5

As leis bibliométricas são aplicadas com a finalidade de se obter padrões de análise de dados para medir os níveis de estudos métricos da ciência. A Lei de Bradford, incide na




Questão 6

A Política de Desenvolvimento de Coleções de uma biblioteca, na atualidade, deve levar em conta a existência de muitas e qualificadas fontes de informação na internet, sendo que muitos desses recursos são de conteúdo completo e de acesso livre, como




Questão 7

De acordo com o Instrumento de Avaliação de cursos de graduação, desenvolvido pelo INEP em 2017, que passou a vigorar sua aplicação em 2018 para autorização de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, no documento, a biblioteca é avaliada na dimensão 3 – Infraestrutura, por meio dos indicadores 3.6 e 3.7, que correspondem à bibliografia básica e complementar. Nessa perspectiva, sobre um dos critérios de análise corretos que compõem o conjunto de critérios necessários para a obtenção do conceito máximo (5), assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Para Ortega (2004), as primeiras evidências de organização de documentos, segundo seus conteúdos, fazem parte do contexto histórico que marca o processo de origem da Biblioteconomia, precedido pela organização das bibliotecas da Antiguidade, a exemplo da Biblioteca de Alexandria no Egito. Nesse sentido, conforme a perspectiva cronológica, associe as bibliotecas (coluna 1) às datas de surgimento (coluna 2) destas.

Coluna 1
I. Biblioteca de Elba na Síria
II. Biblioteca de Assurbanipal na Síria
III. Biblioteca da Escola de Filosofia
IV. Biblioteca de Alexandria no Egito

Coluna 2
( ) Séculos VIII e VII a. C.
( ) Século IV a. C.
( ) 3º milênio a. C. de Aristóteles na Grécia
( ) Século III a. C.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 9

Segundo Grogan (1995):

“A conveniência de promover um relacionamento pessoal entre bibliotecários e leitores em bibliotecas populares” é considerada o primeiro trabalho sobre SR (Serviço de Referência) em forma impressa, que foi apresentado na famosa Centennial Conference of Librarians na Filadélfia (EUA), em 1876.”

Assinale a alternativa que indica o bibliotecário autor desse trabalho.




Questão 10

Análise de assunto é a etapa que constitui o trabalho intelectual do indexador. Analise a afirmativa a seguir.

A _________________ se tornou a estratégia clássica de leitura para análise de assunto. Consiste em uma leitura direcionada para certas partes do documento vai ao encontro de elementos especificamente importantes para identificação do assunto ou assuntos do documento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Maria aparecida
    Realizei o simulado de bibliotecário pra fazer a correção abriu outro simulado com questões diferentes a que eu tinha realizado

Comentar Simulado