Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A elaboração de trabalhos acadêmicos tem sua origem a partir de uma investigação científica, e sua formatação segue o padrão orientado no Brasil pelas normas da ABNT, conforme a NBR 14724 de 2011 – trabalhos acadêmicos. De acordo com a norma, os trabalhos acadêmicos devem obedecer à seguinte estrutura: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Dos itens abaixo, qual NÃO corresponde aos elementos pré-textuais?

Questão 2

De acordo com o Instrumento de Avaliação de cursos de graduação, desenvolvido pelo INEP em 2017, que passou a vigorar sua aplicação em 2018 para autorização de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, no documento, a biblioteca é avaliada na dimensão 3 – Infraestrutura, por meio dos indicadores 3.6 e 3.7, que correspondem à bibliografia básica e complementar. Nessa perspectiva, sobre um dos critérios de análise corretos que compõem o conjunto de critérios necessários para a obtenção do conceito máximo (5), assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

Segundo Grogan (1995):

“A conveniência de promover um relacionamento pessoal entre bibliotecários e leitores em bibliotecas populares” é considerada o primeiro trabalho sobre SR (Serviço de Referência) em forma impressa, que foi apresentado na famosa Centennial Conference of Librarians na Filadélfia (EUA), em 1876.”

Assinale a alternativa que indica o bibliotecário autor desse trabalho.

Questão 5

Partindo do princípio de que nos FRBR as necessidades dos usuários são definidas em termos de tarefas de usuários e de que os FRBR não fazem diferença entre usuário final e o profissional da informação que presta assistência a esse usuário, são consideradas tarefas de usuário relativas a dados bibliográficos definidas pelo grupo de estudos das FRBR, EXCETO:

Questão 6

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).
Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.
( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.
( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.
( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 7

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

Questão 8

Análise de assunto é a etapa que constitui o trabalho intelectual do indexador. Analise a afirmativa a seguir.

A _________________ se tornou a estratégia clássica de leitura para análise de assunto. Consiste em uma leitura direcionada para certas partes do documento vai ao encontro de elementos especificamente importantes para identificação do assunto ou assuntos do documento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Questão 9

Considere o Artigo 13, da Seção V (Das infrações disciplinares e penalidades) da Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002:

“A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sujeita a penalidades.”

São penalidades aplicáveis nessa situação, EXCETO:

Questão 10

Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, e que tais elementos são extraídos do documento a ser referenciado, podendo ser essenciais ou complementares.

São elementos essenciais, EXCETO:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Realizei o simulado de bibliotecário pra fazer a correção abriu outro simulado com questões diferentes a que eu tinha realizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *