Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Conforme Silva (1999, 2000), muitas são as mudanças que vêm modificando as necessidades de informação da sociedade contemporânea; cada vez mais, é preciso buscar “meios de sobrevivência” e ressignificação dos produtos e serviços, bem como a forma como eles são oferecidos aos usuários de Unidades de Informação (UI). Nesse sentido, o marketing aplicado às UI se constitui como um grande aliado para os gestores informacionais. O marketing tem sua gênese enquanto atividade mercadológica, uma vez que era visto como um conjunto de atividades humanas, objetivando-se facilitar e consumar as relações de troca e o fluxo de mercadorias (KOTLER, 1994). Tal concepção adaptou-se na economia moderna de forma a englobar organizações que não visam a lucro, mas que podem ser regidas pela mesma lógica, não baseada no capital (monetário), ampliando o entendimento de mercado, consumidor, capital e as relações estabelecidas entre eles, é o caso das unidades de informação. No entendimento de Kotler (2000), na economia moderna, são considerados 5 (cinco) mercados básicos.
Diante disso, assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os cinco mercados elencados no entendimento de Kotler (2000).

Questão 2

Sobre as tabelas auxiliares da CDU e seus símbolos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1

1. =
2. (=...)
3. (0...)
4. (1/9)
5. “...”

Coluna 2

( ) Forma.
( ) Grupos étnicos.
( ) Língua.
( ) Lugar.
( ) Tempo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 3

No que tange às normas, aos formatos e aos modelos conceituais para a catalogação descritiva de um item, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I considerando as principais características e objetivos das normas, dos formatos e dos modelos.

COLUNA I

1. RDA
2. MARC 21
3. FRBR
4. AACR2

COLUNA II

( ) Construída com base na AACR2, oferece os princípios e as instruções para registro de dados sobre recursos hoje conhecidos e os que ainda venham a ser desenvolvidos.
( ) Faz uma abordagem centrada no usuário, analisa quais requisitos de dados o usuário utiliza para realizar a busca e o que ele espera encontrar de informação no registro bibliográfico.
( ) Foi originalmente elaborada num ambiente de materiais majoritariamente impressos e de catálogos em fichas; seu uso ativo durante décadas se deve ao seu efetivo processo de revisão.
( ) Forma-se por conceitos relevantes presentes neste modelo conceitual: as entidades obra e expressão.
( ) A forma como foi projetada proporciona uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos e conteúdos.
( ) Instrumento indispensável ao catalogador que busca automação, este formato possibilita às bibliotecas compartilharem recursos bibliográficos com, a garantia de que seus dados serão compatíveis, mesmo que substituam seus sistemas

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 4

Dodebei (2014) afirma que as linguagens documentárias são consideradas metarrepresentações ou representações documentárias. Assinale a alternativa cujo item NÃO é considerado como instrumento de representação temática da informação.

Questão 5

O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço d Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO:

Questão 6

Considere o Artigo 13, da Seção V (Das infrações disciplinares e penalidades) da Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002:

“A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sujeita a penalidades.”

São penalidades aplicáveis nessa situação, EXCETO:

Questão 7

No formato Marc 21, os campos de dados variáveis apresentam dois tipos de designação de conteúdo: os indicadores e os códigos de subcampos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a designação dada por um indicador no campo 505.

Questão 8

Considerando que as enciclopédias evoluíram não apenas no que diz respeito à sua função e ao seu arranjo, mas que há certa preocupação dos editores em facilitar sua utilização pelos usuários e em aperfeiçoar as formas de acesso à informação nelas contidas, levando os editores a introduzir inúmeros recursos com a finalidade de aumentar seu potencial informativo, são recursos comumente encontrados nas enciclopédias , EXCETO:

Questão 9

A forma como o ser humano lida com a necessidade de consumir, armazenar e disseminar informação, desde os primórdios da história e até hoje, se constitui um desafio. Na história do livro e da biblioteca, esse desafio tem sido cada vez maior. Nesse sentido, é interessante observar, conforme os processos de organização da informação, conforme Weitzel (2002) nos coloca que há, em específico, um importante processo que “funciona como filtro do conhecimento registrado, separando o joio do trigo para consumo adequado. Exige do bibliotecário e de sua equipe de especialistas grande capacidade de análise da informação para selecionar as mais relevantes e pertinentes produzidas em cada área de interesse. (Fagundes, 2014).”
Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que responde CORRETAMENTE ao processo a que se referem os autores.

Questão 10

O Serviço de referência em bibliotecas e demais unidades de informação pode ser entendido não apenas como um setor específico mas como um processo, que envolve um conjunto de ações sistematizadas, a fim de satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e/ou de grupos específicos de usuários. Assim, em uma das obras clássicas dessa área no Brasil, o livro intitulado: Serviço de Referência e Informação, de Nice Figueiredo cita três técnicas importantes da Ciência da Informação para o Serviço de Referência.
São elas:

Tempo de simulado: