Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Davenport (1997) e Davenport e Prusak (1998) defendem que o investimento em tecnologias por si não é o suficiente para se garantir uma administração informacional eficiente e que os gestores precisam desenvolver uma perspectiva holística e integrada da informação. Diante disso, tais autores propuseram um “modelo ecológico” para o gerenciamento da informação, no qual o ambiente informacional ocupa lugar de destaque. Sobre os elementos que constituem o modelo ecológico para o gerenciamento da informação proposto por Davenport (1997) e Davenport e Prusak (1998), analise os itens abaixo:

I. Estratégia da informação
II. Tratamento temático da informação
III. Política (ou “sistema político”) da informação
IV. A cultura e o comportamento em relação à informação
V. A equipe de informação
VI. Onerosidade seletiva
VII. Os processos de administração informacional
VIII. A arquitetura da informação

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 2

A elaboração de trabalhos acadêmicos tem sua origem a partir de uma investigação científica, e sua formatação segue o padrão orientado no Brasil pelas normas da ABNT, conforme a NBR 14724 de 2011 – trabalhos acadêmicos. De acordo com a norma, os trabalhos acadêmicos devem obedecer à seguinte estrutura: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Dos itens abaixo, qual NÃO corresponde aos elementos pré-textuais?




Questão 3

A informação, em seus mais diversos suportes, é o objeto de estudo e de trabalho dos profissionais da informação, que precisam lidar com diversos desafios, a fim de envidar esforços para organizar, processar, conservar, preservar, disseminar e garantir acesso e uso adequados dessa informação. Em sua forma documental, a informação precisa de atenção especial, visto ser necessário estar atento à conservação desses materiais para garantir a sua salvaguarda.
Tratando-se da conservação documental, alguns fatores atuam nos documentos e são considerados fatores extrínsecos de degradação do papel. São eles:




Questão 4

Importantes guias da tomada de decisão profissional, as cinco leis da Biblioteconomia, são: I) os livros são para o uso; II) a cada leitor o seu livro; III) a cada livro o seu leitor; IV) poupe o tempo do leitor; V) a biblioteca é um organismo vivo. Quem as propôs foi o




Questão 5

Na perspectiva do planejamento estratégico, é fundamental que uma biblioteca conheça e considere o seu ambiente externo, que corresponde ao contexto institucional e social no qual ela existe e exerce suas funções. Nesse sentido, no caso de uma Biblioteca Pública Municipal, podemos afirmar que




Questão 6

O debate no âmbito científico, acerca dos novos suportes e naturezas documentais, tem emergido nas últimas décadas diante de novas tecnologias e naturezas documentais. Diante disso, Rondinelli (2002, p.130) contribui para o diálogo caracterizando o documento eletrônico como “[...] o documento processado por meio eletrônico, em formato digital. Entretanto, há outros documentos que, embora não sendo digitais, são processados eletronicamente [...] que também podem ser entendidas como documentos eletrônicos”.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de documento não digital, embora possa ser considerado um documento eletrônico, segundo Rondinelli (2002).




Questão 7

As redes sociais on line têm auferido largo espaço no âmbito das interações sociais e da disseminação da informação. Diante disso, novos problemas têm emergido, como é o caso das notícias falsas (fake news), que impactam no cotidiano promovendo a desinformação. Os bibliotecários, enquanto profissionais que atuam em espaços de informação, podem e devem ajudar a combater a disseminação de informações falsas. Enquanto cidadãos e no exercício de suas funções profissionais, precisam observar a forma mais adequada do consumo e disseminação de informação nas redes sociais, tendo em vista que conforme regula o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro, Resolução CFB nº 207/2018, em seu cap. III, §3, d, o bibliotecário tem por dever: “assumir responsabilidades pelas informações fornecidas, de acordo com os preceitos do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e da Lei de Acesso à informação vigentes.”
Para combater tal fenômeno, a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) elaborou um infográfico no ano de 2017, traduzido em 41 idiomas, que elenca 8 (oito) passos para a verificação da veracidade da informação disseminada.
Assinale a alternativa que lista, de forma CORRETA, os oito passos propostos pela IFLA em seu infográfico.




Questão 8

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).
Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.
( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.
( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.
( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 9

Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, e que tais elementos são extraídos do documento a ser referenciado, podendo ser essenciais ou complementares.

São elementos essenciais, EXCETO:




Questão 10

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado