Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Importantes guias da tomada de decisão profissional, as cinco leis da Biblioteconomia, são: I) os livros são para o uso; II) a cada leitor o seu livro; III) a cada livro o seu leitor; IV) poupe o tempo do leitor; V) a biblioteca é um organismo vivo. Quem as propôs foi o




Questão 2

Considerando as definições, as características, os principais objetivos e a descrição documental dos documentos arquivísticos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A teoria das três idades se constitui como a sistematização das características dos arquivos correntes (arquivos ativos), intermediários (arquivos semiativos) e permanentes (arquivos inativos para a administração, porém de uso para pesquisa).
( ) Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.
( ) Proveniência é entendida como sendo a qualidade pela qual documentos de arquivo, a despeito de forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem.
( ) Indivisibilidade ou integridade arquivística é a característica derivada do princípio da unicidade, segundo o qual um fundo de arquivo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
( ) O princípio da cumulatividade preconiza que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 3

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).
Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.
( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.
( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.
( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 4

Análise de assunto é a etapa que constitui o trabalho intelectual do indexador. Analise a afirmativa a seguir.

A _________________ se tornou a estratégia clássica de leitura para análise de assunto. Consiste em uma leitura direcionada para certas partes do documento vai ao encontro de elementos especificamente importantes para identificação do assunto ou assuntos do documento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.




Questão 5

No contexto municipal, na realidade brasileira, é bem comum que a biblioteca pública municipal preste serviços direcionados ao público escolar, uma vez que em muitos casos, em desacordo com a lei de universalização das bibliotecas nas escolas, muitas delas não têm bibliotecas. Ao chamar para si essa responsabilidade social suplementar específica, a biblioteca pública poderia:

I. buscar uma aproximação com as escolas do seu entorno, em vista de conhecer suas necessidades e melhor atender ao público escolar;
II. desenvolver projetos de promoção do gosto pela leitura, uma vez que o hábito de ler melhora o desempenho escolar de estudantes;
III. inteirar-se dos conteúdos curriculares e promover atividades como palestras, exposições e outras atividades culturais que contribuam no processo de aprendizagem e na qualidade da educação.
IV. preservar sua tipologia, mas dedicar-se apenas aos estudantes do município, já que se trata do público que mais precisa de biblioteca.

É correto afirmar que




Questão 6

Considere o Artigo 13, da Seção V (Das infrações disciplinares e penalidades) da Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002:

“A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sujeita a penalidades.”

São penalidades aplicáveis nessa situação, EXCETO:




Questão 7

Segundo Costa (2008), citada por Silva (2012), a preservação é o processo de tomada de consciência do valor de um bem cultural. Implica em observação, sensibilização, critérios de escolha, análise e decisão.

Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 8

A organização do Serviço de Referência implica no reagrupamento de atividades relacionadas com a mediação, como auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente.

Sobre o Serviço de Referência, é incorreto afirmar:




Questão 9

De acordo com a Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002, seção VI – Da aplicação de sanções, no Art.16, “na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes” os fatos a seguir, EXCETO:




Questão 10

Considerando que as enciclopédias evoluíram não apenas no que diz respeito à sua função e ao seu arranjo, mas que há certa preocupação dos editores em facilitar sua utilização pelos usuários e em aperfeiçoar as formas de acesso à informação nelas contidas, levando os editores a introduzir inúmeros recursos com a finalidade de aumentar seu potencial informativo, são recursos comumente encontrados nas enciclopédias , EXCETO:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado