Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

De acordo com a Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002, seção VI – Da aplicação de sanções, no Art.16, “na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes” os fatos a seguir, EXCETO:




Questão 2

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 3

Segundo Costa (2008), citada por Silva (2012), a preservação é o processo de tomada de consciência do valor de um bem cultural. Implica em observação, sensibilização, critérios de escolha, análise e decisão.

Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 4

Importantes guias da tomada de decisão profissional, as cinco leis da Biblioteconomia, são: I) os livros são para o uso; II) a cada leitor o seu livro; III) a cada livro o seu leitor; IV) poupe o tempo do leitor; V) a biblioteca é um organismo vivo. Quem as propôs foi o




Questão 5

Na perspectiva do planejamento estratégico, é fundamental que uma biblioteca conheça e considere o seu ambiente externo, que corresponde ao contexto institucional e social no qual ela existe e exerce suas funções. Nesse sentido, no caso de uma Biblioteca Pública Municipal, podemos afirmar que




Questão 6

Melvil Dewey (1851–1931) bibliotecário norte-americano publicou, no ano de 1876, o Código de Classificação Bibliográfico que, segundo Andrade, Bruna e Sales (2011, p. 35) “[...] é o sistema de classificação bibliográfica mais utilizado em todo o mundo.” A Classificação Decimal de Dewey (Dewey Decimal Classification; DDC ou CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, é um sistema de classificação documentário hierárquico que está organizado em dez classes principais, divididas em subcategorias, que relacionam todos os assuntos e suas possíveis combinações/associações e relações. A edição vigente é a 23ª edição publicada no ano de 2011, porém os profissionais da informação, técnicos especializados em classificação, analisam e indicam constantemente para a UDC Consortium e OCLC, detentoras da edição da CDD, a necessidade de possíveis alterações e inclusões, a fim de melhor atender às necessidades de informação e representação da sociedade atual. Dentre essas demandas sociais, em relação às alterações propostas no ano de 2018, podem ser apontadas as alterações indicadas na classe 306.76 - Orientação sexual, identidade transgênera, intersexualidade. Sobre essas alterações, analise os itens abaixo:

I. Substituiu-se o termo transgenerismo por identidade transgênero.
II. Substituiu-se o termo sexualidade desviante por homossexualidades.
III. Substituiu-se o termo transgêneros por pessoas transexuais.
IV. Removeu-se o termo pessoas transgêneras.

Assinale a alternativa que lista as alterações feitas no item 306.76 de forma CORRETA.




Questão 7

Conforme Rodrigues e Prudência (2009):

“Nas bibliotecas, a automação surge para facilitar, uniformizar e reduzir o tempo de trabalho, atender melhor às necessidades de seus usuários, gerando um grande avanço neste campo. A utilização de softwares especializados para gestão de centros de informação foi o que possibilitou esse avanço.”

Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao software de automação de bibliotecas desenvolvido na Pontifícia Universidade do Paraná (PUC-PR), utilizado em várias bibliotecas universitárias do Brasil.




Questão 8

O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço d Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO:




Questão 9

Considere o Artigo 13, da Seção V (Das infrações disciplinares e penalidades) da Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002:

“A transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sujeita a penalidades.”

São penalidades aplicáveis nessa situação, EXCETO:




Questão 10

As redes sociais on line têm auferido largo espaço no âmbito das interações sociais e da disseminação da informação. Diante disso, novos problemas têm emergido, como é o caso das notícias falsas (fake news), que impactam no cotidiano promovendo a desinformação. Os bibliotecários, enquanto profissionais que atuam em espaços de informação, podem e devem ajudar a combater a disseminação de informações falsas. Enquanto cidadãos e no exercício de suas funções profissionais, precisam observar a forma mais adequada do consumo e disseminação de informação nas redes sociais, tendo em vista que conforme regula o Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro, Resolução CFB nº 207/2018, em seu cap. III, §3, d, o bibliotecário tem por dever: “assumir responsabilidades pelas informações fornecidas, de acordo com os preceitos do Código Civil, do Código de Defesa do Consumidor e da Lei de Acesso à informação vigentes.”
Para combater tal fenômeno, a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) elaborou um infográfico no ano de 2017, traduzido em 41 idiomas, que elenca 8 (oito) passos para a verificação da veracidade da informação disseminada.
Assinale a alternativa que lista, de forma CORRETA, os oito passos propostos pela IFLA em seu infográfico.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado