Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, e que tais elementos são extraídos do documento a ser referenciado, podendo ser essenciais ou complementares.

São elementos essenciais, EXCETO:

Questão 2

Para Ortega (2004), as primeiras evidências de organização de documentos, segundo seus conteúdos, fazem parte do contexto histórico que marca o processo de origem da Biblioteconomia, precedido pela organização das bibliotecas da Antiguidade, a exemplo da Biblioteca de Alexandria no Egito. Nesse sentido, conforme a perspectiva cronológica, associe as bibliotecas (coluna 1) às datas de surgimento (coluna 2) destas.

Coluna 1
I. Biblioteca de Elba na Síria
II. Biblioteca de Assurbanipal na Síria
III. Biblioteca da Escola de Filosofia
IV. Biblioteca de Alexandria no Egito

Coluna 2
( ) Séculos VIII e VII a. C.
( ) Século IV a. C.
( ) 3º milênio a. C. de Aristóteles na Grécia
( ) Século III a. C.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 3

Na perspectiva do planejamento estratégico, é fundamental que uma biblioteca conheça e considere o seu ambiente externo, que corresponde ao contexto institucional e social no qual ela existe e exerce suas funções. Nesse sentido, no caso de uma Biblioteca Pública Municipal, podemos afirmar que

Questão 4

Um item é divido em duas partes, sendo a primeira denominada Descrição e a segunda, Pontos de acesso, títulos uniformes, remissivas.
Considerando a importância das regras prescritas pelo AACR2 na catalogação descritiva de um item, assinale a alternativa em que estão relacionados apenas itens referentes à Descrição (primeira parte).

Questão 5

Considere as afirmativas abaixo.

I. Exaustividade, especificidade, correção e consistência são elementos que representam a qualidade da indexação tanto no processo quanto no resultado da indexação.
II. Os tesauros são linguagens documentárias de estrutura combinatória que se baseiam no sistema de pós-coordenação.
III. Os sistemas de classificação são linguagens documentárias de estrutura hierárquica que se baseiam na pós-coordenação.
IV. Exaustividade, especificidade, correção e consistência são elementos que representam as normas sobre indexação.

Estão corretas as afirmativas

Questão 6

Davenport (1997) e Davenport e Prusak (1998) defendem que o investimento em tecnologias por si não é o suficiente para se garantir uma administração informacional eficiente e que os gestores precisam desenvolver uma perspectiva holística e integrada da informação. Diante disso, tais autores propuseram um “modelo ecológico” para o gerenciamento da informação, no qual o ambiente informacional ocupa lugar de destaque. Sobre os elementos que constituem o modelo ecológico para o gerenciamento da informação proposto por Davenport (1997) e Davenport e Prusak (1998), analise os itens abaixo:

I. Estratégia da informação
II. Tratamento temático da informação
III. Política (ou “sistema político”) da informação
IV. A cultura e o comportamento em relação à informação
V. A equipe de informação
VI. Onerosidade seletiva
VII. Os processos de administração informacional
VIII. A arquitetura da informação

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 7

Dodebei (2014) afirma que as linguagens documentárias são consideradas metarrepresentações ou representações documentárias. Assinale a alternativa cujo item NÃO é considerado como instrumento de representação temática da informação.

Questão 8

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 9

O Serviço de referência em bibliotecas e demais unidades de informação pode ser entendido não apenas como um setor específico mas como um processo, que envolve um conjunto de ações sistematizadas, a fim de satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e/ou de grupos específicos de usuários. Assim, em uma das obras clássicas dessa área no Brasil, o livro intitulado: Serviço de Referência e Informação, de Nice Figueiredo cita três técnicas importantes da Ciência da Informação para o Serviço de Referência.
São elas:

Questão 10

O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço d Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Realizei o simulado de bibliotecário pra fazer a correção abriu outro simulado com questões diferentes a que eu tinha realizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *