Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O significado das abreviaturas TG, TE, TR, UP, TGP, TEP, usadas em tesauros, é, respectivamente,




Questão 2

Importantes guias da tomada de decisão profissional, as cinco leis da Biblioteconomia, são: I) os livros são para o uso; II) a cada leitor o seu livro; III) a cada livro o seu leitor; IV) poupe o tempo do leitor; V) a biblioteca é um organismo vivo. Quem as propôs foi o




Questão 3

Um item é divido em duas partes, sendo a primeira denominada Descrição e a segunda, Pontos de acesso, títulos uniformes, remissivas.
Considerando a importância das regras prescritas pelo AACR2 na catalogação descritiva de um item, assinale a alternativa em que estão relacionados apenas itens referentes à Descrição (primeira parte).




Questão 4

As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 5

Considerando as definições, as características, os principais objetivos e a descrição documental dos documentos arquivísticos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A teoria das três idades se constitui como a sistematização das características dos arquivos correntes (arquivos ativos), intermediários (arquivos semiativos) e permanentes (arquivos inativos para a administração, porém de uso para pesquisa).
( ) Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.
( ) Proveniência é entendida como sendo a qualidade pela qual documentos de arquivo, a despeito de forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem.
( ) Indivisibilidade ou integridade arquivística é a característica derivada do princípio da unicidade, segundo o qual um fundo de arquivo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
( ) O princípio da cumulatividade preconiza que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 6

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).
Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.
( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.
( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.
( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 7

A profissão de bibliotecário é regulamentada por lei federal e possui um código de ética profissional, aprovado por meio de resolução específica do Conselho Federal de Biblioteconomia. Está previsto nesse código de conduta que




Questão 8

Partindo do princípio de que nos FRBR as necessidades dos usuários são definidas em termos de tarefas de usuários e de que os FRBR não fazem diferença entre usuário final e o profissional da informação que presta assistência a esse usuário, são consideradas tarefas de usuário relativas a dados bibliográficos definidas pelo grupo de estudos das FRBR, EXCETO:




Questão 9

O debate no âmbito científico, acerca dos novos suportes e naturezas documentais, tem emergido nas últimas décadas diante de novas tecnologias e naturezas documentais. Diante disso, Rondinelli (2002, p.130) contribui para o diálogo caracterizando o documento eletrônico como “[...] o documento processado por meio eletrônico, em formato digital. Entretanto, há outros documentos que, embora não sendo digitais, são processados eletronicamente [...] que também podem ser entendidas como documentos eletrônicos”.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de documento não digital, embora possa ser considerado um documento eletrônico, segundo Rondinelli (2002).




Questão 10

Melvil Dewey (1851–1931) bibliotecário norte-americano publicou, no ano de 1876, o Código de Classificação Bibliográfico que, segundo Andrade, Bruna e Sales (2011, p. 35) “[...] é o sistema de classificação bibliográfica mais utilizado em todo o mundo.” A Classificação Decimal de Dewey (Dewey Decimal Classification; DDC ou CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, é um sistema de classificação documentário hierárquico que está organizado em dez classes principais, divididas em subcategorias, que relacionam todos os assuntos e suas possíveis combinações/associações e relações. A edição vigente é a 23ª edição publicada no ano de 2011, porém os profissionais da informação, técnicos especializados em classificação, analisam e indicam constantemente para a UDC Consortium e OCLC, detentoras da edição da CDD, a necessidade de possíveis alterações e inclusões, a fim de melhor atender às necessidades de informação e representação da sociedade atual. Dentre essas demandas sociais, em relação às alterações propostas no ano de 2018, podem ser apontadas as alterações indicadas na classe 306.76 - Orientação sexual, identidade transgênera, intersexualidade. Sobre essas alterações, analise os itens abaixo:

I. Substituiu-se o termo transgenerismo por identidade transgênero.
II. Substituiu-se o termo sexualidade desviante por homossexualidades.
III. Substituiu-se o termo transgêneros por pessoas transexuais.
IV. Removeu-se o termo pessoas transgêneras.

Assinale a alternativa que lista as alterações feitas no item 306.76 de forma CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado