Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

As instituições de informação constituem organismos dinâmicos, em crescimento. A aplicação da gestão da qualidade no ambiente da informação não acontece de forma aleatória, há que se considerar as características específicas do ambiente de informação.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 2

“Como toda organização social, a biblioteca tem material organizacional e características intelectuais que servem como significado para expressar suas funções em uma estrutura social” (OLIVEIRA, 2005). Na visão da autora, é possível identificar, nas funções da biblioteca, três propriedades que pressupõem suas bases.
São propriedades das funções da biblioteca, EXCETO:




Questão 3

Considerando as definições, as características, os principais objetivos e a descrição documental dos documentos arquivísticos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A teoria das três idades se constitui como a sistematização das características dos arquivos correntes (arquivos ativos), intermediários (arquivos semiativos) e permanentes (arquivos inativos para a administração, porém de uso para pesquisa).
( ) Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.
( ) Proveniência é entendida como sendo a qualidade pela qual documentos de arquivo, a despeito de forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem.
( ) Indivisibilidade ou integridade arquivística é a característica derivada do princípio da unicidade, segundo o qual um fundo de arquivo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.
( ) O princípio da cumulatividade preconiza que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 4

Assinale a alternativa que aponta o instrumento de descrição de informação considerado a “nova Norma de Catalogação” que caminha para uma possível substituição da atual Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd. edition (AACR2).




Questão 5

Melvil Dewey (1851–1931) bibliotecário norte-americano publicou, no ano de 1876, o Código de Classificação Bibliográfico que, segundo Andrade, Bruna e Sales (2011, p. 35) “[...] é o sistema de classificação bibliográfica mais utilizado em todo o mundo.” A Classificação Decimal de Dewey (Dewey Decimal Classification; DDC ou CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, é um sistema de classificação documentário hierárquico que está organizado em dez classes principais, divididas em subcategorias, que relacionam todos os assuntos e suas possíveis combinações/associações e relações. A edição vigente é a 23ª edição publicada no ano de 2011, porém os profissionais da informação, técnicos especializados em classificação, analisam e indicam constantemente para a UDC Consortium e OCLC, detentoras da edição da CDD, a necessidade de possíveis alterações e inclusões, a fim de melhor atender às necessidades de informação e representação da sociedade atual. Dentre essas demandas sociais, em relação às alterações propostas no ano de 2018, podem ser apontadas as alterações indicadas na classe 306.76 - Orientação sexual, identidade transgênera, intersexualidade. Sobre essas alterações, analise os itens abaixo:

I. Substituiu-se o termo transgenerismo por identidade transgênero.
II. Substituiu-se o termo sexualidade desviante por homossexualidades.
III. Substituiu-se o termo transgêneros por pessoas transexuais.
IV. Removeu-se o termo pessoas transgêneras.

Assinale a alternativa que lista as alterações feitas no item 306.76 de forma CORRETA.




Questão 6

Segundo Grogan (1995):

“A conveniência de promover um relacionamento pessoal entre bibliotecários e leitores em bibliotecas populares” é considerada o primeiro trabalho sobre SR (Serviço de Referência) em forma impressa, que foi apresentado na famosa Centennial Conference of Librarians na Filadélfia (EUA), em 1876.”

Assinale a alternativa que indica o bibliotecário autor desse trabalho.




Questão 7

Sobre a Ciência da Informação, é correto afirmar que




Questão 8

A NBR 6023 da ABNT, que diz respeito à elaboração de referências, foi atualizada e ampliada em nova versão em 2018. No momento atual, apresenta o modelo de referência para documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico no item 7.20. Assinale a alternativa INCORRETA referente aos documentos que correspondem aos documentos de que trata o item 7.20 da norma.




Questão 9

Análise de assunto é a etapa que constitui o trabalho intelectual do indexador. Analise a afirmativa a seguir.

A _________________ se tornou a estratégia clássica de leitura para análise de assunto. Consiste em uma leitura direcionada para certas partes do documento vai ao encontro de elementos especificamente importantes para identificação do assunto ou assuntos do documento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.




Questão 10

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Maria aparecida
    Realizei o simulado de bibliotecário pra fazer a correção abriu outro simulado com questões diferentes a que eu tinha realizado

Deixe uma resposta