Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

De acordo com a Resolução CFB Nº 42, de 11 de janeiro de 2002, seção VI – Da aplicação de sanções, no Art.16, “na aplicação de sanções éticas serão consideradas como atenuantes” os fatos a seguir, EXCETO:

Questão 2

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 3

No que tange às normas, aos formatos e aos modelos conceituais para a catalogação descritiva de um item, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I considerando as principais características e objetivos das normas, dos formatos e dos modelos.

COLUNA I

1. RDA
2. MARC 21
3. FRBR
4. AACR2

COLUNA II

( ) Construída com base na AACR2, oferece os princípios e as instruções para registro de dados sobre recursos hoje conhecidos e os que ainda venham a ser desenvolvidos.
( ) Faz uma abordagem centrada no usuário, analisa quais requisitos de dados o usuário utiliza para realizar a busca e o que ele espera encontrar de informação no registro bibliográfico.
( ) Foi originalmente elaborada num ambiente de materiais majoritariamente impressos e de catálogos em fichas; seu uso ativo durante décadas se deve ao seu efetivo processo de revisão.
( ) Forma-se por conceitos relevantes presentes neste modelo conceitual: as entidades obra e expressão.
( ) A forma como foi projetada proporciona uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos e conteúdos.
( ) Instrumento indispensável ao catalogador que busca automação, este formato possibilita às bibliotecas compartilharem recursos bibliográficos com, a garantia de que seus dados serão compatíveis, mesmo que substituam seus sistemas

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 4

Sobre a Ciência da Informação, é correto afirmar que

Questão 5

A Política de Desenvolvimento de Coleções de uma biblioteca, na atualidade, deve levar em conta a existência de muitas e qualificadas fontes de informação na internet, sendo que muitos desses recursos são de conteúdo completo e de acesso livre, como

Questão 6

Importantes guias da tomada de decisão profissional, as cinco leis da Biblioteconomia, são: I) os livros são para o uso; II) a cada leitor o seu livro; III) a cada livro o seu leitor; IV) poupe o tempo do leitor; V) a biblioteca é um organismo vivo. Quem as propôs foi o

Questão 7

No contexto municipal, na realidade brasileira, é bem comum que a biblioteca pública municipal preste serviços direcionados ao público escolar, uma vez que em muitos casos, em desacordo com a lei de universalização das bibliotecas nas escolas, muitas delas não têm bibliotecas. Ao chamar para si essa responsabilidade social suplementar específica, a biblioteca pública poderia:

I. buscar uma aproximação com as escolas do seu entorno, em vista de conhecer suas necessidades e melhor atender ao público escolar;
II. desenvolver projetos de promoção do gosto pela leitura, uma vez que o hábito de ler melhora o desempenho escolar de estudantes;
III. inteirar-se dos conteúdos curriculares e promover atividades como palestras, exposições e outras atividades culturais que contribuam no processo de aprendizagem e na qualidade da educação.
IV. preservar sua tipologia, mas dedicar-se apenas aos estudantes do município, já que se trata do público que mais precisa de biblioteca.

É correto afirmar que

Questão 8

O Serviço de referência em bibliotecas e demais unidades de informação pode ser entendido não apenas como um setor específico mas como um processo, que envolve um conjunto de ações sistematizadas, a fim de satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e/ou de grupos específicos de usuários. Assim, em uma das obras clássicas dessa área no Brasil, o livro intitulado: Serviço de Referência e Informação, de Nice Figueiredo cita três técnicas importantes da Ciência da Informação para o Serviço de Referência.
São elas:

Questão 9

De acordo com o Instrumento de Avaliação de cursos de graduação, desenvolvido pelo INEP em 2017, que passou a vigorar sua aplicação em 2018 para autorização de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, no documento, a biblioteca é avaliada na dimensão 3 – Infraestrutura, por meio dos indicadores 3.6 e 3.7, que correspondem à bibliografia básica e complementar. Nessa perspectiva, sobre um dos critérios de análise corretos que compõem o conjunto de critérios necessários para a obtenção do conceito máximo (5), assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Na perspectiva do planejamento estratégico, é fundamental que uma biblioteca conheça e considere o seu ambiente externo, que corresponde ao contexto institucional e social no qual ela existe e exerce suas funções. Nesse sentido, no caso de uma Biblioteca Pública Municipal, podemos afirmar que

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Realizei o simulado de bibliotecário pra fazer a correção abriu outro simulado com questões diferentes a que eu tinha realizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *