Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O debate no âmbito científico, acerca dos novos suportes e naturezas documentais, tem emergido nas últimas décadas diante de novas tecnologias e naturezas documentais. Diante disso, Rondinelli (2002, p.130) contribui para o diálogo caracterizando o documento eletrônico como “[...] o documento processado por meio eletrônico, em formato digital. Entretanto, há outros documentos que, embora não sendo digitais, são processados eletronicamente [...] que também podem ser entendidas como documentos eletrônicos”.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de documento não digital, embora possa ser considerado um documento eletrônico, segundo Rondinelli (2002).

Questão 2

De acordo com o Instrumento de Avaliação de cursos de graduação, desenvolvido pelo INEP em 2017, que passou a vigorar sua aplicação em 2018 para autorização de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, no documento, a biblioteca é avaliada na dimensão 3 – Infraestrutura, por meio dos indicadores 3.6 e 3.7, que correspondem à bibliografia básica e complementar. Nessa perspectiva, sobre um dos critérios de análise corretos que compõem o conjunto de critérios necessários para a obtenção do conceito máximo (5), assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

No contexto municipal, na realidade brasileira, é bem comum que a biblioteca pública municipal preste serviços direcionados ao público escolar, uma vez que em muitos casos, em desacordo com a lei de universalização das bibliotecas nas escolas, muitas delas não têm bibliotecas. Ao chamar para si essa responsabilidade social suplementar específica, a biblioteca pública poderia:

I. buscar uma aproximação com as escolas do seu entorno, em vista de conhecer suas necessidades e melhor atender ao público escolar;
II. desenvolver projetos de promoção do gosto pela leitura, uma vez que o hábito de ler melhora o desempenho escolar de estudantes;
III. inteirar-se dos conteúdos curriculares e promover atividades como palestras, exposições e outras atividades culturais que contribuam no processo de aprendizagem e na qualidade da educação.
IV. preservar sua tipologia, mas dedicar-se apenas aos estudantes do município, já que se trata do público que mais precisa de biblioteca.

É correto afirmar que

Questão 4

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 5

Considerando que as enciclopédias evoluíram não apenas no que diz respeito à sua função e ao seu arranjo, mas que há certa preocupação dos editores em facilitar sua utilização pelos usuários e em aperfeiçoar as formas de acesso à informação nelas contidas, levando os editores a introduzir inúmeros recursos com a finalidade de aumentar seu potencial informativo, são recursos comumente encontrados nas enciclopédias , EXCETO:

Questão 6

Melvil Dewey (1851–1931) bibliotecário norte-americano publicou, no ano de 1876, o Código de Classificação Bibliográfico que, segundo Andrade, Bruna e Sales (2011, p. 35) “[...] é o sistema de classificação bibliográfica mais utilizado em todo o mundo.” A Classificação Decimal de Dewey (Dewey Decimal Classification; DDC ou CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, é um sistema de classificação documentário hierárquico que está organizado em dez classes principais, divididas em subcategorias, que relacionam todos os assuntos e suas possíveis combinações/associações e relações. A edição vigente é a 23ª edição publicada no ano de 2011, porém os profissionais da informação, técnicos especializados em classificação, analisam e indicam constantemente para a UDC Consortium e OCLC, detentoras da edição da CDD, a necessidade de possíveis alterações e inclusões, a fim de melhor atender às necessidades de informação e representação da sociedade atual. Dentre essas demandas sociais, em relação às alterações propostas no ano de 2018, podem ser apontadas as alterações indicadas na classe 306.76 - Orientação sexual, identidade transgênera, intersexualidade. Sobre essas alterações, analise os itens abaixo:

I. Substituiu-se o termo transgenerismo por identidade transgênero.
II. Substituiu-se o termo sexualidade desviante por homossexualidades.
III. Substituiu-se o termo transgêneros por pessoas transexuais.
IV. Removeu-se o termo pessoas transgêneras.

Assinale a alternativa que lista as alterações feitas no item 306.76 de forma CORRETA.

Questão 7

A Política de Desenvolvimento de Coleções de uma biblioteca, na atualidade, deve levar em conta a existência de muitas e qualificadas fontes de informação na internet, sendo que muitos desses recursos são de conteúdo completo e de acesso livre, como

Questão 8

Sobre as tabelas auxiliares da CDU e seus símbolos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1

1. =
2. (=...)
3. (0...)
4. (1/9)
5. “...”

Coluna 2

( ) Forma.
( ) Grupos étnicos.
( ) Língua.
( ) Lugar.
( ) Tempo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 9

O Serviço de referência em bibliotecas e demais unidades de informação pode ser entendido não apenas como um setor específico mas como um processo, que envolve um conjunto de ações sistematizadas, a fim de satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e/ou de grupos específicos de usuários. Assim, em uma das obras clássicas dessa área no Brasil, o livro intitulado: Serviço de Referência e Informação, de Nice Figueiredo cita três técnicas importantes da Ciência da Informação para o Serviço de Referência.
São elas:

Questão 10

Considere as afirmativas abaixo.

I. Exaustividade, especificidade, correção e consistência são elementos que representam a qualidade da indexação tanto no processo quanto no resultado da indexação.
II. Os tesauros são linguagens documentárias de estrutura combinatória que se baseiam no sistema de pós-coordenação.
III. Os sistemas de classificação são linguagens documentárias de estrutura hierárquica que se baseiam na pós-coordenação.
IV. Exaustividade, especificidade, correção e consistência são elementos que representam as normas sobre indexação.

Estão corretas as afirmativas

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Realizei o simulado de bibliotecário pra fazer a correção abriu outro simulado com questões diferentes a que eu tinha realizado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *