Conforme Silva (1999, 2000), muitas são as mudanças que vêm modificando as necessidades de informação da sociedade contemporânea; cada vez mais, é preciso buscar “meios de sobrevivência” e ressignificação dos produtos e serviços, bem como a forma como eles são oferecidos aos usuários de Unidades de Informação (UI). Nesse sentido, o marketing aplicado às UI se constitui como um grande aliado para os gestores informacionais. O marketing tem sua gênese enquanto atividade mercadológica, uma vez que era visto como um conjunto de atividades humanas, objetivando-se facilitar e consumar as relações de troca e o fluxo de mercadorias (KOTLER, 1994). Tal concepção adaptou-se na economia moderna de forma a englobar organizações que não visam a lucro, mas que podem ser regidas pela mesma lógica, não baseada no capital (monetário), ampliando o entendimento de mercado, consumidor, capital e as relações estabelecidas entre eles, é o caso das unidades de informação. No entendimento de Kotler (2000), na economia moderna, são considerados 5 (cinco) mercados básicos.
Diante disso, assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os cinco mercados elencados no entendimento de Kotler (2000).
A) Mercados produtores, Mercados de matérias-primas, Mercados culturais, Mercados consumidores, Mercados
governamentais.
B) Mercados produtores, Mercados de matérias-primas, Mercados intermediários, Mercados de bens, Mercado de serviços.
C) Mercados formais, Mercados informais, Mercados intermediários, Mercados consumidores, Mercados governamentais.
D) Mercados formais, Mercados informais, Mercados culturais, Mercados de bens, Mercado de serviços.
E) Mercados produtores, Mercados de matérias-primas, Mercados intermediários, Mercados consumidores, Mercados
governamentais.
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