Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado para concurso CONTROL-RN

Simulado para concurso CONTROL-RN

A Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte (CONTROL/RN) está promovendo o Concurso Público Nº 01/2018, para o provimento de 53 vagas nos cargos de Analista Contábil e Técnico de Controle Interno. Preparamos esse simulado baseado no conteúdo programático do concurso, com questões objetivas de provas anteriores da atual banca organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - Leia o fragmento do texto:

“Acredita-se que o ebola se propague em longas distâncias ao ser levado por morcegos, que podem hospedar o vírus sem morrer. Assim, ele infecta outros animais com os quais os mamíferos voadores compartilham árvores, como os macacos. Frequentemente se propaga para os humanos através de carne infectada. A geografia remota e extensa do Congo lhe dá uma vantagem com relação a outras zonas, já que os surtos costumam ser localizados e são relativamente fáceis de isolar.”

A partir do texto, leia as afirmativas interpretadas gramaticalmente a seguir:

I. É afirmada a indeterminação do sujeito, ao se apresentar o verbo acreditar em terceira pessoa, acompanhado do pronome SE.
II. Há a participação do sujeito composto ao lermos no texto, uma geografia remota e extensa do Congo.
III. O advérbio de modo está presente quando é classificado o modo que se propaga a doença para os seres humanos.
IV. Ao dizer ’’frequentemente”, se faz a classificação do tempo necessário para que a enfermidade acometa os seres humanos por intermédio da carne infectada.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 2Leia com atenção o poema de Gregório de Matos:

Três dúzias de casebres remendados,
Seis becos de mentrastos entupidos
Quinze soldados rotos e despidos
Doze porcos na praça bem criados.

Dois conventos, seis frades, três letrados
Um juiz com bigodes sem ouvidos
Três presos de piolhos carcomidos
Por comer dois meirinhos esfaimados.

As damas com sapatos de baeta
Palmilha de tamanca como frade

Saia de chita, cinta de raquete.

O feijão que só faz ventosidade
Farinha de pipoca, pão de greta
De Sergipe Del Rei esta é a cidade.

Quanto à tipologia textual usada pelo escritor analise
as afirmativas a seguir:

I. É uma descrição, por relatar as características de um local.
II. É uma dissertação, por analisar e interpretar dados reais sobre a cidade de Sergipe Del Rei.
III. É apenas a definição de uma linda cidade aos olhos do poeta.
IV. É uma exposição, são apresentadas informações sobre assuntos e fatos específicos; expõe ideias; explica; avalia; reflete.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 3Leia o fragmento textual:

“Os conhecimentos produzidos na área de políticas públicas vêm sendo largamente utilizado por pesquisadores, políticos e administradores que lidam com problemas públicos em diversos setores de intervenção e nas mais diferentes áreas: ciência política, sociologia, economia, administração pública, direito etc.[i] Vêm sendo utilizado tanto no que diz respeito à implementação e a avaliação das políticas públicas, quanto no que diz respeito a abordagens que destacam o papel das ideias e do conhecimento neste processo[ii].”

As palavras destacadas estão morfologicamente classificadas, respectivamente e conforme os preceitos da norma culta. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Questão 4Em “Tão explícitas na rede, essas transações comerciais são, no entanto, proibidas no Brasil.” o conectivo destacado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

Questão 5Em “Pode, no futuro, pedir guarda, pensão. São muitas consequências.”, o termo em destaque encontrase entre vírgulas uma vez que é um:

Questão 6MATEMÁTICA (Financeira) - A taxa de juros nominal anual de um empréstimo é de 120%. A taxa anual efetiva de juros desse empréstimo, em um sistema de capitalização bimestral composta, será de:

Questão 7Uma aplicação rende uma taxa de juros de 19% ao mês. O valor do montante da aplicação dobrará em relação ao valor inicial dessa aplicação em:

Questão 8MATEMÁTICA (Raciocínio Lógico) - Numa pesquisa de mercado sobre a preferência entre três produtos participaram 300 pessoas que opinaram uma única vez. O resultado foi: 23% escolheram o produto A, 24% escolheram o produto B, 15% escolheram o produto C, 11% escolheram os produtos A e B, 9% escolheram os produtos B e C, 7% escolheram os produtos A e C, 5% escolheram os três. Nessas condições, é correto afirmar que:

Questão 9A soma dos dois próximos termos da sequência lógica 3,4,7,10,11,16,15,22,..., indica a idade de Ana hoje. Desse modo, a idade de Ana daqui 3 anos será igual a:

Questão 10De acordo com a equivalência lógica proposicional, a negação da frase “João fez exercícios ou Paula não pratica esportes”, é:

Questão 11NOÇÕES DE DIREITO (Direito Constitucional) - Sobre o tema do controle de constitucionalidade assinale a alternativa correta:

Questão 12A respeito dos direitos fundamentais e garantias individuais é correto afirmar:

Questão 13Após analisar as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta:

I - Como a Constituição Federal afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado, cabe ao Poder Judiciário determinar que o Estado forneça medicamentos, ainda não registrados na ANVISA ou de eficácia não demonstrada, desde que demonstradas a urgência e a gravidade do estado de saúde do paciente.

II - Devido ao princípio da separação dos poderes, não é lícito ao Poder Judiciário determinar a implementação de políticas públicas nas questões relativas ao direito constitucional à saúde.

III - No que tange à legitimidade passiva dos entes políticos envolvidos, referente às ações cuja pretensão é o fornecimento de medicamentos, tratamentos e congêneres imprescindíveis à saúde de pessoa carente, há solidariedade entre a União Federal, Estados e Municípios, considerando a unicidade do Sistema Único de Saúde.

IV - o STF entende ser constitucional atos normativos que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), vedam a internação em acomodações superiores, bem como o atendimento diferenciado por médico do próprio SUS ou conveniado, mediante o pagamento da diferença dos valores correspondentes.

Questão 14NOÇÕES DE DIREITO (Administrativo) - A reforma administrativa, no âmbito da gestão do Estado brasileiro, busca tomar a administração pública mais eficiente e voltada para a cidadania. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Questão 15Com relação à aplicabilidade dos meios consensuais de solução de conflitos que envolvam o poder público, é correto afirmar que:

Questão 16GEOGRAFIA DO BRASIL - Litosfera é a camada externa da terra, constituída pela crosta e pelo manto superior. Sua composição apresenta rochas e solo. Sobre os tipos de rochas encontradas na litosfera, assinale a alternativa correta.

Questão 17A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo que pode ser causado pela água da chuva ou pelo vento. Essa degradação, quando induzida pelo homem, é muito mais rápida que a natural, removendo em pouco tempo grandes quantidades de solo. A respeito da erosão, assinale a alternativa correta.

Questão 18O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Analise as afirmações.

I. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios e 241 de peixes.

II. É considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil. Em seu espaço territorial, uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.

As afirmações I e II se referem, respectivamente, aos biomas:

Questão 19GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE - O Rio Grande do Norte apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas, tais como a carcinicultura, a fruticultura irrigada, a indústria de alimentos e bebidas, entre outras. Sobre a questão ambiental no Rio Grande do Norte, analise as proposições abaixo:

I - A desertificação da terra é um processo resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas que promovem o desmatamento. No Rio Grande do Norte, a região do Agreste é a mais afetada pela desertificação, e, dentre as atividades responsáveis por esse processo destacam-se as do setor cerâmico e as da mineração.

II - O aquecimento econômico do setor da construção civil, na última década, trouxe benefícios a diversos municípios do estado, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse setor leve em conta, em seu desenvolvimento, o uso e os limites de sustentabilidade dos recursos ambientais.

III - A expansão das áreas urbana e industrial provocou forte impacto na qualidade dos recursos hídricos, e o principal vetor de contaminação das águas é a falta de saneamento (coleta e tratamento de esgoto). Por esse fato, os rios Potengi, Jundiaí, Pitimbu, Maxaranguape, Ceará Mirim, Doce e Pirangi estão altamente contaminados e com suas águas impróprias para o consumo humano direto.

IV - Uma ferramenta eficaz para combater os principais problemas ambientais das cidades é levá-los ao conhecimento dos seus cidadãos de modo que estes possam exigir o cumprimento das leis vigentes, tais como as que possibilitam as construções em dunas, faixas de praias e manguezais.

V - A carcinicultura foi implantada, inicialmente, em áreas de mangues já desmatadas por pequenas e antigas salinas e, posteriormente, expandiu-se para as demais áreas estuarinas do estado.

Estão corretas apenas as afirmações:

Questão 20As economias fundadoras do Rio Grande do Norte produziram espaços, territórios e foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico e povoamento do estado. Nesse contexto, é correto afirmar:

Para resolver questões de Conhecimentos Específicos, confira aqui questões especificas por cargos.

Comentar Simulado