Simulado Biomédico – Conhecimentos Específicos

O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar microorganismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias. É uma área que atua no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Qual opção do Excel 2016, salva as configurações atuais de exibição e impressão, como um modo de exibição personalizado, para que o mesmo, possa ser aplicado, rapidamente, em novos documentos?

Questão 2

Urease é uma enzima que causa hidrólise da ureia com formação de amônia e anidrido carbônico. Um tipo de prova para identificação de bactérias é a transferência de uma porção do crescimento bacteriano com auxílio de uma alça platinada para o meio, contendo ureia, em pH neutro e uma tira indicadora de acidez, o vermelho fenol. Quando a urease das bactérias produtoras desta enzima ataca a ureia, ocorre alcalinização do meio, tornando-a rosa-choque, dando positivo o teste.
Assinale a alternativa que indica uma bactéria que, possivelmente, mudaria para a cor rosa-choque o meio, contendo ureia:

Questão 3

A citologia da vulva não é tão popular quanto a de outras áreas do trato feminino. A razão principal é a dificuldade em fazer os esfregaços que serão, na maioria das vezes, de população celular muito pequena. Entretanto, quando os esfregaços são feitos com boa técnica, fornecerão excelentes informações ao biomédico.
Em um tipo de lâmina de células da vulva, foram encontrados presença de grânulos no citoplasma das células e também fora delas, de cores marrom-escuro, ou clara, em abundância. Neste caso o possível diagnóstico será:

Questão 4

Acerca dos meios de cultura utilizados em microbiologia, está INCORRETO o que se afirma em:

Questão 5

Um microrganismo causador da faringite produz uma toxina que causa vermelhidão na garganta, isso ocorre quando a bactéria foi antes infectada por um bacteriófago lisogênico e o DNA do vírus foi incorporado ao seu material genético, de modo que as características morfológicas foram alteradas. A toxina também provoca uma erupção cutânea de coloração avermelhada, aparentemente, causada por uma reação de hipersensibilidade cutânea; outra característica importante é a febre alta.
Analisando o texto, assinale a alternativa que indica a bactéria, que ao ser infectada pelo bacteriófago, desenvolve a doença:

Questão 6

Um tipo de porfiria muito raro é resultado de um defeito genético em homozigose, no qual, demonstra uma falta de atividade da uroporfirinogênio descarboxilase (URO-D). Há uma semelhança com outro tipo de porfiria, diferenciado pelo grau de fotossensibilidade grave, que geralmente, começa na primeira infância.
De acordo com o texto, qual é o tipo de porfiria mencionada?

Questão 7

Sobre o diagnóstico laboratorial da infecção pelo Zika vírus é INCORRETO afirmar:

Questão 8

É CORRETO afirmar sobre as enzimas de importância clínica:

Questão 9

Acerca da avaliação da função renal marque V para Verdadeiro e F para Falso e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

(__) A dosagem de creatinina baseia-se em baseia na formação de um cromógeno, produto da reação da creatinina com picrato, em meio alcalino, chamada reação de Jaffré.
(__) Níveis séricos de uréia reduzidos indicam diminuição da função renal.
(__) A microalbuminúria é um marcador precoce de lesão renal.

Questão 10

No Word 2016, qual opção da guia Revisão é utilizada para adicionar uma anotação acerca de determinada parte do texto?

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *