>

Simulado Biomédico – Conhecimentos Específicos

O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar microorganismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias. É uma área que atua no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Avalie as afirmações sobre uma análise de urina:

I – A presença de cilindros hialinos é considerada normal, mesmo quantidades elevadas em certas situações fisiológicas, como exercício físico intenso, febre, desidratação e estresse emocional.
II – Cilindros leucocitários indicam infecção ou inflamação renal e exigem investigação clínica.
III – As cetonas, que compreendem o ácido acetoacético, a acetona e o ácido beta-hidroxibutírico, são formadas durante o catabolismo dos ácidos graxos. Normalmente, sua quantidade na urina é indetectável. Pode-se detectá-las quando há um comprometimento na utilização de carboidratos como principal fonte energética e as reservas de gordura precisam ser metabolizadas para gerar energia.

A alternativa CORRETA corresponde a:

Questão 2

Acerca da avaliação da função renal marque V para Verdadeiro e F para Falso e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

(__) A dosagem de creatinina baseia-se em baseia na formação de um cromógeno, produto da reação da creatinina com picrato, em meio alcalino, chamada reação de Jaffré.
(__) Níveis séricos de uréia reduzidos indicam diminuição da função renal.
(__) A microalbuminúria é um marcador precoce de lesão renal.

Questão 3

A tuberculose (TB) é uma das doenças mais antigas da humanidade, causada por bactérias pertencentes ao complexo Mycobacterium tuberculosis. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 100 milhões de pessoas são infectadas pelo M. tuberculosis a cada ano. O diagnóstico laboratorial da Tuberculose é fundamental tanto para a detecção de casos novos quanto para o tratamento. A respeito do processo de diagnóstico laboratorial da Tuberculose assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 4

A cavidade pleural é um espaço potencial revestido pelo mesotélio da pleura visceral e parietal. A cavidade pleural, normalmente, contém uma pequena quantidade de líquido que facilita o movimento de duas membranas. Este líquido é derivado do plasma a partir dos capilares da pleura parietal. Ele é produzido, continuamente, a uma taxa dependente da pressão hidrostática capilar, pressão oncótica capilar e permeabilidade capilar.
O principal sintoma da efusão pleural é a apneia. Confrontando os dados de células hematológicas nela mergulhada, em associação com o quadro clínico do paciente, assinale a alternativa incorreta.

Questão 5

Paciente em uma expedição ao Estado do Pará, foi atacado por uma nuvem de mosquitos e relata que não estava com repelente. Alguns meses depois estava com um quadro infeccioso, apresentando lesões ulcerosas multifocais. No exame parasitológico, foram encontradas formas amastigotas de forma ovóide, com citoplasma azul, núcleo excêntrico e cinetoplastos em bastonete.
Considerando a localização geográfica e as características do parasita, qual o possível agente etiológico?

Questão 6

Qual opção do Excel 2016, salva as configurações atuais de exibição e impressão, como um modo de exibição personalizado, para que o mesmo, possa ser aplicado, rapidamente, em novos documentos?

Questão 7

Uma avaliação cautelosa da medula óssea é fundamental para o diagnóstico e o manejo de diversas doenças hematológicas.

Geralmente, após realizado o aspirado de medula óssea, o material é entregue a um assistente técnico, que prepara as lâminas de esfregaço e avalia a qualidade da amostra.

Baseando-se nas boas práticas para a conservação de um aspirado de medula óssea, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os esfregaços do material devem ser preparados rapidamente, logo após a coleta do aspirado, para evitar a coagulação, utilizando-se lamínulas ou lâminas para espalhar a medula.

II. A medula óssea, caso não seja possível o preparo imediato da lâmina do esfregaço, pode ser aspirada para um tubo contendo anticoagulante.

III. Havendo a necessidade de exames adicionais como citogenética ou citometria de fluxo, devem ser realizados novos aspirados, retirando e reposicionando a agulha em um novo sítio e aspirando a medula para tubos novos sem a necessidade de adicionar anticoagulante.

Está correto o que se afirma em

Questão 8

As células sanguíneas e os demais constituintes do sangue, uma das especializações do tecido conjuntivo, realizam importantes funções, como a oxigenação, a coagulação e a defesa do corpo humano. O sangue apresenta uma notável heterogeneidade celular, o que oportuniza igualmente uma variedade de funções. Sendo assim, assinalar a alternativa correspondente às células envolvidas na secreção de imunoglobulinas:

Questão 9

Acerca do Powerpoint 2016, é correto afirmar:

Questão 10

A diluição de desoxirribonucleotídeos fosfatados (DNTPs) é uma tarefa extremamente comum na rotina de laboratórios de biologia molecular para a execução da técnica de reação em cadeia da polimerase convencional “in house”. Partindo de um kit de DNTPs, o qual apresenta uma concentração inicial de 100mM para cada nucleotídeo de DNA, assinalar a alternativa correspondente ao volume que o profissional pipetaria de cada um dos nucleotídeos de DNA, a fim de que se obtenha 1mL de uma solução de DNTPs a 1mM.

Tempo de simulado: