Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Biomédico – Conhecimentos Específicos

Simulado Biomédico – Conhecimentos Específicos

O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar microorganismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias. É uma área que atua no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Os testes de sensibilidade são indicados para qualquer organismo responsável por um processo infeccioso que exija terapia antimicrobiana, quando é impossível predizer a sensibilidade desse organismo, mesmo conhecendo a sua identificação. Diversos métodos laboratoriais podem ser utilizados para medir a sensibilidade in vitro das bactérias aos agentes antimicrobianos. Acerca deste tema, avalie as afirmações abaixo e marque a alternativa CORRETA:

I – No método de disco-difusão, um disco de papel de filtro de 6 mm impregnado com uma concentração conhecida de um composto antimicrobiano é colocado na placa de ágar Mueller-Hinton.
II – O método de difusão em gradiente de concentração cria um gradiente antimicrobiano na placa de ágar para o teste de suscetibilidade. Os antimicrobianos são impregnados em fitas ou tiras finas com um gradiente de concentração e são marcados na superfície superior com uma escala de concentração.
III – A automação dos testes de sensibilidade padroniza a leitura e muitas vezes produz resultados em um período mais curto do que as leituras manuais.
IV – Os testes de diluição são realizados em tubos (macrodiluição) ou placas (microdiluição). Este procedimento envolve a preparação de diluições seriadas de antimicrobianos em um meio líquido de crescimento.




Questão 2

Para exames de dosagem de glicemia, o anticoagulante utilizado é:




Questão 3

É um procedimento INCORRETO na preparação e distribuição de meios de cultura:




Questão 4

É CORRETO afirmar sobre as enzimas de importância clínica:




Questão 5

Sobre o anticoagulante citrato de sódio, utilizado na coleta de amostras para exames clínicos, é CORRETO afirmar:




Questão 6

Acerca dos meios de cultura utilizados em microbiologia, está INCORRETO o que se afirma em:




Questão 7

Marque V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmações sobre os basófilos:

(__) Comparados aos mastócitos, os basófilos possuem maior quantidade de grânulos, porém os grânulos são menores.
(__) Os basófilos se originam a partir de progenitores CD34+ , se diferenciam e maturam na medula óssea, circulam no sangue periférico, onde constituem cerca de 1% dos leucócitos, e têm alguns dias de vida.
(__) A principal citocina que promove a diferenciação das células progenitoras em basófilos é a IL-3.
(__) Assim como os mastócitos, os mediadores produzidos pelos basófilos são divididos em mediadores pré-formados, mediadores lipídicos recém sintetizados e citocinas/quimiocinas.

A sequência CORRETA corresponde a:




Questão 8

Avalie as afirmações sobre uma análise de urina:

I – A presença de cilindros hialinos é considerada normal, mesmo quantidades elevadas em certas situações fisiológicas, como exercício físico intenso, febre, desidratação e estresse emocional.
II – Cilindros leucocitários indicam infecção ou inflamação renal e exigem investigação clínica.
III – As cetonas, que compreendem o ácido acetoacético, a acetona e o ácido beta-hidroxibutírico, são formadas durante o catabolismo dos ácidos graxos. Normalmente, sua quantidade na urina é indetectável. Pode-se detectá-las quando há um comprometimento na utilização de carboidratos como principal fonte energética e as reservas de gordura precisam ser metabolizadas para gerar energia.

A alternativa CORRETA corresponde a:




Questão 9

Acerca da avaliação da função renal marque V para Verdadeiro e F para Falso e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

(__) A dosagem de creatinina baseia-se em baseia na formação de um cromógeno, produto da reação da creatinina com picrato, em meio alcalino, chamada reação de Jaffré.
(__) Níveis séricos de uréia reduzidos indicam diminuição da função renal.
(__) A microalbuminúria é um marcador precoce de lesão renal.




Questão 10

Sobre o diagnóstico laboratorial da infecção pelo Zika vírus é INCORRETO afirmar:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado