Simulado Biomédico – Conhecimentos Específicos

O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar microorganismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias. É uma área que atua no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O líquido cerebroespinhal pode ser obtido por punção lombar, cisternal, cervical lateral, através de cânulas, ou derivações ventriculares. O líquor é produzido a uma taxa de aproximadamente 500 mL/dia, cerca de 70%, dos quais derivados por ultrafiltração e secreção, através dos plexos coroides.
Sobre o líquor e suas características, assinale a alternativa incorreta.

Questão 2

No Word 2016, qual opção da guia Revisão é utilizada para adicionar uma anotação acerca de determinada parte do texto?

Questão 3

Acerca dos meios de cultura utilizados em microbiologia, está INCORRETO o que se afirma em:

Questão 4

Utilizando o Word 2016, é possível adicionar um índice listando as palavras-chaves e os números de páginas, onde as mesmas aparecem. Em qual guia pode ser localizado essa opção?

Questão 5

O serviço de e-mail faz uso de três protocolos para o envio e recebimento de mensagens eletrônicas. São eles:

Questão 6

Um tipo de porfiria muito raro é resultado de um defeito genético em homozigose, no qual, demonstra uma falta de atividade da uroporfirinogênio descarboxilase (URO-D). Há uma semelhança com outro tipo de porfiria, diferenciado pelo grau de fotossensibilidade grave, que geralmente, começa na primeira infância.
De acordo com o texto, qual é o tipo de porfiria mencionada?

Questão 7

Paciente em uma expedição ao Estado do Pará, foi atacado por uma nuvem de mosquitos e relata que não estava com repelente. Alguns meses depois estava com um quadro infeccioso, apresentando lesões ulcerosas multifocais. No exame parasitológico, foram encontradas formas amastigotas de forma ovóide, com citoplasma azul, núcleo excêntrico e cinetoplastos em bastonete.
Considerando a localização geográfica e as características do parasita, qual o possível agente etiológico?

Questão 8

A leishmaniose visceral, ou calazar, ocorre esporadicamente sobre uma ampla área geográfica. Geralmente a infecção é benigna e, frequentemente, subclínica, acometendo mais crianças pequenas e indivíduos malnutridos. A doença acomete principalmente o fígado, baço, medula óssea e linfonodos.
Assinale a alternativa que indica uma espécie de leishmania que cause o calazar.

Questão 9

A citologia da vulva não é tão popular quanto a de outras áreas do trato feminino. A razão principal é a dificuldade em fazer os esfregaços que serão, na maioria das vezes, de população celular muito pequena. Entretanto, quando os esfregaços são feitos com boa técnica, fornecerão excelentes informações ao biomédico.
Em um tipo de lâmina de células da vulva, foram encontrados presença de grânulos no citoplasma das células e também fora delas, de cores marrom-escuro, ou clara, em abundância. Neste caso o possível diagnóstico será:

Questão 10

Os testes de sensibilidade são indicados para qualquer organismo responsável por um processo infeccioso que exija terapia antimicrobiana, quando é impossível predizer a sensibilidade desse organismo, mesmo conhecendo a sua identificação. Diversos métodos laboratoriais podem ser utilizados para medir a sensibilidade in vitro das bactérias aos agentes antimicrobianos. Acerca deste tema, avalie as afirmações abaixo e marque a alternativa CORRETA:

I – No método de disco-difusão, um disco de papel de filtro de 6 mm impregnado com uma concentração conhecida de um composto antimicrobiano é colocado na placa de ágar Mueller-Hinton.
II – O método de difusão em gradiente de concentração cria um gradiente antimicrobiano na placa de ágar para o teste de suscetibilidade. Os antimicrobianos são impregnados em fitas ou tiras finas com um gradiente de concentração e são marcados na superfície superior com uma escala de concentração.
III – A automação dos testes de sensibilidade padroniza a leitura e muitas vezes produz resultados em um período mais curto do que as leituras manuais.
IV – Os testes de diluição são realizados em tubos (macrodiluição) ou placas (microdiluição). Este procedimento envolve a preparação de diluições seriadas de antimicrobianos em um meio líquido de crescimento.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *