Simulado Biomédico – Conhecimentos Específicos

O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar microorganismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias. É uma área que atua no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A análise do sangue é normalmente o primeiro passo na avaliação da função hematológica e no diagnóstico de doenças relacionadas, uma vez que muitos distúrbios hematológicos são definidos por exames de sangue específicos.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A análise de esfregaços de sangue e de parâmetros hematológicos fornece informações diagnósticas importantes acerca da morfologia celular e da quantificação dos componentes celulares do sangue, além da avaliação do tamanho e da forma da célula.

II. Os elementos sanguíneos incluem eritrócitos ou glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos e plaquetas.

III. Os leucócitos são as células sanguíneas presentes em maior quantidade no sangue e são necessárias para a respiração dos tecidos.

Está correto o que se afirma em

Questão 2

Nos estudos epidemiológicos, são utilizados basicamente dois tipos de medidas, as de frequência e as de associação ou de efeito. Considerando-se os dois tipos de medidas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) De frequência.

(2) De associação ou de efeito.

( ) Essas medidas retratam a magnitude da relação estatística entre as variáveis de exposição e o desfecho em estudo.

( ) São as escolhidas quando se quer avaliar a ocorrência de determinados desfechos ou eventos em populações específicas.

( ) É obtida a partir da realização de estudos epidemiológicos do tipo experimentais, como ensaios clínicos randomizados (ECR) e observacionais.

( ) Nos delineamentos de estudos de coorte, uma medida geralmente utilizada é o risco relativo.

Questão 3

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, que consistem de combinações de práticas e técnicas de laboratório e barreiras primárias e secundárias de um laboratório. Sobre o assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O NB-1 é adequado ao trabalho que envolva agente com menor grau de risco (Classe de Risco I) para profissionais do laboratório e para o meio ambiente.

( ) No NB-2 é exigido cabine de Segurança Biológica Classe I ou II e centrífuga com caçapa protegida sempre que houver manipulação de materiais em que possa existir a formação de aerossóis.

( ) A Classe de Risco 3 enquadra agentes biológicos com elevado risco individual e comunitário. Os agentes patogênicos representam grande ameaça para as pessoas e animais, com fácil propagação de um indivíduo a outro, direta e indiretamente, não existindo profilaxia nem tratamento.

Questão 4

De acordo com a NR 09 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos, deve ser realizada avaliação preliminar da exposição às Vibrações em Mãos e Braços - VMB e Vibrações de Corpo Inteiro - VCI, considerando, entre outros, os seguintes aspectos:

I. Informações fornecidas por fabricantes sobre os níveis de vibração gerados por ferramentas, veículos, máquinas ou equipamentos envolvidos na exposição, quando disponíveis.

II. Esforços mentais e aspectos visuais.

III. Condições de uso e estado de conservação de veículos, máquinas, equipamentos e ferramentas, incluindo componentes ou dispositivos de isolamento e amortecimento que interfiram na exposição de operadores ou condutores.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 5

A tuberculose (TB) é uma das doenças mais antigas da humanidade, causada por bactérias pertencentes ao complexo Mycobacterium tuberculosis. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 100 milhões de pessoas são infectadas pelo M. tuberculosis a cada ano. O diagnóstico laboratorial da Tuberculose é fundamental tanto para a detecção de casos novos quanto para o tratamento. A respeito do processo de diagnóstico laboratorial da Tuberculose assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 6

A citologia da vulva não é tão popular quanto a de outras áreas do trato feminino. A razão principal é a dificuldade em fazer os esfregaços que serão, na maioria das vezes, de população celular muito pequena. Entretanto, quando os esfregaços são feitos com boa técnica, fornecerão excelentes informações ao biomédico.
Em um tipo de lâmina de células da vulva, foram encontrados presença de grânulos no citoplasma das células e também fora delas, de cores marrom-escuro, ou clara, em abundância. Neste caso o possível diagnóstico será:

Questão 7

É CORRETO afirmar sobre as enzimas de importância clínica:

Questão 8

Uma urocultura positiva é considerada o método analítico padrão-ouro para se diagnosticar um quadro de infecção urinária. Sobre a urocultura assinale a afirmativa INCORRETA:

Questão 9

O exame microscópico é parte vital do exame de urina de rotina. Este consiste em uma valiosa ferramenta diagnóstica para detecção e avaliação dos distúrbios do sistema geniturinário, bem como de outras doenças sistêmicas. Sobre a sedimentoscopia, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) As hemácias presentes na urina podem ser originárias de qualquer região do trato urinário, desde o glomérulo até o meato uretral.

( ) Os leucócitos observados na urina consistem principalmente em neutrófilos que podem ser identificados por seus grânulos ou suas lobulações características.

( ) Cilindros leucocitários são uma evidência de que os leucócitos originaram-se nos rins. Aglomerados de leucócitos são também fortes indicativos de origem renal, porém não representam uma evidência conclusiva.

( ) Números aumentados de células epiteliais tubulares sugerem dano neuronal, o qual pode ocorrer na endocardite, na necrose tubular aguda, na intoxicação por salicilato e na rejeição de transplante cardíaco.

Questão 10

O teste Western Blot (WB) ou Western Blotting consiste em um Imunoensaio empregado na confirmação laboratorial de doenças infecciosas, tais como a infecção pelo HIV/AIDS. A respeito deste teste imunológico assinale a afirmativa correta:

Tempo de simulado: