Antes da coleta de amostras hematológicas, é importante levar em consideração os estudos necessários para o diagnóstico, o que auxiliará na coleta ideal dessas amostras.
A aquisição de dados laboratoriais confiáveis, parte fundamental de uma avaliação hematológica, é obtida a partir de uma coleta adequada.
No que diz respeito ao processamento e preservação de amostras hematológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O sangue, normalmente, é coletado por punção venosa em tubos específicos para coleta contendo anticoagulante. A heparina e o citrato dissódico atuam na remoção do cálcio do sangue, que é necessário para o início do processo de coagulação. O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) age formando um complexo com a antitrombina no plasma para prevenir a formação de trombina.
( ) Fatores como o nível de hidratação, o uso medicamentoso, tabagismo e a ansiedade podem afetar os parâmetros hematológicos, de modo que as amostras devem ser coletadas de maneira padronizada para reduzir a variabilidade dos dados.
( ) A idade da amostra pode afetar a qualidade dos dados coletados. Desta forma, dados como idade, sexo e horário da coleta da amostra do paciente devem ser anotados, bem como as informações clínicas pertinentes correlacionadas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,