Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

O enfermeiro executa ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e à terceira idade.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Das relações dos profissionais de Enfermagem com os trabalhadores de enfermagem, saúde e outros, assinale a alternativa que traz direitos do profissional de Enfermagem de Acordo com o Código de Ética:




Questão 2

As atribuições específicas dos profissionais da Atenção Básica poderão constar de normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas.
Qual dessas atribuições é específica do enfermeiro?




Questão 3

O trabalho do enfermeiro na USF envolve um trabalho interdisciplinar e em equipe, integrando áreas técnicas e profissionais de diferentes formações.
Sobre o trabalho em equipe e colaborativo, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

Sobre Tipos de unidades e equipamentos de saúde na Atenção Básica, é CORRETO afirmar que na




Questão 5

Com relação aos Fatores que contribuíram para a emergência das doenças infecciosas, analise as alternativas, responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre as causas específicas e doenças emergentes assinalando a alternativa que traz a sequência correta:

(__) Síndrome de imunodeficiência adquirida, hepatites virais (B e C), dengue, tuberculose – Fatores Específicos: Agricultura, represas, desmatamentos e reflorestamentos, mudanças nos ecossistemas hídricos, enchentes e secas, fome, mudanças climáticas.
(__) Malária, disseminação de mosquitos vetores, cólera e dengue, influenza – Fatores específicos: Movimento internacional de pessoas e produtos, viagens aéreas.
(__) Cólera, dengue, difteria – fatores específicos: Saneamento e controle de vetores inadequados, cortes nos programas de prevenção.

A sequência CORRETA corresponde a:




Questão 6

Os artigos hospitalares são definidos de acordo com o grau de risco de aquisição de infecções. Esta classificação norteia a escolha do processo de desinfecção ou esterilização a ser utilizado. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que não indique artigos hospitalares semicríticos:




Questão 7

A Política Nacional de Atenção Básica define as características do processo de trabalho das equipes de atenção básica. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Cabe ao enfermeiro coordenar e avaliar as ações desenvolvidas por esses profissionais.
Com relação às atividades do ACS, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente. Os resultados alcançados são registrados como consequência direta:




Questão 10

A Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho.
Sobre as atribuições do enfermeiro na USF, assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado