Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

O enfermeiro executa ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e à terceira idade.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

O trabalho do enfermeiro na USF envolve um trabalho interdisciplinar e em equipe, integrando áreas técnicas e profissionais de diferentes formações.
Sobre o trabalho em equipe e colaborativo, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS) afirma que: “A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.”

Sobre a composição de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF), assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Sobre a integração das práticas de saúde na Atenção Básica, analise as assertivas abaixo:

I. Uma das críticas mais recorrentes ao arranjo das práticas de saúde predominantes na Atenção Básica diz respeito à centralidade do atendimento na enfermidade e não, na pessoa, à falta de diálogo e, principalmente, à dificuldade de apreensão ampliada das necessidades de saúde colocadas pela população atendida.
II. No modelo proposto pela vigilância, os profissionais não precisam necessariamente dominar todo o conhecimento sobre determinado problema ou agravo em saúde, mas devem, sim, ampliar e redefinir as ações, integrando saberes e práticas das diversas áreas, em caráter complementar, por meio de uma visão abrangente e uma ação integral.
III. As ações de saúde não deverão necessariamente ter como base as necessidades percebidas dos usuários em suas dimensões biopsicossociais e ser concebidas como práticas de saúde, ou seja, uma prática social articulada com a totalidade social.
IV. O objeto de atenção deve compreender o sujeito e seu contexto de vida, passando pela garantia de ações integrais que procurem prevenir e promover a saúde individual, mas também trabalhar a demanda clínica dos indivíduos doentes por meio de um novo rearranjo que valorize o espaço de atendimento individual como um espaço de "elevação" de consciência sanitária.

Estão CORRETAS




Questão 4

Em relação a responsabilidades nas esferas do governo da Política Nacional de Atenção Básica, leia as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Compete exclusivamente ao Ministério da Saúde assegurar ao usuário o acesso universal, equânime e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
( ) É responsabilidade comum a todas as esferas do governo a articulação com o subsistema indígena nas ações de Educação Permanente e gestão da rede assistencial.
( ) Divulgar periodicamente os relatórios de indicadores da Atenção Básica, com o intuito de assegurar o direito fundamental de acesso à informação é responsabilidade dos Estados e do Distrito Federal.
( ) Disponibilizar aos municípios instrumentos técnicos e pedagógicos que facilitem o processo de formação e educação permanente dos membros das equipes de gestão e de atenção é responsabilidade da União.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 5

Ainda sobre a Infraestrutura, ambiência e funcionamento da Atenção Básica, analise as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) As UBS devem ser cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), de acordo com as normas em vigor para tal.
( ) A ambiência de uma UBS refere-se ao espaço físico, entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.
( ) Para um ambiente adequado em uma UBS, existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço, recomendando-se colocar grades na recepção para garantir a segurança do funcionário.
( ) Para a realização da prática profissional na Atenção Básica, é necessário disponibilizar equipamentos adequados, recursos humanos capacitados e materiais e insumos suficientes à atenção à saúde prestada nos municípios e Distrito Federal.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 6

“O receptor do cuidado de enfermagem pode ser o indivíduo, a família, a comunidade ou a sociedade, cada qual com uma abordagem holística de adaptação. Os aspectos individuais compõem um ser unificado e as pessoas sempre estão interagindo com o ambiente, com permanente troca de informações, estímulos e respostas, constituindo um sistema em que existem entradas, saídas, controles e retroalimentação.” O texto traz características fundamentais da Teoria de Enfermagem Desenvolvida por:




Questão 7

O primeiro nível de atenção em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral, que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades, é conhecido como




Questão 8

Dentro das recomendações do Suporte Avançado de Vida para Adultos - 2015, no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória, uma vez que o tubo orotraqueal (ou outro dispositivo de via aérea avançado) esteja posicionado, simplificou -se a realização de ventilação para:




Questão 9

Sobre os conceitos de Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde, leia as assertivas abaixo:

I. O emprego do termo “atenção básica à saúde”, utilizado pelo Movimento Sanitário Brasileiro, teria buscado uma diferenciação ideológica em relação ao reducionismo presente na ideia de atenção primária, com o objetivo de construir um sistema público universal em uma concepção de cidadania ampliada.
II. A concepção de atenção primária à saúde em Alma-Ata contempla três componentes essenciais: acesso universal e primeiro ponto de contato do sistema de saúde; indissociabilidade da saúde do desenvolvimento econômico-social, reconhecendo-se os determinantes sociais; e participação social – correspondendo aos componentes caros do SUS.
III. Os benefícios de saúde sustentados por atenção primária à saúde de qualidade são reconhecidos internacionalmente, e há consenso entre formuladores de políticas de que a atenção primária deva ser fortalecida. Na formulação, predominam imprecisões quanto ao seu significado e observam-se, na formulação e na implementação de políticas de atenção primária à saúde, abordagens em disputas.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 10

Relacione os tipos de vigilância à sua devida síntese das diretrizes, componentes e planejamento da vigilância em saúde.

1. Vigilância em Saúde do Trabalhador
2. Vigilância Epidemiológica
3. Vigilância da Situação de Saúde
4. Vigilância Sanitária
5. Vigilância em Saúde Ambiental

( ) Visa à detecção, à prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de serem recomendadas e adotadas as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
( ) Propõe um conjunto de ações, que visam ao conhecimento e à detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana.
( ) Conjunto de atividades destinadas à promoção e proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
( ) Busca eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde.
( ) Desenvolve ações de monitoramento contínuo do território por meio de estudos e análises que revelem os principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento mais abrangente.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado