Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

O enfermeiro executa ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e à terceira idade.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

O primeiro nível de atenção em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral, que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades, é conhecido como

Questão 2

Ainda sobre a Infraestrutura, ambiência e funcionamento da Atenção Básica, analise as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) As UBS devem ser cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), de acordo com as normas em vigor para tal.
( ) A ambiência de uma UBS refere-se ao espaço físico, entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.
( ) Para um ambiente adequado em uma UBS, existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço, recomendando-se colocar grades na recepção para garantir a segurança do funcionário.
( ) Para a realização da prática profissional na Atenção Básica, é necessário disponibilizar equipamentos adequados, recursos humanos capacitados e materiais e insumos suficientes à atenção à saúde prestada nos municípios e Distrito Federal.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 3

Dentro das recomendações do Suporte Avançado de Vida para Adultos - 2015, no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória, uma vez que o tubo orotraqueal (ou outro dispositivo de via aérea avançado) esteja posicionado, simplificou -se a realização de ventilação para:

Questão 4

Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Cabe ao enfermeiro coordenar e avaliar as ações desenvolvidas por esses profissionais.
Com relação às atividades do ACS, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

Sobre os conceitos de Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde, leia as assertivas abaixo:

I. O emprego do termo “atenção básica à saúde”, utilizado pelo Movimento Sanitário Brasileiro, teria buscado uma diferenciação ideológica em relação ao reducionismo presente na ideia de atenção primária, com o objetivo de construir um sistema público universal em uma concepção de cidadania ampliada.
II. A concepção de atenção primária à saúde em Alma-Ata contempla três componentes essenciais: acesso universal e primeiro ponto de contato do sistema de saúde; indissociabilidade da saúde do desenvolvimento econômico-social, reconhecendo-se os determinantes sociais; e participação social – correspondendo aos componentes caros do SUS.
III. Os benefícios de saúde sustentados por atenção primária à saúde de qualidade são reconhecidos internacionalmente, e há consenso entre formuladores de políticas de que a atenção primária deva ser fortalecida. Na formulação, predominam imprecisões quanto ao seu significado e observam-se, na formulação e na implementação de políticas de atenção primária à saúde, abordagens em disputas.

Está CORRETO o que se afirma em

Questão 6

A Política Nacional de Atenção Básica define as características do processo de trabalho das equipes de atenção básica. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Fazem parte da Atenção Básica, compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade:

Questão 8

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS) afirma que: “A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.”

Sobre a composição de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF), assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Sobre os princípios do Sistema Único de Saúde-SUS, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A universalidade assegura ações e serviços de todos os níveis, de acordo com a complexidade que o caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras.
( ) A integralidade compreende um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.
( ) Dentre os princípios do SUS, encontram-se os princípios organizativos, que incluem a descentralização, a regionalização e hierarquização do sistema e a participação e controle social.
( ) A descentralização é um princípio organizativo do SUS, entendido como um sistema organizado por níveis de atenção de complexidade crescente, com fluxos assistenciais estabelecidos entre os serviços, de modo a garantir assistência integral e resolutiva à população.
( ) A equidade assegura que a disponibilidade de serviços de saúde considere as diferenças entre os grupos populacionais e indivíduos, de modo a priorizar aqueles que apresentam maior necessidade em função de situação de risco e das condições de vida e saúde.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 10

Os artigos hospitalares são definidos de acordo com o grau de risco de aquisição de infecções. Esta classificação norteia a escolha do processo de desinfecção ou esterilização a ser utilizado. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que não indique artigos hospitalares semicríticos:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *