Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

O enfermeiro executa ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e à terceira idade. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

As atribuições específicas dos profissionais da Atenção Básica poderão constar de normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas.
Qual dessas atribuições é específica do enfermeiro?

Questão 2

O primeiro nível de atenção em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral, que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades, é conhecido como

Questão 3

Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Cabe ao enfermeiro coordenar e avaliar as ações desenvolvidas por esses profissionais.
Com relação às atividades do ACS, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS) afirma que: “A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.”

Sobre a composição de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF), assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

A Política Nacional de Atenção Básica define as características do processo de trabalho das equipes de atenção básica. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

Fazem parte da Atenção Básica, compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade:

Questão 7

Sobre a integração das práticas de saúde na Atenção Básica, analise as assertivas abaixo:

I. Uma das críticas mais recorrentes ao arranjo das práticas de saúde predominantes na Atenção Básica diz respeito à centralidade do atendimento na enfermidade e não, na pessoa, à falta de diálogo e, principalmente, à dificuldade de apreensão ampliada das necessidades de saúde colocadas pela população atendida.
II. No modelo proposto pela vigilância, os profissionais não precisam necessariamente dominar todo o conhecimento sobre determinado problema ou agravo em saúde, mas devem, sim, ampliar e redefinir as ações, integrando saberes e práticas das diversas áreas, em caráter complementar, por meio de uma visão abrangente e uma ação integral.
III. As ações de saúde não deverão necessariamente ter como base as necessidades percebidas dos usuários em suas dimensões biopsicossociais e ser concebidas como práticas de saúde, ou seja, uma prática social articulada com a totalidade social.
IV. O objeto de atenção deve compreender o sujeito e seu contexto de vida, passando pela garantia de ações integrais que procurem prevenir e promover a saúde individual, mas também trabalhar a demanda clínica dos indivíduos doentes por meio de um novo rearranjo que valorize o espaço de atendimento individual como um espaço de "elevação" de consciência sanitária.

Estão CORRETAS

Questão 8

Sobre os conceitos de Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde, leia as assertivas abaixo:

I. O emprego do termo “atenção básica à saúde”, utilizado pelo Movimento Sanitário Brasileiro, teria buscado uma diferenciação ideológica em relação ao reducionismo presente na ideia de atenção primária, com o objetivo de construir um sistema público universal em uma concepção de cidadania ampliada.
II. A concepção de atenção primária à saúde em Alma-Ata contempla três componentes essenciais: acesso universal e primeiro ponto de contato do sistema de saúde; indissociabilidade da saúde do desenvolvimento econômico-social, reconhecendo-se os determinantes sociais; e participação social – correspondendo aos componentes caros do SUS.
III. Os benefícios de saúde sustentados por atenção primária à saúde de qualidade são reconhecidos internacionalmente, e há consenso entre formuladores de políticas de que a atenção primária deva ser fortalecida. Na formulação, predominam imprecisões quanto ao seu significado e observam-se, na formulação e na implementação de políticas de atenção primária à saúde, abordagens em disputas.

Está CORRETO o que se afirma em

Questão 9

Sobre Tipos de unidades e equipamentos de saúde na Atenção Básica, é CORRETO afirmar que na

Questão 10

Sobre os princípios do Sistema Único de Saúde-SUS, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A universalidade assegura ações e serviços de todos os níveis, de acordo com a complexidade que o caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras.
( ) A integralidade compreende um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.
( ) Dentre os princípios do SUS, encontram-se os princípios organizativos, que incluem a descentralização, a regionalização e hierarquização do sistema e a participação e controle social.
( ) A descentralização é um princípio organizativo do SUS, entendido como um sistema organizado por níveis de atenção de complexidade crescente, com fluxos assistenciais estabelecidos entre os serviços, de modo a garantir assistência integral e resolutiva à população.
( ) A equidade assegura que a disponibilidade de serviços de saúde considere as diferenças entre os grupos populacionais e indivíduos, de modo a priorizar aqueles que apresentam maior necessidade em função de situação de risco e das condições de vida e saúde.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Tempo de simulado:

3 comentários

  1. Muito bom os simulados.
  2. Estão de parabéns com as questões escolhidas.
  3. CARLOS GOMES DE SOUZA JUNIOR JUNIOR
    Eu gostei das questões pela qual nos avalia em nossos estudos para Concursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *