Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

O enfermeiro executa ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e à terceira idade.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Sobre os conceitos de Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde, leia as assertivas abaixo:

I. O emprego do termo “atenção básica à saúde”, utilizado pelo Movimento Sanitário Brasileiro, teria buscado uma diferenciação ideológica em relação ao reducionismo presente na ideia de atenção primária, com o objetivo de construir um sistema público universal em uma concepção de cidadania ampliada.
II. A concepção de atenção primária à saúde em Alma-Ata contempla três componentes essenciais: acesso universal e primeiro ponto de contato do sistema de saúde; indissociabilidade da saúde do desenvolvimento econômico-social, reconhecendo-se os determinantes sociais; e participação social – correspondendo aos componentes caros do SUS.
III. Os benefícios de saúde sustentados por atenção primária à saúde de qualidade são reconhecidos internacionalmente, e há consenso entre formuladores de políticas de que a atenção primária deva ser fortalecida. Na formulação, predominam imprecisões quanto ao seu significado e observam-se, na formulação e na implementação de políticas de atenção primária à saúde, abordagens em disputas.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 2

Sobre a integração das práticas de saúde na Atenção Básica, analise as assertivas abaixo:

I. Uma das críticas mais recorrentes ao arranjo das práticas de saúde predominantes na Atenção Básica diz respeito à centralidade do atendimento na enfermidade e não, na pessoa, à falta de diálogo e, principalmente, à dificuldade de apreensão ampliada das necessidades de saúde colocadas pela população atendida.
II. No modelo proposto pela vigilância, os profissionais não precisam necessariamente dominar todo o conhecimento sobre determinado problema ou agravo em saúde, mas devem, sim, ampliar e redefinir as ações, integrando saberes e práticas das diversas áreas, em caráter complementar, por meio de uma visão abrangente e uma ação integral.
III. As ações de saúde não deverão necessariamente ter como base as necessidades percebidas dos usuários em suas dimensões biopsicossociais e ser concebidas como práticas de saúde, ou seja, uma prática social articulada com a totalidade social.
IV. O objeto de atenção deve compreender o sujeito e seu contexto de vida, passando pela garantia de ações integrais que procurem prevenir e promover a saúde individual, mas também trabalhar a demanda clínica dos indivíduos doentes por meio de um novo rearranjo que valorize o espaço de atendimento individual como um espaço de "elevação" de consciência sanitária.

Estão CORRETAS




Questão 3

As atribuições específicas dos profissionais da Atenção Básica poderão constar de normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas.
Qual dessas atribuições é específica do enfermeiro?




Questão 4

A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente. Os resultados alcançados são registrados como consequência direta:




Questão 5

Com relação as úlceras neurotróficas, suas características e fisiopatologia, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:




Questão 6

Das relações com as organizações empregadoras, descritas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são direitos profissionais as seguintes alternativas, EXCETO:




Questão 7

Dentro das recomendações do Suporte Avançado de Vida para Adultos - 2015, no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória, uma vez que o tubo orotraqueal (ou outro dispositivo de via aérea avançado) esteja posicionado, simplificou -se a realização de ventilação para:




Questão 8

Com relação aos processos éticos, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
II - A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
III - A ética, muitas vezes é confundida com as leis, e não está relacionada com o sentimento de justiça social.

Estão corretos os itens:




Questão 9

Com relação aos Fatores que contribuíram para a emergência das doenças infecciosas, analise as alternativas, responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre as causas específicas e doenças emergentes assinalando a alternativa que traz a sequência correta:

(__) Síndrome de imunodeficiência adquirida, hepatites virais (B e C), dengue, tuberculose – Fatores Específicos: Agricultura, represas, desmatamentos e reflorestamentos, mudanças nos ecossistemas hídricos, enchentes e secas, fome, mudanças climáticas.
(__) Malária, disseminação de mosquitos vetores, cólera e dengue, influenza – Fatores específicos: Movimento internacional de pessoas e produtos, viagens aéreas.
(__) Cólera, dengue, difteria – fatores específicos: Saneamento e controle de vetores inadequados, cortes nos programas de prevenção.

A sequência CORRETA corresponde a:




Questão 10

Sobre Tipos de unidades e equipamentos de saúde na Atenção Básica, é CORRETO afirmar que na




Tempo de simulado:

Comentar Simulado