Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

Simulado Enfermeiro PSF – Conhecimentos Específicos

O enfermeiro executa ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e à terceira idade.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

A Política Nacional de Atenção Básica define as características do processo de trabalho das equipes de atenção básica. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

Ainda sobre a Infraestrutura, ambiência e funcionamento da Atenção Básica, analise as afirmações abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) As UBS devem ser cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), de acordo com as normas em vigor para tal.
( ) A ambiência de uma UBS refere-se ao espaço físico, entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.
( ) Para um ambiente adequado em uma UBS, existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço, recomendando-se colocar grades na recepção para garantir a segurança do funcionário.
( ) Para a realização da prática profissional na Atenção Básica, é necessário disponibilizar equipamentos adequados, recursos humanos capacitados e materiais e insumos suficientes à atenção à saúde prestada nos municípios e Distrito Federal.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 3

Sobre os princípios do Sistema Único de Saúde-SUS, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) A universalidade assegura ações e serviços de todos os níveis, de acordo com a complexidade que o caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras.
( ) A integralidade compreende um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.
( ) Dentre os princípios do SUS, encontram-se os princípios organizativos, que incluem a descentralização, a regionalização e hierarquização do sistema e a participação e controle social.
( ) A descentralização é um princípio organizativo do SUS, entendido como um sistema organizado por níveis de atenção de complexidade crescente, com fluxos assistenciais estabelecidos entre os serviços, de modo a garantir assistência integral e resolutiva à população.
( ) A equidade assegura que a disponibilidade de serviços de saúde considere as diferenças entre os grupos populacionais e indivíduos, de modo a priorizar aqueles que apresentam maior necessidade em função de situação de risco e das condições de vida e saúde.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 4

Sobre Infraestrura, ambiência e funcionamento da Atenção Básica, leia as afirmações abaixo:

I. O quantitativo de população adscrita não interfere na infraestrutura de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
II. As UBS devem ser construídas de acordo com as normas sanitárias e, tendo como referência as normativas de infraestrutura vigentes, devem possuir identificação, segundo os padrões visuais da Atenção Básica e do SUS.
III. Os parâmetros de estrutura de uma UBS devem levar em consideração a densidade demográfica, a composição, atuação e os tipos de equipes, perfil da população e as ações e serviços de saúde a serem realizados.
IV. É importante que sejam previstos espaços físicos e ambientes adequados para a formação de estudantes e trabalhadores de saúde de nível médio e superior, para a formação em serviço e para a educação permanente na UBS.

Estão CORRETAS




Questão 5

O trabalho do enfermeiro na USF envolve um trabalho interdisciplinar e em equipe, integrando áreas técnicas e profissionais de diferentes formações.
Sobre o trabalho em equipe e colaborativo, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS) afirma que: “A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.”

Sobre a composição de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF), assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

“O receptor do cuidado de enfermagem pode ser o indivíduo, a família, a comunidade ou a sociedade, cada qual com uma abordagem holística de adaptação. Os aspectos individuais compõem um ser unificado e as pessoas sempre estão interagindo com o ambiente, com permanente troca de informações, estímulos e respostas, constituindo um sistema em que existem entradas, saídas, controles e retroalimentação.” O texto traz características fundamentais da Teoria de Enfermagem Desenvolvida por:




Questão 8

Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente. Os resultados alcançados são registrados como consequência direta:




Questão 10

Fazem parte da Atenção Básica, compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado