Simulado Coordenador Pedagógico – Questões Objetivas

Uma das suas funções é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos, com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos pedagógicos. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Telma Weisz afirma que a prática de qualquer professor está sempre sob orientação de um conjunto de concepções. Especificamente quanto às concepções de conhecimento, identifica duas: uma, que o caracteriza como algo acumulável e externo ao sujeito e, outra, em que o conhecimento não é cópia do real e não é incorporado diretamente pelo sujeito. Essas concepções de conhecimento estão vinculadas, respectivamente, às teorias:

Questão 2

Relativamente aos ritmos biológicos e sociais e associando a eles a prática da seriação nas instituições de educação infantil, Maria Carmen Barbosa destaca como uma característica de instituições brasileiras pesquisadas:

Questão 3

Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada:

Questão 4

Irma Saiz analisa uma amostra de alunos submetidos a resolução de problemas de divisão e conclui indicando como providências para o trabalho do professor:

Questão 5

Ao narrar o processo de planejamento das ações a serem realizadas com pequenos grupos durante o estágio na creche e o processo de reflexão a partir dos registros da ação, Cristina Dias Rosa e Elisandra Silva Lopes destacaram como aspectos de dificuldade ou desafio para tomar decisões durante o trabalho, o grau de diretividade/mediação do professor e o controle do tempo sobre as experiências propostas às crianças em cada experiência e constataram que

Questão 6

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a

Questão 7

Para Telma Weisz, o trabalho de um professor que partilha da concepção construtivista da aprendizagem, orienta-se por

Questão 8

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, modificar a concepção de educação assistencialista significa atentar para várias questões que vão muito além dos aspectos legais. Envolve, principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante:

Questão 9

Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais, a avaliação que mais deve interessar ao professor na Educação Infantil, é aquela que

Questão 10

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a

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