Simulado Coordenador Pedagógico – Questões Objetivas

Uma das suas funções é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos, com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos pedagógicos. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Tratando das relações entre a representação da linguagem e o processo de alfabetização, Emília Ferreiro destaca algumas implicações pedagógicas da situação de confronto entre as convicções do adulto (professor) e a posição da criança no processo de aprendizagem da escrita. São elas:

Questão 2

Irma Saiz analisa uma amostra de alunos submetidos a resolução de problemas de divisão e conclui indicando como providências para o trabalho do professor:

Questão 3

Um dos problemas a serem superados no ensino da Língua Portuguesa descrito nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental II, é

Questão 4

Complete a lacuna corretamente. Para Lev Vygotsky, a zona de desenvolvimento ____________________ trata sobre aquilo que a criança hoje somente consegue realizar com a ajuda de alguém e que mais adiante ela certamente conseguirá realizar sozinha.

Questão 5

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a

Questão 6

Philippe Perrenoud em seu livro “10 Novas Competências para Ensinar”, relaciona o que é fundamental saber para ensinar bem dentro de uma sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível para todos. Dentre as dez competências para ensinar estão:

( ) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
( ) Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
( ) Administrar a progressão das aprendizagens;
( ) Trabalhar a política nacional e estadual.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

Questão 7

A partir das expectativas de aprendizagem na Educação Infantil, considerando as linguagens midiáticas e os meios tecnológicos presentes nas instituições de educação infantil, o uso do computador nas escolas

Questão 8

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a

Questão 9

Os jogos simbólicos ocorrem a partir da aquisição da representação simbólica, impulsionada pela imitação. A criança bem pequena só é capaz de imitar um modelo que esteja presente, pois ainda não é capaz de imaginar; mais adiante na etapa simbólica, a criança passa a imitar os modelos ausentes, ou seja, ela reproduz um modelo interiorizado.
O trecho acima:

Questão 10

Experiências de estágio com crianças pequenas (bebês) narradas por Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss revelam o impacto sentido ao experimentar a docência na educação infantil. A síntese das reflexões produzidas pelas estagiárias aponta como aspectos relevantes

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *