Simulado Coordenador Pedagógico – Questões Objetivas

Uma das suas funções é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos, com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos pedagógicos.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Tratando das relações entre a representação da linguagem e o processo de alfabetização, Emília Ferreiro destaca algumas implicações pedagógicas da situação de confronto entre as convicções do adulto (professor) e a posição da criança no processo de aprendizagem da escrita. São elas:




Questão 2

Os jogos simbólicos ocorrem a partir da aquisição da representação simbólica, impulsionada pela imitação. A criança bem pequena só é capaz de imitar um modelo que esteja presente, pois ainda não é capaz de imaginar; mais adiante na etapa simbólica, a criança passa a imitar os modelos ausentes, ou seja, ela reproduz um modelo interiorizado.
O trecho acima:




Questão 3

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a




Questão 4

Complete a lacuna corretamente. Para Lev Vygotsky, a zona de desenvolvimento ____________________ trata sobre aquilo que a criança hoje somente consegue realizar com a ajuda de alguém e que mais adiante ela certamente conseguirá realizar sozinha.




Questão 5

Isabel Solé apresenta três ideias associadas à concepção construtivista que explicam a leitura e as estratégias que a tornam possível. São elas: a

I. situação educativa como um processo de construção conjunta.
II. capacidade argumentativa.
III. função de guia atribuída ao professor.
IV. autonomia da criança.
V. metáfora do andaime.

Está correto o que se afirma APENAS em




Questão 6

A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. O planejamento participativo considera:




Questão 7

Delia Lener e Patrícia Sadovsky investigaram o acesso de crianças ao sistema de numeração, por meio de pesquisa didática.
Considerando o paradigma construtivista adotado pelas pesquisadoras e os percursos da pesquisa, é correto afirmar que




Questão 8

Ao investigar o ensino da língua escrita na escola, na modalidade trabalho por projetos, Ana Camps apresenta como elementos comuns: preparação, realização e avaliação. Sobre o trabalho por projetos, é correto afirmar que

I. as interações verbais entre os alunos e deles com o professor contribuem para o processo autônomo de redação.
II. textos para serem imitados devem estar disponíveis para a utilização dos alunos, pois são ajuda importante na construção textual.
III. há necessidade de arbitrar instrumentos que ajudem o aluno a tomar consciência de suas aprendizagens e dificuldades e a procurar caminhos para resolvê-las.
IV. há necessidade de estabelecer os parâmetros da situação discursiva: o que se vai escrever, com qual intenção, quem serão os destinatários, etc.

Está correto o que se afirma APENAS em




Questão 9

Telma Weisz afirma que a prática de qualquer professor está sempre sob orientação de um conjunto de concepções. Especificamente quanto às concepções de conhecimento, identifica duas: uma, que o caracteriza como algo acumulável e externo ao sujeito e, outra, em que o conhecimento não é cópia do real e não é incorporado diretamente pelo sujeito. Essas concepções de conhecimento estão vinculadas, respectivamente, às teorias:




Questão 10

Anna Camps ao narrar o modelo de etapas no ensino da composição escrita, sumaria:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta