Simulado Coordenador Pedagógico – Questões Objetivas

Uma das suas funções é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos, com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos pedagógicos. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Ao investigar o ensino da língua escrita na escola, na modalidade trabalho por projetos, Ana Camps apresenta como elementos comuns: preparação, realização e avaliação. Sobre o trabalho por projetos, é correto afirmar que

I. as interações verbais entre os alunos e deles com o professor contribuem para o processo autônomo de redação.
II. textos para serem imitados devem estar disponíveis para a utilização dos alunos, pois são ajuda importante na construção textual.
III. há necessidade de arbitrar instrumentos que ajudem o aluno a tomar consciência de suas aprendizagens e dificuldades e a procurar caminhos para resolvê-las.
IV. há necessidade de estabelecer os parâmetros da situação discursiva: o que se vai escrever, com qual intenção, quem serão os destinatários, etc.

Está correto o que se afirma APENAS em

Questão 2

O trecho do Projeto Político Pedagógico, denominado marco referencial é onde:

Questão 3

Para fins das Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial, considera-se público-alvo, alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com:

( ) autismo clássico;
( ) autismo de Nuremberg;
( ) síndrome de Asperger;
( ) síndrome de Rett.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

Questão 4

Delia Lener e Patrícia Sadovsky investigaram o acesso de crianças ao sistema de numeração, por meio de pesquisa didática.
Considerando o paradigma construtivista adotado pelas pesquisadoras e os percursos da pesquisa, é correto afirmar que

Questão 5

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a

Questão 6

Um dos problemas a serem superados no ensino da Língua Portuguesa descrito nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental II, é

Questão 7

A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. O planejamento participativo considera:

Questão 8

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, modificar a concepção de educação assistencialista significa atentar para várias questões que vão muito além dos aspectos legais. Envolve, principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante:

Questão 9

Relativamente aos ritmos biológicos e sociais e associando a eles a prática da seriação nas instituições de educação infantil, Maria Carmen Barbosa destaca como uma característica de instituições brasileiras pesquisadas:

Questão 10

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a

Tempo de simulado: