Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Coordenador Pedagógico – Questões Objetivas

Simulado Coordenador Pedagógico – Questões Objetivas

Uma das suas funções é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos, com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos pedagógicos.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a




Questão 2

Relativamente aos ritmos biológicos e sociais e associando a eles a prática da seriação nas instituições de educação infantil, Maria Carmen Barbosa destaca como uma característica de instituições brasileiras pesquisadas:




Questão 3

Cecília Parra ao teorizar sobre o cálculo mental na escola primária apresenta como hipóteses didáticas:

I. O cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico.
II. As aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas.
III. O trabalho de cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático.
IV. O cálculo mental reforça as aprendizagens comportamentais.
V. O cálculo mental como componente curricular promove a diminuição da confiança no papel do professor.

Está correto o que se afirma APENAS em




Questão 4

Ao investigar o ensino da língua escrita na escola, na modalidade trabalho por projetos, Ana Camps apresenta como elementos comuns: preparação, realização e avaliação. Sobre o trabalho por projetos, é correto afirmar que

I. as interações verbais entre os alunos e deles com o professor contribuem para o processo autônomo de redação.
II. textos para serem imitados devem estar disponíveis para a utilização dos alunos, pois são ajuda importante na construção textual.
III. há necessidade de arbitrar instrumentos que ajudem o aluno a tomar consciência de suas aprendizagens e dificuldades e a procurar caminhos para resolvê-las.
IV. há necessidade de estabelecer os parâmetros da situação discursiva: o que se vai escrever, com qual intenção, quem serão os destinatários, etc.

Está correto o que se afirma APENAS em




Questão 5

Zilma Ramos de Oliveira, destaca como a prática educativa mais importante para promover oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, tendo em vista a relação entre linguagem e pensamento no desenvolvimento da cognição




Questão 6

Na hipótese de escrita ______________________, a criança está apenas começando a se questionar sobre o significado dos sinais escritos. Ainda não percebe a correspondência entre escrita e fala, faz tentativas de construir um sistema que se assemelhe formalmente a escrita adulta.
Complete corretamente a lacuna acima:




Questão 7

Ao narrar o processo de planejamento das ações a serem realizadas com pequenos grupos durante o estágio na creche e o processo de reflexão a partir dos registros da ação, Cristina Dias Rosa e Elisandra Silva Lopes destacaram como aspectos de dificuldade ou desafio para tomar decisões durante o trabalho, o grau de diretividade/mediação do professor e o controle do tempo sobre as experiências propostas às crianças em cada experiência e constataram que




Questão 8

Segundo Maria Carmen Barbosa, o espaço físico da escola na educação infantil pode operar favorecendo a construção das estruturas cognitivas e subjetivas das crianças quando




Questão 9

Isabel Solé apresenta três ideias associadas à concepção construtivista que explicam a leitura e as estratégias que a tornam possível. São elas: a

I. situação educativa como um processo de construção conjunta.
II. capacidade argumentativa.
III. função de guia atribuída ao professor.
IV. autonomia da criança.
V. metáfora do andaime.

Está correto o que se afirma APENAS em




Questão 10

Um dos problemas a serem superados no ensino da Língua Portuguesa descrito nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental II, é




Tempo de simulado:

Comentar Simulado