Simulado Farmacêutico – Conhecimentos Específicas

Farmacêutico pode atuar na indústria entre produção e controle de qualidade de medicamentos. Sua principal função é de administrar a medicação correta, além de atuar na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo. Trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos entre outros.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso a medicamentos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico. A partir desse componente, é realizada a aquisição de insumos para o tratamento de doenças infecciosas, como a febre maculosa, que é uma doença febril aguda, de gravidade variável e com elevada taxa de letalidade. Para o tratamento desse agravo, é distribuído o medicamento




Questão 2

Paciente vai a farmácia comunitária privada com a seguinte prescrição: Voltarina 50 mg (produto fictício), tomar 3 comprimidos diários durante cinco dias. Trata-se de um produto similar não equivalente ao medicamento de referência (Voltaren ©: diclofenaco sódico, comprimidos de 50 mg). O farmacêutico, não dispondo da Voltarina, dispensa o medicamento genérico diclofenaco sódico, comprimidos de 50 mg. A conduta do farmacêutico foi




Questão 3

As doenças neurológicas afetam uma parcela significativa da população mundial e a proporção de doentes está crescendo com o envelhecimento da população. Nesse contexto, o farmacêutico tem um importante papel no seguimento dos pacientes acometidos por essas patologias, devido à sua participação nas equipes multidisciplinares, na elaboração de protocolos de dispensação de medicamentos e na monitoração de pacientes. Acerca do tratamento de doenças neurológicas, considere as afirmativas abaixo.

I- A amitriptilina, nas doses entre 25 e 75 mg ao dia, é útil nos quadros de dor crônica, destacando-se a neuropatia diabética.
II- Nos casos de síndromes espáticas centrais, o biperideno, um agonista GABA, é uma alternativa eficiente.
III- A meperidina pode ser empregada em caso de overdose provocada por opióides, principalmente, quando há depressão respiratória.
IV- A gabapentina está indicada no tratamento da dor neuropática diabética e seu principal efeito colateral é a sonolência.

Estão corretas as afirmativas




Questão 4

De acordo com a RDC nº 18, de 03 de Abril de 2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, não é correto afirmar que:




Questão 5

O componente básico da assistência farmacêutica (CBAF) destina-se ao fornecimento dos medicamentos e insumos para o tratamento precoce e adequado dos problemas mais comuns na atenção básica. Os itens da assistência farmacêutica na Atenção Básica são financiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios. Em relação ao financiamento dos medicamentos e insumos do CBAF, leia as assertivas abaixo.

I- A partida federal é de R$ 5,10/habitante/ano, e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no máximo, R$ 2,36/habitante/ano.
II- Os recursos devem ser aplicados no custeio dos medicamentos presentes na relação nacional de medicamentos vigente.
III- O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição das insulinas humanas NPH e regular, exceto em municípios com mais de 400.000 habitantes.
IV- Os recursos podem ser utilizados para aquisição de matrizes homeopáticas e tinturas - mãe conforme Farmacopeia Homeopática Brasileira.

Das assertivas apresentadas, as que estão de acordo com as regras de financiamento de medicamentos da CBAF são




Questão 6

O seguimento farmacoterapêutico é um serviço farmacêutico que possibilita identificar problemas relacionados à farmacoterapia. A escolha do método a ser utilizado depende da formação e da prática profissional. Um dos métodos mais difundidos não emprega uma classificação específica para problemas relacionados a medicamentos (PRMs), tendo as informações organizadas com base em parâmetros objetivos e subjetivos, definidos previamente, ou seja, antes da identificação dos problemas e da elaboração das intervenções. Essa descrição refere-se ao método




Questão 7

Entre as medidas que devem ser consideradas para a prevenção de infecções hospitalares, cabe ao farmacêutico colaborar, nas devidas comissões, com a elaboração de estratégias para a racionalização do uso de antimicrobianos. Assinale a alternativa que contém uma medida que colabora para a racionalização do uso de antimicrobianos.




Questão 8

Em relação ao tratamento farmacológico de distúrbios gastrointestinais, considere as informações abaixo.

I- A domperidona promove aumento da propulsão gastrointestinal e pode ser utilizada no tratamento de refluxo gastroesofágico.
II- Os inibidores da bomba de prótons devem ser empregados em jejum para facilitar sua absorção pela mucosa estomacal.
III- A ranitidina estimula a absorção de vitamina B12, sendo indicada após longos períodos de exposição aos inibidores da bomba de prótons.
IV- Sais de bismuto podem ser utilizados como adjuvantes no tratamento da infecção por Helicobacter pylori.

Sobre o tratamento de distúrbios gastrointestinais, estão corretas as afirmações




Questão 9

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo, sendo a via oral uma das formas mais antigas e mais comumente utilizadas. Todavia, a escolha da via de administração pode variar conforme o estado geral do paciente. Desse modo, nos casos de tratamentos por agentes antimicrobianos, a via oral é preterida




Questão 10

As comissões hospitalares têm o objetivo de melhorar as atividades de assistência aos pacientes e os processos de trabalho interno. De acordo com a Portaria Interministerial nº 285, de 24 de março de 2015, algumas comissões são obrigatórias para a solicitação de certificação da instituição como hospital de ensino. Entre as comissões obrigatórias para a certificação, destacam-se




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta