Simulado Farmacêutico – Conhecimentos Específicas

Farmacêutico pode atuar na indústria entre produção e controle de qualidade de medicamentos. Sua principal função é de administrar a medicação correta, além de atuar na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo. Trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos entre outros. Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Os bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) são empregados no tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Atuam bloqueando os canais responsáveis pelo influxo transmembrana de cálcio, seu efeito farmacológico se dá principalmente sobre os miócitos da musculatura lisa e cardíaca. Os BBCs são divididos por grupos químicos de acordo com a afinidade por receptores teciduais específicos. O grupo químico de BBC que apresenta efeito vasodilatador predominante, relacionado a reações adversas como edema maleolar e rubor facial, são as:

Questão 2

A Central de abastecimento farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica que serve para a guarda de medicamentos e produtos farmacêuticos. Assinale a alternativa correta em relação aos ambientes que podem estar presentes numa CAF.

Questão 3

O fármaco agonista adrenérgico alfa-2 seletivo utilizado primariamente no tratamento da hipertensão sistêmica é a:

Questão 4

Sobre reação adversa é CORRETO afirmar que:

Questão 5

Sobre a depuração do fármaco por meio da biotransformação, analise as afirmativas a seguir.

I. A biotransformação gera produtos de maior polaridade, o que facilita a eliminação.
II. A cinética de biotransformação é determinada por 0,521Vd/t, sendo Vd o volume de distribuição e t o tempo, em horas.
III. A clearance (CL) é uma medida farmacocinética que estima a taxa de eliminação de um fármaco do organismo.

Está correto o que se afirma em:

Questão 6

De acordo com o Formulário Terapêutico Nacional, o recipiente que garante o acondicionamento de uma fórmula magistral “protegendo o seu conteúdo contra perdas ou contaminação por sólidos, líquidos e vapores estranhos, eflorescência, deliquescência ou evaporação, nas condições usuais de manipulação, distribuição, armazenagem e transporte” é denominado recipiente

Questão 7

A farmacovigilância objetiva identificar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Com base nessas informações, considere um paciente com a prescrição médica de metformina 850 mg duas vezes ao dia (um comprimido a cada 12 horas). No primeiro dia de utilização, o paciente decide administrar os dois comprimidos simultaneamente e apresenta um intenso desconforto gastrointestinal em seguida. Essa situação descrita pode ser caracterizada como um problema de

Questão 8

Em um hospital, a distribuição de medicamentos em dose individual unitária e unidose se dá pelos seguintes motivos, EXCETO:

Questão 9

Após administrar 20 mg do fármaco abreviado por AB-25, a concentração plasmática, estimada no tempo zero (momento da administração intravenosa), foi de 2 mg/L.

Considerando as informações fornecidas, o volume de distribuição (em litros) será de:

Questão 10

Resultado negativo associado ao uso de medicamento (RNM) é um termo utilizado no Método Dader de acompanhamento farmacoterapêutico. RNMs são definidos como problemas de saúde e alterações não desejadas no estado de saúde atribuíveis ao uso (ou desuso) d e medicamentos. Nesse contexto, considere um paciente hipertenso e dislipidêmico que iniciou tratamento com hidroclorotiazida 25 mg (dois comprimidos ao dia) e sinvastatina 40 mg (1 comprimido diário). Após oito semanas, o paciente continuou apresentando valores pressóricos elevados e risco de hipocalemia (3,6 mmol/L; valores de referência: 3,5 – 5,0 mmol/L), mesmo tendo aderido ao tratamento e seguido as demais condutas não farmacológicas (atividade física e dietoterapia) e apresentado perfil lipídico adequado. Nesse caso, o RNM apresentado e o medicamento envolvido são, respectivamente:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *