Simulado Farmacêutico – Conhecimentos Específicas

Farmacêutico pode atuar na indústria entre produção e controle de qualidade de medicamentos. Sua principal função é de administrar a medicação correta, além de atuar na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo. Trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos entre outros.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

As interações medicamentosas (IM) são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. As IM podem afetar a eficácia (benefício terapêutico) e a segurança (eventos adversos) de um tratamento farmacológico. Tratamentos com alendronato sódico e associações de cálcio com colecalciferol requer em precauções: uma dessas é que esses medicamentos não sejam administrados no mesmo horário, pois seu uso concomitante acarretaria diminuição da

Questão 2

Assinale a alternativa correta acerca da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial.

Questão 3

A Farmacopeia Brasileira determina uma percentagem mínima em relação ao peso declarado, na avaliação da determinação de peso para granulados, pós, géis, cremes e pomadas, em doses múltiplas. Assinale a alternativa que apresenta o critério correto de avaliação da determinação do peso em formulações de doses múltiplas.

Questão 4

O envelhecimento modifica significativamente os parâmetros farmacocinéticos de vários medicamentos. Dentre muitas mudanças, idosos apresentam uma diminuição gradativa da proporção de água corporal, aumento das reservas lipídicas e alterações no volume plasmático. Destaque-se que a capacidade de eliminação de fármacos também decresce com o avanço da idade. Em adultos jovens, os antidepressivos tricíclicos apresentam elevado metabolismo de primeira passagem. Um idoso utilizando amitriptilina, comparado ao adulto jovem, apresentaria

Questão 5

O sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica (HÓRUS) foi desenvolvido para qualificar a gestão nas três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para ampliar o acesso ao medicamento. O HÓRUS é organizado em módulos, sendo um destes, o módulo especializado. O HÓRUS-Especializado

Questão 6

Os estudos farmacoepidemiológicos podem envolver dados coletados de forma prospectiva (dados primários) e dados já coletados para algum outro propósito (dados secundários). Assinale a alternativa que descreve, corretamente, uma vantagem do uso dos dados primários.

Questão 7

As doenças neurológicas afetam uma parcela significativa da população mundial e a proporção de doentes está crescendo com o envelhecimento da população. Nesse contexto, o farmacêutico tem um importante papel no seguimento dos pacientes acometidos por essas patologias, devido à sua participação nas equipes multidisciplinares, na elaboração de protocolos de dispensação de medicamentos e na monitoração de pacientes. Acerca do tratamento de doenças neurológicas, considere as afirmativas abaixo.

I- A amitriptilina, nas doses entre 25 e 75 mg ao dia, é útil nos quadros de dor crônica, destacando-se a neuropatia diabética.
II- Nos casos de síndromes espáticas centrais, o biperideno, um agonista GABA, é uma alternativa eficiente.
III- A meperidina pode ser empregada em caso de overdose provocada por opióides, principalmente, quando há depressão respiratória.
IV- A gabapentina está indicada no tratamento da dor neuropática diabética e seu principal efeito colateral é a sonolência.

Estão corretas as afirmativas

Questão 8

No que concerne aos medicamentos antimicrobianos, conforme a RDC n° 20/11, assinale a alternativa correta.

Questão 9

O estoque de reserva (ER) é a quantidade mínima de um material capaz de suportar um aumento de tempo de ressuprimento programado ou um aumento de consumo sem que ocorra a ruptura do estoque, e pode ser calculado por meio da média móvel. Considere um medicamento que tem consumo diário de 200 unidades, mas que, em determinados momentos, esse consumo pode chegar até 400 unidades/dia e que tem o tempo de ressuprimento de 15 dias, mas que, em determinadas situações, esse tempo pode aumentar para 30 dias. É correto afirmar que, nessas condições, o ER, em unidades, deve ser de

Questão 10

A Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, aprovou o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Desde então, esse medicamentos são organizados em listas específicas. As quais são constantemente atualizadas com acréscimos e exclusões de itens. De acordo com que estabelece essa portaria, nas listas A1, B1 e B2 devem conter, respectivamente, os seguintes medicamentos:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *