Simulado Farmacêutico – Conhecimentos Específicas

Farmacêutico pode atuar na indústria entre produção e controle de qualidade de medicamentos. Sua principal função é de administrar a medicação correta, além de atuar na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo. Trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos entre outros.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Com a finalidade de atender de forma mais efetiva as necessidades de grupos específicos de pacientes, em especial aqueles portadores de agravos relacionados à saúde mental, foi implantado o Programa para a Aquisição dos Medicamentos Essenciais para a área de Saúde Mental na rede pública, por meio da Portaria GM/MS nº 1.077/99, que é uma atualização da Política Nacional de Medicamentos. Essa portaria estabelece que o repasse de incentivos para o programa seja feito mediante o cumprimento de alguns requisitos. Um desses requisitos é

Questão 2

Assinale a alternativa correta em relação às Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

Questão 3

Considere-se como membro da comissão de farmácia terapêutica (CFT) de um hospital e que tenha como objetivo realizar a seleção de medicamentos para elaboração do formulário terapêutico. Na análise, a CFT recebeu amostras dos medicamentos a seguir (hopotéticos), todos de um mesmo princípio ativo, com eficácia e segurança comprovadas.

Nome, composição Apresentação Laboratório
Gripal® – dipirona sódica monoidratada 500 mg,
cafeína 30 mg, maleato de clorfeniramina 2 mg
Blister com 6 comprimidos X
Dipirona monoidratada – Genérico – 50 mg/ mL Solução oral com 100 mL Y
Analgesina® – dipirona sódica monoidratada, 1 g Blister com 10 comprimidos Z
Lisafebre® – dipirona sódica 500 mg/ mL Frasco com 20 mL W
Dipirona sódica monoidratada 500 mg Blister fracionável com 10
comprimidos
K

Após a análise dos medicamentos e considerando que os preços por dose unitária foram semelhantes, é correto afirmar que a CFT deverá optar pelos produtos dos laboratórios

Questão 4

Em um hospital, a distribuição de medicamentos em dose individual unitária e unidose se dá pelos seguintes motivos, EXCETO:

Questão 5

A aquisição de medicamentos em instituições públicas pode ser feita por meio de licitação. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Questão 6

Conforme a Resolução n° 417/04, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, estão entre as PROIBIÇÕES ao farmacêutico:

Questão 7

Resultado negativo associado ao uso de medicamento (RNM) é um termo utilizado no Método Dader de acompanhamento farmacoterapêutico. RNMs são definidos como problemas de saúde e alterações não desejadas no estado de saúde atribuíveis ao uso (ou desuso) d e medicamentos. Nesse contexto, considere um paciente hipertenso e dislipidêmico que iniciou tratamento com hidroclorotiazida 25 mg (dois comprimidos ao dia) e sinvastatina 40 mg (1 comprimido diário). Após oito semanas, o paciente continuou apresentando valores pressóricos elevados e risco de hipocalemia (3,6 mmol/L; valores de referência: 3,5 – 5,0 mmol/L), mesmo tendo aderido ao tratamento e seguido as demais condutas não farmacológicas (atividade física e dietoterapia) e apresentado perfil lipídico adequado. Nesse caso, o RNM apresentado e o medicamento envolvido são, respectivamente:

Questão 8

Assinale a alternativa correta no que concerne à farmacodinâmica.

Questão 9

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso a medicamentos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico. A partir desse componente, é realizada a aquisição de insumos para o tratamento de doenças infecciosas, como a febre maculosa, que é uma doença febril aguda, de gravidade variável e com elevada taxa de letalidade. Para o tratamento desse agravo, é distribuído o medicamento

Questão 10

A farmacovigilância objetiva identificar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Com base nessas informações, considere um paciente com a prescrição médica de metformina 850 mg duas vezes ao dia (um comprimido a cada 12 horas). No primeiro dia de utilização, o paciente decide administrar os dois comprimidos simultaneamente e apresenta um intenso desconforto gastrointestinal em seguida. Essa situação descrita pode ser caracterizada como um problema de

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *