Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Farmacêutico – Conhecimentos Específicas

Simulado Farmacêutico – Conhecimentos Específicas

Farmacêutico pode atuar na indústria entre produção e controle de qualidade de medicamentos. Sua principal função é de administrar a medicação correta, além de atuar na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo. Trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos entre outros.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

No gerenciamento de materiais em unidades hospitalares, a classificação é uma estratégia que ajuda a controlar os gastos sem perder a qualidade do serviço de saúde prestado. A análise XYZ ou de criticidade permite segmentar os itens com base no impacto resultante da falta, reposição e gerenciamento. Assinale a alternativa correta sobre o sistema XYZ.




Questão 2

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Entre esses medicamentos, incluem-se




Questão 3

A respeito de bioequivalência e biodisponibilidade, analise os itens abaixo.

I. A bioequivalência consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, porém com composição quantitativa diferenciada de princípios ativos e sem comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.
II. A biodisponibilidade indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

É correto o que se afirma em




Questão 4

O captopril, droga muito usada na hipertensão, é um vasodilatador que age




Questão 5

Assinale a alternativa correta acerca da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial.




Questão 6

O sistema de dispensação de medicamentos que permite maior contato do farmacêutico com a prescrição e com toda a equipe multiprofissional, bem como melhor controle da farmácia no que se refere ao uso de medicamentos, mas que exige, pelo menos para implantação, um investimento financeiro em infraestrutura e equipamentos de acordo com as legislações específicas, além de uma adequação no quadro de colaboradores da farmácia, para atender as necessidades das atividades a serem implantadas, é o sistema




Questão 7

A Farmacopeia Brasileira determina uma percentagem mínima em relação ao peso declarado, na avaliação da determinação de peso para granulados, pós, géis, cremes e pomadas, em doses múltiplas. Assinale a alternativa que apresenta o critério correto de avaliação da determinação do peso em formulações de doses múltiplas.




Questão 8

Considere-se como membro da comissão de farmácia terapêutica (CFT) de um hospital e que tenha como objetivo realizar a seleção de medicamentos para elaboração do formulário terapêutico. Na análise, a CFT recebeu amostras dos medicamentos a seguir (hopotéticos), todos de um mesmo princípio ativo, com eficácia e segurança comprovadas.

Nome, composição Apresentação Laboratório
Gripal® – dipirona sódica monoidratada 500 mg,
cafeína 30 mg, maleato de clorfeniramina 2 mg
Blister com 6 comprimidos X
Dipirona monoidratada – Genérico – 50 mg/ mL Solução oral com 100 mL Y
Analgesina® – dipirona sódica monoidratada, 1 g Blister com 10 comprimidos Z
Lisafebre® – dipirona sódica 500 mg/ mL Frasco com 20 mL W
Dipirona sódica monoidratada 500 mg Blister fracionável com 10
comprimidos
K

Após a análise dos medicamentos e considerando que os preços por dose unitária foram semelhantes, é correto afirmar que a CFT deverá optar pelos produtos dos laboratórios




Questão 9

Conforme a Resolução n° 417/04, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, estão entre as PROIBIÇÕES ao farmacêutico:




Questão 10

Entre as medidas que devem ser consideradas para a prevenção de infecções hospitalares, cabe ao farmacêutico colaborar, nas devidas comissões, com a elaboração de estratégias para a racionalização do uso de antimicrobianos. Assinale a alternativa que contém uma medida que colabora para a racionalização do uso de antimicrobianos.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado