Simulado Farmacêutico – Conhecimentos Específicas

Farmacêutico pode atuar na indústria entre produção e controle de qualidade de medicamentos. Sua principal função é de administrar a medicação correta, além de atuar na elaboração de medicamentos, testes com remédios e a ação destes no organismo. Trabalha também na elaboração de produtos de beleza, cosméticos entre outros.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

A regulamentação sanitária é uma das diretrizes constantes na Política Nacional de Medicamentos, que tem por objetivo garantir o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, ao menor custo possível, por intermédio dos gestores do SUS, nas três esferas de Governo. Entre as ações que visam ao cumprimento desse objetivo, pode-se destacar:




Questão 2

A farmacovigilância objetiva identificar, avaliar, compreender e prevenir eventos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Com base nessas informações, considere um paciente com a prescrição médica de metformina 850 mg duas vezes ao dia (um comprimido a cada 12 horas). No primeiro dia de utilização, o paciente decide administrar os dois comprimidos simultaneamente e apresenta um intenso desconforto gastrointestinal em seguida. Essa situação descrita pode ser caracterizada como um problema de




Questão 3

Assinale a alternativa correta acerca da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial.




Questão 4

Os benzodiazepínicos (BDZ) são largamente utilizados em todo o mundo como ansiolíticos e hipnóticos. O uso prolongado destes medicamentos está relacionado à dependência física ou psíquica, sendo esse risco aumentando com o uso de doses maiores de medicame nto e nos pacientes predispostos, com história de abuso de drogas ou álcool. Estudos sobre a relação entre propriedades do BDZ e seus efeitos têm demonstrado que




Questão 5

De acordo com a Lei n° 13.454/2017, ficam autorizados a produção, comercialização e consumo, sob prescrição médica, dos anorexígenos contendo




Questão 6

O estoque de reserva (ER) é a quantidade mínima de um material capaz de suportar um aumento de tempo de ressuprimento programado ou um aumento de consumo sem que ocorra a ruptura do estoque, e pode ser calculado por meio da média móvel. Considere um medicamento que tem consumo diário de 200 unidades, mas que, em determinados momentos, esse consumo pode chegar até 400 unidades/dia e que tem o tempo de ressuprimento de 15 dias, mas que, em determinadas situações, esse tempo pode aumentar para 30 dias. É correto afirmar que, nessas condições, o ER, em unidades, deve ser de




Questão 7

A ciprofloxacina tem sua eficácia reduzida quando administrada concomitantemente com este medicamento, visto que o mecanismo de ação reduz a absorção devido à quelação. Este medicamento corresponde ao(à)




Questão 8

O sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU) prevê que a farmácia dispense os medicamentos na forma em que se encontram prontos para uso, de acordo com a dose prescrita pelo médico, sem necessidade de nova manipulação posterior. Em relação ao SDMDU, considere as afirmações abaixo.

I- Com a implantação do SDMDU, a enfermagem dedica maior parte do seu tempo à preparação e à realização da dupla checagem das doses.
II- Com a implantação do SDMDU, há um controle mais eficaz dos medicamentos, diminuindo a porcentagem de perdas e de furtos.
III- O custo com a implantação do SDMDU é mais que compensado pela redução do consumo de medicamentos e do tempo que a enfermagem dedica às tarefas relacionadas aos medicamentos.
IV- O SDMDU promove redução de erros de medicação, tornando a farmacoterapia mais segura, além de contribuir para reduzir recursos humanos na farmácia.

Em relação à implantação do SDMDU, estão corretas as afirmações




Questão 9

Assinale a alternativa correta em relação às Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.




Questão 10

O captopril, droga muito usada na hipertensão, é um vasodilatador que age




Tempo de simulado:

Comentar Simulado