Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado para concurso Itaquaquecetuba-SP: Ensino Superior

Simulado para concurso Itaquaquecetuba-SP: Ensino Superior

Está aberto o concurso público da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, São Paulo, para provimento de 173 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Para os candidatos de nível superior do concurso se prepararem para a Avaliação Objetiva, elaboramos esse simulado, com questões de provas anteriores da organizadora, INSTITUTO MAIS.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 7.

Tolerância na prática

A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro – assegura a todos a liberdade de crença. Entretanto, os frequentes casos de intolerância religiosa mostram que os indivíduos ainda não experimentam esse direito na prática. Com efeito, um diálogo entre sociedade e Estado sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa é medida que se impõe.

Em primeiro plano, é necessário que a sociedade não seja uma reprodução da casa colonial, como disserta Gilberto Freyre em “Casa-Grande Senzala”. O autor ensina que a realidade do Brasil até o século XIX estava compactada no interior da casagrande, cuja religião era católica, e as demais crenças – sobretudo africanas – eram marginalizadas e se mantiveram vivas porque os negros lhe deram aparência cristã, conhecida hoje por sincretismo religioso. No entanto, não é razoável que ainda haja uma religião que subjugue as outras, o que deve, pois, ser repudiado em um Estado laico, a fim de que se combata a intolerância de crença.

De outra parte, o sociólogo Zygmunt Bauman defende, na obra “Modernidade Líquida”, que o individualismo é uma das principais características – e o maior conflito – da pósmodernidade, e, consequentemente, parcela da população tende a ser incapaz de tolerar diferenças. Esse problema assume contornos específicos no Brasil, onde, apesar do multiculturalismo, há quem exija do outro a mesma postura religiosa e seja intolerante àqueles que dela divergem. Nesse sentido, um caminho possível para combater a rejeição à diversidade de crença é descontruir o principal problema da pósmodernidade, segundo Zygmunt Bauman: o individualismo.

Urge, portanto, que indivíduos e instituições públicas cooperem para mitigar a intolerância religiosa. Cabe aos cidadãos repudiar a inferiorização das crenças e dos costumes presentes no território brasileiro, por meio de debates nas mídias sociais capazes de descontruir a prevalência de uma religião sobre as demais. Ao Ministério Público, por sua vez, compete promover ações judiciais pertinentes contra atitudes individualistas ofensivas à diversidade de crença. Assim, observada a ação conjunta entre população e poder público, alçará o país a verdadeira posição de Estado Democrático de Direito.

(Texto apresentado para prova do ENEM de 2016, pelo candidato Vinicius Oliveira de Lima, de Duque de Caxias – Rio de Janeiro).

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - A respeito das afirmações contidas no texto, assinale a alternativa correta.

Questão 2Ao dizer que “... não é razoável que ainda haja uma religião que subjugue as outras ...”, o autor se refere ao fato de que

Questão 3Assinale a alternativa cujo termo destacado esteja empregado como adjetivo.

Questão 4“... um caminho possível para combater a rejeição à diversidade de crença é descontruir o principal problema da pós-modernidade, segundo Zygmunt Bauman: o individualismo”.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso da crase, caso o trecho seja alterado.

Questão 5“... Esse problema assume contornos específicos no Brasil, onde, apesar do multiculturalismo, “” quem exija do outro a mesma postura religiosa e seja intolerante àqueles que dela divergem”.

Assinale a alternativa em que o uso do verbo haver NÃO apresenta o mesmo valor do que está presente no trecho.

Questão 6“Urge, portanto, que indivíduos e instituições públicas cooperem para “mitigar” a intolerância religiosa”.

Assinale a alternativa em que é possível substituir o termo destacado, sem que haja prejuízo de seu significado.

Questão 7NOÇÕES DE INFORMÁTICA - Amanda e sua equipe estão trabalhando em um projeto sigiloso e todos utilizam computadores com Sistema Operacional Windows 7, em sua configuração padrão. Foi criada, então, uma pasta para compartilhamento dos arquivos entre todos os membros do projeto. No entanto, ela quer evitar que as outras pessoas façam alterações desnecessárias nesses arquivos ou mesmo os excluam acidentalmente.

No cenário descrito, assinale a alternativa que apresenta o tipo de permissão de compartilhamento que Amanda deve colocar nessa pasta.

Questão 8Observe a imagem abaixo.

A tecnologia desenvolvida que é utilizada normalmente para proteger senhas de e-mail, como no campo “Digite sua Senha”, que se refere à segurança da informação, é chamada de

Questão 9Observe a planilha abaixo.

João trabalha como autônomo e utiliza o programa LibreOffice Calc 5.4, em sua configuração padrão, para elaborar suas despesas e ganhos ao longo dos meses. Assinale a alternativa que apresenta a fórmula que João utilizou para saber o valor de seu lucro até o mês de novembro

Questão 10Considerando o navegador Internet Explorer 11, em sua configuração padrão, assinale a alternativa correta.

Questão 11Sobre o Microsoft Office Outlook 2007, em sua configuração padrão, analise as proposições abaixo.

I. Além de possuir funções naturais de e-mail, o Outlook ainda possui o Calendário, que funciona também como uma agenda de compromissos e eventos.

II. A versão 2007 do Outlook não permite que sejam inseridas imagens e hiperlink em suas assinaturas, apenas textos.

III. Regra é uma ação que o Microsoft Office Outlook executa automaticamente em uma mensagem recebida ou enviada que satisfaça as condições especificadas. O usuário pode escolher muitas condições e ações usando o Assistente de Regras e Alertas.

IV. POP3, SAP e NET são três serviços de internet de correios eletrônicos que podem ser usados para configurar sua conta de e-mail no Outlook.

V. O Outlook ainda não dispõe de tecnologia para funcionar em tablets e smartphones com sistema operacional iOS, tablets e em smartphones com Android, apenas em dispositivos com plataforma Windows.

É correto o que se afirma, apenas, em

Comentar Simulado