Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Orientador Social – Questões Teóricas

Simulado Orientador Social – Questões Teóricas

O orientador social atua na área educacional e tem como principal objetivo a execução de trabalhos sociais e educativos com jovens, na sua maioria, inseridos em situação de vulnerabilidade social.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

A partilha, a priorização e o escalonamento da distribuição de recursos para cofinanciamento do nível de proteção social básica respeitarão os seguintes critérios, exceto:




Questão 2

São objetivos da Política Pública de Assistência Social, EXCETO:




Questão 3

A Lei n.º 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) trouxe importantes avanços como, EXCETO:




Questão 4

Assinale a incorreta. São direitos dos trabalhadores:




Questão 5

O Levantamento Nacional de Abrigos para Crianças e Adolescentes (PEA), estimou que em torno de 80.000 crianças e adolescentes estão vivendo em instituições de abrigo no Brasil. São medidas protetivas para Crianças e Adolescentes, EXCETO:




Questão 6

As bolsas objeto do Programa de Bolsas para a Educação pelo Trabalho, destinado aos estudantes de educação superior, serão concedidas nas seguintes modalidades:

I – Iniciação ao trabalho;
II – Residente;
III – Preceptor;
IV – Tutor;
V – Orientador de serviço;
VI – Trabalhador-estudante.

Estão corretas:




Questão 7

Abaixo temos alguns crimes que se cometidos contra idosos são puníveis com reclusão de seis meses a um ano e multa, exceto um no qual sua reclusão é de seis meses a três anos. Identifique-o:




Questão 8

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a Lei Federal nº 11.340/2006.




Questão 9

A aposentadoria voluntária do servidor público municipal se dará:




Questão 10

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.
O__________________ tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão. a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Renata
    #QT-4220 Conforme a Lei nº 10741/2003 (Estatuto do Idoso: Do Transporte Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Assim, a alternativa correta da questão é a alternativa A; e não a alternativa D.

Comentar Simulado