Simulado Orientador Social – Questões Teóricas

O orientador social atua na área educacional e tem como principal objetivo a execução de trabalhos sociais e educativos com jovens, na sua maioria, inseridos em situação de vulnerabilidade social.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

De acordo com o Art. 6º da Lei 11.692/08, fica a União autorizada a conceder auxílio financeiro, no valor de R$ 100,00 mensais, aos beneficiários do Projovem, nas modalidades Projovem Urbano, Projovem Campo – Saberes da Terra e Projovem Trabalhador. Na modalidade Projovem Campo – Saberes da Terra poderão ser pagos até:

Questão 2

A Lei 12.594/2012 estabelece, de forma detalhada, as competências de cada ente na execução das medidas socioeducativas. É de competência do Município:

Questão 3

O servidor público estável perderá o cargo:

Questão 4

Em relação ao Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (2013), no que se refere ao EIXO: participação e protagonismo e ao objetivo: Promover a participação ativa de crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos na elaboração e execução de políticas de proteção. Constitui-se um dos indicadores de monitoramento deste eixo:

Questão 5

Além de outros requisitos constitucionalmente exigidos, a estabilidade do servidor público municipal se dará após:

Questão 6

Conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, são medidas protetivas, EXCETO:

Questão 7

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a Lei Federal nº 11.340/2006.

Questão 8

Assinale a alternativa incorreta. De acordo com Art. 9º da Política Nacional do Idoso, para fazer jus ao Benefício de Prestação Continuada, o idoso deverá comprovar:

Questão 9

O Levantamento Nacional de Abrigos para Crianças e Adolescentes (PEA), estimou que em torno de 80.000 crianças e adolescentes estão vivendo em instituições de abrigo no Brasil. São medidas protetivas para Crianças e Adolescentes, EXCETO:

Questão 10

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna abaixo.
A convivência familiar e comunitária é um direito fundamental de crianças e adolescentes garantido pela Constituição Federal (artigo 227) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seu artigo 19, o ECA estabelece que toda criança e adolescente tem direito a ser criado e educado por sua família e, na falta desta, por________________.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-4220 Conforme a Lei nº 10741/2003 (Estatuto do Idoso: Do Transporte Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Assim, a alternativa correta da questão é a alternativa A; e não a alternativa D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *