Simulado Orientador Social – Questões Teóricas

O orientador social atua na área educacional e tem como principal objetivo a execução de trabalhos sociais e educativos com jovens, na sua maioria, inseridos em situação de vulnerabilidade social.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

Em relação ao Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (2013), no que se refere ao EIXO: participação e protagonismo e ao objetivo: Promover a participação ativa de crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos na elaboração e execução de políticas de proteção. Constitui-se um dos indicadores de monitoramento deste eixo:

Questão 2

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente quando se trata da adoção de criança e de adolescente, examine os itens a seguir:

I. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.
II. O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.
III. Em se tratando de adotando maior de onze anos de idade, será também necessário o seu consentimento.

É VERDADE o que se afirma em:

Questão 3

A Lei 12.594/2012 estabelece, de forma detalhada, as competências de cada ente na execução das medidas socioeducativas. É de competência do Município:

Questão 4

O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Para os efeitos desta Lei, criança é pessoa:

Questão 5

A Lei n.º 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) trouxe importantes avanços como, EXCETO:

Questão 6

Com base nas Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (2009), quando da Articulação Intersetorial; leia a afirmativa a seguir.

Os Serviços de Acolhimento integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo interface com outros serviços da rede ____________, quanto com demais órgãos do Sistema ____________. Sua atuação deve basear-se no princípio da ____________, não devendo ofertar em seu interior atividades que sejam da competência de outros serviços. A proteção integral a que têm direito as crianças e os adolescentes acolhidos deve ser viabilizada por meio da utilização de equipamentos ____________ e da rede de ____________.

Assinale a opção que preenche CORRETAMENTE e respectivamente as lacunas:

Questão 7

Complete a frase:
“Em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de _______________ membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de __________________, permitida uma recondução.”

Questão 8

Sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) quanto à Proteção Social Especial, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 9

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a Lei Federal nº 11.340/2006.

Questão 10

O prazo de validade do concurso público realizado no âmbito do município de Saquarema será de:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-4220 Conforme a Lei nº 10741/2003 (Estatuto do Idoso: Do Transporte Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Assim, a alternativa correta da questão é a alternativa A; e não a alternativa D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *