Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:




Questão 2

Em 8 de fevereiro de 2015 o jornal G1 publicou a reportagem intitulada “Assoreamento ameaça secar água em nascente de rio em Goiás”, onde o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho declarou:

“É muito grave o problema. Aqui tem uma nascente e essa nascente está sendo assoreada, sufocada, muito solo sendo levado, não se fez um trabalho adequado de solo. Temos realmente dificuldades, razão pela qual instauramos um procedimento policial, levamos ao Poder Judiciário, tem um Termo de Ajustamento de Conduta e mesmo assim ainda não é satisfatório esse resultado.”

São consequências do assoreamento, exceto:




Questão 3

Essa doença tem sido verificada em plantas localizadas em áreas recém-desmatadas e já foi encontrada em diversas coníferas como: Abies, Araucaria, Chamaecyparis, Criptomeria, Cupressus, Juniperus, Larix, Libocedrus, Pinus, Pseudotsuga, Sequoia, Thuya, Tsuga. Em folhosas temos Acacia, Acer, Alnus, Betula, Castanea, Fagus, Juglans, Morus, Platanus, Populus, Robinia, Quercus. As árvores com essa doença apresenta crescimento vagaroso, tornam-se amarelecidas. Apresentam exsudação de resina na base do tronco e nas raízes. Posteriormente, começam a ter queda acentuada de acículas, secamento de terminais de galhos e, finalmente, morrem. Em alguns casos é possível observar a presença de cogumelos (basidiocarpos) na base das árvores vivas e no solo, acima de raízes infectadas.
O nome dessa doença e o agente causal são respectivamente:




Questão 4

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com os relevos e solos e a velocidade de absorção pelo solo e capacidade de retenção de água disponível.

1- Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4- Bacias.
5-Inundações.

( ) São campos irregulares e topografia com declives de ate 80%, apresentam textura grossa e media, com alta velocidade de infiltração.
( ) Possuem declives suaves e uniformes, não acima de 3,0% é considerada inadequada para solos de textura fina, com infiltração lenta.
( ) Apresenta declives uniformes de 0,25 e não mais de 2,5%, adapta-se a quase todas as classes texturais.
( ) terrenos planos. adapta-se a todas as texturas.
( ) terrenos irregular, distancias curtas, e declives de ate 8%. solos de textura fina e infiltração lenta.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:




Questão 5

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 6

Sobre o sensoriamento remoto, analise as afirmativas a seguir.

I. A história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias e imagens; e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens.
II. A energia utilizada em sensoriamento remoto é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz. Ela é medida em frequência e comprimento de onda.
III. Os sensores remotos são equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. Dependendo de suas características, eles podem ser instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais.
IV. Como exemplo de sensores, temos as câmaras fotográficas, as câmaras de vídeo, os radiômetros, os sistemas de varreduras (scanners) e os radares.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 7

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas




Questão 8

Os tratos silviculturais são as práticas necessárias para favorecer o adequado desenvolvimento das árvores e o máximo rendimento de madeira, principalmente em sistemas de plantio que visam à produção de madeira para serraria. Neste contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 9

Analise as afirmativas a seguir.

I. Clone: conjunto de plantas geneticamente idênticas e originárias de uma única planta-matriz propagada assexuadamente, ou seja, sem utilização de sementes botânicas.
II. Cultivar(cv): trata-se de um grupo de plantas cultivadas semelhantes entre si, que se distinguem de outros grupos por características de relevância agronômica e comercial.
III. Linhagem: grupo de plantas com aparência muito uniforme, propagadas por via sexual, cujas características são mantidas por seleção tendo um padrão em vista.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Questão 10

Os vegetais necessitam de certos elementos fornecidos pelo solo, como o nitrogênio, o fósforo, o potássio dentre outros. Dos elementos químicos existentes na natureza, 13 são considerados essenciais ao desenvolvimento das plantas. São classificados em macro e micronutrientes. Qual alternativa NÃO contém um Macronutriente?




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta