Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Em relação aos métodos de coletas de insetos. Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

O plantio de eucalipto no Brasil corresponde a 76,5% da área total de plantios florestais, sendo que, nos últimos anos, ocorreram aumentos significativos nos estados situados nas novas fronteiras do setor, como o Maranhão, Tocantins, Piauí e Mato Grosso do Sul. Entretanto, a monocultura aumenta a probabilidade de ocorrência de surtos epidêmicos. Sobre as doenças do Eucalipto, assinale a alternativa correta:




Questão 3

Marque a opção que NÃO apresenta forragens NATIVAS do Nordeste Brasileiro usadas como alimento para ovinos e caprinos.




Questão 4

Aração e o preparo inicial do solo constituem uma operação básica de preparo, para tornar o solo favorável ao desenvolvimento vegetal. Assinale a alternativa correta, referente a aração.

I - Melhorar a estrutura do solo
II - facilitando a infiltração da água e aumentando o arejamento.
III- Destruir as ervas más (“mato”) e limpar a superfície de detritos.
IV- Incorporar os adubos ao solo.
V- Destruir e controlar as pragas.

Assinale a alternativa CORRETA que demonstra a importância da aração.




Questão 5

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de




Questão 6

Os tratos silviculturais são as práticas necessárias para favorecer o adequado desenvolvimento das árvores e o máximo rendimento de madeira, principalmente em sistemas de plantio que visam à produção de madeira para serraria. Neste contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 7

Relacione a coluna dos principais tipos de arados com suas respectivas funções.

1- Arado Aiveca.
2-Arado subsolador.
3-Arado de disco.

( ) contém um conjunto dispostos em ângulos de 45º na direção do deslocamento e de 15 a 25º em relação a vertical, atrás do trator.
( ) consiste na coluna onde está adaptado a relha que faz um corte horizontal através do solo.
( ) é usado para romper camadas duras e compactas, abaixo da superfície do solo, e que interferem no desenvolvimento vegetal, os tipos desse arado variam desde os puxados por tratores de duas rodas (para 40 cm de profundidade) até os implementos especiais com dois dentes (60 cm de profundidade) escarificadores e tracionados por poderosos tratores de esteira. Algumas vezes, torna-se necessário usar dentes escarificadores antes das operações de remoção do solo, a fim de obter elevada produção.
( ) O disco penetra no solo pelo peso devido a inclinação, depois, ao girar, produz o cizalhamento e o movimento da leiva.
( ) Se adapta bem a solos duros e pegajosos, mas é pouco eficiente com o mato.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:




Questão 8

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 9

Sobre os tipos de sistemas de Irrigação por aspersão, analise as afirmativas.

I. Sistema de aspersão por tubos perfurados portáteis: a aspersão é feita por meio de linhas laterais perfuradas, do tipo leve com acoplamento rápido, instaladas sobre o solo ou suspensos em armações rústicas de madeira ou aproveitando as próprias estruturas tutoras de algumas culturas.
II. Sistema pivô central: é um sistema de movimentação circular, autopropelido a energia hidráulica ou elétrica. É constituído, em geral, de uma linha, com vários aspersores de 200 a 800 m de comprimento, com tubos de aço de acoplamento especial, suportada por torres dotadas de rodas, nas quais operam os dispositivos de propulsão do sistema, imprimindo à linha um movimento de rotação, em torno de um ponto ou pivô que lhe serve de ancoragem e de tomada de água por bombeamento de poços profundos juntos do pivô ou da adutora.
III. Sistema autopropelido com canhão hidráulico: esse sistema consiste em um canhão hidráulico, montado sobre carreta, que se desloca sobre o terreno, irrigando-o simultaneamente, cobrindo, em geral, uma faixa de até 130 m de largura por 500 m comprimento.

Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Questão 10

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado