Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

A folha é um órgão de aspecto laminar, clorofilado, o qual, se prende aos nós do caule. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Sobre o sensoriamento remoto, analise as afirmativas a seguir.

I. A história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias e imagens; e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens.
II. A energia utilizada em sensoriamento remoto é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz. Ela é medida em frequência e comprimento de onda.
III. Os sensores remotos são equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. Dependendo de suas características, eles podem ser instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais.
IV. Como exemplo de sensores, temos as câmaras fotográficas, as câmaras de vídeo, os radiômetros, os sistemas de varreduras (scanners) e os radares.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Questão 3

Em 8 de fevereiro de 2015 o jornal G1 publicou a reportagem intitulada “Assoreamento ameaça secar água em nascente de rio em Goiás”, onde o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho declarou:

“É muito grave o problema. Aqui tem uma nascente e essa nascente está sendo assoreada, sufocada, muito solo sendo levado, não se fez um trabalho adequado de solo. Temos realmente dificuldades, razão pela qual instauramos um procedimento policial, levamos ao Poder Judiciário, tem um Termo de Ajustamento de Conduta e mesmo assim ainda não é satisfatório esse resultado.”

São consequências do assoreamento, exceto:

Questão 4

São vários os métodos para a determinação direta da evapotranspiração. Marque a opção em que NÃO é considerado método direto da medida da evapotranspiração.

Questão 5

A olericultura trata do cultivo econômico das hortaliças, Na literatura, há uma classificação das hortaliças, segundo a parte comestível da planta. Tendo por base esta classificação, qual das plantas a seguir NÃO pode ser classificada como uma hortaliça-fruto?

Questão 6

A finalidade de qualquer método de irrigação consiste na distribuição adequada de água na região das raízes, proporcionando uma percolação suficiente para eliminar os sais perniciosos. A profundidade de umedecimento é uma função dos fatores hidráulicos e do solo. Sendo assim, o escoamento superficial é função dos fatores hidráulicos, enquanto a velocidade da infiltração é função dos fatores do solo. Enumere as alternativas abaixo com número ( 1) as que pertencerem aos fatores Hidráulicos, e com número ( 2 ) as que pertencerem aos fatores do solo.

(1) FATORES HIDRÁULICOS.
(2) FATORES DO SOLO.

( ) Vazão.
( ) Declividade do canal ou valeta.
( ) Resistência a infiltração na superfície do solo.
( ) Rugosidade de sua superfície.
( ) Permeabilidade vertical.
( ) Permeabilidade horizontal.
( ) Forma do canal.
( ) Velocidade de drenagem.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:

Questão 7

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de

Questão 8

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com as culturas que melhores se adaptam a este sistema.

1-Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4-Bacias.
5- Inundações.

( ) Culturas a lanço ou de espaçamento fechado (grãos, forragem e algumas olerícolas).
( ) pastagens e feno nativo.
( ) pequenos grãos, forrageiras e pastagem.
( ) Culturas em linha (cana-de-açúcar, beterraba, milho, algodão, olerícolas de folhas, etc.
( ) maioria das culturas. O único método para o arroz.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:

Questão 9

Na implantação da agricultura irrigada em grande escala, existem alguns fatores básicos que devem ser considerados numa área.

I - Terreno irrigável.
II - Solos potencialmente inférteis.
III- Fonte de água com capacidade e qualidade adequadas.
IV- Condições climáticas para a cultura se desenvolver.

Assinale a alternativa CORRETA sobre os fatores que devem ser considerados para implantação da agricultura irrigada.

Questão 10

Qual método de irrigação é utilizado em terrenos irregulares, com distancias curtas, e declives de até 8%. Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *