Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Marque a opção que NÃO apresenta um adubo nitrogenado.




Questão 2

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com as culturas que melhores se adaptam a este sistema.

1-Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4-Bacias.
5- Inundações.

( ) Culturas a lanço ou de espaçamento fechado (grãos, forragem e algumas olerícolas).
( ) pastagens e feno nativo.
( ) pequenos grãos, forrageiras e pastagem.
( ) Culturas em linha (cana-de-açúcar, beterraba, milho, algodão, olerícolas de folhas, etc.
( ) maioria das culturas. O único método para o arroz.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:




Questão 3

Aração e o preparo inicial do solo constituem uma operação básica de preparo, para tornar o solo favorável ao desenvolvimento vegetal. Assinale a alternativa correta, referente a aração.

I - Melhorar a estrutura do solo
II - facilitando a infiltração da água e aumentando o arejamento.
III- Destruir as ervas más (“mato”) e limpar a superfície de detritos.
IV- Incorporar os adubos ao solo.
V- Destruir e controlar as pragas.

Assinale a alternativa CORRETA que demonstra a importância da aração.




Questão 4

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de




Questão 5

O mamão é uma das mais importantes frutas tropicaiscultivadas atualmente no mundo. Sobre a cultura do mamoeiro, analise as afirmativas a seguir.

I. O mamoeiro cultivado comercialmente pertence à família Caricaceae. É uma importante fonte de papaína, enzima proteolítica de ação semelhante à da pepsina e da tripsina, empregada nas indústrias têxteis, farmacêutica, de alimentos e de cosméticos.
II. O mamoeiro é fruteira de clima tropical. Em todos os Estados do Brasil existem regiões onde a cultura encontra condições favoráveis para o seu desenvolvimento. A temperatura média ideal para o cultivo dessa fruteira situa-se entre 22 e 28ºC, com temperatura média anual ótima para o desenvolvimento da cultura em torno de 25ºC.
III. Os frutos destinados à comercialização e ao consumo local devem ser colhidos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela. Os frutos destinados à exportação ou à armazenagem por longo período devem ser colhidos no estágio entremaduro em que há mudança de cor da casca de verde-escuro para verde-claro, início da coloração rósea da polpa e amadurecimento das sementes, as quais se tornam negras.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Questão 6

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Questão 7

Doença que ataca, especificadamente, o tomateiro, causada por uma bactéria – Clavibacter michiganensis subsp. Michiganensis – não afetando, portanto, outras culturas. Referimo-nos à doença conhecida por




Questão 8

Para se realizar o levantamento de populações o engenheiro agrônomo utiliza algumas práticas entomológicas, para se determinar as densidades de flutuações e migrações das populações de insetos nas lavouras. Relacione as colunas.

1- Redes Entomológicas.
2-Funil de Berlese.
3-Armadilha para insetos de solo.
4-Armadilha de impacto para insetos em florestas.
5-Armadilha de sucção.
6- Armadilha de Malaise.

( ) São utilizadas para insetos de pequeno porte, tanto nos períodos diurnos, quanto noturnos. São usadas principalmente para pulgões, tripés, microlepidópteros, dípteros, etc.
( ) São utilizados para insetos pequenos e ácaros, que tem hábitos de viver sobre os vegetais, como no solo.
( ) Utiliza-se de um vidro transparente preso em um cavalete e os insetos que estão em voo batem contra este vidro e caem no recipiente.
( ) São utilizadas para o levantamento, principalmente de percevejos, cigarrinhas, abelhas, borboletas, mamangavas, entre outros.
( ) São armadilhas, colocadas em buracos no chão, para capturar os insetos que caminham no solo.
( ) São armadilhas para insetos de hábitos diurnos. Esta é colocada no solo, e os insetos que voam sobre a cultura são aprisionados.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta dos parênteses de cima para baixo:




Questão 9

Se uma planta topográfica na escala de 1:400 possui uma distância entre dois pontos de 800 mm, a distância no terreno deve ser de quantos metros?




Questão 10

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)




Tempo de simulado:

Comentar Simulado