Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras. Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

O uso de casas de vegetação ou de ambientes protegidos pressupõe a identificação e mensuração de variáveis que devem ser monitoradas com o objetivo de produzir de maneira segura e com qualidade. Com relação às variáveis atmosféricas ocorrentes em casas de vegetação, considere as seguintes afirmativas:

1. A temperatura e a umidade relativa do ar no interior da casa de vegetação estão relacionadas, respectivamente, às funções metabólicas da planta, à transpiração e a mecanismos de controle térmico das plantas.
2. A iluminação no interior da casa de vegetação está relacionada ao crescimento e desenvolvimento do sistema radicular e à absorção de nutrientes, aos processos fotossintéticos e ao aumento da carga térmica.
3. A movimentação do ar no interior da estrutura em ambiente protegido está relacionada ao déficit de saturação da água existente entre o ar e a folha.
4. A concentração de CO2 está diretamente ligada aos processos fotossintéticos, ao crescimento, ao desenvolvimento e ao estiolamento da planta.

Assinale a alternativa correta.

Questão 2

De acordo com o mapa de biomas publicado pelo IBGE em 2004, o Bioma Mata Atlântica ocupa inteiramente três estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação. Sobre esse bioma é correto afirmar:

Questão 3

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Questão 4

No planejamento, implantação e operação de projetos de irrigação, as avaliações devem estar voltadas ao ambiente produtivo e seu entorno, em especial o clima, a cultura agrícola, o solo e o suprimento de água, com o fim de se atingir os objetivos previstos. Da mesma forma, fatores ambientais e de gestão devem contemplar o projeto, de tal forma que ele se mostre viável técnica e economicamente. Com relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:

1. É necessária a avaliação dos fatores envolvidos na interação entre o suprimento de água, as necessidades hídricas da cultura e o rendimento real da cultura mediante a escolha do coeficiente de resposta da cultura no caso de quedas no rendimento em relação ao déficit de evapotranspiração.
2. É necessária a estimativa da evapotranspiração máxima naqueles períodos nos quais as necessidades hídricas da cultura não forem atendidas plenamente pelo suprimento de água disponível.
3. É preciso determinar a evapotranspiração real tomando como referência os fatores relacionados com o suprimento de água disponível para a cultura.
4. É essencial determinar o rendimento máximo da cultura, como resposta ao suprimento de água, mesmo que outros fatores se façam limitantes como o uso de fertilizantes, ocorrência de pragas e doenças e elementos climáticos.

Assinale a alternativa correta.

Questão 5

Sobre pós-colheita de frutas e hortaliças, assinale a alternativa correta:

Questão 6

A erosão laminar origina-se da ação do fluxo d’água difuso que ao percorrer o seu caminho carregam pequenas partículas que foram colocadas em suspensão pela desagregação, com isso no solo pode ocorrer abaixamento da cota do terreno, a coloração do solo ficar mais clara e diminuição da produção das plantas cultivadas no local.
São formas de conter a erosão laminar, exceto:

Questão 7

Em relação aos inoculantes e adubos minerais, é correto afirmar:

Questão 8

Doença que ataca, especificadamente, o tomateiro, causada por uma bactéria – Clavibacter michiganensis subsp. Michiganensis – não afetando, portanto, outras culturas. Referimo-nos à doença conhecida por

Questão 9

Ao iniciar o cultivo da bananeira, um agricultor precisava determinar quantas mudas seriam necessárias para ocupar uma área de cultivo com 3 hectares. Considerando que o agricultor utilizaria o espaçamento entre linhas de 2,00 m e o espaçamento entre plantas de 2,00 m e que não seriam adquiridas mudas adicionais em decorrência da viabilidade das mudas, qual seria a quantidade total de mudas que ele deveria adquirir para implantar essa área de cultivo?

Questão 10

O solo é a base de todos os sistemas agropecuários, bem como faz parte do planejamento urbano. Referente ao manejo do solo e de sua fertilidade, analise as assertivas a seguir:

I. A amostragem do solo pode ser realizada em qualquer época do ano. Entretanto, para culturas perenes, recomenda-se amostrar o solo de dois a três meses antes do transplantio das mudas e/ou após a florada para as adubações durante a fase de produção.
II. Em solos manejados em sistema plantio direto, o trado holandês é o amostrador mais adequado para a coleta de solo, pois permite obter, com precisão, amostras de solo de toda a camada de interesse.
III. Em sistema plantio direto consolidado, a camada de amostragem de solo, correspondente à camada diagnóstica para análise, recomendação e posicionamento de corretivos de acidez e fertilizantes é a de 0 (zero) a 10 (dez) centímetros, com monitoramento eventual da camada de 10 (dez) a 20 (vinte) centímetros.
IV. Hortaliças, tubérculos, raízes, medicinais, aromáticas, condimentares e ornamentais, plantas comuns de serem encontradas nos ditos “cinturões verdes” das cidades, a coleta de solo para análise visando à correção da acidez e à adubação deve ser realizada na camada de 0 (zero) a 10 (dez) centímetros, dadas as características destas espécies.

Quais estão INCORRETAS?

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *