Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Os tratos silviculturais são as práticas necessárias para favorecer o adequado desenvolvimento das árvores e o máximo rendimento de madeira, principalmente em sistemas de plantio que visam à produção de madeira para serraria. Neste contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 2

Assinale a alternativa CORRETA. Qual caule subterrâneo, que quando as folhas mais externas envolvem completamente as mais internas, tendo como exemplo a cebola.




Questão 3

Um fruticultor deseja implantar uma área com a cultura do mamoeiro. O espaçamento a ser adotado no local definitivo será de 2,5 m x 2,0 m. Ele planeja explorar uma área total com 50 hectares com essa cultura. A fim de atender essa demanda, o fruticultor terá um total de plantas, nestes 50 ha, de




Questão 4

A aração é um preparo muito importante para tornar o solo favorável ao desenvolvimento vegetal. Assinale a alternativa CORRETA que demonstra o objetivo principal da aração.




Questão 5

Aração e o preparo inicial do solo constituem uma operação básica de preparo, para tornar o solo favorável ao desenvolvimento vegetal. Assinale a alternativa correta, referente a aração.

I - Melhorar a estrutura do solo
II - facilitando a infiltração da água e aumentando o arejamento.
III- Destruir as ervas más (“mato”) e limpar a superfície de detritos.
IV- Incorporar os adubos ao solo.
V- Destruir e controlar as pragas.

Assinale a alternativa CORRETA que demonstra a importância da aração.




Questão 6

A olericultura trata do cultivo econômico das hortaliças, Na literatura, há uma classificação das hortaliças, segundo a parte comestível da planta. Tendo por base esta classificação, qual das plantas a seguir NÃO pode ser classificada como uma hortaliça-fruto?




Questão 7

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)




Questão 8

Sucessão ecológica pode ser definida como um processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultante da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminando em um tipo de ecossistema persistente – o clímax. Considerando este conceito, assinale a alternativa incorreta:




Questão 9

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.
Essas anotações referem-se à árvore:




Questão 10

Quais destas estruturas fazem parte do órgão reprodutor feminino de uma flor. Assinale a alternativa CORRETA.

I - Gineceu.
II - Filete.
III - Estígma.
IV - Antero.
V -Estilete.
VI - Androceu.
VII - Ovário.
VIII - Receptáculo.
IX - Estames.
X - Filete.
XI - Conectivo.

Assinale a alternativa CORRETA em que constam as estruturas que fazem parte do órgão reprodutor feminino da flor.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado