Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras. Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Todos os anos, milhões de dólares são empregados no controle de plantas daninhas nos diferentes sistemas de cultivo em nível mundial. Espécies resistentes, subdosagens e má calibração de equipamentos de aplicação, entre outros, são alguns dos problemas recorrentes quando se trata de controle de plantas daninhas. Referente às plantas daninhas e seu manejo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Inibidores do Fotossistema 1.
2. Inibidores de EPSPS.
3. Auxinas sintéticas.
4. Inibidores de ACCase.
5. Inibidores de ALS.

Coluna 2

( ) Herbicidas usados no controle principalmente de gramíneas em pós-emergência seletivamente para culturas dicotiledônias em geral. Como exemplo, há no mercado o Fluazifop, o Clethodin, entre outros.
( ) Uma vez aplicado, este mecanismo de ação promove a inibição do crescimento das plantas de uma a duas horas após a aplicação. De dois a quatro dias após a aplicação, o meristema apical torna-se clorótico e depois necrosa.
( ) Tem como principal representante o ácido glyphosate. Quando na planta, sua ação inibitória se dá no controle da entrada de carbono na rota do shiquimato. Como efeito secundário, há a redução da produção fotossintética de sacarose.
( ) Seu uso está relacionado principalmente no posicionamento para controle de plantas daninhas de folha larga em pós-emergência, sendo seletivos para gramíneas. Atualmente, um ingrediente ativo que está no mercado é o Dicamba.
( ) Seu uso está associado ao pioneirismo do sistema plantio direto, pois são os herbicidas considerados “dessecantes”. São herbicidas não seletivos de vegetação, pertencentes ao grupo químico bipiridilos, representados pelos diquat e paraquat.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 2

Considere o seguinte texto:
O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.), largamente cultivado no Brasil, é uma planta do grupo fisiológico C3. Essa leguminosa pode ser cultivada no país em três safras anuais. A primeira, safra das águas, é semeada entre agosto e dezembro, concentrando-se mais nos estados da Região Sul. A segunda, denominada safra da “seca”, abrange todos os Estados brasileiros e sua semeadura ocorre entre janeiro e abril. A terceira safra, conhecida como safra de “inverno”, concentra-se na região tropical e é semeada de maio a agosto, dependendo da região.

(Heinemann, A.B.; et al. Feijão. In: Agrometeorologia dos cultivos – O fator meteorológico na produção agrícola. INMET, p. 530, 2009.)

Com base no tema, é correto afirmar:

Questão 3

Se uma planta topográfica na escala de 1:400 possui uma distância entre dois pontos de 800 mm, a distância no terreno deve ser de quantos metros?

Questão 4

Os vegetais necessitam de certos elementos fornecidos pelo solo, como o nitrogênio, o fósforo, o potássio dentre outros. Dos elementos químicos existentes na natureza, 13 são considerados essenciais ao desenvolvimento das plantas. São classificados em macro e micronutrientes. Qual alternativa NÃO contém um Macronutriente?

Questão 5

Para se realizar o levantamento de populações o engenheiro agrônomo utiliza algumas práticas entomológicas, para se determinar as densidades de flutuações e migrações das populações de insetos nas lavouras. Relacione as colunas.

1- Redes Entomológicas.
2-Funil de Berlese.
3-Armadilha para insetos de solo.
4-Armadilha de impacto para insetos em florestas.
5-Armadilha de sucção.
6- Armadilha de Malaise.

( ) São utilizadas para insetos de pequeno porte, tanto nos períodos diurnos, quanto noturnos. São usadas principalmente para pulgões, tripés, microlepidópteros, dípteros, etc.
( ) São utilizados para insetos pequenos e ácaros, que tem hábitos de viver sobre os vegetais, como no solo.
( ) Utiliza-se de um vidro transparente preso em um cavalete e os insetos que estão em voo batem contra este vidro e caem no recipiente.
( ) São utilizadas para o levantamento, principalmente de percevejos, cigarrinhas, abelhas, borboletas, mamangavas, entre outros.
( ) São armadilhas, colocadas em buracos no chão, para capturar os insetos que caminham no solo.
( ) São armadilhas para insetos de hábitos diurnos. Esta é colocada no solo, e os insetos que voam sobre a cultura são aprisionados.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta dos parênteses de cima para baixo:

Questão 6

Foram entregues em um armazém 400 toneladas de grãos de soja com umidade média de 20%. Sabendo que a umidade comercial da soja é 14% e que não houve perdas de outra natureza, qual será o valor aproximado dos descontos praticados?

Questão 7

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas

Questão 8

Em relação aos inoculantes e adubos minerais, é correto afirmar:

Questão 9

Relacione s alternativas abaixo, de acordo com as características de cada produção de base agroecológica no sistema alternativo.

1- Agricultura natural.
2- Agricultura biológica.
3- Permacultura.
4- Agricultura orgânica.
5- Agricultura Biodinâmica.

( ) Associa práticas antigas com as modernas, na busca de construir um modelo de produção ecológico.
( ) Método no qual o sistema de produção toma a natureza como modelo.
( ) baseia-se na rotação de culturas, manejo e fertilização do solo, além do manejo da matéria orgânica como geração de boa fertilidade e estruturação do solo.
( ) Trabalha o processo de compostagem na superfície do solo.
( ) Possui ligação direta entre a natureza e as forças cósmicas, tratando a unidade produtiva como um organismo único em harmonia com o seu habitat.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:

Questão 10

O setor agropecuário vem experimentando, nos últimos dois anos, uma elevação acima do normal no preço dos insumos, especialmente fertilizantes e corretivos de solo. Referente a corretivos e fertilizantes minerais, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Cinzas, conchas marinhas moídas, resíduos industriais de reação alcalina, cal virgem, cal apagada, calcário calcinado e calcários agrícolas são exemplos de materiais que podem ser usados como corretivos da acidez do solo.
( ) Independentemente do material a ser utilizado como corretivo da acidez do solo, a capacidade de o material em análise neutralizar ácidos é chamada de poder de neutralização e é expressa em percentagem de equivalente carbonado de cálcio, ao qual é atribuído valor de 100%.
( ) Para um material ser enquadrado como calcário agrícola, obrigatoriamente deve apresentar valores mínimos de 67% de poder de neutralização, 45% de poder relativo de neutralização total e 38% de óxidos de cálcio e magnésio.
( ) O sulfato de cálcio (CaSO4.2H2O), devido a sua maior solubilidade em comparação ao carbonato de cálcio e de magnésio, pode proporcionar um aumento dos teores de cálcio, enxofre e de magnésio no perfil de solo. Isso ocorre por deslocamento químico, aumentando a saturação de bases e diminuindo a de alumínio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Tempo de simulado: