Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com os relevos e solos e a velocidade de absorção pelo solo e capacidade de retenção de água disponível.

1- Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4- Bacias.
5-Inundações.

( ) São campos irregulares e topografia com declives de ate 80%, apresentam textura grossa e media, com alta velocidade de infiltração.
( ) Possuem declives suaves e uniformes, não acima de 3,0% é considerada inadequada para solos de textura fina, com infiltração lenta.
( ) Apresenta declives uniformes de 0,25 e não mais de 2,5%, adapta-se a quase todas as classes texturais.
( ) terrenos planos. adapta-se a todas as texturas.
( ) terrenos irregular, distancias curtas, e declives de ate 8%. solos de textura fina e infiltração lenta.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:




Questão 2

A folha é um órgão de aspecto laminar, clorofilado, o qual, se prende aos nós do caule. Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 4

Qual método de irrigação é utilizado em terrenos irregulares, com distancias curtas, e declives de até 8%. Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

O plantio de eucalipto no Brasil corresponde a 76,5% da área total de plantios florestais, sendo que, nos últimos anos, ocorreram aumentos significativos nos estados situados nas novas fronteiras do setor, como o Maranhão, Tocantins, Piauí e Mato Grosso do Sul. Entretanto, a monocultura aumenta a probabilidade de ocorrência de surtos epidêmicos. Sobre as doenças do Eucalipto, assinale a alternativa correta:




Questão 6

Analise as afirmativas a seguir.

I. Clone: conjunto de plantas geneticamente idênticas e originárias de uma única planta-matriz propagada assexuadamente, ou seja, sem utilização de sementes botânicas.
II. Cultivar(cv): trata-se de um grupo de plantas cultivadas semelhantes entre si, que se distinguem de outros grupos por características de relevância agronômica e comercial.
III. Linhagem: grupo de plantas com aparência muito uniforme, propagadas por via sexual, cujas características são mantidas por seleção tendo um padrão em vista.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).




Questão 7

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)




Questão 8

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de




Questão 9

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.
Essas anotações referem-se à árvore:




Questão 10

Marque a opção que NÃO apresenta forragens NATIVAS do Nordeste Brasileiro usadas como alimento para ovinos e caprinos.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado