Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras. Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Marque a alternativa cuja sequência correta completa o texto abaixo, sobre pragas na cultura da cana.

“As ________________ da _______________, Mahanarva fimbriolata, produzem uma ____________ na base dos colmos, nas raízes superficiais, onde se alimentam e se mantêm ____________ até atingirem a fase adulta”.

Questão 2

Quais destas estruturas fazem parte do órgão reprodutor feminino de uma flor. Assinale a alternativa CORRETA.

I - Gineceu.
II - Filete.
III - Estígma.
IV - Antero.
V -Estilete.
VI - Androceu.
VII - Ovário.
VIII - Receptáculo.
IX - Estames.
X - Filete.
XI - Conectivo.

Assinale a alternativa CORRETA em que constam as estruturas que fazem parte do órgão reprodutor feminino da flor.

Questão 3

Sobre o uso de adjuvantes na aplicação de defensivos agrícolas, assinale a alternativa incorreta:

Questão 4

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com os relevos e solos e a velocidade de absorção pelo solo e capacidade de retenção de água disponível.

1- Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4- Bacias.
5-Inundações.

( ) São campos irregulares e topografia com declives de ate 80%, apresentam textura grossa e media, com alta velocidade de infiltração.
( ) Possuem declives suaves e uniformes, não acima de 3,0% é considerada inadequada para solos de textura fina, com infiltração lenta.
( ) Apresenta declives uniformes de 0,25 e não mais de 2,5%, adapta-se a quase todas as classes texturais.
( ) terrenos planos. adapta-se a todas as texturas.
( ) terrenos irregular, distancias curtas, e declives de ate 8%. solos de textura fina e infiltração lenta.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:

Questão 5

Sobre os herbicidas, assinale a alternativa incorreta:

Questão 6

Todos os anos, milhões de dólares são empregados no controle de plantas daninhas nos diferentes sistemas de cultivo em nível mundial. Espécies resistentes, subdosagens e má calibração de equipamentos de aplicação, entre outros, são alguns dos problemas recorrentes quando se trata de controle de plantas daninhas. Referente às plantas daninhas e seu manejo, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Inibidores do Fotossistema 1.
2. Inibidores de EPSPS.
3. Auxinas sintéticas.
4. Inibidores de ACCase.
5. Inibidores de ALS.

Coluna 2

( ) Herbicidas usados no controle principalmente de gramíneas em pós-emergência seletivamente para culturas dicotiledônias em geral. Como exemplo, há no mercado o Fluazifop, o Clethodin, entre outros.
( ) Uma vez aplicado, este mecanismo de ação promove a inibição do crescimento das plantas de uma a duas horas após a aplicação. De dois a quatro dias após a aplicação, o meristema apical torna-se clorótico e depois necrosa.
( ) Tem como principal representante o ácido glyphosate. Quando na planta, sua ação inibitória se dá no controle da entrada de carbono na rota do shiquimato. Como efeito secundário, há a redução da produção fotossintética de sacarose.
( ) Seu uso está relacionado principalmente no posicionamento para controle de plantas daninhas de folha larga em pós-emergência, sendo seletivos para gramíneas. Atualmente, um ingrediente ativo que está no mercado é o Dicamba.
( ) Seu uso está associado ao pioneirismo do sistema plantio direto, pois são os herbicidas considerados “dessecantes”. São herbicidas não seletivos de vegetação, pertencentes ao grupo químico bipiridilos, representados pelos diquat e paraquat.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 7

Os veículos aéreos não tripulados (VANT’s), também conhecidos popularmente como “Drones”, têm de maneira crescente ganhado destaque em várias áreas do conhecimento no Brasil e no mundo. Vários esforços estão em andamento visando integrar as operações de VANT rotineiramente e com segurança em agricultura de precisão (EMBRAPA, 2011). Sobre o uso desta tecnologia, selecione abaixo a alternativa incorreta:

Questão 8

Assinale a alternativa CORRETA. Qual caule subterrâneo, que quando as folhas mais externas envolvem completamente as mais internas, tendo como exemplo a cebola.

Questão 9

Qual das seguintes técnicas de melhoramento genético se caracteriza pelo processo no qual duas espécies próximas, mas geneticamente diferentes, são cruzadas, podendo ser utilizada com o objetivo de introduzir genes ausentes na espécie de interesse ou de agrupar genótipos de espécies distintas?

Questão 10

Você foi contratado(a) para realizar a regulagem da adubação de uma semeadora adubadora para semeadura do feijão. Considerando que o espaçamento entre linhas utilizado será de 50 cm e que deverá ser aplicado o equivalente a 350 kg do fertilizante Super Simples por hectare, qual será a quantidade de adubo a ser regulada para cair em 10 metros lineares percorridos em uma linha da semeadora adubadora?

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *