Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

As alternativas a seguir indicam raças nativas de caprinos do Nordeste Brasileiro, EXCETO




Questão 2

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com os relevos e solos e a velocidade de absorção pelo solo e capacidade de retenção de água disponível.

1- Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4- Bacias.
5-Inundações.

( ) São campos irregulares e topografia com declives de ate 80%, apresentam textura grossa e media, com alta velocidade de infiltração.
( ) Possuem declives suaves e uniformes, não acima de 3,0% é considerada inadequada para solos de textura fina, com infiltração lenta.
( ) Apresenta declives uniformes de 0,25 e não mais de 2,5%, adapta-se a quase todas as classes texturais.
( ) terrenos planos. adapta-se a todas as texturas.
( ) terrenos irregular, distancias curtas, e declives de ate 8%. solos de textura fina e infiltração lenta.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:




Questão 3

O plantio de eucalipto no Brasil corresponde a 76,5% da área total de plantios florestais, sendo que, nos últimos anos, ocorreram aumentos significativos nos estados situados nas novas fronteiras do setor, como o Maranhão, Tocantins, Piauí e Mato Grosso do Sul. Entretanto, a monocultura aumenta a probabilidade de ocorrência de surtos epidêmicos. Sobre as doenças do Eucalipto, assinale a alternativa correta:




Questão 4

A folha é um órgão de aspecto laminar, clorofilado, o qual, se prende aos nós do caule. Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.

I. Inseticidas sistêmicos são aqueles que, aplicados nas folhas, ramos, raízes, solos ou semelhantes, são absorvidos e conduzidos, juntamente com a seiva, para as várias regiões da planta, atuando sobre os insetos sugadores ou, por vezes, sobre os mastigadores nos estádios iniciais de desenvolvimento.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
III. Período de carência é o intervalo mínimo de segurança, em dias, entre a última aplicação e a colheita. Este período depende do princípio ativo, do tipo de formulação, da espécie cultivada e das condições agroecológicas.
IV. Nas embalagens dos agrotóxicos, há uma tarjeta colorida, simbolizando a classe toxicológica e facilitando a visualização. A “Classe IV” refere-se à formulação pouco tóxica e possui a tarjeta verde.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.




Questão 6

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas




Questão 7

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)




Questão 8

Para se realizar o levantamento de populações o engenheiro agrônomo utiliza algumas práticas entomológicas, para se determinar as densidades de flutuações e migrações das populações de insetos nas lavouras. Relacione as colunas.

1- Redes Entomológicas.
2-Funil de Berlese.
3-Armadilha para insetos de solo.
4-Armadilha de impacto para insetos em florestas.
5-Armadilha de sucção.
6- Armadilha de Malaise.

( ) São utilizadas para insetos de pequeno porte, tanto nos períodos diurnos, quanto noturnos. São usadas principalmente para pulgões, tripés, microlepidópteros, dípteros, etc.
( ) São utilizados para insetos pequenos e ácaros, que tem hábitos de viver sobre os vegetais, como no solo.
( ) Utiliza-se de um vidro transparente preso em um cavalete e os insetos que estão em voo batem contra este vidro e caem no recipiente.
( ) São utilizadas para o levantamento, principalmente de percevejos, cigarrinhas, abelhas, borboletas, mamangavas, entre outros.
( ) São armadilhas, colocadas em buracos no chão, para capturar os insetos que caminham no solo.
( ) São armadilhas para insetos de hábitos diurnos. Esta é colocada no solo, e os insetos que voam sobre a cultura são aprisionados.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta dos parênteses de cima para baixo:




Questão 9

Essa doença tem sido verificada em plantas localizadas em áreas recém-desmatadas e já foi encontrada em diversas coníferas como: Abies, Araucaria, Chamaecyparis, Criptomeria, Cupressus, Juniperus, Larix, Libocedrus, Pinus, Pseudotsuga, Sequoia, Thuya, Tsuga. Em folhosas temos Acacia, Acer, Alnus, Betula, Castanea, Fagus, Juglans, Morus, Platanus, Populus, Robinia, Quercus. As árvores com essa doença apresenta crescimento vagaroso, tornam-se amarelecidas. Apresentam exsudação de resina na base do tronco e nas raízes. Posteriormente, começam a ter queda acentuada de acículas, secamento de terminais de galhos e, finalmente, morrem. Em alguns casos é possível observar a presença de cogumelos (basidiocarpos) na base das árvores vivas e no solo, acima de raízes infectadas.
O nome dessa doença e o agente causal são respectivamente:




Questão 10

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado