Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Aração e o preparo inicial do solo constituem uma operação básica de preparo, para tornar o solo favorável ao desenvolvimento vegetal. Assinale a alternativa correta, referente a aração.

I - Melhorar a estrutura do solo
II - facilitando a infiltração da água e aumentando o arejamento.
III- Destruir as ervas más (“mato”) e limpar a superfície de detritos.
IV- Incorporar os adubos ao solo.
V- Destruir e controlar as pragas.

Assinale a alternativa CORRETA que demonstra a importância da aração.

Questão 2

Para a reprodução vegetal, são utilizada algumas técnicas para perpetuar as espécies. Alguns destes processos utilizam órgãos, tais como ramos, folhas, entre outros, a fim de que a espécie se propague. Assinale a alternativa CORRETA do método de propagação de espécie assexuada.

Questão 3

A Agroecologia baseia-se em alguns princípios fundamentais para a preservação do meio ambiente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Recuperação da fertilidade do solo, sem o uso de fertilizantes minerais.
II. Em vez de controlar, executa o manejo das pragas, doenças e ervas daninhas.
III. Retorna, para o solo, resíduos de culturas e os estercos, além de cultivar o solo sem o uso de agrotóxicos, através de ações que buscam o equilíbrio natural dos componentes do solo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Questão 4

Doença que ataca, especificadamente, o tomateiro, causada por uma bactéria – Clavibacter michiganensis subsp. Michiganensis – não afetando, portanto, outras culturas. Referimo-nos à doença conhecida por

Questão 5

Em 8 de fevereiro de 2015 o jornal G1 publicou a reportagem intitulada “Assoreamento ameaça secar água em nascente de rio em Goiás”, onde o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho declarou:

“É muito grave o problema. Aqui tem uma nascente e essa nascente está sendo assoreada, sufocada, muito solo sendo levado, não se fez um trabalho adequado de solo. Temos realmente dificuldades, razão pela qual instauramos um procedimento policial, levamos ao Poder Judiciário, tem um Termo de Ajustamento de Conduta e mesmo assim ainda não é satisfatório esse resultado.”

São consequências do assoreamento, exceto:

Questão 6

Em relação aos métodos de coletas de insetos. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com as culturas que melhores se adaptam a este sistema.

1-Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4-Bacias.
5- Inundações.

( ) Culturas a lanço ou de espaçamento fechado (grãos, forragem e algumas olerícolas).
( ) pastagens e feno nativo.
( ) pequenos grãos, forrageiras e pastagem.
( ) Culturas em linha (cana-de-açúcar, beterraba, milho, algodão, olerícolas de folhas, etc.
( ) maioria das culturas. O único método para o arroz.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:

Questão 8

Um fruticultor deseja implantar uma área com a cultura do mamoeiro. O espaçamento a ser adotado no local definitivo será de 2,5 m x 2,0 m. Ele planeja explorar uma área total com 50 hectares com essa cultura. A fim de atender essa demanda, o fruticultor terá um total de plantas, nestes 50 ha, de

Questão 9

A olericultura trata do cultivo econômico das hortaliças, Na literatura, há uma classificação das hortaliças, segundo a parte comestível da planta. Tendo por base esta classificação, qual das plantas a seguir NÃO pode ser classificada como uma hortaliça-fruto?

Questão 10

Hortaliça bastante apreciada no Nordeste Brasileiro, da família das Cucurbitáceas, a Citrullus lanatus, é chamada de

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *