Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

De acordo com o mapa de biomas publicado pelo IBGE em 2004, o Bioma Mata Atlântica ocupa inteiramente três estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina) e 98% do Paraná, além de porções de outras 11 unidades da federação. Sobre esse bioma é correto afirmar:

Questão 2

Associe a coluna de seleção método de irrigação superficial de acordo com os relevos e solos e a velocidade de absorção pelo solo e capacidade de retenção de água disponível.

1- Sulco.
2- Corrugação.
3- Faixa Lateral.
4- Bacias.
5-Inundações.

( ) São campos irregulares e topografia com declives de ate 80%, apresentam textura grossa e media, com alta velocidade de infiltração.
( ) Possuem declives suaves e uniformes, não acima de 3,0% é considerada inadequada para solos de textura fina, com infiltração lenta.
( ) Apresenta declives uniformes de 0,25 e não mais de 2,5%, adapta-se a quase todas as classes texturais.
( ) terrenos planos. adapta-se a todas as texturas.
( ) terrenos irregular, distancias curtas, e declives de ate 8%. solos de textura fina e infiltração lenta.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo:

Questão 3

Sobre o sensoriamento remoto, analise as afirmativas a seguir.

I. A história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias e imagens; e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens.
II. A energia utilizada em sensoriamento remoto é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz. Ela é medida em frequência e comprimento de onda.
III. Os sensores remotos são equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. Dependendo de suas características, eles podem ser instalados em plataformas terrestres, aéreas e orbitais.
IV. Como exemplo de sensores, temos as câmaras fotográficas, as câmaras de vídeo, os radiômetros, os sistemas de varreduras (scanners) e os radares.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Questão 4

A erosão laminar origina-se da ação do fluxo d’água difuso que ao percorrer o seu caminho carregam pequenas partículas que foram colocadas em suspensão pela desagregação, com isso no solo pode ocorrer abaixamento da cota do terreno, a coloração do solo ficar mais clara e diminuição da produção das plantas cultivadas no local.
São formas de conter a erosão laminar, exceto:

Questão 5

Sucessão ecológica pode ser definida como um processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultante da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminando em um tipo de ecossistema persistente – o clímax. Considerando este conceito, assinale a alternativa incorreta:

Questão 6

A fruticultura é um importante segmento agrícola no RS. Está presente em quase todas as propriedades rurais, seja na forma de pomar doméstico para uso da família ou de pomar comercial, gerando renda. Referente à fruticultura, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Abacateiro, gravioleira, tamareira, nespereira e oliveira são espécies frutíferas típicas de clima subtropical.
( ) Espécies frutíferas de clima temperado como a framboeseira, o quivizeiro, o pessegueiro e as videiras necessitam, para um adequado crescimento e desenvolvimento, temperaturas médias anuais em uma faixa entre 5° e 15°C, sendo que, durante o inverno, requerem temperatura abaixo de 7,2°C.
( ) Frutos que possuem a capacidade de continuar seu amadurecimento após a colheita são denominados de climatéricos. Como exemplos, temos o abacaxi, a romã e o morango.
( ) Abacate, maracujá, figo e melão são exemplos de frutas não climatéricas, ou seja, após a retirada da planta, cessa sua capacidade de maturação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 7

O setor agropecuário vem experimentando, nos últimos dois anos, uma elevação acima do normal no preço dos insumos, especialmente fertilizantes e corretivos de solo. Referente a corretivos e fertilizantes minerais, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Cinzas, conchas marinhas moídas, resíduos industriais de reação alcalina, cal virgem, cal apagada, calcário calcinado e calcários agrícolas são exemplos de materiais que podem ser usados como corretivos da acidez do solo.
( ) Independentemente do material a ser utilizado como corretivo da acidez do solo, a capacidade de o material em análise neutralizar ácidos é chamada de poder de neutralização e é expressa em percentagem de equivalente carbonado de cálcio, ao qual é atribuído valor de 100%.
( ) Para um material ser enquadrado como calcário agrícola, obrigatoriamente deve apresentar valores mínimos de 67% de poder de neutralização, 45% de poder relativo de neutralização total e 38% de óxidos de cálcio e magnésio.
( ) O sulfato de cálcio (CaSO4.2H2O), devido a sua maior solubilidade em comparação ao carbonato de cálcio e de magnésio, pode proporcionar um aumento dos teores de cálcio, enxofre e de magnésio no perfil de solo. Isso ocorre por deslocamento químico, aumentando a saturação de bases e diminuindo a de alumínio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 8

A presença de plantas daninhas reduz, significativamente, a produtividade e a qualidade das fibras do algodoeiro. Alguns herbicidas são usados para o controle de plantas daninhas na cultura do algodoeiro, com o nome comercial e seu respectivo nome técnico. Faça a associação da coluna B, nome comercial, com a coluna A, nome técnico.

COLUNA A
I. Cianazina.
II. Diuron.
III. Glifosato.
IV. Paraquat.

COLUNA B
( ) Gramoxone 200.
( ) Round Up WG.
( ) Karmex 800.
( ) Bladex 500.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Questão 9

Solanum tuberosum L.; Musa spp.; Theobroma cacao L.; Ficus carica L. são nomes científicos, respectivamente, da(o)

Questão 10

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.
Essas anotações referem-se à árvore:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *