Simulado Engenheiro Agrônomo – Questões Teóricas

Engenheiro agrônomo é um profissional cujo o campo de atuação abrange áreas como fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, mecanização, economia, agroindústria, e outras. Suas atribuições vão de identificar e resolver problemas, realizar análises científicas, ate a de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários, entre outras.
Preparamos este simulado abaixo com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação e funciona como um reservatório de água e dos nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo, protegendo-o e fornecendo matéria orgânica, importante para a formação e conservação do solo. Entretanto, a falta de conservação do solo devido ao manejo incorreto proporciona problemas como contaminação e erosão do solo.
Sobre a erosão do solo estão corretas as afirmativas:

1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas1 - A erosão em sulco provoca menos desgaste do que a erosão laminar e geralmente ocorre em locais declivosos e com solo descoberto.
2- A erosão em voçoroca é muito cara e de difícil controle. Em áreas de ocorrência de voçorocas, o uso de máquinas e equipamentos agrícolas fica impossibilitado.
3- Taxa de erosão é a razão na qual o solo é removido a partir de uma dada área, expressa em unidades de volume ou peso do material erodido por unidade de área e por unidade de tempo.
4- O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido.
5 - As voçorocas ovóides são mais típicas e apresentam a configuração de um anfiteatro de paredes íngremes na parte superior e um canal estreito à jusante.
6- A erosão urbana difere das erosões naturais, podendo ser observada em terrenos baldios que servem de depósito de lixo e em morros com ocupação desordenada de pessoas

Questão 2

Qual método de irrigação é utilizado em terrenos irregulares, com distancias curtas, e declives de até 8%. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

A Agroecologia baseia-se em alguns princípios fundamentais para a preservação do meio ambiente. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Recuperação da fertilidade do solo, sem o uso de fertilizantes minerais.
II. Em vez de controlar, executa o manejo das pragas, doenças e ervas daninhas.
III. Retorna, para o solo, resíduos de culturas e os estercos, além de cultivar o solo sem o uso de agrotóxicos, através de ações que buscam o equilíbrio natural dos componentes do solo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Questão 4

Em relação aos métodos de coletas de insetos. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

Sobre os tipos de sistemas de Irrigação por aspersão, analise as afirmativas.

I. Sistema de aspersão por tubos perfurados portáteis: a aspersão é feita por meio de linhas laterais perfuradas, do tipo leve com acoplamento rápido, instaladas sobre o solo ou suspensos em armações rústicas de madeira ou aproveitando as próprias estruturas tutoras de algumas culturas.
II. Sistema pivô central: é um sistema de movimentação circular, autopropelido a energia hidráulica ou elétrica. É constituído, em geral, de uma linha, com vários aspersores de 200 a 800 m de comprimento, com tubos de aço de acoplamento especial, suportada por torres dotadas de rodas, nas quais operam os dispositivos de propulsão do sistema, imprimindo à linha um movimento de rotação, em torno de um ponto ou pivô que lhe serve de ancoragem e de tomada de água por bombeamento de poços profundos juntos do pivô ou da adutora.
III. Sistema autopropelido com canhão hidráulico: esse sistema consiste em um canhão hidráulico, montado sobre carreta, que se desloca sobre o terreno, irrigando-o simultaneamente, cobrindo, em geral, uma faixa de até 130 m de largura por 500 m comprimento.

Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Questão 6

Um estudante de agronomia encontrou algumas anotações na mesa de seu professor: Árvore perenifólia, de aspecto original e contrastante com as demais árvores do Sul do Brasil, com 10 a 35 m de altura e 50 a 120 cm de DAP, atingindo excepcionalmente 50m de altura e 250 cm ou mais de DAP, na idade adulta. O tronco é reto. Fuste de aproximadamente 20 m, com copa alta, estratificada e múltipla, caliciforme ou em forma de taça, nas árvores mais velhas e cônica nas mais jovens. Casca externa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste. Sementes têm origem nas brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus, geralmente com tegumento duro e endosperma abundante. Elas são carnosas, conhecidas como pinhões, tendo 3 a 8 cm de comprimento, por 1 a 2,5 cm de largura e peso médio de 8,7g, obovada oblonga, com ápice terminando com um espinho achatado, e curvo para a base.
Essas anotações referem-se à árvore:

Questão 7

A aração é um preparo muito importante para tornar o solo favorável ao desenvolvimento vegetal. Assinale a alternativa CORRETA que demonstra o objetivo principal da aração.

Questão 8

Os requisitos de drenagem baseiam-se no perfil do solo, de acordo com as diferentes categorias de uso. Assinale a alternativa CORRETA em que compreende o sistema de drenagem.

Questão 9

Em relação as monocotiledôneas assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Os vegetais necessitam de certos elementos fornecidos pelo solo, como o nitrogênio, o fósforo, o potássio dentre outros. Dos elementos químicos existentes na natureza, 13 são considerados essenciais ao desenvolvimento das plantas. São classificados em macro e micronutrientes. Qual alternativa NÃO contém um Macronutriente?

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *