Simulado Engenheiro Civil – Questões Teóricas

Engenharia Civil é a área responsável por funções básicas visando o bem-estar, a proteção ambiental e o desenvolvimento da sociedade, através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Uma peça de concreto armado com seção quadrada com lado de 40 cm está armada simetricamente com 16 Ø 16 mm, num arranjo 5Ø por face. O concreto é C35 e a armadura de aço CA 50. Assinale a alternativa que apresenta o valor em kN mais aproximado da força máxima de compressão que pode atuar centradamente na seção transversal.

Questão 2

Com relação à execução de estacas de fundação na construção, analise as afirmativas a seguir.

I. A janela de correr é formada por uma ou várias folhas que podem ser movimentadas por deslizamento horizontal, no plano da janela.
II. A janela projetante-deslizante é formada por uma ou mais folhas que podem ser movimentadas por deslizamento vertical, no plano da janela.
III. A janela guilhotina é formada por uma ou mais folhas que podem ser movimentadas em torno de um eixo horizontal, com translação simultânea desse eixo.

Está correto o que se afirma em:

Questão 3

Sobre os requisitos mínimos dos projetos físicos de estabelecimentos de saúde, expressos na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), do Ministério da Saúde, nº 51, de 6 de outubro de 2011, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Esses projetos devem ser analisados e aprovados de acordo com a legislação sanitária local vigente.
( ) A efetivação das ações de análise, avaliação e aprovação de cada projeto depende de pactuação locorregional entre os estados e municípios.
( ) Para os projetos relativos a estabelecimentos de saúde que realizem atividades de alta complexidade de atenção básica, as vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal definirão uma aplicação específica da resolução em questão.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo.

Questão 4

Com relação à execução de alvenaria sem função estrutural, analise as afirmativas a seguir:

( ) Para se evitar que uma viga com grande carga concentrada no apoio incida diretamente sobre uma parede de alvenaria, deve-se usar um coxim de concreto para que haja distribuição de carga.

( ) Sobre o vão de portas e janelas devem ser moldadas ou colocadas contra-vergas. Sob o vão da janela ou caixilhos diversos devem ser moldadas ou colocadas vergas.

( ) Deve-se utilizar um escantilhão como guia das juntas horizontais na execução de paredes de alvenaria.

Sendo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:

Questão 5

Considere uma viga de concreto armado com estribos de 2 ramos feitos da bitola 6,0 mm de aço CA60, espaçados de 12 cm. O concreto da viga é C35 e a seção em centímetros é retangular com b=20 e h=60. Considerando d´= 5 cm, assinale a alternativa que apresenta o valor mais aproximado da força cortante resistente, obtida com o modelo I, expressa em kN.

Considere:
imagem

Questão 6

O cronograma físico-financeiro de uma obra dividido em 6 serviços e com 5 meses de duração é representado a seguir:
aff
Ao final do quarto mês, tendo em vista a fiel execução dos serviços presentes no cronograma, quanto ainda faltará a ser desembolsado para finalizar a obra?

Questão 7

A Norma Brasileira "NBR 9077 ± Saídas de emergência em edifícios", da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), expressa a largura mínima de uma unidade de passagem. Assinale a alternativa que contém o valor correto desta largura.

Questão 8

Analise a figura abaixo.
imagem
Sobre o levantamento planimétrico apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A deflexão do alinhamento 2-3 é 30⁰ à esquerda.
( ) A distância entre os pontos 2 e 4 é 25 m.
( ) O azimute à direita do alinhamento 3-4 é 240⁰.
( ) A área do triângulo 1-2-5 é aproximadamente 250 m².
Assinale a sequência correta.

Questão 9

Considere as seguintes informações sobre sistemas de chuveiros automáticos acerca de suas características, X e Y:

X: utiliza chuveiros automáticos fixados a uma tubulação que contém ar, que pode ou não estar sob pressão, conjugado a um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área dos chuveiros automáticos;
Y: utiliza tubulações subgerais múltiplas conectadas de modo a permitir que a água siga mais do que uma rota de escoamento até chegar a um chuveiro em operação.

Analisando as informações de cada uma, é correto concluir que:

Questão 10

De acordo com a Norma RDC 50 da ANVISA, assinale V para Verdadeiro e F para Falso para as siglas e respectivos significados a seguir:

(__) EAS - Estabelecimento Assistencial de Saúde
(__) PBA - Projeto Básico de Arquitetura
(__) ES - Estruturas Metálicas

A sequência CORRETA corresponde a:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *