Simulado Engenheiro Civil – Questões Teóricas

Engenharia Civil é a área responsável por funções básicas visando o bem-estar, a proteção ambiental e o desenvolvimento da sociedade, através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

De acordo com a Norma Brasileira "NBR 6118/2004 ± Projeto de estruturas de concreto ± Procedimento", da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assinale a alternativa que denomina corretamente o mecanismo de deterioração, relativo ao concreto, responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas (puras, carbônicas agressivas ou ácidas).




Questão 2

Um sistema de esgoto sanitário, responsável pela coleta, transporte e tratamento adequados das águas residuárias e de infiltração de uma cidade, tem sua concepção estendida às suas diversas partes. Com relação a algumas destas, analise as definições a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Coletor tronco: coletor principal de uma bacia de drenagem.
( ) Interceptor: canalização que caracteriza-se por possuir dispositivo de encerramento temporário no transporte de esgoto.
( ) Emissário: canalização destinada a conduzir os esgotos a um destino conveniente sem receber contribuições em marcha.

Assinale a alternativa correta que indica a sequência correta de cima para baixo.




Questão 3

Analise a figura abaixo.
imagem
Sobre o levantamento planimétrico apresentado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A deflexão do alinhamento 2-3 é 30⁰ à esquerda.
( ) A distância entre os pontos 2 e 4 é 25 m.
( ) O azimute à direita do alinhamento 3-4 é 240⁰.
( ) A área do triângulo 1-2-5 é aproximadamente 250 m².
Assinale a sequência correta.




Questão 4

Em uma carta topográfica, uma rodovia de 50 km foi representada por uma linha. Qual a medida em cm dessa linha se a escala da carta é de 1;200.000?




Questão 5

Uma amostra de argila saturada possui umidade de 70% e peso específico aparente de 2,0 gf/cm3 . Assinale a
alternativa que apresenta os valores aproximados da porosidade “n”, do índice de vazios “e” e do peso
específico aparente seco γSECO.




Questão 6

Considerando as seguintes quantidades para fazer 1 m³ de concreto:

Consumo de cimento: 400 kg
Consumo de agregado graúdo: 800 kg
Consumo de agregado miúdo: 600 kg

Qual a opção que indica o traço em massa do concreto?




Questão 7

Sobre o código de ética dos profissionais do sistema Confea/Crea, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 8

Análise as afirmativas abaixo:

I - Define-se intemperismo como o conjunto de processos que ocasiona a desintegração e a decomposição das rochas e dos minerais, por ação de agentes atmosféricos e biológicos.
II - O intemperismo difere-se da erosão por ser um fenômeno da alteração das rochas, executado por agentes essencialmente imóveis, enquanto a erosão é a remoção e o transporte dos materiais por meio de agentes móveis. III - A vegetação influi na ação do intemperismo, pois pode fixar o solo com suas raízes e retardar sua remoção, ocasionando certa proteção à rocha subjacente, pois impede o avanço da decomposição.

Considerando as afirmativas, está CORRETA a alternativa:




Questão 9

O Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como ensaio CBR (California Bearing Ratio), é útil para o dimensionamento da espessura de pavimento flexível necessária em função do tráfego de uma rodovia a ser construída. Assinale a alternativa que indica corretamente qual(is) valor(es) característico(s) é(são) determinado(s) pelo ensaio CBR:




Questão 10

O elemento pré-moldado, que é executado industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, sob condições rigorosas de controle de qualidade é o elemento:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta