Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Civil – Questões Teóricas

Simulado Engenheiro Civil – Questões Teóricas

Engenharia Civil é a área responsável por funções básicas visando o bem-estar, a proteção ambiental e o desenvolvimento da sociedade, através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Com relação à execução de estacas de fundação na construção, analise as afirmativas a seguir.

I. A estaca tipo hélice contínua é executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto, sob pressão controlada, através da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno.
II. A estaca pré-moldada caracteriza-se por ser cravada no terreno por percussão, prensagem ou vibração, fazendo parte do grupo denominado estaca de deslocamento.
III. A estaca tipo Franki é de concreto armado moldada no solo, usa um tubo de revestimento cravado dinamicamente com ponta fechada por meio de bucha e recuperado ao ser concretada a estaca.

Está correto o que se afirma em:




Questão 2

Sobre o tema patologia das estruturas de concreto armado, analise as afirmativas.

I - A carbonatação do concreto é condição essencial para o início da corrosão das armaduras.
II - Lixiviação do concreto produz aumento da porosidade e diminuição do pH no interior do concreto.
III - Investigações recentes dão conta que fissuras transversais às armaduras das peças de concreto armado, com aberturas até 0,4 mm, são muito agressivas e contribuem para a aceleração da corrosão.
IV - A permeabilidade da camada protetora da armação e a espessura dessa camada não condicionam efetivamente a corrosão da armação.

Estão corretas as afirmativas




Questão 3

Se um material é submetido a um carregamento numa direção, impedindo-se qualquer deformação nas direções normais ao carregamento, à relação entre a tensão aplicada e a deformação correspondente dá-se o nome de




Questão 4

Sobre o comportamento e o projeto das fundações, assinale a assertiva correta.




Questão 5

Sobre a resistência dos concretos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A variação da resistência do concreto com o tamanho do corpo-de-prova, cúbico ou cilíndrico, decorre das condições de adensamento durante a confecção do corpo-de-prova e das condições de solicitação multiaxial durante o ensaio.
( ) A resistência de longa duração de um concreto sofre a ação de dois processos antagônicos: com o passar do tempo, há o aumento da resistência pela maturação e, com a permanência da carga, existe redução dessa resistência.
( ) A decisão pelo emprego de um corpo-de-prova cilíndrico com altura igual ao dobro do diâmetro da seção transversal decorreu da ideia de existir na seção situada à meia altura um estado de compressão uniforme.
( ) Consegue-se antecipar a resistência de uma peça pré-moldada de concreto pela redução da temperatura da peça durante a etapa da cura.

Assinale a sequência correta.




Questão 6

Nas imagens abaixo, apresentam-se fenômenos de ruptura em vigas de aço.
imagem
Assinale a alternativa com a correta designação dos fenômenos na ordem apresentada.




Questão 7

A definição abaixo corresponde em sistemas prediais de esgoto sanitário a qual das alternativas?

“Fator numérico que representa a contribuição considerada em função da utilização habitual de cada tipo de aparelho sanitário.”




Questão 8

Sobre o tema fundações dos edifícios, assinale a assertiva INCORRETA.




Questão 9

Com relação aos procedimentos de preparo, controle e recebimento do concreto, analise as afirmativas a seguir.

I. As etapas de preparo do concreto são: a caracterização dos materiais componentes do concreto; o estudo de dosagem do concreto; o ajuste e comprovação do traço de concreto; e a elaboração do concreto.
II. O cálculo da resistência de dosagem do concreto depende, entre outras variáveis, das condições de preparo do concreto, que são duas: A e B.
III. O ensaio de abatimento do tronco de cone é o único previsto em norma para a avaliação da consistência do concreto.

Está correto o que se afirma em:




Questão 10

O tipo de fundação que a definição abaixo se refere é a:

“estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto.”




Tempo de simulado:

Comentar Simulado