Simulado Engenheiro Mecânico – Questões Teóricas

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos, portanto, as funções de um engenheiro mecânico vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1São maneiras de acionar motores das máquinas de tração dos elevadores
Questão 2Quanto aos fluidos utilizados para remoção da carga térmica e arranjos dos equipamentos os sistemas de condicionamento podem ser classificados em
Questão 3Para elaborar um projeto de engenharia é fundamental o conhecimento das características físicas dos principais materiais e isolamentos envolvidos. Além da concepção adequada e do dimensionamento estrutural estável, deve-se avaliar a interação com os demais componentes construtivos. Algumas propriedades importantes dos materiais associados à estrutura metálica devem ser consideradas, como
Questão 4Um sistema de condicionamento de ar é considerado de pequeno porte sempre que apresentar
Questão 5Sobre os fatores que influenciam as cargas externas analise os itens a seguir:
1 – Radiação solar.
2 – Condução através de paredes e telhados.
3 – Intensidade de chuva.
4 – Infiltração de ar
5 – Ar de ventilação.
Estão corretos os itens
Questão 6A casa de máquinas de uma instalação de elevadores é destinada à colocação das máquinas, painéis de comandos e despacho, limitador de velocidade e outros componentes da instalação. As principais exigências da Norma NBR NM 207 são as seguintes:
1 - A porta de acesso à Casa de Máquinas deve ser de material incombustível e sua folha deve abrir para fora, estar provida de fechadura com chave para a abertura pelo lado externo e abertura sem chave pelo lado interno.
2 - As máquinas, outros dispositivos do elevador e as polias devem ser instaladas em recinto exclusivo contendo paredes sólidas, piso, teto e porta de acesso com fechadura de segurança. Os pisos devem ser antiderrapantes.
3 - O acesso deve ser utilizável com segurança, sem necessidade de passar em lugar privado. As entradas devem ter altura mínima de 2,00m e largura mínima de 0,70m.
4 –Deve ser providas de ganchos instalados no teto para levantamento de equipamento pesado durante a montagem e manutenção do elevador.
5 - Deve ter ventilação natural cruzada ou forçada, com 1/10 de área de piso.
Estão corretos os itens
Questão 7Considerando a eficiência da questão anterior e se em uma empresa deseja-se uma economia de 350.000 kWh, com a colocação de lâmpadas LED, venezianas, películas etc. Considerando que o valor da tarifa é de R$ 50,00/TRh, qual o valor em reais a ser economizado.
Questão 8A caixa de elevadores é o recinto formado por paredes verticais, fundo do poço e teto, onde se movimentam o carro e o contrapeso. As principais exigências da Norma NBR NM 207 são as seguintes:
1 - As paredes devem ser constituídas de material incombustível formando uma superfície lisa. Se existirem saliências na direção do movimento do elevador, estas devem ser chanfradas a 60° ou mais com a horizontal.
2 - Quando houver distância superior a 11m entre paradas consecutivas, devem existir portas de emergência na caixa.
3 - Não pode existir na caixa qualquer equipamento além do necessário para o funcionamento do elevador.
4 - Na parte superior da caixa deve existir abertura de ventilação, com área igual a 1% da área da seção horizontal da caixa, no mínimo.
5 - Abaixo da soleira de cada pavimento deve existir uma aba com altura de 30 cm, no mínimo, sendo que a sua parte inferior deve continuar com uma inclinação de 60° com a horizontal.
Estão corretos os itens
Questão 9Analise os itens a seguir:
1 - A condução envolve a transferência de energia entre as moléculas dentro de um corpo, por contato físico. A transferência pode ser alcançada pelo contato entre corpos, podendo ser dois sólidos, ou fluidos, ou um de cada.
2 - A convecção envolve a transferência de energia térmica dentro de um fluido, por meio de uma ação de mistura. Pode ocorrer, naturalmente, por diferença de densidade ou por interferência de um agente externo.
3 - A radiação envolve a transferência de energia radiante entre dois corpos separados. Esta transferência não requer um meio contínuo. É propagada por ondas, de todos os corpos, em todas as direções. É inversamente proporcional à área, ao tipo de superfície, e diretamente proporcional à diferença de temperatura absoluta entre as superfícies.
4 - A razão de eficiência energética indica a eficiência de uma máquina frigorífica, relacionando o Efeito Frigorífico (EF) produzido e o Trabalho de Compressão (w) dispendido.
5 - A condução através de um corpo depende da área, da condutividade térmica, da espessura e da diferença de temperatura.
Estão corretos os itens
Questão 10Em elevadores elétricos de passageiros, se a casa de polias contiver equipamento elétrico, a temperatura ambiente deve ser mantida entre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *