Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Mecânico – Questões Teóricas

Simulado Engenheiro Mecânico – Questões Teóricas

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos, portanto, as funções de um engenheiro mecânico vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1Considerando a eficiência da questão anterior e se em uma empresa deseja-se uma economia de 350.000 kWh, com a colocação de lâmpadas LED, venezianas, películas etc. Considerando que o valor da tarifa é de R$ 50,00/TRh, qual o valor em reais a ser economizado.
Questão 2Analise os itens a seguir:
1 - A condução envolve a transferência de energia entre as moléculas dentro de um corpo, por contato físico. A transferência pode ser alcançada pelo contato entre corpos, podendo ser dois sólidos, ou fluidos, ou um de cada.
2 - A convecção envolve a transferência de energia térmica dentro de um fluido, por meio de uma ação de mistura. Pode ocorrer, naturalmente, por diferença de densidade ou por interferência de um agente externo.
3 - A radiação envolve a transferência de energia radiante entre dois corpos separados. Esta transferência não requer um meio contínuo. É propagada por ondas, de todos os corpos, em todas as direções. É inversamente proporcional à área, ao tipo de superfície, e diretamente proporcional à diferença de temperatura absoluta entre as superfícies.
4 - A razão de eficiência energética indica a eficiência de uma máquina frigorífica, relacionando o Efeito Frigorífico (EF) produzido e o Trabalho de Compressão (w) dispendido.
5 - A condução através de um corpo depende da área, da condutividade térmica, da espessura e da diferença de temperatura.
Estão corretos os itens
Questão 3Segundo a norma NBR NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação –, o coeficiente de segurança é a relação entre a carga de ruptura mínima (N) de um cabo e a maior força (N) neste cabo, quando a cabina com sua carga nominal encontra-se parada no pavimento mais baixo. Considerando tal orientação, o coeficiente de segurança mínimo para os cabos de tração de elevadores é
Questão 4Sobre os fatores que influenciam as cargas internas analise os itens a seguir:
1 – Condução através de vidros, paredes, forros e pisos.
2 – Pessoas e animais.
3 – Equipamentos e máquinas
4 – Iluminação.
5 – Perdas em dutos
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
Questão 5Os elevadores devem possuir um dispositivo que cause e mantenha sua parada nas seguintes condições:
I - Se a máquina não girar após dada a partida.
II - Se um obstáculo causar a parada do carro ou do contrapeso, em descida, e o deslizamento dos cabos na polia motriz.
III - Se o dispositivo afetar o movimento do carro, mesmo que seja na operação de inspeção ou operação elétrica de emergência, a partir da sala de máquinas.
É correto afirmar que
Questão 6O sistema de Comando dos elevadores afeta sensivelmente o rendimento da instalação. A finalidade do Comando é estabelecer a prioridade e o sentido de atendimento às chamadas, de acordo com as características do edifício. Os Comando mais usuais são:
Questão 7Não deve exceder a velocidade nominal em mais de 5% a velocidade do carro de elevadores elétricos de passageiros, nas seguintes condições: metade da carga nominal; em descida; no meio do percurso; excluindo os períodos de aceleração e retardamento; frequência da rede no valor nominal; tensão do motor igual à nominal do equipamento. Essa tolerância não se aplica aos casos de
Questão 8Sobre os fatores que influenciam as cargas externas analise os itens a seguir:
1 – Radiação solar.
2 – Condução através de paredes e telhados.
3 – Intensidade de chuva.
4 – Infiltração de ar
5 – Ar de ventilação.
Estão corretos os itens
Questão 9De acordo com a norma ABNT NBR NM 207, caixa é o espaço onde o carro e o contrapeso viajam.
Este espaço é limitado pelo fundo do poço, as paredes e o teto. Com a relação ao fechamento da caixa, as únicas aberturas permitidas são as seguintes:
1 – Aberturas das portas dos pavimentos;
2 – Aberturas para portas de inspeção e emergência da caixa e portinholas de inspeção;
3 – Aberturas para saída de gases e fumaça em caso de incêndio;
4 – Aberturas de ventilação;
5 – Aberturas permanentes entre a caixa e as casas de máquinas e de polias.
Estão corretos os itens
Questão 10O sistema de ar condicionado se beneficia devido a eficiência da iluminação interna de um ambiente, pois a dissipação térmica é reduzida. Se em um prédio com 8.000 m² possui um sistema de iluminação que será eficientizada, passando de uma taxa média de 30 w/m² para 20 w/m². Qual o valor da economia obtida em kWh/ano, sabendo-se que o tempo de operação será de 10 h/dia, 22 dias/mês e 12 meses/ano.

Comentar Simulado