Simulado Engenheiro Mecânico – Questões Teóricas

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos, portanto, as funções de um engenheiro mecânico vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

1. Sobre os fatores que influenciam as cargas externas analise os itens a seguir:
1 – Radiação solar.
2 – Condução através de paredes e telhados.
3 – Intensidade de chuva.
4 – Infiltração de ar
5 – Ar de ventilação.
Estão corretos os itens
2. Os elevadores devem possuir um dispositivo que cause e mantenha sua parada nas seguintes condições:
I - Se a máquina não girar após dada a partida.
II - Se um obstáculo causar a parada do carro ou do contrapeso, em descida, e o deslizamento dos cabos na polia motriz.
III - Se o dispositivo afetar o movimento do carro, mesmo que seja na operação de inspeção ou operação elétrica de emergência, a partir da sala de máquinas.
É correto afirmar que
3. Não deve exceder a velocidade nominal em mais de 5% a velocidade do carro de elevadores elétricos de passageiros, nas seguintes condições: metade da carga nominal; em descida; no meio do percurso; excluindo os períodos de aceleração e retardamento; frequência da rede no valor nominal; tensão do motor igual à nominal do equipamento. Essa tolerância não se aplica aos casos de
4. Com base nas recomendações da Norma ABNT 16401, analise os itens a seguir:
1 - Apresenta alguns critérios relacionados à carga térmica a serem adotados no projeto. Primeiramente, não se deve superdimensionar o sistema, o cálculo da carga térmica deve ser o mais exato possível, e, por isso, deve-se evitar o uso de fatores de segurança.
2 - Aponta dois métodos computacionais como referências para o cálculo de carga térmica, isto é, o Modelo HB (Heat Balance) e o Modelo RTS (Radiant Time Series).
3 – Recomenda que se deva prever sistemas independentes de refrigeração para locais que funcionem fora do horário previsto das demais áreas comuns (como salas de segurança, vigia, etc.) e, finalmente, para locais que necessitem de exigências especiais nas condições do ar, temperatura, umidade, etc., não é recomendado que seja o mesmo sistema de refrigeração das demais áreas.
4 - Faz uma série de recomendações que favorecem a conservação e o uso consciente de energia na seleção dos equipamentos que devem ser avaliadas pelo projetista. Sugere o uso de componentes de alta eficiência em qualquer carga utilizada, instalação de sistemas de controle, utilização de vazão variável de distribuição de ar e água, refrigeração por absorção e recuperação do calor rejeitado no ciclo, uso do ar externo para resfriamento no período noturno (quando as condições externas possibilitarem), termo acumulação e aproveitamento da energia solar.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
5. É correto afirmar que
6. Custos indiretos são aqueles que ocorrem no escritório central da construtora e/ou com a administração geral da empresa (alguns autores usam chamá-los custos administrativos ou da administração central). Estes custos não deixam dúvida quanto a sua natureza de custos indiretos. Eles podem ser divididos em 4 grupos, é correto afirmar
7. O sistema de ar condicionado se beneficia devido a eficiência da iluminação interna de um ambiente, pois a dissipação térmica é reduzida. Se em um prédio com 8.000 m² possui um sistema de iluminação que será eficientizada, passando de uma taxa média de 30 w/m² para 20 w/m². Qual o valor da economia obtida em kWh/ano, sabendo-se que o tempo de operação será de 10 h/dia, 22 dias/mês e 12 meses/ano.
8. Dispositivo de um elevador que consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% é
9. O sistema de Comando dos elevadores afeta sensivelmente o rendimento da instalação. A finalidade do Comando é estabelecer a prioridade e o sentido de atendimento às chamadas, de acordo com as características do edifício. Os Comando mais usuais são:
10. Considerando a eficiência da questão anterior e se em uma empresa deseja-se uma economia de 350.000 kWh, com a colocação de lâmpadas LED, venezianas, películas etc. Considerando que o valor da tarifa é de R$ 50,00/TRh, qual o valor em reais a ser economizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *