Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Engenheiro Mecânico – Questões Teóricas

Simulado Engenheiro Mecânico – Questões Teóricas

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos, portanto, as funções de um engenheiro mecânico vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1Os filtros utilizados em sistemas de condicionamento de ar são apresentados pela NBR 16401:2008, com base na norma EN779, e classificam-se como filtros de partículas nos seguintes tipos e classes:
Questão 2Segundo a norma ABNT NBR NM 313, os requisitos de segurança e/ou medidas de proteção para entradas e portas são os seguintes:
1 – Acesso livre com as portas totalmente abertas;
2 –Acesso seguro e livre de obstáculos nos pisos de pavimentos, nas áreas em frente à porta do elevador;
3 - Para permitir aos usuários entrar no elevador e dele sair sem empecilhos, o tempo de porta aberta deve ser inicialmente ajustado para 10s.
4 – O dispositivo e proteção especificado deve atuar sem a necessidade de contato físico com a(s) folha(s) de porta(s).
Estão corretos os itens
Questão 3Custos indiretos são aqueles que ocorrem no escritório central da construtora e/ou com a administração geral da empresa (alguns autores usam chamá-los custos administrativos ou da administração central). Estes custos não deixam dúvida quanto a sua natureza de custos indiretos. Eles podem ser divididos em 4 grupos, é correto afirmar
Questão 4O termo orçamentação se refere à elaboração prévia de levantamento, cálculo e estimativa de custos/preços de uma obra. Os orçamentos têm finalidades diversas e, por isso mesmo, suas características são diversificadas, dependendo do fim a que se propõem. Uma ferramenta muito utilizada para isso é o CUB:
Questão 5O dimensionamento das redes de dutos de ar e a definição das passagens dispõem sobre vários aspectos:
1 – Distribuição de ar, classe de pressão e vazamentos.
2 – Ensaios de vazamentos, registro corta-fogo e fumaça.
3 – Isolação térmica, tratamento acústico e construção de dutos.
4 – Tipo, quantidade e qualidade dos fluidos.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
Questão 6Os elevadores devem possuir um dispositivo que cause e mantenha sua parada nas seguintes condições:
I - Se a máquina não girar após dada a partida.
II - Se um obstáculo causar a parada do carro ou do contrapeso, em descida, e o deslizamento dos cabos na polia motriz.
III - Se o dispositivo afetar o movimento do carro, mesmo que seja na operação de inspeção ou operação elétrica de emergência, a partir da sala de máquinas.
É correto afirmar que
Questão 7Segundo a norma NBR NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação –, o coeficiente de segurança é a relação entre a carga de ruptura mínima (N) de um cabo e a maior força (N) neste cabo, quando a cabina com sua carga nominal encontra-se parada no pavimento mais baixo. Considerando tal orientação, o coeficiente de segurança mínimo para os cabos de tração de elevadores é
Questão 8O sistema de Comando dos elevadores afeta sensivelmente o rendimento da instalação. A finalidade do Comando é estabelecer a prioridade e o sentido de atendimento às chamadas, de acordo com as características do edifício. Os Comando mais usuais são:
Questão 9A Portaria n°3.523/1998 – MS determina, em seu Art. 7°, que
Questão 10É correto afirmar que

Comentar Simulado