Simulado Engenheiro Mecânico – Questões Teóricas

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos, portanto, as funções de um engenheiro mecânico vão desde a área de bens de capital às indústrias automobilística e aeronáutica.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

1. O sistema de Comando dos elevadores afeta sensivelmente o rendimento da instalação. A finalidade do Comando é estabelecer a prioridade e o sentido de atendimento às chamadas, de acordo com as características do edifício. Os Comando mais usuais são:
2. O valor correspondente, em graus Fahrenheit (ºF), a 85 graus Celsius (ºC) é
3. Sobre resistências de portas e suas armações, a norma ABNT NBR NM 207 estabelece que portas e seus dispositivos de travamento devem possuir resistência mecânica de modo que, na posição travada e sob uma força de 300 N aplicada perpendicularmente à folha em qualquer ponto de qualquer face, seja uniformemente distribuída em uma área circular ou quadrada de 5 cm².
É correto afirmar que tais portas devem
4. Sobre os custos variáveis é correto afirmar que
5. O sucesso de uma empresa que atua no setor industrial depende, entre outras coisas, da manutenção corretiva, preventiva e preditiva de equipamentos e máquinas. Sobre a manutenção preditiva é correto afirmar que
6. Os filtros utilizados em sistemas de condicionamento de ar são apresentados pela NBR 16401:2008, com base na norma EN779, e classificam-se como filtros de partículas nos seguintes tipos e classes:
7. Com base nas recomendações da Norma ABNT 16401, analise os itens a seguir:
1 - Apresenta alguns critérios relacionados à carga térmica a serem adotados no projeto. Primeiramente, não se deve superdimensionar o sistema, o cálculo da carga térmica deve ser o mais exato possível, e, por isso, deve-se evitar o uso de fatores de segurança.
2 - Aponta dois métodos computacionais como referências para o cálculo de carga térmica, isto é, o Modelo HB (Heat Balance) e o Modelo RTS (Radiant Time Series).
3 – Recomenda que se deva prever sistemas independentes de refrigeração para locais que funcionem fora do horário previsto das demais áreas comuns (como salas de segurança, vigia, etc.) e, finalmente, para locais que necessitem de exigências especiais nas condições do ar, temperatura, umidade, etc., não é recomendado que seja o mesmo sistema de refrigeração das demais áreas.
4 - Faz uma série de recomendações que favorecem a conservação e o uso consciente de energia na seleção dos equipamentos que devem ser avaliadas pelo projetista. Sugere o uso de componentes de alta eficiência em qualquer carga utilizada, instalação de sistemas de controle, utilização de vazão variável de distribuição de ar e água, refrigeração por absorção e recuperação do calor rejeitado no ciclo, uso do ar externo para resfriamento no período noturno (quando as condições externas possibilitarem), termo acumulação e aproveitamento da energia solar.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
8. Sobre os fatores que influenciam as cargas internas analise os itens a seguir:
1 – Condução através de vidros, paredes, forros e pisos.
2 – Pessoas e animais.
3 – Equipamentos e máquinas
4 – Iluminação.
5 – Perdas em dutos
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
9. Os elevadores devem possuir um dispositivo que cause e mantenha sua parada nas seguintes condições:
I - Se a máquina não girar após dada a partida.
II - Se um obstáculo causar a parada do carro ou do contrapeso, em descida, e o deslizamento dos cabos na polia motriz.
III - Se o dispositivo afetar o movimento do carro, mesmo que seja na operação de inspeção ou operação elétrica de emergência, a partir da sala de máquinas.
É correto afirmar que
10. Não deve exceder a velocidade nominal em mais de 5% a velocidade do carro de elevadores elétricos de passageiros, nas seguintes condições: metade da carga nominal; em descida; no meio do percurso; excluindo os períodos de aceleração e retardamento; frequência da rede no valor nominal; tensão do motor igual à nominal do equipamento. Essa tolerância não se aplica aos casos de