Simulado Médico do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Atua na área da saúde ocupacional, realizando exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais, e elabora o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, em atendimento a legislação vigente. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

Um trabalhador de uma fábrica de cerâmica sofre um golpe de calor durante o trabalho. A organização não realizou uma avaliação preliminar da exposição ocupacional ao calor. Assinale a alternativa que apresenta a ação a qual a organização deveria ter tomado para prevenir essa situação, de acordo com a NR-09:

Questão 2

Em relação às competências e atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta:

Questão 3

O tratamento com ____________ deve ser instituído em todos os pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1 com microalbuminúria e / ou declínio da função renal. Se um efeito colateral se desenvolve, um _______________________ é a próxima melhor escolha. As informações que completam corretamente as lacunas do enunciado são

Questão 4

Um paciente de 30 anos com histórico de asma vem ao consultório para uma consulta de rotina. Ele foi submetido à espirometria, que mostrou uma redução da relação VEF1/CFV. Nesse contexto, analise as proposições a seguir:

I - A espirometria é usada para confirmar o diagnóstico de asma.

II - Uma redução na relação VEF1/CFV não indica, necessariamente, uma limitação ao fluxo aéreo.

III - A intensidade da limitação ao fluxo aéreo é determinada pela redução percentual do VEF1 em relação ao seu previsto.

É correto o que se afirma em:

Questão 5

O sistema de trabalho em turnos e noturno traz prejuízos para a saúde do trabalhador tanto nos aspectos físicos, psíquicos como emocionais e sociais. Das alternativas apresentadas não é considerada uma manifestação aguda desses prejuízos

Questão 6

A alta de um paciente com tuberculose pulmonar, após a comprovação inicial de baciloscopias positivas, é um processo meticulosamente regulado e orientado por critérios clínicos, laboratoriais e epidemiológicos estabelecidos. De acordo com o protocolo, quando um paciente que teve baciloscopias positivas no início do tratamento pode ser considerado curado?

Questão 7

A conduta a ser adotada em caso de paciente em tratamento para Tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva no final do segundo mês de tratamento é

Questão 8

Em relação à portaria 3.908/1998, LER/DORT do Ministério da Saúde, que aprova a Norma Operacional de Saúde do Trabalhador, NOST-SUS, considere as afirmativas a seguir sobre o norteamento dado em seus artigos:

I – Art 1º - Tem por objetivo exigir a realização das ações de saúde dos trabalhadores, urbano e rural, pelos estados, o Distrito Federal e os municípios.
II – Art 2º - Cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a execução de ações na área de Saúde do Trabalhador, considerando a igualdade de gêneros.
III – Art. 8º - Compete aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios estabelecer normas complementares, no seu âmbito de atuação, com o objetivo de assegurar a proteção à saúde dos trabalhadores.

Está correto o que se afirma em

Questão 9

Determinado produto foi lançado para determinada patologia com excelentes resultados nos estudos laboratoriais. Tem como efeito colateral náuseas, de modo que houve intensa rejeição ao mesmo. A droga em questão é

Questão 10

O auxílio-doença, benefício da Previdência Social para os segurados que apresentarem incapacidade temporária para o trabalho ou para a sua atividade habitual, será concedido

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *