Simulado Jornalista – Questões Teóricas

O profissional é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação. A principal função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc. Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Quanto à teoria da recepção, associe as seguintes posições de interpretação do discurso com suas descrições correspondentes:

1 - Posição hegemônica-dominante

2 - Posição do código negociado

3 - Posição do código de oposição

( ) o receptor compreende o discurso tanto de forma conotativa quanto literal, mas, mesmo assim, interpreta a mensagem de maneira oposta/alternativa, com um referencial alternativo.

( ) inserido numa versão negociada, o receptor reconhece a legitimidade dos conceitos gerais com suas significações, mas em um nível mais restrito, fazendo suas próprias regras;

( ) a mensagem é entendida pelo telespectador/receptor do mesmo jeito que é pretendida na produção.

Escolha a opção que indica a correspondência correta entre as posições e suas descrições, respectivamente:

Questão 2

Analise as afirmativas a seguir sobre os deveres dos jornalistas, segundo o Código de Ética produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.
( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
( ) Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.
( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 3

Qual das seguintes características é uma razão pela qual as coletivas de imprensa são frequentemente utilizadas por assessorias de imprensa?

Questão 4

Um experiente apresentador de televisão escreve: “a cada página de um telejornal damos o nome de “script”. Os “scripts” são impressos numa folha de papel e ordenados segundo uma lógica determinada pelo editor- -chefe (…)”. O autor compara a ordenação dos “scripts” a uma árvore em que estão presas as “folhas” de “scripts”.
O nome técnico dessa “arvore” é

Questão 5

Sobre o conceito de Opinião Pública, leia o trecho a seguir.

“É por meio da opinião pública que se constrói um saber _________ de crença sobre os interesses da vida em sociedade e seu ordenamento político. Entretanto, longe de ser homogênea, ela é ___________ pela diversidade dos grupos que a compõem (...) Diante da diversidade dos grupos sociais, só pode haver opiniões diversas, mas as instâncias do mundo político e midiático dedicam-se a homogeneizá-las através de pesquisas estatísticas, de comentários, de declarações peremptórias (“o povo está cansado dessa situação”) para melhor apropriar-se delas. (...) Essa opinião, por mais imprecisa que seja, manifesta-se cada vez que os grupos sociais sentem que seus interesses pessoais foram ___________, mas para ter razões para protestar, é preciso que esses interesses tenham ao mesmo tempo uma repercussão coletiva, de maneira a reivindicar um combate contra a __________ social.”

(CHARAUDEAU, Patrick. A Conquista da Opinião Pública – Como o
discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo. Contexto, 2016, p.37)

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Questão 6

A assessoria de imprensa usa um jargão profissional próprio, muitas vezes com termos em inglês. Relacione os termos listados a seguir às suas respectivas definições.

1. Briefing
2. Clipping
3. Press kit

( ) monitoramento sistemático e rotineiro de veículos de comunicação para identificar as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, entregue de modo organizado normalmente para o alto escalão da empresa.
( ) material (releases, catálogos, estatísticas, análises, documentos, fotos, vídeos, publicações), geralmente reunido em pasta, pen drive ou disponibilizado na Internet para subsidiar os jornalistas sobre determinado assunto.
( ) em assessoria, é a preparação da a fonte para uma entrevista ou situação específica, podendo incluir informações sobre o jornalista e linha editorial do veículo e alertas sobre situações ou perguntas prováveis.

Assinale a alternativa que completa os parênteses na ordem correta

Questão 7

Qual dos seguintes termos se refere à prática de monitorar a mídia para identificar menções de uma organização ou tópico específico?

Questão 8

Qual das seguintes ações, no exercício da profissão jornalística, não configura uma violação da conduta ética esperada de um jornalista, considerando os princípios fundamentais de responsabilidade, imparcialidade, veracidade e compromisso com o interesse público?

Questão 9

Na prática do jornalismo, uma técnica amplamente utilizada é conhecida como "inversão piramidal", que desempenha um papel fundamental na estruturação das notícias.

Considerando essa técnica, qual dos seguintes objetivos representa o propósito da inversão piramidal?

Questão 10

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.
Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

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