Simulado Jornalista – Questões Teóricas

O profissional é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação. A principal função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc. Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre o conceito de Opinião Pública, leia o trecho a seguir.

“É por meio da opinião pública que se constrói um saber _________ de crença sobre os interesses da vida em sociedade e seu ordenamento político. Entretanto, longe de ser homogênea, ela é ___________ pela diversidade dos grupos que a compõem (...) Diante da diversidade dos grupos sociais, só pode haver opiniões diversas, mas as instâncias do mundo político e midiático dedicam-se a homogeneizá-las através de pesquisas estatísticas, de comentários, de declarações peremptórias (“o povo está cansado dessa situação”) para melhor apropriar-se delas. (...) Essa opinião, por mais imprecisa que seja, manifesta-se cada vez que os grupos sociais sentem que seus interesses pessoais foram ___________, mas para ter razões para protestar, é preciso que esses interesses tenham ao mesmo tempo uma repercussão coletiva, de maneira a reivindicar um combate contra a __________ social.”

(CHARAUDEAU, Patrick. A Conquista da Opinião Pública – Como o
discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo. Contexto, 2016, p.37)

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Questão 2

A responsabilidade ética e profissional do jornalista é moldada por um conjunto de princípios fundamentais que guiam sua conduta na busca incessante por informar e engajar o público. Nesse contexto, qual das seguintes afirmações é incorreta em relação ao dever do jornalista?

Questão 3

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Questão 4

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up
2. Press kit
3. Mailing list
4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 5

Na prática do jornalismo, uma técnica amplamente utilizada é conhecida como "inversão piramidal", que desempenha um papel fundamental na estruturação das notícias.

Considerando essa técnica, qual dos seguintes objetivos representa o propósito da inversão piramidal?

Questão 6

O conceito de framing, traduzido em português como enquadramento, se aplica à área fotográfica e cinematográfica para referir-se à perspectiva de uma mensagem visual obtida pelas várias possibilidades de angulação para obter imagens. Para muitos autores, os enquadramentos influenciam a percepção da audiência, portanto, estão relacionados à hipótese de

Questão 7

William Bonner (Jornal Nacional: Modo de fazer) afirma que na produção do jornal há um momento que parece ser o “mais esquizofrênico de todo o processo de elaboração de um telejornal”. É o momento em que os produtores apresentam o que foi feito. “Quanto maior a produção, mais eficiente é o trabalho do produtor. Produzir, sim – mas não a qualquer custo”. Para os produtores a intenção é obter a aprovação do editor-chefe para a maioria das propostas que foram selecionadas.
As afirmações de Bonner referem-se à

Questão 8

Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

A teoria da bala mágica é uma abordagem que pressupõe

Questão 10

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *