Simulado Jornalista – Questões Teóricas

O profissional é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação. A principal função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc. Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre a comunicação de crise, leia o texto a seguir.

“O que caracteriza a comunicação de crise? Consiste nas ações que a organização irá tomar tão logo a crise seja constatada, no sentido de ___________, por todas as formas e meios, os principais stakeholders e a opinião pública, por intermédio da mídia e outros meios, para evitar estragos ainda maiores à imagem. Saber conduzir esse processo pode até não evitar um desgaste, mas constitui elemento-chave para o êxito ou o fracasso na condução de uma crise. Missão difícil; função que trabalha para ___________ o potencial de exposição negativa da organização durante a crise, impedindo que esse desgaste de imagem afete o desempenho da empresa. A comunicação ajuda também a ter o controle das versões da crise. A organização deve estar ciente de que abrir mão de controlar a comunicação é abrir mão de controlar a história. Ou seja, a comunicação benfeita contribui para, pelo menos, minimizar os arranhões na __________ da empresa. Quanto mais proativa, rápida, eficiente e transparente, maior a probabilidade de a crise receber um tratamento __________ na mídia.”

(FORNI, José João in, DUARTE, J. (org) Assessoria de Imprensa e
Relacionamento com a Mídia, 5ª edição. p. 415)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.

Questão 2

Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 3

Sobre as atividades de assessoria de comunicação, no complexo contexto informacional no qual são necessárias novas relações com as mídias, analise as afirmativas a seguir.

I. Exigem que quem nela atue seja capaz de definir e implantar estratégias informativas, produzir conteúdo para redes sociais, mensurar resultados, criar sites, blogs e fazer curadoria de conteúdo.
II. Exigem que quem nela atue seja capaz de estabelecer relacionamento com influenciadores, produzir áudios e vídeos e criar fluxos de comunicação não apenas com os jornalistas, mas com a sociedade, sem intermediários.
III. Exigem que quem nela atue seja capaz de capacitar porta-vozes, elaborar produtos de comunicação interna, buscando criar ou disseminar uma cultura de comunicação na organização.

Está correto o que se afirma em

Questão 4

Qual dos seguintes termos está relacionado à prática de criar e distribuir informações ou materiais para veículos de comunicação com o objetivo de gerar cobertura jornalística?

Questão 5

Na comunicação digital, qual dos seguintes elementos é fundamental para manter a atenção do público online?

Questão 6

Analise as afirmativas a seguir sobre os deveres dos jornalistas, segundo o Código de Ética produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.
( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
( ) Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.
( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 7

Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia.

Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:

Questão 8

Uma mulher teve sua imagem publicada de costas, na fila de um banco, sem o seu consentimento, em um grupo composto apenas por integrantes do sexo masculino. A autora do caso afirmou que teve sua imagem como alvo de comentários depreciativos de conotação sexual, e, consequentemente, a coisificação de sua forma feminina. Sua foto foi divulgada em grupo cujo título era: “Você tá cabeluda”, integrado somente por homens.

(jus.com.br. Disponível em https://bit.ly/2wY2w3Q.
Acesso em 13.03.2020. Adaptado)

Levando em consideração as alegações da autora, é correto informar que a 9a Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul sentenciou o réu por

Questão 9

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

Questão 10

Segundo aponta Raquel Recuero no livro Interações em Rede (PRIMO, 2003), o ato daquele que busca interferir no bom andamento de uma discussão, principalmente através de comentários maldosos e fora do contexto nas redes sociais, é conhecido como:

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