Simulado Jornalista – Questões Teóricas

O profissional é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação. A principal função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

William Bonner (Jornal Nacional: Modo de fazer) afirma que na produção do jornal há um momento que parece ser o “mais esquizofrênico de todo o processo de elaboração de um telejornal”. É o momento em que os produtores apresentam o que foi feito. “Quanto maior a produção, mais eficiente é o trabalho do produtor. Produzir, sim – mas não a qualquer custo”. Para os produtores a intenção é obter a aprovação do editor-chefe para a maioria das propostas que foram selecionadas.
As afirmações de Bonner referem-se à

Questão 2

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.
Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

Questão 3

Para os especialistas no assunto, os elementos do discurso jornalístico transportados para a televisão simplificam-se porque, como sucessor do radiojornalismo, o telejornalismo segue algumas recomendações desse último.
Entre essas orientações, é correto afirmar que o texto do telejornalismo deve

Questão 4

O chamado webjornalismo possui, pelo menos, sete características que são exploradas pelos editores para obter máximos índices de leitura e alcance. Uma dessas características considera a tendência do mundo e da comunicação de ser capaz de estar em vários lugares ao mesmo tempo.
O termo que define essa característica é

Questão 5

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

Questão 6

Assinale a alternativa que indica o lead que, pelas suas características de redação, abre uma matéria do gênero informativo.

Questão 7

Os Princípios Internacionais da Ética no Jornalismo foram aprovados na 4a Reunião Consultiva de Organizações Nacionais e Regionais de Jornalistas, que aconteceu em 1983, em Praga e Paris. Foi aprovado um decálogo de princípios. Consta, em um desses dez princípios, que

Questão 8

Gaudêncio Torquato, em sua obra Tratado de Comunicação Organizacional e Política, entende que os problemas das fontes de informação nas organizações estão relacionados a quatro níveis de comunicação. O nível que trata da comunicação dos gerentes, superintendentes, diretores e usam os meios clássicos de comunicação organizacional para transmitir mensagens aos seus públicos corresponde ao Nível

Questão 9

Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

() Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.
() Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.
() Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.
() Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 10

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up
2. Press kit
3. Mailing list
4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *