Simulado Jornalista – Questões Teóricas

O profissional é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação. A principal função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Assinale a alternativa em que o título está editorializado.

(Títulos adaptados do Portal da Cidade – Mogi Mirim)

Questão 2

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

Questão 3

A propaganda institucional ou corporativa tem vários objetivos diretos, a exceção de um. Assinale-o

Questão 4

Sobre o planejamento estratégico em comunicação empresarial, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ter objetivos claros, capazes de gerar estratégias, que possam ser medidas e reavaliadas durante o processo de implementação, de modo a permitir correções de rumo.
II. Deve produzir mensagens diferentes para cada público, a fim de gerar percepção difusa sobre a identidade da organização, o que permitirá constante adequação em sua missão, visão e valores
III. Deve prever apenas os indicadores qualitativos de resultado, os quantitativos e financeiros ficarão a cargo de outras áreas da empresa.

Está correto o que se afirma em

Questão 5

Com relação às fontes e à sua natureza, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 6

Embora, filosoficamente, cada pensador da chamada Escola de Frankfurt tenha desenvolvido sua própria perspectiva, a Teoria Crítica é nucleada por um eixo comum, que expressa a crise teórica e política do século XX.
Sobre a Teoria Crítica, analise as afirmativas a seguir.

I. Critica a ação dos meios de comunicação, que bloquearam o potencial libertador da cultura, transformando-a em instrumento de domesticação.
II. Critica a autonomia e a emancipação dos sujeitos, que cientificamente fundamentados, descartam os valores da sociedade de consumo.
III. Critica os valores da sociedade tecnológica, na qual o progresso representa crescente dominação da natureza e dos próprios sujeitos.

Está correto o que se afirma em

Questão 7

Considerando-se uma das funções de uma assessoria de imprensa – a clipagem – é incorreto afirmar:

Questão 8

Em crescimento no mercado editorial brasileiro, o livro-reportagem é um produto cultural que combina elementos do jornalismo e da literatura.
No livro-reportagem-perfil, essa combinação destina-se a

Questão 9

Um vereador criticou uma notícia transmitida pelo canal comunitário da cidade. Do seu ponto de vista, o apresentador fez uma boa introdução à notícia do interesse da SABÓ (Sabó – Indústria e Comércio de Auto Peças) em investir no município, mas, enquanto lia “in off” do corpo da matéria, as imagens apresentadas eram do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) . Isto é, houve erro na edição

Questão 10

Segundo Nilson Lage (2001, p. 73), a entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo.
Com base nos tipos de entrevista, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. Ritual
2. Em profundidade
3. Temática
4. Testemunhal

COLUNA II

( ) Pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista.
( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.
( ) A reconstituição do evento é feita do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações.
( ) O objetivo da entrevista é a figura do entrevistado.

Assinale a sequência CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *