Simulado Jornalista – Questões Teóricas

O profissional é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios de comunicação. A principal função de um jornalista é transformar informação em notícia, o que implica organizar o grande volume de dados por meio de diversos processos: classificar, priorizar, hierarquizar, incluir, excluir, adaptar, expor etc.
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

O Art. 37 da Constituição Federal de 1988 explicita cinco princípios que devem ser observados pela administração pública direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Entre eles, há o que determina que “todo e qualquer ato da Administração Pública deve atender ao objetivo ao qual se destina sem deixar nenhuma espécie de “marca””.

(jus.com.br. Disponível em https://bit.ly/33iZkvS.
Acesso em 13.03.2020. Adaptado)

O princípio que determina essa atitude da administração pública é chamado de Princípio da

Questão 2

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.
Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

Questão 3

Considerando-se uma das funções de uma assessoria de imprensa – a clipagem – é incorreto afirmar:

Questão 4

William Bonner (Jornal Nacional: Modo de fazer) afirma que na produção do jornal há um momento que parece ser o “mais esquizofrênico de todo o processo de elaboração de um telejornal”. É o momento em que os produtores apresentam o que foi feito. “Quanto maior a produção, mais eficiente é o trabalho do produtor. Produzir, sim – mas não a qualquer custo”. Para os produtores a intenção é obter a aprovação do editor-chefe para a maioria das propostas que foram selecionadas.
As afirmações de Bonner referem-se à

Questão 5

O direito do cidadão de ter acesso às informações públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, nos artigos 5o , 37 e 216. Esses artigos foram regulamentados pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que cria obrigações ao poder público, que deve considerar a publicidade como regra, e o sigilo, como exceção.
De acordo com a LAI,

Questão 6

De acordo com o que é tratado no Capítulo II do Código de Ética do Jornalista Brasileiro sobre os deveres e proibições do jornalista, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Assinale a alternativa que indica o lead que, pelas suas características de redação, abre uma matéria do gênero informativo.

Questão 8

No dia 25 de janeiro de 2019, um importante telejornal iniciava sua edição com as seguintes chamadas:
Apresentadora: A memória de uma tragédia ressurge em Minas Gerais três anos e doze semanas depois do mar de lama de Mariana.
Apresentador: Na região metropolitana de Belo Horizonte, o vazamento em sequência de três barragens de rejeitos de minério de ferro da Vale provoca outro desastre.
Apresentadora: Hospitais de pronto-socorro atendem os primeiros feridos resgatados na região.
Apresentador: Mas a informação de que havia funcionários da empresa na área soterrada põe famílias em suspense.
Apresentadora: Bombeiros falam na possibilidade de mais de trezentos desaparecidos.
Apresentador: O prefeito de Brumadinho diz que sete corpos foram encontrados.
(*****)

(Intercom. Disponível em: https://bit.ly HYPERLINK.
Acesso em 10.03.2020. Adaptado)

Em telejornalismo, a abertura da edição nesse formato é chamada de

Questão 9

Assinale a alternativa em que o título está editorializado.

(Títulos adaptados do Portal da Cidade – Mogi Mirim)

Questão 10

Cabe à assessoria de imprensa estreitar relações entre os órgãos de imprensa e seus clientes.
Em relação às funções de uma assessoria de imprensa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Se porventura ocorrer um desentendimento entre um assessor de imprensa e um jornalista, é papel da assessoria de comunicação se reportar ao editor ou proprietário do veículo para que o problema seja solucionado.
( ) Uma das funções da assessoria de imprensa é organizar entrevistas coletivas, que devem ser solicitadas somente se o assunto tiver realmente interesse público.
( ) A assessoria de comunicação deve agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.
( ) A assessoria de imprensa deve produzir cursos de capacitação que desenvolvam midia training, ou seja, um treinamento, na tentativa de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

Assinale a sequência CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *