Simulado Museólogo – Questões Objetivas

A Museologia estuda, identifica, restaura e classifica peças de valor histórico e cultural. O Museólogo é o responsável por este trabalho de documentar, pesquisar e conservar o acervo. A área de atuação do museólogo também se concentra na organização de intercâmbios de peças e exposições de arte, planejamento e da programação de museus, sempre com objetivo voltado para o público alvo que se desejar atingir. Veja e responda o simulado com questões tiradas de provas de Concursos.

Questão 1

De acordo com a Seção III, da Lei 11.904/2009, o Estatuto dos Museus, o Plano Museológico deve ser caracterizado como ferramenta de planejamento estratégico para a gestão do museu a ser realizado

Questão 2

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi criado pela Lei nº 11.906/2009, com a função de

I. promover e assegurar a implementação de políticas públicas para o setor museológico, com vistas a contribuir para organização, gestão e desenvolvimento de instituições museológicas e seus acervos.
II. incentivar programas e ações que viabilizem a preservação, a promoção e a sustentabilidade do patrimônio museológico brasileiro.
III. promover o estudo, a preservação, a valorização e a divulgação do patrimônio cultural sob a guarda das instituições museológicas, como fundamento de memória e identidade social, fonte de investigação científica e de fruição estética e simbólica.
IV. promover a manutenção de atividades de requalificação e divulgação de museus com representatividade nacional, sejam eles de caráter nacional, regional ou local, a partir de programas de fomento às fontes da cultura nacional.
V. promover a formação de mão de obra especializada para o trabalho em museus e instituições culturais, sendo responsável pelo reconhecimento profissional dos museólogos e demais profissionais de museus.
VI. desenvolver processos de comunicação, educação e ação cultural, relativos ao patrimônio cultural sob a guarda das instituições museológicas para o reconhecimento dos diferentes processos identitários, sejam eles de caráter nacional, regional ou local, e o respeito à diferença e à diversidade cultural do povo brasileiro; e
VII. garantir os direitos das comunidades organizadas de opinar sobre os processos de identificação e definição do patrimônio a ser musealizado.

Estão CORRETOS as afirmações

Questão 3

O Estatuto de Museus define, em seu Art. 44, que é dever dos museus a elaboração e a implementação do Plano Museológico. Considerado uma ferramenta básica de planejamento estratégico, deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, sendo avaliado permanentemente e revisado pela instituição com periodicidade definida em seu regimento. O Plano Museológico deve contemplar Programas e Projetos específicos, que devem ser concebidos de forma interdisciplinar. Com base na publicação “Subsídios para a elaboração de Planos Museológicos”, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o Programa com sua respectiva definição.

Coluna 1

1. Programa de Gestão de Pessoas.
2. Programa Educativo e Cultural.
3. Programa de Acervos.
4. Programa de Pesquisa.

Coluna 2

( ) Abrange o processamento e a disseminação de informações, destacando-se as linhas de pesquisa institucionais e os projetos voltados para estudos de público, patrimônio cultural, museologia, história institucional e outros.
( ) Abrange os projetos e as atividades educativo-culturais desenvolvidos pelo museu, destinados a diferentes públicos e articulados com diferentes instituições.
( ) Abrange o processamento técnico e o gerenciamento dos diferentes tipos de acervos da instituição, incluídos os de origem arquivística e bibliográfica.
( ) Abrange as ações destinadas à valorização, capacitação e bem-estar do conjunto de servidores, empregados, prestadores de serviço e demais colaboradores do museu, o diagnóstico da situação funcional existente e necessidades de readequação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 4

Segundo Marília Xavier Cury, estabelecer uma cultura de avaliação é fundamental para o desenvolvimento dos museus, funcionando como ferramenta de aprimoramento e aperfeiçoamento das práticas e refinamento profissional. Para Cury, a avaliação deve ser compreendida como “um meio para um fim”. Nessa perspectiva, a autora propõe seis tipos de avaliação voltadas em específico para as exposições museológicas. O tipo de avaliação que analisa a interação entre a exposição e o público por meio de pesquisas de recepção denomina-se:

Questão 5

“Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade”, publicada pela UNESCO em 2015 entende que a preservação do patrimônio “compreende atividades relacionadas à aquisição e gestão de coleções, incluindo análise de risco e o desenvolvimento de capacidades de prevenção e de planos de emergência, além de segurança, conservação preventiva e curativa, e a restauração de objetos musealizados, garantindo a integridade das coleções quando usadas e armazenadas”.
Partindo desse conceito, pode-se considerar que a preservação nos museus compreende as atividades listadas abaixo, EXCETO:

Questão 6

A museóloga Tereza Scheiner se utilizou de aportes da Filosofia para explicar o conceito de museu como fenômeno e fez algumas afirmações.
Sobre estas, analise as afirmativas abaixo:

I. O museu pode ser considerado um arquiconceito, tratando-se de uma instância simbólica que pode assumir diferentes formas, de acordo com a perspectiva de mundo dos diferentes grupos sociais no tempo e no espaço.
II. O tipo de museu existente em cada sociedade varia de acordo com o conceito de “real” que os seus criadores concebem. Assim, a percepção do real é um dos fundamentos ontológicos da museologia.
III. A dimensão fenomênica do museu, através do estudo de suas relações com o Real, é o objeto de estudo da museologia.
IV. Pode-se admitir uma forma específica de relação entre indivíduo e objeto, característica dos museus, se colocarmos o foco não no objeto e nem apenas no museu, mas, na relação entre ambos, tal como pensado por Stránský.
V. O objeto existente fora do homem pode ser compreendido como uma instância simbólica, que, ao lado da escrita, passa a ser um registro documental do real.
VI. A dimensão fenomênica do museu e a busca da compreensão de suas relações com o Real aproximam a Museologia da Filosofia e não, das Ciências.

Estão CORRETAS

Questão 7

Segundo Krysztof Pomian (1987), o conceito de coleção pode ser definido como “todo conjunto de objetos naturais ou artificiais, mantidos temporária ou definitivamente, fora do circuito de atividades econômicas, submetido a uma proteção especial, em um lugar fechado, mantido com esse propósito e exposto ao olhar” (Pomian, 1987).
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

O Estatuto de Museus, instituído pela Lei nº 11.904/2009, estabelece diretrizes, obrigações e responsabilidades específicas para os museus brasileiros. O Estatuto prevê, na Seção II – Do Regimento e das Áreas Básicas dos Museus, em seu Art. 19, que “Todo museu deverá dispor de instalações adequadas ao cumprimento das funções necessárias, bem como ao bem-estar dos usuários e funcionários”, incluindo cinco subseções específicas sobre as diversas funções dos museus. Com base nos artigos que integram a Subseção III – Da Difusão Cultural e Do Acesso aos Museus, analise as assertivas abaixo:

I. Os museus deverão disponibilizar um livro de sugestões e reclamações que estará disposto de forma visível e acessível aos visitantes.
II. Todas as réplicas e demais cópias reproduzidas ou divulgadas pelo museu através de suas ações de comunicação museológica serão assinaladas como tais, de modo a evitar que sejam confundidas com os objetos ou espécimes originais.
III. A política de gratuidade ou onerosidade do ingresso ao museu será estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).
IV. Os museus caracterizar-se-ão pela acessibilidade universal dos diferentes públicos, na forma da legislação vigente.

Quais delas NÃO contemplam as diretrizes que integram a Subseção III do Estatuto de Museus?

Questão 9

A relação das exposições com os objetos é perpassada por um conjunto de referenciais teóricos, que estão relacionados não apenas com o conteúdo a ser transmitido na exposição mas também com os conceitos de museu e de museologia, que orientam as práticas institucionais. Nesse sentido, Ángela García Blanco propõe uma classificação para as exposições, de acordo com o estatuto epistemológico do objeto: Museologia do objeto versus Museologia da ideia.
Sobre essa classificação, analise as afirmativas abaixo:

I. Para a exposição do tipo “Museologia do objeto”, selecionam-se as peças em função de suas qualidades individuais ou por sua inserção e representatividade em um grupo taxonômico, favorecendo sua contemplação.
II. Para a exposição do tipo “Museologia da ideia”, selecionam-se as peças em função de suas qualidades individuais ou por sua inserção e representatividade em um grupo taxonômico, favorecendo sua contemplação.
III. A exposição do tipo “Museologia do objeto” não exclui os objetos, porém os utiliza para desenvolver, com eles, um conceito, a fim de contar alguma coisa em relação com que os objetos são relevantes.
IV. A exposição do tipo “Museologia da ideia” não exclui os objetos, porém os utiliza para desenvolver, com eles, um conceito, a fim de contar alguma coisa em relação com que os objetos são relevantes
V. A exposição do tipo “Museologia do objeto” utiliza objetos contextualizados que são geradores de conhecimentos, descobrimentos e problemas que se querem transmitir, os quais são explicitados para o público.
VI. A exposição do tipo “Museologia da ideia” utiliza objetos contextualizados, que são geradores de conhecimentos, descobrimentos e problemas que se querem transmitir, os quais são explicitados para o público.

Estão INCORRETAS

Questão 10

A criação de museus vinculados à construção de um perfil identitário nacional é um processo histórico, que acontece tanto na Europa quanto no Brasil. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que ocorre na Europa

Tempo de simulado: