Simulado Pedagogo – Questões Teóricas

Atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Ele desempenha diversas tarefas como: Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor. E também estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar atividades culturais. Além de desenvolver projetos pedagógicos, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

Ignorar, isolar e excluir estão relacionados a pratica de intimidação sistemática classificada como:

Questão 2

A verificação do rendimento escolar do aluno, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, enfatiza

Questão 3

Leia o relato abaixo:

A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual: coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, manda copiar a forma correta várias vezes, para que todos memorizem.

Tomando o relato numa concepção crítica de educação, o desinteresse da criança, afastando-a da escola ou determinando o fracasso escolar, assinale a alternativa correta sobre a possível causa do fracasso escolar.

Questão 4

Assinale a alternativa em que esteja indicado um termo que não seja condizente com o papel do gestor numa escola democrática.

Questão 5

O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento.
Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para

Questão 6

Segundo a Resolução 4.692/21, os anos iniciais do Ensino Fundamental no Município de Passos são organizados por

Questão 7

No contexto da andragogia, analise as afirmativas a seguir:

I. Mais importante que o ambiente físico, é o clima psicológico, que faz com que os alunos adultos se sintam aceitos, respeitados e apoiados pelo educador. É importante deixar claro que existe um espírito de mutualidade entre o educador e os alunos, assim como a liberdade de expressão, onde todos podem opinar, criticar e se expressar sem medo de punição ou ser exposto ao ridículo.

II. Quando construímos um ambiente como esse, o aluno se sente mais “adulto” por estar em um local amigável e informal, no qual o educador lhe chama pelo nome, é respeitado e tratado como um indivíduo único, e não como mais um aluno em qualquer que seja a disciplina.

III. Quando os alunos entram em uma sala de aula e encontram as cadeiras enfileiradas, como acontece no ensino fundamental e médio, automaticamente se sentem crianças e são levados a agirem ativamente no processo de ensino-aprendizagem.

Assinale

Questão 8

O Projeto PolíticoPedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. (VASCONCELLOS, 2014, p.169). Considerando o que afirma Vasconcellos (2014) analise as afirmativas abaixo:

I. O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
II. O Projeto Político-Pedagógico é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.
III. O Projeto Político-Pedagógico é um documento normativo construído pelas esferas estadual e municipal.
IV. O Projeto Político-Pedagógico é um conjunto de abordagens normativas organizadas pela secretarias de educação de cada município.
V. O Projeto Político-Pedagógico é um aparado legal construído unicamente pelos professores da escola.

Questão 9

[...] a universidade deve ser o lugar por excelência do cultivo do espírito, do saber e onde se desenvolvem as mais altas formas de cultura e da reflexão. [...] a universidade é por excelência razão concretizada, inteligência institucionalizada, daí ser, por natureza, crítica, porque a razão é eminentemente crítica. (LUCKESI, et al., 1991, p 41).

De acordo com a citação, o profissional pedagogo deve favorecer a realização de

I. programas de formação continuada de docentes com perspectiva problematizadora, focados na formação crítica e científica.
II. formação de pessoal técnico, contribuindo para a construção de reflexão crítica sobre os processos educacionais para efetuar as mudanças necessárias no âmbito da instituição educativa onde atua.
III. mudanças no comportamento humano de profissionais que vivem em situação de conflito pessoal e que participam das propostas da instituição educativa.
IV. encontros com diversos segmentos que compõem a instituição para que todos contribuam com o projeto pedagógico institucional e possam atuar como agentes de mudança.
V. de todas as atividades culturais e cerimônias oficiais que a instituição tenha a realizar e sejam necessárias ao bom andamento das ações burocráticas dos cursos.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 10

Assinale a alternativa em que não esteja indicado um objetivo ou importância da gestão democrática das escolas.

Tempo de simulado: