Simulado Pedagogo – Questões Teóricas

Atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Ele desempenha diversas tarefas como: Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor. E também estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar atividades culturais. Além de desenvolver projetos pedagógicos, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e das abordagens a serem utilizados aos objetivos e às condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens sobre o comportamento humano para a escolha e melhor condução dos trabalhos numa instituição educacional, analise as afirmativas abaixo:

I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.
II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.
III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.
IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações, porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Nesse paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos a responsabilidade pela organização social.
V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande ser, determinado pelas mudanças sociais.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

Questão 2

Leia o relato abaixo:

A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual: coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, manda copiar a forma correta várias vezes, para que todos memorizem.

Tomando o relato numa concepção crítica de educação, o desinteresse da criança, afastando-a da escola ou determinando o fracasso escolar, assinale a alternativa correta sobre a possível causa do fracasso escolar.

Questão 3

Usou ideias teóricas e métodos objetivos e científicos para desenvolver os fundamentos da sociologia da educação. Este autor viu o ensino como uma tentativa das gerações adultas de influenciar aqueles que ainda não têm experiência em se desenvolver no mundo social. Portanto, a educação, longe de ser uma simples transmissão neutra de conhecimento, é um meio de perpetuar a própria existência da sociedade.

Trata-se de

Questão 4

Conforme o Art. 39, § 20, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB.9394/96, A educação profissional e tecnológica abrangerá alguns cursos. Sobre eles, analise os itens abaixo:

I. de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. de educação profissional técnica de nível médio.
III. de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
IV. de educação experimental no campo das tecnologias.
V. de formação profissionalizante, tendo duração curta de até dois anos.

Estão CORRETOS, apenas,

Questão 5

No Brasil, além da pouca tradição de avaliação de programas educacionais, quando esta ocorre, muitas vezes, reveste-se de um caráter formal, não se observando a valorização de seus resultados para a revisão/reformulação das propostas e ações que constituem objeto de avaliação (BAUER; SOUZA, 2015).
No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas, é preciso

I. avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas.
II. concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abrange desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno.
III. que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos.
IV. nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional.
V. entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.

Estão CORRETAS as afirmativas

Questão 6

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, nº 9.394 , julgue as seguintes afirmativas:

I. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
II. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
III. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
IV. A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

São corretas as afirmativas:

Questão 7

No contexto da andragogia, analise as afirmativas a seguir:

I. Mais importante que o ambiente físico, é o clima psicológico, que faz com que os alunos adultos se sintam aceitos, respeitados e apoiados pelo educador. É importante deixar claro que existe um espírito de mutualidade entre o educador e os alunos, assim como a liberdade de expressão, onde todos podem opinar, criticar e se expressar sem medo de punição ou ser exposto ao ridículo.

II. Quando construímos um ambiente como esse, o aluno se sente mais “adulto” por estar em um local amigável e informal, no qual o educador lhe chama pelo nome, é respeitado e tratado como um indivíduo único, e não como mais um aluno em qualquer que seja a disciplina.

III. Quando os alunos entram em uma sala de aula e encontram as cadeiras enfileiradas, como acontece no ensino fundamental e médio, automaticamente se sentem crianças e são levados a agirem ativamente no processo de ensino-aprendizagem.

Assinale

Questão 8

O gestor escolar tem de se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários (LIBÂNEO, 2005, 332). Nessa direção, é correto afirmar:

Questão 9

A respeito do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas a seguir:

I. Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

II. O Projeto Pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, em somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado.

III. O Projeto é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade.

Assinale

Questão 10

Sobre Educação a Distância, podemos afirmar que:

I- é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
II- as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.
III- a primeira geração de Educação a Distância no Brasil foi caracterizada pelos cursos por correspondência.
IV- o credenciamento de instituição para a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.
V- a tecnologia está totalmente integrada na Educação a Distância. Os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet.

Estão CORRETASapenas as afirmativas

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *