Simulado Pedagogo – Questões Teóricas

Atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Ele desempenha diversas tarefas como: Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor. E também estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar atividades culturais. Além de desenvolver projetos pedagógicos, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos.
Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

Na avaliação nós não precisamos julgar, necessitamos isto sim, de diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades. Para isso, não é necessário nem ameaça, nem castigo, mas sim acolhimento e confrontação amorosa (LUCKESI, 2005, p. 33). Nessa perspectiva a avaliação é uma prática que exige:

Questão 2

O gestor escolar tem de se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários (LIBÂNEO, 2005, 332). Nessa direção, é correto afirmar:

Questão 3

Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como “um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos.” Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:

Questão 4

Conforme o Art. 39, § 20, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB.9394/96, A educação profissional e tecnológica abrangerá alguns cursos. Sobre eles, analise os itens abaixo:

I. de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. de educação profissional técnica de nível médio.
III. de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
IV. de educação experimental no campo das tecnologias.
V. de formação profissionalizante, tendo duração curta de até dois anos.

Estão CORRETOS, apenas,

Questão 5

Segundo Libâneo (200S), a oferta de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e com as seguintes características:

Questão 6

[...] a universidade deve ser o lugar por excelência do cultivo do espírito, do saber e onde se desenvolvem as mais altas formas de cultura e da reflexão. [...] a universidade é por excelência razão concretizada, inteligência institucionalizada, daí ser, por natureza, crítica, porque a razão é eminentemente crítica. (LUCKESI, et al., 1991, p 41).

De acordo com a citação, o profissional pedagogo deve favorecer a realização de

I. programas de formação continuada de docentes com perspectiva problematizadora, focados na formação crítica e científica.
II. formação de pessoal técnico, contribuindo para a construção de reflexão crítica sobre os processos educacionais para efetuar as mudanças necessárias no âmbito da instituição educativa onde atua.
III. mudanças no comportamento humano de profissionais que vivem em situação de conflito pessoal e que participam das propostas da instituição educativa.
IV. encontros com diversos segmentos que compõem a instituição para que todos contribuam com o projeto pedagógico institucional e possam atuar como agentes de mudança.
V. de todas as atividades culturais e cerimônias oficiais que a instituição tenha a realizar e sejam necessárias ao bom andamento das ações burocráticas dos cursos.

Estão CORRETAS, apenas,

Questão 7

O uso de jogos como meio para a aprendizagem é, sem dúvida, uma grande iniciativa para o desenvolvimento de relevantes competências para a vida do aprendiz. Entretanto, no momento da pesquisa e seleção dos jogos, é necessário identificar de que maneira o recurso desenvolve o conteúdo curricular, promove o engajamento do aprendiz e o desenvolvimento de suas competências. Esse é um grande desafio para os educadores, que, por sua vez, assim como os estudantes, também devem estar abertos ao novo, a "aprender a aprender".

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/aprofundamentos

O texto acima faz referência ao uso dos jogos em sala de aula enquanto metodologia:

Questão 8

“Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.”

Nesse sentido, analise as características que fundamentam essa proposição:

I. despertar, no adulto, a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.
II. partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.
III. impor o método ao educando de acordo com a realidade da maioria e sua condição cognitiva.
IV. propor conteúdos de conhecimento, que devem ser justificados como uma contribuição para melhoria das condições de vida do cidadão.
V. realizar atividades problematizadoras, considerando a realidade e os conhecimentos prévios dos educandos.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

Questão 9

Segundo Silva, o fenômeno chamado multiculturalismo tem sua origem nos países dominantes do norte "... grupos culturais dominados no interior daqueles países para terem suas formas culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional"(p. 85). Nessa perspectiva, Tomaz Tadeu da Silva afirma que identidade, alteridade e diferença; subjetividade, significação e discurso; representação; cultura; gênero, raça, etnia e sexualidade; multiculturalismo, são características das teorias de currículo:

Questão 10

De acordo com a Lei 13.005/2014, são metas do Plano Nacional de Educação - PNE, EXCETO:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *