Simulado Procurador Jurídico – Conhecimentos Específicos

O Procurador Jurídico tem como sua função assessorar os vereadores e demais funcionários do legislativo nos assuntos jurídicos da Câmara. Defender, judicial ou extrajudicial os interesses e direitos da Câmara. Além de emitir parecer sobre consultas formuladas pelo Presidente, demais vereadores ou pelos Órgãos da Câmara, sob o aspecto jurídico e legal. E também de redigir e examinar projetos de leis, resoluções, justificativas de vetos, emendas, regulamentos, contratos e outros atos de natureza jurídica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A URL é uma identificação que um determinado elemento obtém na internet com a finalidade de ser referido e dar acesso aos usuários. Na verdade, quando se faz uso da internet continua usando este tipo de referência, embora não seja percebido. Podemos afirmar que:

1- A primeira parte de uma URL, chamada de esquema, determina que tipo de protocolo é utilizado e que tipo de recurso refere-se.
2- A segunda parte de uma URL, após a expressão “://” refere-se ao endereço do computador, como também o caminho do arquivo em questão.
3- Este padrão é continuamente revisto e pode adicionar novos elementos no futuro, como também podem ser eliminados. Assim, foram feitas várias correções desde o surgimento da web.

De acordo com o conceito de URL, está correto o contido em:

Questão 2

Os sumários no MS-Word 2016, baseiam-se nos títulos do documento. A maneira mais simples de adicionar títulos é usar os ___________ do título. Usá-los significa que você pode também criar um sumário, reorganizar seu documento e reformatar o design, rapidamente, sem precisar alterar manualmente o texto dos títulos. O recurso que completa adequadamente a lacuna anterior é denominado:

Questão 3

Para obras e serviços de engenharia, tendo em vista o valor estimado da contratação acima de R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais) e que não ultrapasse R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais), tem-se a obrigatoriedade da modalidade de licitação chamada

Questão 4

A Constituição Federal de 1988 conferiu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o papel de guardião da Constituição, discriminando suas atribuições institucionais, inclusive em matéria de controle de constitucionalidade. A respeito dos efeitos das decisões proferidas pelo STF, é correto afirmar:

Questão 5

A função do MS-Excel 2016, que permite que você faça comparações lógicas, entre um valor e aquilo que você espera é denominada:

Questão 6

A Emenda Constitucional nº 96/2017 estabeleceu que não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. Acerca da vedação constitucional ao tratamento cruel e à orientação do Supremo Tribunal Federal na matéria, é correto afirmar:

Questão 7

O Código Civil disciplina a personalidade e a capacidade para exercer pessoalmente os atos da vida civil. De acordo com a legislação em vigor, são relativamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I. os pródigos; II. os menores de 16 (dezesseis) anos; III. os ébrios habituais e os viciados em tóxico; IV. aqueles que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Questão 8

Dados os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente previstos na Lei nº 6.938/81,

I. Instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros.
II. O Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais.
III. Os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental.
IV. A instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Verifica-se que está(ão) correto(s)

Questão 9

Temístocles, servidor público estadual, que acumula cargo de professor, foi removido de um órgão público para outro, sendo este último muito mais distante de sua residência, causando-lhe o inconveniente de levar muito mais tempo no deslocamento e, por consequência, gerando incompatibilidade de horário entre os dois cargos públicos que exerce. Diante de tal situação, o servidor entrou com recurso administrativo contra a decisão que o removeu. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Questão 10

Sobre o MS-Windows 10 podemos dizer que:

1- O Windows 10 foi projetado para fornecer atualizações sobre o tempo de vida do suporte do dispositivo.
2- Dois tipos de atualizações podem ser fornecidos: atualizações de qualidade e de recursos. As atualizações de qualidade incluem atualizações de segurança e não relacionadas à segurança, e geralmente, são segmentadas para serem lançadas uma vez por mês. As atualizações de recursos incluem atualizações de qualidade, além de novos recursos do Windows 10 e são normalmente fornecidos duas vezes por mês.
3- O Windows 10 verifica, periodicamente, as atualizações para que você não precise fazer isso. Quando uma atualização estiver disponível, e se houver espaço em disco suficiente disponível no seu dispositivo, ela será instalada automaticamente.

Está correto o contido em:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *