Simulado Professor de Educação Física – Questões Teóricas

É o profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A história da dança poderia ser tão longa quanto a história da humanidade. Não é possível dizer quando a dança tornou-se parte da cultura humana. A dança tem sido, certamente uma parte importante de cerimônias, rituais, celebrações e entretenimento desde antes do nascimento das primeiras civilizações humanas. Com base nessa informação sobre dança assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 2

O ensino de esporte pode ser definido em função de algumas categorias. Segundo a literatura referenciada acadêmico‐científica, algumas vezes, os esportes assumem mais de uma categoria. Conhecer tais categorias pode definir as estratégias didático‐pedagógicas do professor de educação física em suas aulas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que não apresenta uma categoria do ensino do esporte.

Questão 3

O movimento é a relação das atitudes internas com as formas externas permitindo ao indivíduo transformar seus símbolos de emoções, em ações através de padrões ritmados e interligados com o universo. É o meio do homem participar do ritmo Universal. Utilizando seus conhecimentos sobre o tema corpo e movimento assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

Os Jogos teatrais na área educativa são uma forma alternativa de transmitir conhecimentos e ao mesmo tempo de dinamizar a aula, não esquecendo o objetivo maior, que é o aprendizado do aluno. De acordo com seus conhecimentos assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

O corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. O corpo age como uma orquestra, na qual cada seção está relacionada com qualquer uma das outras e é uma parte do todo. De acordo com esse trecho sobre o corpo e o movimento assinale a alternativa INCORRETA

Questão 6

Nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, as atletas de ginástica rítmica que mostrassem a alça do sutiã perdiam pontos. Logo depois essa regra foi abolida. De acordo com seus conhecimentos sobre o assunto assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação física possuem três grandes blocos de conteúdos, que se relacionam entre si. São eles:

Questão 8

Tomando como pressuposto o seguinte objetivo para o aluno: enfrentar desafios, colocando em situações de jogo e competições, respeitando as regras e adotando uma postura cooperativa, e os seguintes aspectos avaliativos: avaliar se ao aluno aceita as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros, tolera pequenas frustrações, é capaz de colaborar com os colegas, mesmo que estes sejam menos competentes, e participa do jogo com entusiasmo, assinale a alternativa que apresenta a ação metodológica avaliativa do professor que mais bem se adequa ao objetivo e aos critérios avaliativos expressos.

Questão 9

A promoção da saúde consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais como temática transversal aos conteúdos da educação física. Trata‐se de um objetivo pedagógico da educação física desenvolver a articulação entre promoção da saúde e práticas corporais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação/dinâmica pedagógica da educação física que tem como objetivo central tematizar a saúde nas aulas.

Questão 10

O voleibol é um esporte jogado por duas equipes em uma quadra de jogo divida por uma rede. Há uma série de versões do jogo disponíveis, cada uma delas adaptadas a uma circunstância diferente de forma que o jogo possa se adaptar aos diferentes praticantes. De acordo com seus conhecimentos sobre Voleibol julgue os itens a seguir.

I – A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros x 9 metros, circundada por uma zona livre de, no mínimo, 3 metros de largura em todos os lados.
II – O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo desprovido de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir, no mínimo, 9 metros a partir da superfície de jogo.
III – A superfície deve ser plana, horizontal e uniforme. Não deve apresentar nenhum perigo de lesão aos jogadores. É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia.
IV – Todas as linhas possuem a largura de 5 centímetros. Devem possuir cor clara, diferente da cor do piso da quadra e de quaisquer outras linhas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado: