Simulado Professor de Educação Física – Questões Teóricas

É o profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O primeiro encontro para discutir o que é a Ginástica Geral no Brasil aconteceu no ano de 1996 na Faculdade de Educação Física da Unicamp, dentro do Departamento de Educação Motora. Como resultado desse encontro foi publicado a Coletânea “Encontro de Ginástica Geral. Sobre ginástica e assinale a alternativa CORRETA




Questão 2

As abordagens críticas da educação física compreendem uma determinada perspectiva de trato pedagógico do esporte enquanto conteúdo de aulas de educação física na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva crítica de abordagem pedagógica da educação física escolar quanto ao ensino de esporte.




Questão 3

Participar da elaboração e da execução do projeto pedagógico da escola é uma atribuição de todos os profissionais de educação envolvidos na escola. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta ação do professor de educação física nesse processo.




Questão 4

Como resultado da necessidade de proteger seus territórios a humanidade desenvolveu técnicas de combate. Na atualidade as lutas não apenas são utilizadas para a guerra mas também se manifestam de forma esportiva. De acordo com seu conhecimentos julgue os itens a seguir a respeito das competições de JiuJitsu.

I - Caberá ao árbitro fazer a checagem final de todas as exigências de vestimenta, higiene, etc. Caso um dos atletas não atenda a qualquer das exigências, caberá ao árbitro determinar que a exigência seja cumprida em tempo determinado.
II - O atleta que ficar à direita do árbitro terá a sua pontuação assinalada pelo braço direito do árbitro, diferenciado do esquerdo por uma braçadeira que indicará que os pontos do atleta serão marcados na seção colorida do placar.
III - Se ao término do combate, os atletas apresentarem o mesmo número de pontos, vantagens e punições, caberá ao árbitro ou aos árbitros, quando a luta tiver três árbitros, declararem o vencedor.
IV – Durante um combate os pontos serão distribuídos da seguinte maneira. - 03 PONTOS - Montada, Montada pelas costas e Pegada pelas costas, - 02 PONTOS - Passagem de guarda, - 01 PONTOS - Queda Raspagem Joelho na barriga.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

A educação física, como um componente curricular da escola, é reconhecida por tratar pedagogicamente dos conhecimentos acerca da cultura corporal. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta expressão que não se enquadra como um elemento da cultura corporal.




Questão 6

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica fundada na pedagogia histórico‐crítica, em que o objeto de conhecimento da educação física é a cultura corporal, que se concretiza em seus diferentes temas (o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica) e que propõe uma organização didático‐metodológica referenciada historicamente de maneira que o processo de ensino‐aprendizagem observe os movimentos contraditórias da realidade.




Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica da educação física que entende o movimento humano como uma forma de comunicação com o mundo (os temas da cultura do movimento procuram desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e agir criticamente) e que se organiza a partir de três competências (a objetiva, a social e a comunicativa), sendo estas desenvolvidas no processo de ensino‐aprendizagem por meio de três categorias: trabalho; interação; e linguagem.




Questão 8

Os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. Com base nessa informação assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

De acordo com seus conhecimentos sobre Handebol julgue os itens a seguir.

I - A quadra de jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.
II - Todas as linhas da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem ter 8 cm de largura entre os postes, enquanto todas as outras linhas medirão 5 cm de largura.
III - A duração normal de uma partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 16 anos é de 2 tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos.
IV - Cada equipe tem o direito de receber um tempo técnico de 1 minuto em cada período de tempo de uma partida regular, mas não no período extra.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

O movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão?. De acordo com seus conhecimentos sobre corpo e movimento assinale a alternativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Vieira
    #QT-5441 Essa questão a resposta certa seria a letra E?incentivar ao máximo cada progresso percebido e cobrar uma postura cooperativa e solidária de todos os alunos envolvidos na aula.

Comentar Simulado