Simulado Professor de Educação Física – Questões Teóricas

É o profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O professor de educação física pode contribuir de forma protagonista com propostas e ações para a elaboração do projeto pedagógico da escola. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma proposta ou ação específica da educação física no projeto pedagógico da escola.

Questão 2

De acordo com seus conhecimentos sobre Handebol julgue os itens a seguir.

I - A quadra de jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.
II - Todas as linhas da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem ter 8 cm de largura entre os postes, enquanto todas as outras linhas medirão 5 cm de largura.
III - A duração normal de uma partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 16 anos é de 2 tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos.
IV - Cada equipe tem o direito de receber um tempo técnico de 1 minuto em cada período de tempo de uma partida regular, mas não no período extra.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

O corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. O corpo age como uma orquestra, na qual cada seção está relacionada com qualquer uma das outras e é uma parte do todo. De acordo com esse trecho sobre o corpo e o movimento assinale a alternativa INCORRETA

Questão 4

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica da educação física que entende o movimento humano como uma forma de comunicação com o mundo (os temas da cultura do movimento procuram desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e agir criticamente) e que se organiza a partir de três competências (a objetiva, a social e a comunicativa), sendo estas desenvolvidas no processo de ensino‐aprendizagem por meio de três categorias: trabalho; interação; e linguagem.

Questão 5

É desejável que o professor de educação física consiga realizar projetos de intervenção pedagógica na escola segundo uma orientação interdisciplinar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a uma ação/dinâmica pedagógica centrada na interdisciplinaridade.

Questão 6

O ensino de esporte pode ser definido em função de algumas categorias. Segundo a literatura referenciada acadêmico‐científica, algumas vezes, os esportes assumem mais de uma categoria. Conhecer tais categorias pode definir as estratégias didático‐pedagógicas do professor de educação física em suas aulas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que não apresenta uma categoria do ensino do esporte.

Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica que organiza a prática pedagógica, partindo da ideia de que as crianças sofrem mudanças motoras observáveis e que respondem a uma sequência de habilidades motoras que devem ser trabalhadas de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento.

Questão 8

Beleza, elasticidade, habilidade, graciosidade, agilidade, expressão artística. Essas são algumas das qualidades necessárias a praticante da ginástica rítmica. Sobre ginástica assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Ao se referir à dança considera-se como uma forma de comunicação que se utiliza da linguagem corporal, podendo expressar idéias, sentimentos e emoções através de seus gestos”. Com base nessa informação julgue os itens a seguir. Utilize (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Com o passar dos tempos e dos fatos históricos, o homem evoluiu, porém a dança não sofreu modificações. Tanto em seus conceitos quanto na própria forma de movimentar-se e de enxergar seu novo lugar na sociedade a dança se mantém fiel a suas primeiras manifestações.
( ) Como toda atividade humana, a dança sofreu o destino das formas e das instituições sociais.
( ) A dança aliada às mudanças promovidas no indivíduo, na história, na sociedade e alicerçada pela educação é um relevante estímulo para o espírito, que colabora para a evolução das capacidades do homem, promovendo o desenvolvimento físico, mental e sua parte emocional.
( ) A dança permite, pelo processo educacional, a utilização do processo criativo, e por meio deste, criar novas formas e explorá-las até seu limite.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

A constituição da educação física enquanto área de conhecimento no Brasil passou por alguns movimentos históricos importantes, que tiveram desdobramentos na formação de professores e no pensamento crítico da educação física escolar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esses movimentos históricos da educação física brasileira.

Tempo de simulado: