Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Professor de Educação Física – Questões Teóricas

Simulado Professor de Educação Física – Questões Teóricas

É o profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A educação física, como um componente curricular da escola, é reconhecida por tratar pedagogicamente dos conhecimentos acerca da cultura corporal. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta expressão que não se enquadra como um elemento da cultura corporal.




Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica que organiza a prática pedagógica, partindo da ideia de que as crianças sofrem mudanças motoras observáveis e que respondem a uma sequência de habilidades motoras que devem ser trabalhadas de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento.




Questão 3

A constituição da educação física enquanto área de conhecimento no Brasil passou por alguns movimentos históricos importantes, que tiveram desdobramentos na formação de professores e no pensamento crítico da educação física escolar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esses movimentos históricos da educação física brasileira.




Questão 4

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação física possuem três grandes blocos de conteúdos, que se relacionam entre si. São eles:




Questão 5

O movimento é a relação das atitudes internas com as formas externas permitindo ao indivíduo transformar seus símbolos de emoções, em ações através de padrões ritmados e interligados com o universo. É o meio do homem participar do ritmo Universal. Utilizando seus conhecimentos sobre o tema corpo e movimento assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 6

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica fundada na pedagogia histórico‐crítica, em que o objeto de conhecimento da educação física é a cultura corporal, que se concretiza em seus diferentes temas (o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica) e que propõe uma organização didático‐metodológica referenciada historicamente de maneira que o processo de ensino‐aprendizagem observe os movimentos contraditórias da realidade.




Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta o importante conteúdo da cultura corporal que se caracteriza pela flexibilidade de regras e dinâmicas de ações corporais (ou não corporais), permitindo o protagonismo dos alunos e a participação coletiva, aspectos que o tornaram um conhecimento clássico nas aulas de educação física na escola, sobretudo pelo seu potencial educativo.




Questão 8

Analises os itens a seguir e ultilize (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) O homem surge a partir da natureza, devendo ser considerado, além de inerente a ela, inerente ao mundo e inerente à animalidade.
( ) Um mundo de ratos não é um mundo de homens, que não é um mundo de ouriços-do-mar. Estes três seres vivos,colocados dentro de uma mesma ecologia biofísica, perceberão significados materiais diferentes.O objeto portador de significado „alimento‟ é muito olfativo no rato, mais visual no homem e quimiotáctil no ouriço-do-mar, diferenças essas, que ocorrem, devido às percepções variadas que cada corpo é capaz de proporcionar.
( ) Nosso corpo humano vai adquirindo originalidade, à medida que vai interagindo com o entorno.
( ) Nosso corpo possui historicidade apenas nas interações culturais, não ocorrendo na estrutura Orgânica.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

De acordo com seus conhecimentos sobre Handebol julgue os itens a seguir.

I - A quadra de jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura.
II - Todas as linhas da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem ter 8 cm de largura entre os postes, enquanto todas as outras linhas medirão 5 cm de largura.
III - A duração normal de uma partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 16 anos é de 2 tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos.
IV - Cada equipe tem o direito de receber um tempo técnico de 1 minuto em cada período de tempo de uma partida regular, mas não no período extra.

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

Tomando como pressuposto o seguinte objetivo para o aluno: enfrentar desafios, colocando em situações de jogo e competições, respeitando as regras e adotando uma postura cooperativa, e os seguintes aspectos avaliativos: avaliar se ao aluno aceita as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros, tolera pequenas frustrações, é capaz de colaborar com os colegas, mesmo que estes sejam menos competentes, e participa do jogo com entusiasmo, assinale a alternativa que apresenta a ação metodológica avaliativa do professor que mais bem se adequa ao objetivo e aos critérios avaliativos expressos.




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Vieira
    #QT-5441 Essa questão a resposta certa seria a letra E?incentivar ao máximo cada progresso percebido e cobrar uma postura cooperativa e solidária de todos os alunos envolvidos na aula.

Comentar Simulado