Simulado Professor de Educação Física – Questões Teóricas

É o profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O movimento é a relação das atitudes internas com as formas externas permitindo ao indivíduo transformar seus símbolos de emoções, em ações através de padrões ritmados e interligados com o universo. É o meio do homem participar do ritmo Universal. Utilizando seus conhecimentos sobre o tema corpo e movimento assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 2

O ensino de esporte pode ser definido em função de algumas categorias. Segundo a literatura referenciada acadêmico‐científica, algumas vezes, os esportes assumem mais de uma categoria. Conhecer tais categorias pode definir as estratégias didático‐pedagógicas do professor de educação física em suas aulas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que não apresenta uma categoria do ensino do esporte.




Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta o importante conteúdo da cultura corporal que se caracteriza pela flexibilidade de regras e dinâmicas de ações corporais (ou não corporais), permitindo o protagonismo dos alunos e a participação coletiva, aspectos que o tornaram um conhecimento clássico nas aulas de educação física na escola, sobretudo pelo seu potencial educativo.




Questão 4

Tomando como pressuposto o seguinte objetivo para o aluno: enfrentar desafios, colocando em situações de jogo e competições, respeitando as regras e adotando uma postura cooperativa, e os seguintes aspectos avaliativos: avaliar se ao aluno aceita as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros, tolera pequenas frustrações, é capaz de colaborar com os colegas, mesmo que estes sejam menos competentes, e participa do jogo com entusiasmo, assinale a alternativa que apresenta a ação metodológica avaliativa do professor que mais bem se adequa ao objetivo e aos critérios avaliativos expressos.




Questão 5

A respeito da dança assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

A fim de fomentar a participação dos alunos menos habilidosos em aulas de educação física, sobretudo na temática dos esportes, o professor lança mão de alguns arranjos didático‐metodológicos durante sua prática pedagógica na escola. Nesse sentido, ele não deverá




Questão 7

Os jogos educativos tanto computacionais como outros são, com certeza, recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades se bem elaborados e explorados. Com base nessa informação assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

É desejável que o professor de educação física consiga realizar projetos de intervenção pedagógica na escola segundo uma orientação interdisciplinar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a uma ação/dinâmica pedagógica centrada na interdisciplinaridade.




Questão 9

A história da dança poderia ser tão longa quanto a história da humanidade. Não é possível dizer quando a dança tornou-se parte da cultura humana. A dança tem sido, certamente uma parte importante de cerimônias, rituais, celebrações e entretenimento desde antes do nascimento das primeiras civilizações humanas. Com base nessa informação sobre dança assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 10

O brincar é um tema muito abordado no estudo do desenvolvimento humano. Dentre suas modalidades, a brincadeira do tipo faz-de-conta caracteriza-se por evidenciar o início do uso de diferentes formas de representação pela criança. De acordo com seus conhecimentos assinale a alternativa CORRETA




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Vieira
    #QT-5441 Essa questão a resposta certa seria a letra E?incentivar ao máximo cada progresso percebido e cobrar uma postura cooperativa e solidária de todos os alunos envolvidos na aula.

Comentar Simulado