Simulado Professor de Educação Física – Questões Teóricas

É o profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O professor de educação física pode contribuir de forma protagonista com propostas e ações para a elaboração do projeto pedagógico da escola. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma proposta ou ação específica da educação física no projeto pedagógico da escola.

Questão 2

O futebol deve ser praticado com base em Regras que propiciem o jogo limpo (Fair Play), pois um pilar crucial da beleza do “jogo bonito” é a sua legitimidade esta é uma característica vital do “espírito” do jogo. Os melhores jogos são aquele em que o árbitro é raramente requisitado, bem como aquele em que os jogadores o disputam sempre com respeito aos demais jogadores, aos árbitros e às Regras. De acordo com seus conhecimentos sobre Futebol julgue os itens a seguir.

I – O International Football Association Board publica as Regras de Futebol em inglês, francês, alemão e espanhol, que são as línguas oficiais da instituição. Todavia, havendo divergência entre textos, a redação em inglês prevalecerá.
II – O campo de jogo deve ser de superfície totalmente natural ou, se o regulamento da competição permitir, de superfície totalmente artificial. Também, se o regulamento da competição permitir, o campo de jogo pode ser totalmente natural e artificial, sistema híbrido (Não pode haver uma zona do campo com grama natural e outra com grama artificial).
III – O capitão de uma equipe desfruta de privilégio e possui um certo grau de responsabilidade pela conduta de sua equipe.
IV – O jogo é disputado sob o controle de um árbitro, que tem total autoridade para cumprir as regras do jogo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica fundada na pedagogia histórico‐crítica, em que o objeto de conhecimento da educação física é a cultura corporal, que se concretiza em seus diferentes temas (o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica) e que propõe uma organização didático‐metodológica referenciada historicamente de maneira que o processo de ensino‐aprendizagem observe os movimentos contraditórias da realidade.

Questão 4

O corpo é nosso instrumento de expressão por via do movimento. O corpo age como uma orquestra, na qual cada seção está relacionada com qualquer uma das outras e é uma parte do todo. De acordo com esse trecho sobre o corpo e o movimento assinale a alternativa INCORRETA

Questão 5

Os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação física possuem três grandes blocos de conteúdos, que se relacionam entre si. São eles:

Questão 6

Os Jogos teatrais na área educativa são uma forma alternativa de transmitir conhecimentos e ao mesmo tempo de dinamizar a aula, não esquecendo o objetivo maior, que é o aprendizado do aluno. De acordo com seus conhecimentos assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

Tomando como pressuposto o seguinte objetivo para o aluno: enfrentar desafios, colocando em situações de jogo e competições, respeitando as regras e adotando uma postura cooperativa, e os seguintes aspectos avaliativos: avaliar se ao aluno aceita as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros, tolera pequenas frustrações, é capaz de colaborar com os colegas, mesmo que estes sejam menos competentes, e participa do jogo com entusiasmo, assinale a alternativa que apresenta a ação metodológica avaliativa do professor que mais bem se adequa ao objetivo e aos critérios avaliativos expressos.

Questão 8

Os esportes coletivos consistem em um conteúdo importante em aulas de educação física na escola. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma possibilidade de seu tratamento didático‐metodológico em uma perspectiva sociocultural e crítica.

Questão 9

As abordagens críticas da educação física compreendem uma determinada perspectiva de trato pedagógico do esporte enquanto conteúdo de aulas de educação física na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva crítica de abordagem pedagógica da educação física escolar quanto ao ensino de esporte.

Questão 10

Participar da elaboração e da execução do projeto pedagógico da escola é uma atribuição de todos os profissionais de educação envolvidos na escola. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta ação do professor de educação física nesse processo.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. #QT-5441 Essa questão a resposta certa seria a letra E?incentivar ao máximo cada progresso percebido e cobrar uma postura cooperativa e solidária de todos os alunos envolvidos na aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *