Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Um determinado transtorno depressivo é conhecido por ter uma gravidade de leve a moderada. Para receber o diagnóstico, a pessoa precisa ter um humor deprimido a maior parte do dia, na maioria dos dias, por no mínimo dois anos. Os períodos de duração vão de 2 a 20 ou mais anos, embora a duração típica seja de 5 a 10 anos. Nas primeiras edições do DSM era chamado de “personalidade afetiva” e situava-se nos transtornos de personalidade. Qual é este transtorno?

Questão 2

“Ações desenvolvidas coletivamente, como recurso para promover sociabilidade, intermediar relações, manejar dificuldades relacionais, possibilitando experiência de construção compartilhada, vivência de pertencimento, troca de afetos, autoestima, autonomia e exercício de cidadania.”

Das estratégias de atendimento aos usuários nos CAPS, o texto traz a descrição para:

Questão 3

Um teórico da psicologia afirmava que “a psicologia é a ciência da vida mental, abrangendo tanto os seus fenômenos como as suas condições”. De acordo com ele, as subestruturas físicas da consciência formam uma parte básica da psicologia. A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do cérebro sobre a consciência é uma característica exclusiva desta abordagem.
Qual alternativa indica o nome deste teórico?

Questão 4

“Consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(do) psicóloga(o), em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

Disponível em:
http://www.lex.com.br/legis_27773332_RESOLUCAO_N_4_DE_11_DE_FEVEREIRO_D
E_2019.aspx

Baseado na nova resolução para a elaboração de documentos escritos produzidos pela (o) psicóloga (o) no exercício profissional. De qual documento o texto se refere?

Questão 5

Os _________ começaram a surgir nas cidades brasileiras na década de 80 e passaram a receber uma linha específica de financiamento do Ministério da Saúde a partir do ano de 2002, momento no qual estes serviços experimentam grande expansão. São serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

Questão 6

A Psicometria trabalha com escalas. Numa delas, os números adquirem a propriedade da aditividade, o que significa que eles podem ser somados – bem como subtraídos, multiplicados e divididos – e o resultado pode ser expresso com resultados significativos. Essas escalas têm um ponto-zero-verdadeiro ou absoluto que representa “nenhuma quantidade” do que está sendo medido. A qual escala se refere?

Questão 7

O período da latência vai aproximadamente dos cinco aos 10 anos de idade. Sobre esse período assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

Considere os itens a seguir sobre as Culturas Juvenis:

I - As culturas juvenis representam modos de vida específicos e práticas cotidianas que expressam um conjunto de significados compartilhados, um conjunto de símbolos específicos que sinalizam o pertencimento a um determinado grupo.
II - São as linguagens e seus usos particulares, os rituais e os eventos por meio dos quais a vida adquire, para eles, um sentido. Essa diversidade também é dada pelo contexto de origem social e das condições concretas de vida nas quais os jovens são socializados.
III - É na busca da autoafirmação identitária que os jovens em seus processos de vivências criam seus próprios espaços, elaborando possibilidades de pertencimento ao mundo cultural, deixando de ser um mero espectador passivo, assumindo-se como protagonista de suas ações criativas. As culturas juvenis, para além de serem socialmente construídas, têm também uma configuração espacial”.

Está correto o que se afirma em:

Questão 9

A Escala Conscienciosidade é uma escala que diz respeito a forma como a pessoa controla, regula e direciona seus impulsos. Está ligada a:

Questão 10

O comportamento produz consequências é controlado por elas e que algumas dessas consequências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer. Chamamos essas consequências de reforço. Sobre o reforço assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *