Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Falando em psicopatologia, é bom lembrar que pesquisadores nessa área têm destacado modelos de psicopatologia utilizados. Referem-se ao modelo categórico e ao modelo dimensional. O modelo categórico, de enfoque qualitativo, exemplifica-se:




Questão 2

Doença mental é um termo geral usado aqui de modo a abranger várias perturbações que afetam o funcionamento e comportamento emocional, social e intelectual. Sobre a doença mental assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 3

Considere as assertivas abaixo sobre o tratamento dos transtornos de ansiedade.

I. Quando a classificação dos transtornos mentais baseava-se na teoria psicanalítica de Freud, pensava-se que os transtornos de ansiedade eram resultados de impulsos sexuais e agressivos reprimidos.
II. As evidências acumuladas sugerem que as técnicas cognitivas e comportamentais funcionam melhor para tratar a maioria dos transtornos de ansiedade.
III. Os tranquilizantes funcionam para o transtorno de ansiedade generalizada enquanto a medicação estiver sendo tomada, mas pouco fazem para aliviar a fonte de ansiedade.
IV. Os efeitos da terapia cognitivo-comportamental persistem por muito tempo depois do tratamento.

Assinale a alternativa correta.




Questão 4

A Escala Conscienciosidade é uma escala que diz respeito a forma como a pessoa controla, regula e direciona seus impulsos. Está ligada a:




Questão 5

Considere os itens a seguir sobre as Culturas Juvenis:

I - As culturas juvenis representam modos de vida específicos e práticas cotidianas que expressam um conjunto de significados compartilhados, um conjunto de símbolos específicos que sinalizam o pertencimento a um determinado grupo.
II - São as linguagens e seus usos particulares, os rituais e os eventos por meio dos quais a vida adquire, para eles, um sentido. Essa diversidade também é dada pelo contexto de origem social e das condições concretas de vida nas quais os jovens são socializados.
III - É na busca da autoafirmação identitária que os jovens em seus processos de vivências criam seus próprios espaços, elaborando possibilidades de pertencimento ao mundo cultural, deixando de ser um mero espectador passivo, assumindo-se como protagonista de suas ações criativas. As culturas juvenis, para além de serem socialmente construídas, têm também uma configuração espacial”.

Está correto o que se afirma em:




Questão 6

Na estrutura psíquica o ego surge em respostas às frustrações e exigências ao mundo externo que o mundo interno impõe ao organismo... Os mecanismos de defesa têm essa função protetora. Sobre o mecanismo de defesa assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

As células são particularmente suscetíveis à modificação epigenética durante períodos críticos como a puberdade e a gravidez. Além disso, modificações epigenéticas, especialmente aquelas que ocorrem no começo da vida, podem ser herdáveis. Sobre as síndromes genéticas assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

“Ações desenvolvidas coletivamente, como recurso para promover sociabilidade, intermediar relações, manejar dificuldades relacionais, possibilitando experiência de construção compartilhada, vivência de pertencimento, troca de afetos, autoestima, autonomia e exercício de cidadania.”

Das estratégias de atendimento aos usuários nos CAPS, o texto traz a descrição para:




Questão 9

Uma das vicissitudes que um impulso instintual pode sofrer é encontrar resistências que procuram torná-lo inoperante, levando ele a repressão. Sobre a repressão assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 10

Com relação aos Serviços de Residência Terapêutica (SRT) tipo I é CORRETO afirmar:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado