Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Uma característica de uma determinada síndrome é o distanciamento emocional exacerbado com frieza e indiferença frente às necessidades dos outros, e insensibilidade. Os contatos ficam impregnados por ma visão e atitudes negativas, frequentemente desumanizados, a consciência de seu Trabalho lidar com seres humanos fica comprometida, e há perda de aspectos humanitários na interação pessoal. A pessoa, ao assumir tal atitude desumanizada, deixa de perceber os outros como semelhantes, com sentimentos, impulsos e pensamentos que ele mesmo pode ter, perdendo assim, a capacidade de identificação e empatia com as pessoas em busca de ajuda e tratamento.
A que se refere o texto?




Questão 2

A consolidação e o aprimoramento da atenção básica como importante reorientadora do modelo de atenção à saúde no Brasil requerem um saber e um fazer em ________ que sejam encarnados na prática concreta dos serviços de saúde. Deve ser constitutiva, portanto, da qualificação das práticas de cuidado, gestão e participação popular.

Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:




Questão 3

Considere os itens a seguir sobre as Culturas Juvenis:

I - As culturas juvenis representam modos de vida específicos e práticas cotidianas que expressam um conjunto de significados compartilhados, um conjunto de símbolos específicos que sinalizam o pertencimento a um determinado grupo.
II - São as linguagens e seus usos particulares, os rituais e os eventos por meio dos quais a vida adquire, para eles, um sentido. Essa diversidade também é dada pelo contexto de origem social e das condições concretas de vida nas quais os jovens são socializados.
III - É na busca da autoafirmação identitária que os jovens em seus processos de vivências criam seus próprios espaços, elaborando possibilidades de pertencimento ao mundo cultural, deixando de ser um mero espectador passivo, assumindo-se como protagonista de suas ações criativas. As culturas juvenis, para além de serem socialmente construídas, têm também uma configuração espacial”.

Está correto o que se afirma em:




Questão 4

Freud concebeu que a atividade psíquica esta ligada a uma estrutura e chamou de aparelho psíquico, que é composto por ID, ego e superego. Sobre o aparelho psíquico assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

O período da latência vai aproximadamente dos cinco aos 10 anos de idade. Sobre esse período assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Os transtornos depressivos incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente transtorno disfônico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado. Sobre o transtorno depressivo assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 7

Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Sobre o psicodiagnóstico assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 8

Segundo o Ministério da Saúde, as Unidades de Acolhimento devem contar com uma estrutura mínima de quartos coletivos para até:




Questão 9

O comportamento produz consequências é controlado por elas e que algumas dessas consequências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer. Chamamos essas consequências de reforço. Sobre o reforço assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

O significado de juventude não pode ser associado a um caráter universal, mas compreendido em suas múltiplas dimensões, como grupos cambiantes, situados em espaços sociais e temporalidades que lhes atribuem significados flutuantes. A noção de infância, juventude, maturidade, velhice é resultante de construtos históricos e culturais, portanto:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado