Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

“Consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Visa a comunicar a atuação profissional da(do) psicóloga(o), em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico.

Disponível em:
http://www.lex.com.br/legis_27773332_RESOLUCAO_N_4_DE_11_DE_FEVEREIRO_D
E_2019.aspx

Baseado na nova resolução para a elaboração de documentos escritos produzidos pela (o) psicóloga (o) no exercício profissional. De qual documento o texto se refere?

Questão 2

“Ações desenvolvidas coletivamente, como recurso para promover sociabilidade, intermediar relações, manejar dificuldades relacionais, possibilitando experiência de construção compartilhada, vivência de pertencimento, troca de afetos, autoestima, autonomia e exercício de cidadania.”

Das estratégias de atendimento aos usuários nos CAPS, o texto traz a descrição para:

Questão 3

As teorias geralmente abrangem amplas perspectivas que enfatizam diferentes tipos de processos de desenvolvimento e assumem diferentes posições sobre as questões descritas no segmento anterior. Sobre o desenvolvimento assinale a alternativa INCORRETA

Questão 4

A fase oral é o período que dura aproximadamente um ano após o nascimento da criança, e ganha esse nome pois a maior parte das necessidades e interesse da criança está concentrada na parte superior do trato digestivo. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação e mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo. Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos”

(Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005)

Qual nome dado ao sistema que tem como responsabilidade avaliar a qualidade técnico-cientifico dos instrumentos psicológicos, a partir de verificação objetiva de um conjunto de requisitos psicométricos, o qual o psicólogo deverá consultar todas as vezes que necessitar utilizar um testes psicológico?

Questão 6

Doença mental é um termo geral usado aqui de modo a abranger várias perturbações que afetam o funcionamento e comportamento emocional, social e intelectual. Sobre a doença mental assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

“Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. ”

(Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005).

Qual das alternativas abaixo é vedado ao Psicólogo?

Questão 8

Bender Visual Gestalt Test é um teste psicológico que tem por objetivo avaliar o funcionamento visualmotor, distúrbios do desenvolvimento e deficiências neurológicas em crianças e adultos. Sobre esse teste assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Seres humanos são seres sociais. Desde o começo, desenvolvem-se dentro de um contexto social e histórico. Para um bebê, o contexto imediato normalmente é a família, que, por sua vez, está sujeita às influências mais amplas e em constante transformação da vizinhança, da comunidade e da sociedade. Sobre a família assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

O comportamento produz consequências é controlado por elas e que algumas dessas consequências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer. Chamamos essas consequências de reforço. Sobre o reforço assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *