Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A fase oral é o período que dura aproximadamente um ano após o nascimento da criança, e ganha esse nome pois a maior parte das necessidades e interesse da criança está concentrada na parte superior do trato digestivo. Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Com relação aos Serviços de Residência Terapêutica (SRT) tipo I é CORRETO afirmar:

Questão 3

Lisboa (2002), refere que a palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa "ser hospitaleiro", acolhedor, adjetivo derivado de hospes, que se refere a hóspede, estrangeiro, conviva, viajante, aquele que dá agasalho, que hospeda. (...) Segundo Angerami-Camon (2009), as perspectivas da Psicologia Hospitalar podem ser consideradas bastante promissoras, uma vez que determinam a própria trajetória de suas conquistas e realizações. A Psicologia, sobretudo a Psicologia Hospitalar, por mérito próprio, ganhou reconhecimento da comunidade científica, além de inquestionável notoriedade junto a outras profissões, assim como, contribuiu e contribui para a humanização da prática dos profissionais da saúde dentro do contexto hospitalar, sendo esta uma das determinantes da mudança da postura médica diante das patologias, de modo que aspectos emocionais passaram a ser considerados no quadro geral do paciente.

Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
08582011000100012

O que é Psicologia Hospitalar?

Questão 4

A Escala Conscienciosidade é uma escala que diz respeito a forma como a pessoa controla, regula e direciona seus impulsos. Está ligada a:

Questão 5

Falando em psicopatologia, é bom lembrar que pesquisadores nessa área têm destacado modelos de psicopatologia utilizados. Referem-se ao modelo categórico e ao modelo dimensional. O modelo categórico, de enfoque qualitativo, exemplifica-se:

Questão 6

Identifique a teoria e o seu autor nas afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Recebeu forte influência de filósofos americanos pragmatistas no início do século XX.
II. A exigência filosófica e científica do seu tempo adequou-se aos padrões de uma sociedade toda voltada para a produção e o consumo.
III. Este tipo de psicologia buscou resolver, com o método considerado o mais preciso e mais seguro na época, problemas concretos, a partir da noção de comportamento.
IV. Para esta teoria, a pesquisa básica tornou-se o caminho indicado.

Questão 7

Uma das explicações comportamentais mais importantes para o comportamento de beber demais é a de que o álcool e outras substâncias que causam dependência são reforçadores porque aliviam a tensão, em parte por estimularem o SNC para liberar neurotransmissores que acalma a ansiedade e diminui a sensibilidade à dor. Muita gente acredita que seja possível enfrentar o estresse bebendo, mesmo que as evidências em favor dessa hipótese sejam confusas. O problema dessa hipótese é que, embora o nível de ansiedade diminua quando se começa a beber, muitas vezes ele aumenta em seguida.
A que se refere essa explicação?

Questão 8

Por um lado, a psicanálise se diferencia da psicologia por ter como seu objeto de estudo específico os fenômenos psíquicos inconscientes. Enquanto o estudo da psicologia abrange os fenômenos conscientes e inconscientes: estes são os objetos de estudos específicos da psicanálise, a qual utiliza, com essa finalidade, uma metodologia própria e específica (FREIRE, 2002).

Disponível em https://psicologado.com.br/psicopatologia/psicopatologia-definicoes
conceitos-teorias-e-praticas

A respeito do método psicanalítico, assinale a alternativa correta:

Questão 9

O período da latência vai aproximadamente dos cinco aos 10 anos de idade. Sobre esse período assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Define-se como ações de reabilitação psicossocial em saúde mental:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *