Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Um teórico da psicologia afirmava que “a psicologia é a ciência da vida mental, abrangendo tanto os seus fenômenos como as suas condições”. De acordo com ele, as subestruturas físicas da consciência formam uma parte básica da psicologia. A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do cérebro sobre a consciência é uma característica exclusiva desta abordagem.
Qual alternativa indica o nome deste teórico?




Questão 2

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem como finalidade a criação, a ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais diretrizes da RAPS, é importante destacar:

I - Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas; promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde; combate a estigmas e aos preconceitos; garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar.
II - Atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas; desenvolvimento de atividades no território, que favoreça a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania; desenvolvimento de estratégias de Redução de Danos.
III - Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares; desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular.

Está correto o que se afirma em:




Questão 3

Uma característica de uma determinada síndrome é o distanciamento emocional exacerbado com frieza e indiferença frente às necessidades dos outros, e insensibilidade. Os contatos ficam impregnados por ma visão e atitudes negativas, frequentemente desumanizados, a consciência de seu Trabalho lidar com seres humanos fica comprometida, e há perda de aspectos humanitários na interação pessoal. A pessoa, ao assumir tal atitude desumanizada, deixa de perceber os outros como semelhantes, com sentimentos, impulsos e pensamentos que ele mesmo pode ter, perdendo assim, a capacidade de identificação e empatia com as pessoas em busca de ajuda e tratamento.
A que se refere o texto?




Questão 4

Seres humanos são seres sociais. Desde o começo, desenvolvem-se dentro de um contexto social e histórico. Para um bebê, o contexto imediato normalmente é a família, que, por sua vez, está sujeita às influências mais amplas e em constante transformação da vizinhança, da comunidade e da sociedade. Sobre a família assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

Na estrutura psíquica o ego surge em respostas às frustrações e exigências ao mundo externo que o mundo interno impõe ao organismo... Os mecanismos de defesa têm essa função protetora. Sobre o mecanismo de defesa assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

O significado de juventude não pode ser associado a um caráter universal, mas compreendido em suas múltiplas dimensões, como grupos cambiantes, situados em espaços sociais e temporalidades que lhes atribuem significados flutuantes. A noção de infância, juventude, maturidade, velhice é resultante de construtos históricos e culturais, portanto:




Questão 7

Alguns aspectos maternos são indispensáveis para o bom relacionamento mãe-filho, base para um desenvolvimento exitoso da personalidade. Entre eles assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 8

Freud constituiu a hipótese topográfica do funcionamento psíquico. Topograficamente, o aparelho psíquico está constituído em três planos ou sistema: o consciente, inconsciente e pré-consciente. Com base nessa informação assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Define-se como ações de reabilitação psicossocial em saúde mental:




Questão 10

Os transtornos depressivos incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente transtorno disfônico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado. Sobre o transtorno depressivo assinale a alternativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado