Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

O significado de juventude não pode ser associado a um caráter universal, mas compreendido em suas múltiplas dimensões, como grupos cambiantes, situados em espaços sociais e temporalidades que lhes atribuem significados flutuantes. A noção de infância, juventude, maturidade, velhice é resultante de construtos históricos e culturais, portanto:




Questão 2

Falando em psicopatologia, é bom lembrar que pesquisadores nessa área têm destacado modelos de psicopatologia utilizados. Referem-se ao modelo categórico e ao modelo dimensional. O modelo categórico, de enfoque qualitativo, exemplifica-se:




Questão 3

Os psicólogos que estudam os processos cognitivos do comportamento moral centram-se amplamente na teoria de estágios de Lawrence Kohlberg. Sobre ele é possível dizer que:

I. Testou habilidades de raciocínio moral ao perguntar às pessoas o que fariam em situações hipotéticas em que o personagem principal se depara com um dilema moral.
II. Mais do que as razões da resposta, Kohlberg se preocupou com a resposta “sim” ou “não” que a pessoa daria.
III. Classificou no nível pré-convencional as respostas reveladoras de autointeresse ou vantagens hedonistas.
IV. Sua teoria indica que as pessoas avançam através dos níveis e estágios de raciocínio moral conforme avançam cronologicamente.

Assinale a alternativa correta.




Questão 4

Considere os itens a seguir sobre as Culturas Juvenis:

I - As culturas juvenis representam modos de vida específicos e práticas cotidianas que expressam um conjunto de significados compartilhados, um conjunto de símbolos específicos que sinalizam o pertencimento a um determinado grupo.
II - São as linguagens e seus usos particulares, os rituais e os eventos por meio dos quais a vida adquire, para eles, um sentido. Essa diversidade também é dada pelo contexto de origem social e das condições concretas de vida nas quais os jovens são socializados.
III - É na busca da autoafirmação identitária que os jovens em seus processos de vivências criam seus próprios espaços, elaborando possibilidades de pertencimento ao mundo cultural, deixando de ser um mero espectador passivo, assumindo-se como protagonista de suas ações criativas. As culturas juvenis, para além de serem socialmente construídas, têm também uma configuração espacial”.

Está correto o que se afirma em:




Questão 5

“Os testes psicológicos têm fornecido contribuições tanto no campo teórico, em pesquisas básicas e aplicadas, como também no campo prático, onde são fundamentais na realização de diagnósticos, seleções e classificações, orientações e treinamentos”

(Filho, Belo e Gouveia, 2006).

A respeito da utilização e comercialização de testes psicológicos, assinale a afirmativa incorreta:




Questão 6

Uma das explicações comportamentais mais importantes para o comportamento de beber demais é a de que o álcool e outras substâncias que causam dependência são reforçadores porque aliviam a tensão, em parte por estimularem o SNC para liberar neurotransmissores que acalma a ansiedade e diminui a sensibilidade à dor. Muita gente acredita que seja possível enfrentar o estresse bebendo, mesmo que as evidências em favor dessa hipótese sejam confusas. O problema dessa hipótese é que, embora o nível de ansiedade diminua quando se começa a beber, muitas vezes ele aumenta em seguida.
A que se refere essa explicação?




Questão 7

Alguns aspectos maternos são indispensáveis para o bom relacionamento mãe-filho, base para um desenvolvimento exitoso da personalidade. Entre eles assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 8

“Ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária.”

Das funções da Atenção Básica que contribuem para o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde, o texto discorre sobre qual delas?




Questão 9

A Escala Conscienciosidade é uma escala que diz respeito a forma como a pessoa controla, regula e direciona seus impulsos. Está ligada a:




Questão 10

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem como finalidade a criação, a ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais diretrizes da RAPS, é importante destacar:

I - Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas; promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde; combate a estigmas e aos preconceitos; garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar.
II - Atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas; desenvolvimento de atividades no território, que favoreça a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania; desenvolvimento de estratégias de Redução de Danos.
III - Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares; desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular.

Está correto o que se afirma em:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta