Simulado Psicólogo – Conhecimentos Específicos

Os Psicólogos usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A Escala Conscienciosidade é uma escala que diz respeito a forma como a pessoa controla, regula e direciona seus impulsos. Está ligada a:

Questão 2

A Psicometria trabalha com escalas. Numa delas, os números adquirem a propriedade da aditividade, o que significa que eles podem ser somados – bem como subtraídos, multiplicados e divididos – e o resultado pode ser expresso com resultados significativos. Essas escalas têm um ponto-zero-verdadeiro ou absoluto que representa “nenhuma quantidade” do que está sendo medido. A qual escala se refere?

Questão 3

A atuação do Psicólogo é de grande relevância em contextos educacionais, podendo este compor a assistência estudantil, executando ações alinhadas ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), contribuindo para o combate das desigualdades sociais e regionais no ensino superior.

Analise as assertivas:

I) Com a finalidade de interiorizar e expandir o ensino superior no Brasil, a partir do ano de 2003, foi adotada uma série de políticas públicas. Em se tratando do ensino público, essas mudanças foram estruturadas no ano de 2008, com o Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI).

II) Análises dos estudos recentes sobre o processo de escolarização em Instituições de Ensino Superior – IES têm evidenciado contextos humanizados vivenciados pelos alunos, com a qualificação das relações acadêmicas e psíquicas, o que tem contribuído para a saúde mental dos estudantes universitários.

III) A evasão escolar foi uma grande problemática no ensino superior brasileiro na década de 1990. Estudos realizados sobre a evasão escolar na atualidade, no cenário brasileiro, apontam que, com a criação de uma sólida e eficiente política de assistência estudantil, dificuldades socioeconômicos vivenciadas pelos alunos não são mais fatores que justifiquem a evasão no ensino superior.

IV) Em relação aos aspectos da gestão institucional no ensino superior, os psicólogos escolares podem ser inseridos no planejamento e oferta de serviços de assistência estudantil, que culminem com ações de orientação permanente e estratégias de acolhimento, considerando, de forma abrangente, a trajetória única de cada estudante.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.

Questão 4

“Os testes psicológicos têm fornecido contribuições tanto no campo teórico, em pesquisas básicas e aplicadas, como também no campo prático, onde são fundamentais na realização de diagnósticos, seleções e classificações, orientações e treinamentos”

(Filho, Belo e Gouveia, 2006).

A respeito da utilização e comercialização de testes psicológicos, assinale a afirmativa incorreta:

Questão 5

Define-se como ações de reabilitação psicossocial em saúde mental:

Questão 6

A inclusão escolar implica uma mudança no paradigma educacional. A escola não pode continuar ignorando os acontecimentos no seu entorno, tampouco se constituir como um espaço que segrega os alunos.

Analise as assertivas:

I) Alunos com deficiências sensoriais devem receber serviços de apoio especializados, como sistema braile e intérprete de libras, em Centros de Atendimento Educacional Especializado – AEE, em substituição às aulas com professores na escola regular.

II) Aos sistemas de ensino compete matricular alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades em escolas regulares, e ofertar o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

III) A escola brasileira tem, em sua história, o fracasso e a evasão escolar de uma parcela significativa dos seus alunos, marginalizados pelo insucesso, por constantes privações e pela baixa autoestima originária da exclusão escolar.

IV) Problemas conceituais em relação aos preceitos constitucionais, ou mesmo interpretações tendenciosas da legislação educacional, não são capazes de distorcer o sentido da inclusão escolar.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.

Questão 7

O estudo do processo de ensino e aprendizagem, em sala de aula, em instituições escolares, é um campo de indagação da Psicologia da Educação.

Sobre a relação entre ensinar e aprender, acima mencionada, na perspectiva da Psicologia da Educação, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

A campanha publicitária da Pizza Domino’s na década de 80, nos Estados Unidos, foi marcada por um fato que ocupou as manchetes da época. Em 1989, Kenneth Noid, um georgiano de 22 anos, concluiu que a campanha era dirigida a ele e, em retaliação, sequestrou dois empregados da Domino’s. Os reféns escaparam e Kenneth Noid se entregou a polícia. Revelado o caso, Noid disse que os anúncios tinham o fim específico de zombar dele.
Considerando que a reação de Noid corresponde a falsas crenças baseadas em inferências incorretas sobre a realidade externa, qual das alternativas melhor a define?

Questão 9

Segundo o Ministério da Saúde, as Unidades de Acolhimento devem contar com uma estrutura mínima de quartos coletivos para até:

Questão 10

Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Sobre o psicodiagnóstico assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Joaquim Pereira Rodrigues
    Gratidão, amei os testes e como estou me preparando para concurso e sem condição de investir, pois estou desempregado desde 2021, realizando apenas trabalhos temporários e precisando de ajudas, estou em busca. Grato pelo apoio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *