Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado Concurso de Juarez Távora – PB

Simulado Concurso de Juarez Távora – PB

A Prefeitura de Juarez Távora, Paraíba, está realizando o Concurso Público Nº 001/2019, para provimento de 109 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Para os candidatos do concurso, elaboramos esse simulado, com questões de provas anteriores da organizadora Advise.

Questão 1PORTUGUÊS - Acerca da grafia CORRETA das palavras, analise os termos sublinhados abaixo:
I- Brigou com o seu pai, apesar de não existir por quê. II- Aonde deixou as flores para a dar a sua namorada? III- À medida que o tempo passa, percebemos que nos tornamos mais adultos.

Dos itens acima:

Questão 2Assinale a alternativa em que os termos destacados representam CORRETAMENTE uma oração subordinada adjetiva restritiva:

Questão 3“O rapaz mostrava-se profundamente ansioso por que sua noiva voltasse.”. Os termos destacados introduzem uma oração subordinada:

Questão 4“Ainda existem pessoas honestas neste país?”. Acerca do período da frase, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 5Acerca do emprego do acento grave indicador de crase, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 6Assinale a alternativa CORRETA acerca da concordância nominal.

Questão 7“Ele fez duas intervenções médico-cirúrgicas.”. Assinale a regra de concordância nominal que rege tal frase:

Questão 8Assinale a alternativa que é acentuada pela seguinte regra de acentuação:
“Em português, acentuam-se com agudo ou circunflexo se a sílaba for aberta ou fechada respectivamente, os vocábulos paroxítonos terminados em ditongos orais.”

Questão 9“Tenha cuidado, meu amor, teremos um longo caminho pela frente.”. O termo destacado exerce função sintática de:

Questão 10“É o termo acessório da oração que, com ou sem preposição, refere-se a um verbo, a um adjetivo ou a um advérbio atribuindo-lhes alguma circunstância.”. Trata-se do:

Questão 11CONHECIMENTOS GERAIS - Leia o fragmento textual a seguir:
Governo arrecada R$ 12,13 bilhões com leilão de 4 (quatro) usinas hidrelétricas. Todas as usinas foram vendidas por valor 9,73% acima do lance inicial; grupo chinês levou usina de São Simão, o maior negócio, por R$ 7,18 bilhões.
(fonte adaptada: g1.com>acesso 15 de março de 2018)

Assinale a alternativa CORRETA em relação as usinas hidrelétricas.

Questão 12Analise os itens acerca dos aspectos Geográficos do Brasil.
I- A capital de Paraíba é João pessoa e fica na Região Nordeste.
II- A capital de Roraima é Porto Velho e fica na Região Norte.
III- A capital de Maranhão é São Luís e fica na Região Centro-oeste.

Dos itens acima:

Questão 13Compositor, cantor, violonista e pianista, um dos maiores expoentes da música brasileira, foi também um dos principais responsáveis pela internacionalização da bossa nova, estilo e movimento musical com influências jazzísticas, iniciado por volta de 1958 no Rio de Janeiro, que introduziu invenções melódicas e harmônicas no samba. Junto com o poeta Vinicius de Moraes, elaborou a música da peça teatral "Orfeu da Conceição" (no cinema, "Orfeu negro"). Trata-se do:

Questão 14Uma capital é a cidade onde reside o governo central e toda a sede administrativa do Estado. Aracaju é a capital de qual Estado brasileiro?

Questão 15Leia o fragmento textual a seguir:
Foi uma poetisa e contista brasileira contemporânea, e sua primeira obra “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” foi publicada quando tinha mais de 70 (setenta) anos. Após sua morte, a casa onde viveu os últimos anos de vida foi transformada em Museu e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.

O trecho acima faz referência a:

Questão 16Analise o trecho e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
O __________, criado em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, alunos da Universidade de Harvard, é uma rede social que desde o início tem o objetivo de configurar um espaço no qual as pessoas possam encontrar umas às outras, dividindo opiniões e fotografias.

Questão 17Responda (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso. São países que fazem fronteira com o Brasil:
(__)- Suriname;
(__)- Chile;
(__)- Guiana Francesa.

A sequência CORRETA corresponde a:

Questão 18Leia o fragmento textual a seguir:
Justiça Federal em Pernambuco suspende parte de Medida Provisória que autoriza privatização da Eletrobras. Decisão liminar do juiz federal da 6ª Vara, Cláudio Kitner, suspende artigo que incluía estatal e suas subsidiárias no Programa Nacional de Desestatização.
(fonte adaptada: g1.com>acesso 15 de março de 2018)

Em relação a Eletrobras, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 19Todos os estados citados abaixo fazem fronteira com a Bolívia, EXCETO:

Questão 20Com a denominação de Brejão de Santa Cruz, o município de Brejão - PE, foi criado integrando o território do município de Garanhuns em:

Questão 21NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - De acordo com a Constituição Federal, são considerados brasileiros natos:
I- Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
II- Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
III- Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

Dos itens acima:

Questão 22Leia o fragmento textual a seguir:
Ocorre sempre que o agente público, que tenha o dever de guarda sobre o bem de propriedade da administração, aja de forma descuidada, oportunizando a subtração ou apropriação do bem por terceiro, funcionário público ou não. Um exemplo seria no caso do funcionário que, por negligência, esquece de trancar porta de um estabelecimento em que são guardados bens públicos e, consequentemente, estes são furtados.

O crime descrito é denominado:

Questão 23O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do:

Questão 24De acordo com a Constituição Federal. O alistamento eleitoral e o voto são:

Questão 25Segundo disposto no Decreto-Lei nº 2.848/40, iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria é considerado crime de:

Questão 26Ocorre quando o sujeito ativo, funcionário público, abusa das facilidades que o cargo propicia, oferece para subtrair bens da administração pública:

Questão 27Responda (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso, segundo a Constituição Federal:
(__)- É vedado ao servidor público civil o direito à associação sindical;
(__)- Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;
(__)- Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

A sequência CORRETA corresponde a:

Questão 28Analise o trecho e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:
Esse crime é conhecido como ________. As ações nucleares consubstanciam-se nos verbos modificar ou alterar, no caso, sistema de informações ou programa de informática. As condutas devem ser praticadas “sem autorização ou solicitação da autoridade competente”.

Questão 29A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, EXCETO:

Questão 30Leia o fragmento a seguir:
Trata-se de um crime em que o funcionário público se apropria de um bem no exercício do cargo; contudo, a posse do agente, agora, decorre de erro de outrem, por exemplo: pagar o valor de uma taxa municipal a funcionário incompetente para recebê-la, o qual, ao perceber o erro em que incidiu o contribuinte, silencia, apoderando-se do valor pago.

O trecho acima faz referência ao:

Comentar Simulado