Simulado Técnico em Informática – Conhecimentos Específicos

Um técnico em informática é o profissional que está apto a realizar configurações de sistemas informáticos, a instalar equipamentos e a verificar as causas de falhas na programação de computadores. Além de fazer manutenção em computadores. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Sobre cabeamento estruturado, qual a sequência de cores estabelecida no padrão 568-A para a montagem do conetor RJ45?

Questão 2

A natureza hierárquica dos sistemas complexos é essencial para seu projeto e sua descrição. O projetista só precisa lidar com um nível particular do sistema de cada vez. Em cada nível, o sistema consiste em um conjunto de componentes e seus inter-relacionamentos. Um sistema hierárquico é um conjunto de subsistemas inter-relacionados, cada um destes, por sua vez, hierárquico em estrutura até alcançarmos algum nível mais baixo de subsistema elementar. A evidência de diversos campos sugere que a abordagem mais clara e mais eficaz é a que começa com os componentes principais de um computador, descrevendo sua estrutura e função, e prosseguimos para camadas sucessivamente mais baixas da hierarquia. Essa abordagem é conhecida como:

Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a função da ferramenta Windows System Resource Manager (WSRM).

Questão 4

Assinale a alternativa que apresenta o serviço do Windows Server que mantém e gerencia acesso à informação dos objetos de rede, como as contas de usuários e as impressoras.

Questão 5

A disciplina da proteção de dados pessoais tem fundamentos. De acordo com a Lei nº 13.709/2018 — Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assinalar a alternativa que NÃO representa um dos fundamentos:

Questão 6

Em relação aos diferentes tipos de redes de computadores, analisar os itens abaixo:

I. LAN: é uma rede de computadores que abrange uma área geográfica limitada, como um escritório, um edifício ou um campus. Geralmente, uma LAN é de propriedade e administrada por uma única organização. Ela permite a comunicação e o compartilhamento de recursos entre os dispositivos conectados, como computadores, impressoras e servidores, de forma rápida e eficiente.

II. MAN: é uma rede que abrange uma grande área geográfica, como um país, um continente ou até globalmente. Ela interconecta várias LANs e WANs em diferentes locais, usualmente por meio de conexões de longa distância, como linhas alugadas, circuitos de satélite ou conexões de rede pública. A MAN permite a comunicação entre dispositivos em diferentes locais geográficos, mesmo que estejam distantes um do outro.

III. WAN: é uma variação de uma LAN que usa tecnologia sem fio para conectar dispositivos em uma área geográfica limitada. Ela permite que dispositivos, como laptops, smartphones e tablets, se conectem a uma rede local usando tecnologias como Wi-FI. As WANs são comumente encontradas em ambientes domésticos, escritórios e espaços públicos, fornecendo conectividade sem fio conveniente para os usuários.

IV. WLAN: é uma rede que abrange uma área geográfica maior do que uma LAN, geralmente uma cidade ou a região metropolitana. Ela conecta várias LANs em diferentes locais dentro dessa área geográfica. A WLAN pode ser usada por organizações, provedores de serviços ou instituições educacionais para facilitar a comunicação e o compartilhamento de recursos em uma escala maior.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 7

Sobre Firewalls, analise as afirmativas.

I - A segurança não é algo estático, mas um processo continuamente em evolução; pode-se apenas colocar um firewall para funcionar e esperar que ele resolva todos os seus problemas de segurança.
II - Os ataques mudam, os métodos tornam-se obsoletos e o mesmo acontece com os firewalls.
III - Os problemas de segurança atuais são resolvidos de maneira mais eficaz, utilizando-se firewalls e túneis privados.

Está correto o que se afirma em

Questão 8

Cada vez que um usuário se conecta a um ponto de acesso sem fio, o sistema operacional Windows cria uma espécie de perfil de rede sem fio e armazena no computador. Para ver todos esses perfis, no prompt de comando, digita-se:

Questão 9

Sobre o modelo OSI, analise as afirmativas.

I - Foi criado em 1977 pela ISO (International Organization for Standardization), com o objetivo de criar
padrões de conectividade para interligar sistemas de computadores locais e remotos.
II - A camada física do modelo OSI cuida do tráfego e roteamento dos dados na rede.
III - Os aspectos gerais da rede, segundo o modelo OSI, estão divididos em 7 camadas funcionais, facilitando
assim a compreensão de questões fundamentais sobre a rede.

Está correto o que se afirma em

Questão 10

No MySql, para criar-se um banco de dados chamado curso, qual das alternativas abaixo apresenta o comando correto correta?

Tempo de simulado:

um comentário

  1. fui ate bem pra quem ta muito tempo sem estudar 70%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *