Simulado Médico do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Atua na área da saúde ocupacional, realizando exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais, e elabora o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, em atendimento a legislação vigente. Responda as questões específicas do cargo, que caíram em provas objetivas aplicadas em Concursos Públicos.

Questão 1

As doenças resultado das condições especiais de um ambiente profissional e que NÃO possuem relação em lei denominam-se de doença

Questão 2

Um trabalhador de uma fábrica de cerâmica sofre um golpe de calor durante o trabalho. A organização não realizou uma avaliação preliminar da exposição ocupacional ao calor. Assinale a alternativa que apresenta a ação a qual a organização deveria ter tomado para prevenir essa situação, de acordo com a NR-09:

Questão 3

É correto afirmar, em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica Essencial, que

Questão 4

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil. Em quase todos os casos de acidente vascular (AVE) e infarto, a hipertensão é a principal responsável por esse quadro alarmante, devendo estar presente nos programas de promoção da saúde e prevenção de agravos nos ambientes de trabalho. Seguindo o preconizado pela Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, as orientações básicas quanto ao tratamento não medicamentoso que serão adotadas pelo empregado com este agravo são

Questão 5

A antecipação referida na NR-9 – PPRA

Questão 6

São objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Questão 7

O processo de Readaptação e Reabilitação Profissional inclui o(a):

I. Avaliação do potencial laborativo, com objetivo de definir a real capacidade de retorno de segurados ao trabalho.

II. Condução do reabilitando para a escolha consciente de uma nova função/atividade a ser exercida no mercado de trabalho.

III. Custeio integral dos gastos de transporte, alimentação e diárias, em todos os casos, para o cumprimento das atividades do processo da Reabilitação Profissional.

IV. Fornecimento de Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPM), quando indispensáveis ao desenvolvimento do processo de reabilitação profissional.

Está(ão) correta(s):

Questão 8

Assinale a alternativa que NÃO é atribuição da CIPA.

Questão 9

De acordo com a legislação trabalhista, os agentes que oferecem riscos à saúde do trabalhador e que podem estar no ambiente de trabalho estão agrupados em:

Questão 10

A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador será efetuada obedecendo ao disposto nos Decretos Nº 55.841, de 15-03-65, Nº 97.955, de 26-07-89, no Título V da LT, no § 3˚do artigo 6 da lei Nº 7.855, de 24-10-89, e na Norma Regulamentadora de Segurança e Medicina do Trabalho

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *