Simulado Agente Legislativo – Questões Objetivas

O profissional pode atuar em nome de Câmaras Municipais de qualquer parte do país. Suas funções incluem, entre outras atividades, dar apoio aos Vereadores, ao Protocolo e Informações, ao arquivo e documentação, apoio à administração de pessoal, apoio à compras e patrimônio, à contabilidade, entre outras. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Considerando-se a segurança no trabalho, analisar a sentença abaixo:

A responsabilidade pela Saúde e Segurança do Trabalho não é exclusiva de uma só pessoa (1ª parte). É possível garantir a total segurança mesmo sem a motivação e o envolvimento de todos, pois a responsabilidade, na prevenção dos acidentes e doenças profissionais, recai totalmente sobre o empregador (2ª parte). Em cada posto de trabalho, devem ser identificados e combatidos os riscos para a saúde (3ª parte).

A sentença está:

Questão 2

A equipe de emergência é devidamente dimensionada de acordo com a população existente na edificação e formada por pessoas treinadas com conhecimento sobre prevenção contra incêndio, abandono de edificação, pronto-socorro. A equipe de emergência deve garantir a saída dos ocupantes do prédio. Qual o procedimento correto nessa situação?

Questão 3

Segundo as disposições relativas ao Processo de Modificação da Constituição, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) É regra ditada pelo Art. 60 que a Constituição somente poderá ser emendada mediante proposta do Presidente da República.
( ) Segundo as chamadas limitações circunstanciais ao poder de emenda, a adoção de emenda constitucional não pode ser feita em determinadas circunstâncias.
( ) Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir o voto direto, secreto, universal e periódico.

Questão 4

Os documentos, após cumprirem as suas funções, devem ter o seu destino decidido, seja este a sua eliminação ou recolhimento. Esta etapa, dentro do protocolo, é conhecida por

Questão 5

No que se refere à ética profissional, analise as proposições abaixo.

I. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, não poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
II. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
III. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto e o oportuno e o inoportuno.

Estão corretas as afirmações contidas em

Questão 6

A tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação. Sobre os critérios que regulam a eliminação de documentos, assinale a alternativa correta.

Questão 7

A Norma Regulamentadora 23, ao tratar da proteção contra incêndios, especificamente quanto às saídas dos prédios, define que as portas devem ter um fluxo adequado à finalidade. Qual o sentido de abertura das portas previsto na NR 23?

Questão 8

Sr. Ypisilon, recém aprovado num concurso como funcionário público, deparou-se com uma situação em que deveria comunicar a um usuário uma informação desfavorável. Seguindo os preceitos da Ética, o Sr. Ypisilon deve

Questão 9

Em conformidade com as disposições sobre a Administração Pública, analisar a sentença abaixo:

O controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administração Pública tem que se limitar às hipóteses previstas na Constituição Federal, uma vez que implica interferência de um Poder nas atribuições dos outros (1ª parte). É possível que as legislações complementares ou ordinárias e, ainda, as Constituições estaduais façam previsões de outras modalidades de controle que não as constantes na Constituição Federal, tendo em vista o princípio da legalidade (2ª parte). Não existe previsão de controle da Administração Pública no âmbito constitucional (3ª parte).

A sentença está:

Questão 10

De acordo com o artigo 38 da Lei de Responsabilidade Fiscal, a operação de crédito por antecipação de receita destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro e cumprirá, entre outras exigências, a seguinte:

Tempo de simulado: