Simulado Bibliotecário – Conhecimentos Específicos

Os bibliotecários gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, além de redes e sistemas de informação. Suas principais funções são catalogar e guardar as informações. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O contexto atual da informação é cambiante, evolui a cada dia.
Nesse sentido, pode-se afirmar que o Serviço d Referência na contemporaneidade apresenta as contribuições a seguir, EXCETO:

Questão 2

No que tange às normas, aos formatos e aos modelos conceituais para a catalogação descritiva de um item, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I considerando as principais características e objetivos das normas, dos formatos e dos modelos.

COLUNA I

1. RDA
2. MARC 21
3. FRBR
4. AACR2

COLUNA II

( ) Construída com base na AACR2, oferece os princípios e as instruções para registro de dados sobre recursos hoje conhecidos e os que ainda venham a ser desenvolvidos.
( ) Faz uma abordagem centrada no usuário, analisa quais requisitos de dados o usuário utiliza para realizar a busca e o que ele espera encontrar de informação no registro bibliográfico.
( ) Foi originalmente elaborada num ambiente de materiais majoritariamente impressos e de catálogos em fichas; seu uso ativo durante décadas se deve ao seu efetivo processo de revisão.
( ) Forma-se por conceitos relevantes presentes neste modelo conceitual: as entidades obra e expressão.
( ) A forma como foi projetada proporciona uma estrutura coerente, flexível e extensível tanto para a descrição técnica quanto de conteúdo de todos os tipos de recursos e conteúdos.
( ) Instrumento indispensável ao catalogador que busca automação, este formato possibilita às bibliotecas compartilharem recursos bibliográficos com, a garantia de que seus dados serão compatíveis, mesmo que substituam seus sistemas

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 3

Considere as afirmativas abaixo.

I. Exaustividade, especificidade, correção e consistência são elementos que representam a qualidade da indexação tanto no processo quanto no resultado da indexação.
II. Os tesauros são linguagens documentárias de estrutura combinatória que se baseiam no sistema de pós-coordenação.
III. Os sistemas de classificação são linguagens documentárias de estrutura hierárquica que se baseiam na pós-coordenação.
IV. Exaustividade, especificidade, correção e consistência são elementos que representam as normas sobre indexação.

Estão corretas as afirmativas

Questão 4

Segundo Costa (2008), citada por Silva (2012), a preservação é o processo de tomada de consciência do valor de um bem cultural. Implica em observação, sensibilização, critérios de escolha, análise e decisão.

Em relação à preservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

As duas operações, que se encontram no início da cadeia documental e permitem criar e manter o acervo bibliográfico ou o conjunto de documentos necessários para responder às demandas de informação e aos objetivos da unidade de informação, são:

Questão 6

De acordo com o novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário Brasileiro, Resolução CFB 207/2018, consta da natureza, fundamento e objeto do trabalho do bibliotecário em seu capítulo segundo que

Questão 7

Conforme Rodrigues e Prudência (2009):

“Nas bibliotecas, a automação surge para facilitar, uniformizar e reduzir o tempo de trabalho, atender melhor às necessidades de seus usuários, gerando um grande avanço neste campo. A utilização de softwares especializados para gestão de centros de informação foi o que possibilitou esse avanço.”

Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao software de automação de bibliotecas desenvolvido na Pontifícia Universidade do Paraná (PUC-PR), utilizado em várias bibliotecas universitárias do Brasil.

Questão 8

No contexto municipal, na realidade brasileira, é bem comum que a biblioteca pública municipal preste serviços direcionados ao público escolar, uma vez que em muitos casos, em desacordo com a lei de universalização das bibliotecas nas escolas, muitas delas não têm bibliotecas. Ao chamar para si essa responsabilidade social suplementar específica, a biblioteca pública poderia:

I. buscar uma aproximação com as escolas do seu entorno, em vista de conhecer suas necessidades e melhor atender ao público escolar;
II. desenvolver projetos de promoção do gosto pela leitura, uma vez que o hábito de ler melhora o desempenho escolar de estudantes;
III. inteirar-se dos conteúdos curriculares e promover atividades como palestras, exposições e outras atividades culturais que contribuam no processo de aprendizagem e na qualidade da educação.
IV. preservar sua tipologia, mas dedicar-se apenas aos estudantes do município, já que se trata do público que mais precisa de biblioteca.

É correto afirmar que

Questão 9

Considerando os elementos de organização da informação citados por Ailton Feitosa, em sua obra Organização da informação na web: das TAGs à web semântica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) As características intelectuais de um documento permitem definir seu interesse, público-alvo e valor.
( ) As principais atividades do ciclo documentário envolvem a coleta, o registro, o tratamento intelectual e excluem a pesquisa e a difusão.
( ) O tratamento intelectual da informação compreende operações como a catalogação e a análise temática da informação.
( ) Em uma unidade de informação, cada documento que entra recebe um tratamento visando facilitar a recuperação das informações nele contidas.
( ) A análise temática da informação ocorre no momento do processamento técnico da informação, exclusivamente na disseminação.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 10

Tomando como parâmetro a Norma da ABNT NBR 6023 (2002, p. 8), o tipo de documento jurídico cuja elaboração de referência é composta pelos elementos essenciais: “jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação” é o(a)

Tempo de simulado: