Simulado Arquiteto – Conhecimentos Específicos

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A Lei Federal 10.2S7/2001, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. Considerase um instrumento de política urbana utilizada no planejamento municipal:

Questão 2

A NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, estabelece número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, conforme uso e situação da edificação. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em uma edificação de uso público a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5 % do total de cada peça sanitária, com no mínimo um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários.
( ) Em uma edificação de uso coletivo e existente, deve-se ter no mínimo duas instalações sanitárias, onde houver sanitários.
( ) Em edificações de uso coletivo a serem ampliadas ou reformadas, com até dois pavimentos e área construída de no máximo 150 m2 por pavimento, as instalações sanitárias acessíveis podem estar  localizadas em um único pavimento.
( ) Banheiros e vestiários devem ter no mínimo 10 % do total de cada peça instalada acessível, respeitada no mínimo uma de cada; quando houver divisão por sexo, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo.

Assinale a sequência correta.

Questão 3

As placas cimentícias possuem características que permitem a sua utilização como fechamento externo ou interno de uma edificação.
Constitui uma desvantagem das placas cimentícias em relação aos produtos de maior massa e espessura a seguinte característica:

Questão 4

Eflorescência é conceituada como depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As eflorescências causam degradação microestrutural apenas nas zonas próximas à superfície, bem como degradação estética no produto cerâmico, paredes pintadas, pisos e tetos.
( ) Os sais solúveis que dão origem às eflorescências têm origem apenas da água existente no subsolo.
( ) As eflorescências podem alterar a aparência da superfície sobre a qual se depositam e em determinados casos seus sais constituintes podem ser agressivos, causando desagregação profunda.
( ) A argamassa que contém cal em sua composição é menos vulnerável à ocorrência de eflorescência, tendo em vista que a eflorescência é maior quando as argamassas não contêm cal aditivada.

Assinale a sequência correta.

Questão 5

De acordo com a NBR 6118/2014: Projeto de estruturas de concreto ± Procedimentos e quais são os requisitos de qualidade da estrutura de concreto, analise as afirmativas abaixo.

I. Capacidade de resistência à ruptura.
II. Desempenho em serviço.
III. Durabilidade.
IV. Qualidade da solução adotada.

Assinale a alternativa correta.

Questão 6

A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a RDC 51 estabelece os requisitos para o PBA (projeto básico de arquitetura) de ambientes destinados à saúde. Analise as afirmativas abaixo.

I. As plantas baixas, cortes e fachadas, com escalas não menores que 1:100, exceto as plantas de locação, de situação e de cobertura, que podem ter a escala definida pelo autor do projeto ou por legislação local pertinente.
II. Nomenclatura em todos os ambientes, conforme listagem contida na RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la, e demais normas federais.
III.Todas as dimensões (medidas lineares, aberturas e áreas internas dos compartimentos e espessura das paredes).
IV. A locação de louças sanitárias e bancadas, posição dos leitos (quando houver), locação dos equipamentos não portáteis médico assistenciais e de infraestrutura, equipamentos de geração de água quente e vapor, equipamentos de geração de energia elétrica regular e de emergência, equipamentos de fornecimento ou geração de gases medicinais, equipamentos de telefonia e dados e equipamentos de climatização, locais para armazenamento e de tratamento (quando houver) dos resíduos de serviço de saúde.
V. A indicação das instalações prediais, por ambiente, adotando¬-se a simbologia definida no item 3. Dimensionamento, Quantificação e Instalações Prediais dos Ambientes do Regulamento Técnico aprovado pela RDC/Anvisa nº 50, de 2002, ou a que vier a substituí-la.

Assinale a alternativa correta.

Questão 7

Para aplicar um revestimento cerâmico, faz-se necessário conhecer o processo de seu assentamento, de modo a obter o arranjo adequado.
O espaço regular cuja função é separar o revestimento para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento é definido como junta:

Questão 8

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 182, define normas constitucionais de política urbana que irradiam para todo o ordenamento jurídico brasileiro, estabelecendo, entre outros aspectos, a necessidade de atendimento da função social da propriedade urbana. Já a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, que integra o Estatuto da Cidade, define ferramentas para que o poder público exija do proprietário de imóveis urbanos o alcance da função social da propriedade.

Sobre o assunto, julgue os itens a seguir:

I. Os critérios mínimos de aproveitamento para que o imóvel seja considerado subutilizado são definidos no plano diretor ou em legislação dele decorrente.

II. O Município poderá, mediante lei, determinar o parcelamento, a edificação, ou a utilização compulsórios do solo não edificado, subutilizado ou não utilizado, devendo fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.

III. Após devidamente notificado, o proprietário terá prazo para protocolar o respectivo projeto no órgão municipal competente, não podendo o prazo assinalado ser inferior a dois anos.

IV. Após a aprovação do projeto, o proprietário terá a concessão de novo prazo para início das obras do empreendimento, não podendo o prazo assinalado ser inferior a dois anos.

V. Caso haja a transmissão do imóvel após a notificação para o cumprimento da obrigação imposta pelo Poder Executivo Municipal, haverá a transferência das obrigações de parcelamento, edificação ou utilização impostas, sem interrupção de quaisquer prazos, seja a transmissão do imóvel por ato inter vivos ou casa mortis.

São incorretos os itens:

Questão 9

Tendo em vista os conceitos que norteiam os estudos sobre acessibilidade, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando termos relativos à acessibilidade às suas respectivas definições.

COLUNA I

1. Acessibilidade.

2. Inclusão.

3. Mobilidade Reduzida.

COLUNA II

( ) Integração de pessoas que possuem necessidades específicas numa sociedade.

( ) Aproximação, no tratamento ou na aquisição.

( ) Qualidade daquele que tenha dificuldade de deslocamento por questão congênita ou adquirida.

Questão 10

De acordo com a NBR10067/1995: Princípios gerais de representação em desenho técnico, assinale a alternativa que apresenta em qual cor deve ser representado o desenho técnico.

Tempo de simulado: