Simulado Monitor de Creche – Questões Teóricas

O monitor de creche é responsável por desenvolver atividades de desenvolvimento físico, motor e de caráter com as crianças, bem como auxiliar no desenvolvimento de tarefas, verificar o bem estar, a alimentação, o sono. entre outras responsabilidades. Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Montoan (2006) sinaliza que, para que a escola seja inclusiva, é imprescindível a redefinição de seus planos para uma educação direcionada à cidadania global, plena, livre de preconceitos e ao reconhecimento e valorização das diferenças.

Sobre a inclusão escolar, segundo Mantoan, é incorreto afirmar:

Questão 2

Considerando-se o trecho, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: É notável a atual preocupação existente com a saúde infantil, principalmente quando se trata de ______________, visto que é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) que traz importantes consequências para a saúde. Diante desse contexto, a atenção dos profissionais de saúde deve estar voltada para as crianças, para as possíveis causas e para os fatores de risco, visando a uma melhoria na qualidade da assistência e favorecendo o crescimento e o desenvolvimento infantil saudáveis.

Questão 3

O documento “Brinquedos e brincadeiras de creche:

manual de orientação pedagógica” (2012) menciona que para educar as crianças pequenas é preciso a integração da educação ao cuidado e também da educação e do cuidado à brincadeira, do brincar com qualidade.

São fatores que contribuem para uma brincadeira de alta qualidade na Educação Infantil, exceto:

Questão 4

A recreação é de extrema importância para a rotina da creche, pois contribui com o desenvolvimento das crianças de forma descontraída e prazerosa. Na creche, a recreação tem como principais objetivos:

Questão 5

Na Educação Infantil, a arte e a brincadeira são alguns dos mais importantes instrumentos de construção do processo de desenvolvimento das crianças. Entre os itens abaixo constam algumas informações sobre a importância da arte e brincadeiras nessa etapa educacional.

I. Através da arte, as crianças podem expressar suas emoções, criatividade e imaginação, o que contribui para o desenvolvimento de sua identidade e autoestima.
II. As brincadeiras proporcionam um ambiente lúdico e prazeroso, onde as crianças podem aprender de forma significativa, experimentando e descobrindo o mundo ao seu redor.< III. A arte e as brincadeiras estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças, favorecendo a construção de habilidades importantes para a vida. IV. Apenas a arte é relevante para a Educação Infantil, pois a brincadeira não possui caráter educativo.

Quais dos itens dados são verdadeiros?

Questão 6

Considerando-se as práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens, autonomia e desenvolvimento da criança na educação infantil, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A empatia dos educadores para com as crianças é um elemento que prejudica o desenvolvimento da autonomia da criança.

( ) O educador deve propiciar espaços de brincadeira que permitam à criança criar e se modificar.

( ) A aprendizagem da criança deve ser observada a partir de seu próprio desenvolvimento, devendo ser retirada qualquer intencionalidade na ação educativa.

Questão 7

Os processos decisórios na escola pública, cujo objetivo é a formação do aluno na sua totalidade, devem ser feito ________________, garantindo a efetiva participação de todos e atendimento de suas demandas.
A opção que completa a afirmativa anterior é:

Questão 8

São sinais de gravidade das quedas, EXCETO:

Questão 9

Com relação à frequência às aulas de Educação Física e sua prática facultativa descritas na Lei nº 9.394/1996 − LDB, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 10

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DNCEI), considera-se a criança como sujeito histórico e de direitos.

Tendo como referência a DNCEI, analise as afirmativas a seguir.

I. Os princípios éticos a serem respeitados nas propostas pedagógicas da Educação, segundo a DNCEI, são os: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

II. A organização de materiais, espaços e tempos deve propiciar o reconhecimento das particularidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, oportunizando interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.

III. As práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores o cuidar e o educar, e assegurar experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.

IV. O cumprimento de função sociopolítica e pedagógica das instituições da Educação Infantil deve ser contemplado em suas propostas pedagógicas, garantindo, entre outras, a oferta de condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais.

Estão corretas as afirmativas

Tempo de simulado:

13 comentários

  1. Esse simulado está bem simplificado!
  2. ANA PAULA AUVES DE ARAGÃO
    oi estou gostando muito do simulado nossa que legal
  3. Tereza Cezaria de FRANÇA SANTANA
    OI EU GOSTEI DO SIMULADO.
  4. Vilma Aparecida Pereira
    Achei que estava fácil, apesar de ter errado uma,gostei muito.
  5. Eu acho que deveria ter mais perguntas variadas, está muito repetitivas.
  6. Roseli Maria da Silva
    Gostei muito do simulado ????
  7. Ótimo simulado, questões muito bem elaboradas!! Parabéns
  8. #QT-1796 nâo entendi esta questao que a cozinha e a área mais contaminada de vírus
  9. Genice Almeida Genice
    Gostei muito das questões, parabéns pelo trabalho, bem elaborado!
  10. #QT-10717 Não entendi, a empatia dos educadores prejudica a autonomia das crianças? como assim.

Deixe um comentário para simone Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *