Simulado Supervisor Escolar – Questões Objetivas

O trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar envolve professores, diretoria, alunos e pais. Suas principais atribuições são: coordenar o processo de construção coletiva e a execução da Proposta Pedagógica. Planejar, implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da Educação e integrantes da Comunidade. De também supervisionar o cumprimento dos dias letivos estabelecidos. Além de supervisionar o cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos locais de ensino. Responda ao simulado abaixo com questões específicas do cargo.

Questão 1

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Questão 2

“Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 3

Ao afirmar que “nenhum educador cresce se não reflete sobre seu desempenho enquanto profissional”, na perspectiva da Pedagogia da Autonomia requer fundamentalmente:

Questão 4

Investigar, diagnosticar, planejar, implementar e avaliar o currículo, de forma coletiva, é uma das necessidades do trabalho com a linguagem oral e escrita por se constituir como um dos eixos básicos do Ensino Fundamental, dada a sua importância para:

Questão 5

Conforme os documentos oficiais, existem três funções no CE: deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora. A função consultiva tem o caráter:

Questão 6

“Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

Questão 7

Um/a SP que atua em uma escola democrática, considera as demandas do ensino e aprendizagem, as necessidades e interesses do corpo docente e discente, desenvolve um forte senso de responsabilidade e de iniciativa. Este/esta SP tem mais possibilidade de ser um/a:

Questão 8

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Questão 9

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Questão 10

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Tempo de simulado:

4 comentários

  1. Gostei muito do simulado pois ajuda muito no embasamento teórico e facilita o entendimento de questões prática que acontecem no cotidiano escolar.
  2. Muito bom o simulado, obrigada por disponibilizar. Gratidão!

Deixe um comentário para Raimundo manos da Silva Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *