Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Marque a opção correta sobre a sociedade escravista colonial na América Portuguesa:

Questão 2

"Sem esquecer do lado pragmático de nossas tratativas de libertação, vale a pena insistir na importância simbólica do poder político. [...] Tratava-se de dar naturalidade, tradição e até antiguidade ao que era recente, quase imediato. [...] Se parecia difícil manter uma monarquia que nascia cercada de repúblicas por todos os lados, ou um país escravocrata de dimensões continentais, quem sabe os símbolos e rituais realizariam bem a sua parte. Por meio deles divulgaram-se sensos comuns, modos de pensar e acreditar."

Schwarz, L. M. Pagando caro e correndo atrás do prejuízo.
In: Malerba, J (org.). A independência brasileira
- Novas dimensões. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

- Marque a opção correta sobre o movimento de independência no Brasil:

Questão 3

A denominação "História do Tempo Presente" começou de fato a se tornar comum para os historiadores franceses a partir da criação, em 1978, do Instituto de História do Tempo Presente (IHTP). O IHTP sucede ao Comitê Francês de História da Segunda Guerra Mundial, criado em 1951. Esta filiação institucional é, sem dúvida, um dos elementos explicativos do lugar eminente ocupado pela Segunda Guerra Mundial nos temas e campos de pesquisa privilegiados pelo IHTP na França.

Considerando esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos sobre a História do Tempo Presente.

( ) No atual regime histórico (presentista) há um amplo arco de presenças, mas as fronteiras temporais são rigorosamente delimitadas.

( ) Na História do Tempo Presente, o presente é a condição de compreensão das permanências.

( ) A História do Tempo Presente não possui uma identidade com contornos definidos.

( ) No regime historicista moderno, o presente é estreito. Já no regime historicista presentista, o presente é amplo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 4

"Após ter criado belo o mal em vez de um bem levou-a lá onde eram outros Deuses e homens adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (...) Dela descende a geração das femininas mulheres. Dela é a funesta geração e grei das mulheres, grande pena que habita entre homens mortais, (...)"

(Teogonia, v. 585-592).

- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:

Questão 5

Leia atentamente o fragmento abaixo:

"A ordem do tempo foi posta em questão, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Como mistos de arcaísmo e de modernidade, os fenômenos fundamentalistas são influenciados, em parte, por uma crise do futuro, enquanto as tradições, às quais se voltam para responder às infelicidades do presente, são, na impossibilidade de traçarem uma perspectiva do porvir, amplamente 'inventadas'".

(Fonte: HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. ed. 1ª. São Paulo: Autêntica, 2013, p. 20)

O fragmento acima foi extraído do texto "Ordens do tempo, regimes de historicidade" de François Hartog. Considerando o fragmento e os regimes de temporalidade dominantes nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa que indica corretamente a razão para a "crise do futuro" no século XX:

Questão 6

Considere o fragmento abaixo:

"Se os historiadores que seguirem esse caminho [o caminho da história é que escrita em um estilo solene, moralizador, que tem a tarefa de formar bons cidadãos ou patriotas leais] não forem bastante cuidadosos, poderão facilmente se tornar os porta-vozes estridentes de um grupo ou posicionamento ideológico, em outras palavras, de uma 'identidade'".

(Fonte: SUBRAHMANYAM, Sanjay. 2017. Em busca das origens da História Global: aula inaugural proferida no Collège de France em 28 de novembro de 2013.

Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.30, n.60, p. 223).

Após análise, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 7

Leia atentamente o fragmento abaixo:

"Depois da encarniçada luta da Guerra dos Sete Anos, Frederico viveu sob um duplo temor: em primeiro lugar, o temor de uma revanche por parte da Áustria. Para reduzir essa possibilidade futura, fez uma aliança com a Rússia. Com isso, no entanto, associou-se a uma força cuja pressão crescente [...] pressentiu antecipadamente como sendo o maior dos perigos. Ambas as predições [...] confluíram assim na ação política, pois foram capazes de modificar os próprios pressupostos do prognóstico, alterando a situação." .

(Fonte: KOSELLECK, Reinhardt. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006. p. 33)

A partir do fragmento acima, é correto afirmar que:

Questão 8

A Ditadura Militar no Brasil se refere a um período de regime autoritário que durou de 1964 a 1985. Durante esse período, o Brasil foi governado por uma série de presidentes militares que assumiram o poder após um golpe militar em 1964. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) Artur da Costa e Silva (1967-1969): seu governo foi caracterizado pela radicalização do regime e pela promulgação do AI-5.

( ) Castelo Branco (1964-1967): seu governo foi marcado por medidas de censura à imprensa, suspensão de direitos políticos, intervenções em sindicatos e pela promulgação da Constituição de 1988.

( ) Emílio Garrastazu Médici (1969-1974): seu governo se destacou por um período de crescimento econômico, mas também pela repressão severa à oposição política.

( ) Ernesto Geisel (1974-1979): seu governo continuou com a abertura política, culminando na redemocratização do país em 1985 e na promulgação de uma nova Constituição em 1988.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 9

"Muitos africanos não abandonaram a religião em que foram criados na África e a transmitiram a seus filhos e netos crioulos. Mas a praticavam com muito cuidado a fim de evitar a repressão das autoridades, que em geral viam com maus olhos os batuques noturnos e muitas vezes destruíam os santuários com violência e prendiam os que neles se encontravam. Entre os presos podia estar um escravo ou liberto que não perdia a missa aos domingos, mas tocava o tambor ritual num terreiro no qual os deuses ou ancestrais se apossavam do corpo dos fiéis. Nisso não via ele contradição, pois o panteão africano se ampliar a com os santos católicos e nestes identificava entidades trazidas da África."

Costa e Silva, Alberto da. População e Sociedade.
In: Schwartz, L. M. (Direção) Crise Colonial e Independência: 1808-1830. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2011. (Adaptado).

- Sobre a cultura e a religiosidade africana no Brasil Colonial é correto afirmar:

Questão 10

Considere o trecho abaixo, retirado de um artigo escrito pela autora Luciana Maria de Aragão Ballestrini:

"No Brasil, país fundamental para entender essa transformação ideológica agressiva e materializada no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e no feminicídio político da vereadora Marielle Franco, o índice de violência contra as mulheres aumentou de uma forma geral. Eleitas por partidos políticos de esquerda, a violência política de gênero sofrida por essas duas mulheres é muito representativa do afastamento e da morte da própria democracia brasileira. Não por acaso, a questão de gênero está no epicentro da crise contemporânea das democracias liberais, sendo a expressão 'ideologia de gênero' utilizada por setores neoconservadores em uma espécie de ofensiva global e atualizada da 'caça às bruxas'".

(Flávia BIROLI, 2018; Silvia FEDERICI, 2017).

(Fonte: BALLESTRIN, Luciana. 2020. Feminismo De(s)colonial como Feminismo Subalterno Latino-Americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis , v. 28, n. 3, 2020)

(Com base no texto, é correto afirmar que:

Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Rafael dos Santos Pereira
    Ótimo
  2. Eliel Cordeiro Peixoto
    #QT-5467 UM SIMULADO MUITO BOM, CONTINUE AJUDANDO AOS ALUNOS DE HISTORIA CRESCEREM.
  3. Walkiria Maria Vasconcelos
    Acertei 90%
  4. 60%, não ta ruim, mas tenho que melhorar, afinal, tenho que passar no concurso.
  5. Material muito bom.
  6. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou muito feliz com esse simulado
  7. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou maravilhada
  8. Itamaragiba Chaves Xavier
    Muito bom o simulado, pois tem conteúdo diversificado

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