Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)

Questão 2

Leia atentamente o fragmento abaixo:

"Depois da encarniçada luta da Guerra dos Sete Anos, Frederico viveu sob um duplo temor: em primeiro lugar, o temor de uma revanche por parte da Áustria. Para reduzir essa possibilidade futura, fez uma aliança com a Rússia. Com isso, no entanto, associou-se a uma força cuja pressão crescente [...] pressentiu antecipadamente como sendo o maior dos perigos. Ambas as predições [...] confluíram assim na ação política, pois foram capazes de modificar os próprios pressupostos do prognóstico, alterando a situação." .

(Fonte: KOSELLECK, Reinhardt. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006. p. 33)

A partir do fragmento acima, é correto afirmar que:

Questão 3

Sobre as principais características da Assembleia Constituinte de 1823 o início do I Império, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 4

O neoliberalismo é uma ideologia econômica e política que surgiu no século XX, ganhando destaque a partir da década de 1970. Sobre as concepções ideológicas do neoliberalismo, analise os itens abaixo:

I. O neoliberalismo defende a redução do tamanho do Estado e a intervenção do Estado na economia e na sociedade, mas isso não inclui a privatização de empresas estatais.

II. O neoliberalismo enfatiza a importância do mercado livre como mecanismo eficiente para a alocação de recursos.

III. Os neoliberais são geralmente defensores do livre comércio internacional, mas são contra barreiras comerciais.

IV. O neoliberalismo enfatiza que as pessoas devem ser responsáveis pelo seu próprio bem-estar econômico e que os benefícios sociais devem ser ilimitados.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):

Questão 5

"Após ter criado belo o mal em vez de um bem levou-a lá onde eram outros Deuses e homens adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (...) Dela descende a geração das femininas mulheres. Dela é a funesta geração e grei das mulheres, grande pena que habita entre homens mortais, (...)"

(Teogonia, v. 585-592).

- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:

Questão 6

A Ditadura Militar no Brasil se refere a um período de regime autoritário que durou de 1964 a 1985. Durante esse período, o Brasil foi governado por uma série de presidentes militares que assumiram o poder após um golpe militar em 1964. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) Artur da Costa e Silva (1967-1969): seu governo foi caracterizado pela radicalização do regime e pela promulgação do AI-5.

( ) Castelo Branco (1964-1967): seu governo foi marcado por medidas de censura à imprensa, suspensão de direitos políticos, intervenções em sindicatos e pela promulgação da Constituição de 1988.

( ) Emílio Garrastazu Médici (1969-1974): seu governo se destacou por um período de crescimento econômico, mas também pela repressão severa à oposição política.

( ) Ernesto Geisel (1974-1979): seu governo continuou com a abertura política, culminando na redemocratização do país em 1985 e na promulgação de uma nova Constituição em 1988.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 7

São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:

Questão 8

Em 1776, as treze colônias inglesas da América do Norte proclamaram sua independência. Era a primeira vez na história que uma colônia conquistava sua emancipação, fato que muito repercutiu nas colônias espanholas e portuguesa da América. Como exemplo dessa influência, no Brasil, um movimento de independência foi tramado em Vila Rica e, descoberto em 1789, exemplarmente punido segundo a lógica metropolitana. Esse movimento, que teve um de seus integrantes condenados à forca, foi a

Questão 9

Leia atentamente o fragmento abaixo:

"A ordem do tempo foi posta em questão, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Como mistos de arcaísmo e de modernidade, os fenômenos fundamentalistas são influenciados, em parte, por uma crise do futuro, enquanto as tradições, às quais se voltam para responder às infelicidades do presente, são, na impossibilidade de traçarem uma perspectiva do porvir, amplamente 'inventadas'".

(Fonte: HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. ed. 1ª. São Paulo: Autêntica, 2013, p. 20)

O fragmento acima foi extraído do texto "Ordens do tempo, regimes de historicidade" de François Hartog. Considerando o fragmento e os regimes de temporalidade dominantes nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa que indica corretamente a razão para a "crise do futuro" no século XX:

Questão 10

Independentemente das opções teórico‐metodológicas, há consenso em torno de elementos fundamentais para que a história ocorra, condição essencial para que o conhecimento histórico seja produzido. Esses elementos indispensáveis à história são

Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Rafael dos Santos Pereira
    Ótimo
  2. Eliel Cordeiro Peixoto
    #QT-5467 UM SIMULADO MUITO BOM, CONTINUE AJUDANDO AOS ALUNOS DE HISTORIA CRESCEREM.
  3. Walkiria Maria Vasconcelos
    Acertei 90%
  4. 60%, não ta ruim, mas tenho que melhorar, afinal, tenho que passar no concurso.
  5. Material muito bom.
  6. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou muito feliz com esse simulado
  7. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou maravilhada
  8. Itamaragiba Chaves Xavier
    Muito bom o simulado, pois tem conteúdo diversificado

Deixe um comentário para ELIZANGELA NERES DA CUNHA Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *