Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

"Finda a sessão no Centro das Classes Operárias, a massa popular que saiu daquele Centro juntou-se à que estacionava nas suas imediações e assim formando um numeroso grupo de cerca de 2 mil pessoas, marchou pela Praça da República, Rua do Theatro, Largo de S. Francisco e Rua do Ouvidor. Pelo caminho levantavam gritos contra a vacina e os seus defensores e a polícia. Em frente às redações dos jornais davam palmas e aclamações a uns e vaias a outros (...). Correram com insistência boatos de manifestações de desagrado aos jornais. O Dr. Chefe de Polícia mandou que imediatamente partisse para a Rua do Ouvidor uma força de 60 praças de cavalaria, a garantir os jornais, dos quais dois aceitaram essa medida de prevenção, os nossos colegas do Jornal do Commercio e O Paiz. Alguns grupos, de fato, passaram em vozeria pela Rua do Ouvidor, mas nenhum desacato grave foi praticado."

Gazeta de Notícias, em 13 de novembro de 1904 (Adaptado).

- Considerando as temáticas de saneamento, saúde e doença no início da República temos a Revolta da Vacina. A vacinação obrigatória defendida por Oswaldo Cruz teve como base as ideias:

Questão 2

Com o fim do regime militar, em 1985, era instaurada a Nova República, assinalando o reencontro do País com a democracia, cujo marco jurídico‐político definidor foi o(a)

Questão 3

"(...) Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas; Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação."

(Adaptado de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação,1978, p. 55. Domínio Público).

Considerando as relações estabelecidas entre a sociedade e a cultura no Egito Antigo e o Rio Nilo, é correto afirmar:

Questão 4

"Sem esquecer do lado pragmático de nossas tratativas de libertação, vale a pena insistir na importância simbólica do poder político. [...] Tratava-se de dar naturalidade, tradição e até antiguidade ao que era recente, quase imediato. [...] Se parecia difícil manter uma monarquia que nascia cercada de repúblicas por todos os lados, ou um país escravocrata de dimensões continentais, quem sabe os símbolos e rituais realizariam bem a sua parte. Por meio deles divulgaram-se sensos comuns, modos de pensar e acreditar."

Schwarz, L. M. Pagando caro e correndo atrás do prejuízo.
In: Malerba, J (org.). A independência brasileira
- Novas dimensões. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

- Marque a opção correta sobre o movimento de independência no Brasil:

Questão 5

"O Tio Sam está querendo
Conhecer a nossa batucada.
Anda dizendo que o molho da baiana
melhorou o seu prato ...
Eu quero ver, eu quero ver
eu quero ver o Tio Sam tocar
pandeiro para o mundo sambar ..."

(Assis Valente) Moura, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil - a penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, 1986 (Adaptado)

- Em 1945 é eleito Presidente do Brasil o General Eurico Gaspar Dutra, apoiado pelo PSD-PDT, partidos ligados à Getúlio Vargas. Num mundo da chamada Guerra Fria, foram características e ações do governo Dutra:

Questão 6

"Nzinga Mbandi Ngola, rainha de Matamba e Angola nos séculos XVI-XVII (1587-1663), foi uma das mulheres e heroínas africanas cuja memória mais tem desafiado o processo diluidor da amnésia, dando origem a um imaginário cultural na diáspora tal como no folclore brasileiro com o nome de Ginga; [...] é cultuada como a heroína angolana das primeiras resistências pelos modernos movimentos nacionalistas de Angola; e tem despertado um crescente interesse dos historiadores e antropólogos para a compreensão daquele momento histórico que caracterizou a destreza política e de armas desta rainha africana na resistência à ocupação dos portugueses do território angolano e consequente tráfico de escravos."

Serrano, Carlos M. H. Ginga, a rainha quilombola da Matamba e Angola. Revista USP- São Paulo, 28, 136 - 141, dezembro/fevereiro, 95 - 96 (Adaptado).

Sobre os reinos africanos nos séculos XVI e XVII é correto afirmar:

Questão 7

"Afinal, atribuía-se aos engenhos astuciosos fabricados pelos homens - as máquinas com seus mecanismos irresistíveis e incansáveis - essa vitória na guerra com a rude natureza. [...] À máquina o século XIX conferiu todo o poder transformador e produtor da abundância. Também a ela foi conferido o poder transformador da estrutura social, o que colocava em algo exterior ao próprio homem a potência movimentadora do novo sistema social."

Bresciani, M. Stella Martins. Metrópoles: as faces do
monstro urbano (As cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História.
São Paulo: ANPHU/ Marco Zero, 1984/85. (Adaptado).

- Sobre a Revolução Industrial, marque a opção correta:

Questão 8

"O dinheiro é infecundo. Ora, a usura queria fazer com que ele frutificasse. [...] Tomás de Aquino afirma: a moeda [...] foi principalmente inventada para as trocas; assim, seu uso próprio e primeiro é o de ser consumido, gasto nas trocas. Por consequência, é injusto receber uma recompensa pelo uso do dinheiro emprestado. [...] O dinheiro em si e por si não frutifica, mas o fruto vem de outra parte"Le Goff, Jacques, A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 29 (Adaptado).
- Sobre a temática relativa ao dinheiro no período final da Idade Média, marque a opção correta:

Questão 9

Desde a redemocratização, iniciada em 1985, o Brasil vive uma experiência democrática que tem sobrevivido a muitas crises, tanto na economia quanto na política. Entre as situações políticas que poderiam ter resultado em graves crises nesse período, destaca‐se o(a)

Questão 10

"[...] O caminho marítimo, esse, não tem que pagar todos esses impostos, e os portugueses podem vende-las mais baratas. As pessoas bem informadas dão-se conta disso, outras não podem acreditar na notícia, e outras pessoas pensam que o rei de Portugal não poderá conservar por muito tempo esse caminho e este comércio com Calicute, pois [...] as perdas serão maiores que os lucros."

Priuli, "Diários", 1499. In: Freitas, Gustavo de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa, Platano Editorial, s/d. (Adaptado)

- Sobre a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV - XVI é correto afirmar:

Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Rafael dos Santos Pereira
    Ótimo
  2. Eliel Cordeiro Peixoto
    #QT-5467 UM SIMULADO MUITO BOM, CONTINUE AJUDANDO AOS ALUNOS DE HISTORIA CRESCEREM.
  3. Walkiria Maria Vasconcelos
    Acertei 90%
  4. 60%, não ta ruim, mas tenho que melhorar, afinal, tenho que passar no concurso.
  5. Material muito bom.
  6. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou muito feliz com esse simulado
  7. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou maravilhada
  8. Itamaragiba Chaves Xavier
    Muito bom o simulado, pois tem conteúdo diversificado

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